Conhecimento pedagógico do conteúdo na formação e exercício do professor de química no município de Itacoatiara-AM
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7245 |
Resumo: | Este trabalho teve por objeto de estudo os saberes docentes na formação inicial de professores de química, em que buscou-se compreender como se configura o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC) na formação do professor de química no Paradigma da Racionalidade Prática. Para tanto, este estudo pautou-se na abordagem qualitativa da pesquisa, em que a coleta de dados foi baseada na Análise Documental do Projeto Pedagógico do Curso, Matriz Curricular da Licenciatura em Ciências: Química e Biologia (LCBQ), Planos de Ensino de docentes formadores do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia, da Universidade Federal do Amazonas; entrevista semiestruturada com docentes formadores, licenciandos formandos da LCBQ e professores de Química, em exercício, no Ensino Médio; intervenção pedagógica, por meio de um curso ministrado para professores em exercício e licenciandos formandos, como forma de compreender a construção do CPC. A análise e organização dos dados coletados procedeu mediante à Análise Textual Discursiva em consonância com os referenciais teóricos adotados. Participaram da pesquisa, 02 docentes formadores que ministram disciplinas que compõem o eixo do currículo Prática como Componente Curricular (PCC), 07 licenciandos formandos e 08 professores de Química do Ensino Médio de quatro escolas estaduais de Itacoatiara – AM. As concepções presentes na configuração curricular depreendem que o perfil formativo da LCBQ ainda se configura nas características do paradigma da Racionalidade Técnica, embora ainda possibilite elementos que subsidiam a integração dos conhecimentos e saberes, por meio das disciplinas de interface, apontando para a Racionalidade Prática. Licenciandos apresentam dificuldades em propor e descrever estratégias instrucionais e uso de recursos adequados, por exemplo, equilíbrio químico, em que somente 02 licenciandos descreveram suas ações pedagógicas. De maneira geral, tanto docentes formadores, quanto licenciandos formandos, possuem vários elementos que caracterizam o CPC. Estes elementos perpassam pela importância dada ao conhecimento do contexto, conhecimento do conteúdo e dos valores e fins da educação. A partir do curso, constatou-se que ocorreu apropriação do conhecimento pedagógico para atingir os objetivos do processo de ensino e aprendizagem em química, sendo a categoria de conhecimento mais evidente. Nesse sentido, entende-se que ainda há possíveis dificuldades em mobilizar o CPC, seja pela defasagem do conhecimento pedagógico, seja pelo estudo não sistemático do conteúdo, suas particularidades, pré-requisitos necessários. |
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Conhecimento pedagógico do conteúdo na formação e exercício do professor de química no município de Itacoatiara-AMPedagogical knowledge of the content in the training and exercise of the teacher of chemistry in the municipality of Itacoatiara - AMProfessores - Formação - Itacoatiara (AM)Professores de química - FormaçãoCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICAFormação de professores de químicaSaberes docentesConhecimento pedagógico do conteúdoEste trabalho teve por objeto de estudo os saberes docentes na formação inicial de professores de química, em que buscou-se compreender como se configura o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC) na formação do professor de química no Paradigma da Racionalidade Prática. Para tanto, este estudo pautou-se na abordagem qualitativa da pesquisa, em que a coleta de dados foi baseada na Análise Documental do Projeto Pedagógico do Curso, Matriz Curricular da Licenciatura em Ciências: Química e Biologia (LCBQ), Planos de Ensino de docentes formadores do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia, da Universidade Federal do Amazonas; entrevista semiestruturada com docentes formadores, licenciandos formandos da LCBQ e professores de Química, em exercício, no Ensino Médio; intervenção pedagógica, por meio de um curso ministrado para professores em exercício e licenciandos formandos, como forma de compreender a construção do CPC. A análise e organização dos dados coletados procedeu mediante à Análise Textual Discursiva em consonância com os referenciais teóricos adotados. Participaram da pesquisa, 02 docentes formadores que ministram disciplinas que compõem o eixo do currículo Prática como Componente Curricular (PCC), 07 licenciandos formandos e 08 professores de Química do Ensino Médio de quatro escolas estaduais de Itacoatiara – AM. As concepções presentes na configuração curricular depreendem que o perfil formativo da LCBQ ainda se configura nas características do paradigma da Racionalidade Técnica, embora ainda possibilite elementos que subsidiam a integração dos conhecimentos e saberes, por meio das disciplinas de interface, apontando para a Racionalidade Prática. Licenciandos apresentam dificuldades em propor e descrever estratégias instrucionais e uso de recursos adequados, por exemplo, equilíbrio químico, em que somente 02 licenciandos descreveram suas ações pedagógicas. De maneira geral, tanto docentes formadores, quanto licenciandos formandos, possuem vários elementos que caracterizam o CPC. Estes elementos perpassam pela importância dada ao conhecimento do contexto, conhecimento do conteúdo e dos valores e fins da educação. A partir do curso, constatou-se que ocorreu apropriação do conhecimento pedagógico para atingir os objetivos do processo de ensino e aprendizagem em química, sendo a categoria de conhecimento mais evidente. Nesse sentido, entende-se que ainda há possíveis dificuldades em mobilizar o CPC, seja pela defasagem do conhecimento pedagógico, seja pelo estudo não sistemático do conteúdo, suas particularidades, pré-requisitos necessários.The purpose of this study was to study teacher knowledge in the initial training of chemistry teachers, in which the aim was to understand how the Content Pedagogical Knowledge (CPC) is configured in the formation of the chemistry teacher in the Paradigm of Practical Rationality. To do so, this study was based on the qualitative approach of the research, in which the data collection was based on the Documentary Analysis of the Pedagogical Project of the Course, Curricular Matrix of the Degree in Sciences: Chemistry and Biology (LCBQ), Teaching Plans of Teachers formators of the Institute of Exact Sciences and Technology, Federal University of Amazonas; semi-structured interview with teacher trainers, graduates of the LCBQ and chemistry teachers, in the middle school; pedagogical intervention, through a course taught for in-service teachers and graduates, as a way of understanding the construction of the CPC. The analysis and organization of the collected data proceeded through Discursive Textual Analysis in accordance with the theoretical references adopted. Twelve training teachers participated in the study, which teach the curricular component Practical Curricular Component (CPC), 07 undergraduate students and 08 high school chemistry teachers from four state schools in Itacoatiara - AM. The conceptions present in the curricular configuration suggest that the formative profile of the LCBQ is still configured in the characteristics of the Technical Rationality paradigm, although it still allows elements that support the integration of knowledge and knowledge, through the interface disciplines, pointing to the Practical Rationality. Graduates have difficulties in proposing and describing instructional strategies and use of adequate resources, for example chemical equilibrium, in which only 02 graduates described their pedagogical actions. In general, both teacher educators and graduates have several elements that characterize the CPC. These elements permeate the importance given to the knowledge of the context, knowledge of the content and the values and purposes of education. From the course, it was verified that the pedagogical knowledge was appropriated to reach the objectives of the teaching and learning process in chemistry, being the category of knowledge more evident. In this sense, it is understood that there are still possible difficulties in mobilizing the CPC, either by the lack of pedagogical knowledge, or by the non-systematic study of the content, its particularities, necessary prerequisites.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasSaberes docentes produzidos na formação inicial de professores em Licenciatura Dupla: Química e Biologia.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaFarias, Sidilene Aquino dehttp://lattes.cnpq.br/6974383103784984Souza, Katiuscia dos Santos dehttp://lattes.cnpq.br/5474421431483167Eleutério, Célia Maria Serrãohttp://lattes.cnpq.br/7844024998662410Santos, Suelene Amazonas doshttp://lattes.cnpq.br/61058080544269152019-07-09T14:05:00Z2017-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisimage/jpegapplication/pdfSANTOS, Suelene Amazonas dos. 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