O REUNI na UFAM: repercussões na gestão pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sabóia, Raimunda Monteiro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3767509136475403
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5037
Resumo: Esse estudo se insere no campo do Ensino Superior. Tem por objetivo geral analisar as repercussões do REUNI na UFAM, na perspectiva da Gestão Pedagógica frente a implementação do PPI1, PDI2 e as diretrizes estabelecidas na CPA3. Os objetivos específicos assim foram definidos: 1)Caracterizar a origem e concepção histórica do REUNI no contexto da política de reestruturação e expansão da educação superior; 2) Investigar o processseo de implementação e o Planejamento Estratégico do REUNI na UFAM, tendo como foco a sua Gestão Pedagógica; 3) Levantar as repercussões ou resultados da implementação do REUNI na UFAM e as suas consequências para a melhoria da qualidade de Ensino de Graduação. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa por meio da pesquisa empírica. Como público-alvo da pesquisa, priorizei os professores, técnico-administrativos e alunos. A mostra da pesquisa foi do tipo censitária onde foi aplicado questionários para 06 (seis) professores 19 (dezenove) alunos, 06 (seis) técnico-administrativos em educação, participantes do Curso de Ciências Biológicas Noturno que aceitaram participar da pesquisa/estudo e atuaram decisivamente no processo de revisão de seus currículos. Os resultados se constituem em dados significativos sobre o REUNI e seus impactos. Os aportes teóricos ancoram-se, principalmente, em autores como: Siqueira; Neves (2006). Lima (2006).Amaral (2003). Bresser Pereira (1998). Trindade. et al (1999). Santos (2013). Lombardi (2009). Minto (2006). Lima (2014). Libâneo, Oliveira, Toshi (2012). Pimenta e Anastasiou (2014). Fazenda (1996). Bardin (2004) et. A pesquisa buscou contextualizar o REUNI, seus objetivos e finalidades, frente aos fatos históricos que marcaram a política do ensino superior por meio de medidas que caracterizam a reforma da educação superior no governo de Luiz Inacio Lula da Silva (2003 – 2010) e que contribuíram de forma significativa para gerar mudanças estruturantes da expansão e ampliação da oferta do ensino superior público no Brasil. A gestão pedagógica assumiu centralidade na investigação, analisamos dados sobre as trajetórias de atuação e formação docente, progresso e permanência do aluno, gestão pedagógica, cultura organizacional, atualização e/ou capacitação, prática docente e gestão da aula tendo como foco o Curso de Ciências Biológicas Noturno do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas.
id UFAM_6e0261914000a2c97d5099e1cd5ecd4f
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5037
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling O REUNI na UFAM: repercussões na gestão pedagógicaEducação SuperiorREUNIGestão pedagógicaHigher EducationEducational managementCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOEsse estudo se insere no campo do Ensino Superior. Tem por objetivo geral analisar as repercussões do REUNI na UFAM, na perspectiva da Gestão Pedagógica frente a implementação do PPI1, PDI2 e as diretrizes estabelecidas na CPA3. Os objetivos específicos assim foram definidos: 1)Caracterizar a origem e concepção histórica do REUNI no contexto da política de reestruturação e expansão da educação superior; 2) Investigar o processseo de implementação e o Planejamento Estratégico do REUNI na UFAM, tendo como foco a sua Gestão Pedagógica; 3) Levantar as repercussões ou resultados da implementação do REUNI na UFAM e as suas consequências para a melhoria da qualidade de Ensino de Graduação. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa por meio da pesquisa empírica. Como público-alvo da pesquisa, priorizei os professores, técnico-administrativos e alunos. A mostra da pesquisa foi do tipo censitária onde foi aplicado questionários para 06 (seis) professores 19 (dezenove) alunos, 06 (seis) técnico-administrativos em educação, participantes do Curso de Ciências Biológicas Noturno que aceitaram participar da pesquisa/estudo e atuaram decisivamente no processo de revisão de seus currículos. Os resultados se constituem em dados significativos sobre o REUNI e seus impactos. Os aportes teóricos ancoram-se, principalmente, em autores como: Siqueira; Neves (2006). Lima (2006).Amaral (2003). Bresser Pereira (1998). Trindade. et al (1999). Santos (2013). Lombardi (2009). Minto (2006). Lima (2014). Libâneo, Oliveira, Toshi (2012). Pimenta e Anastasiou (2014). Fazenda (1996). Bardin (2004) et. A pesquisa buscou contextualizar o REUNI, seus objetivos e finalidades, frente aos fatos históricos que marcaram a política do ensino superior por meio de medidas que caracterizam a reforma da educação superior no governo de Luiz Inacio Lula da Silva (2003 – 2010) e que contribuíram de forma significativa para gerar mudanças estruturantes da expansão e ampliação da oferta do ensino superior público no Brasil. A gestão pedagógica assumiu centralidade na investigação, analisamos dados sobre as trajetórias de atuação e formação docente, progresso e permanência do aluno, gestão pedagógica, cultura organizacional, atualização e/ou capacitação, prática docente e gestão da aula tendo como foco o Curso de Ciências Biológicas Noturno do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas.This study forms part of the Higher Education field. Aims General MEETING analyze the impact on UFAM in view of the Pedagogical Management forward the implementation of the PPI, PDI and the guidelines set out in the CPA. The specific objectives were well defined: 1) characterize the origin and historical conception of REUNI in the context of the policy of restructuring and expansion of higher education; 2) Investigate the implementation of processseo and Strategic Planning MEETING in UFAM, focusing its Educational Management; 3) Raise the effects or results of the implementation of REUNI in UFAM and its consequences for the improvement of undergraduate teaching quality. This is a research with qualitative approach through empirical research. Target audience research, prioritized teachers, technical administrators and students. The exhibition of the research was of census type which was applied questionnaires to 06 (six) teachers nineteen (19) students, 06 (six) technical-administrative education, participants Night Life Sciences courses who agreed to participate in the research / study part of proposal and acted decisively in the process of reviewing their resumes. The results constitute significant data on REUNI and its impacts. The theoretical contributions are anchored mainly on authors such as: Siqueira; Neves (2006). Lima (2006) .Amaral (2003). Bresser Pereira (1998). Trinity. et al (1999). Santos (2013). Lombardi (2009). Minto (2006). Lima (2014). Libâneo, Oliveira, Toschi (2012). Pepper and Anastasiou (2014). Farm (1996). Bardin (2004) et. The research sought to contextualize the Meeting, its objectives and purposes, compared to historical facts that marked the higher education policy through measures that characterize the reform of higher education in the government of Luiz Inacio Lula da Silva (2003 - 2010) and contributed significantly to generating structural changes of the expansion and increasing the supply of public higher education in Brazil. The educational management assumed centrality in research which analyzed data on the performance of trajectories and teacher training, progress and permanence of students, educational management, organizational culture, update and / or training, teaching practice and management class focusing on the Science Course Night Life of the Institute of Biological Sciences, Federal University of AmazonasFAPEAM - Fundação de Amparo á Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoBrito, Luiz Carlos Cerquinho dehttp://lattes.cnpq.br/7868389442607257Sabóia, Raimunda Monteirohttp://lattes.cnpq.br/37675091364754032016-06-23T18:44:09Z2015-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSABÓIA, Raimunda Monteiro. O REUNI na UFAM: repercussões na gestão pedagógica. 2015. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5037porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-06-24T05:01:40Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5037Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-06-24T05:01:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O REUNI na UFAM: repercussões na gestão pedagógica
title O REUNI na UFAM: repercussões na gestão pedagógica
spellingShingle O REUNI na UFAM: repercussões na gestão pedagógica
Sabóia, Raimunda Monteiro
Educação Superior
REUNI
Gestão pedagógica
Higher Education
Educational management
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short O REUNI na UFAM: repercussões na gestão pedagógica
title_full O REUNI na UFAM: repercussões na gestão pedagógica
title_fullStr O REUNI na UFAM: repercussões na gestão pedagógica
title_full_unstemmed O REUNI na UFAM: repercussões na gestão pedagógica
title_sort O REUNI na UFAM: repercussões na gestão pedagógica
author Sabóia, Raimunda Monteiro
author_facet Sabóia, Raimunda Monteiro
http://lattes.cnpq.br/3767509136475403
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/3767509136475403
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Luiz Carlos Cerquinho de
http://lattes.cnpq.br/7868389442607257
dc.contributor.author.fl_str_mv Sabóia, Raimunda Monteiro
http://lattes.cnpq.br/3767509136475403
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
REUNI
Gestão pedagógica
Higher Education
Educational management
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Educação Superior
REUNI
Gestão pedagógica
Higher Education
Educational management
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description Esse estudo se insere no campo do Ensino Superior. Tem por objetivo geral analisar as repercussões do REUNI na UFAM, na perspectiva da Gestão Pedagógica frente a implementação do PPI1, PDI2 e as diretrizes estabelecidas na CPA3. Os objetivos específicos assim foram definidos: 1)Caracterizar a origem e concepção histórica do REUNI no contexto da política de reestruturação e expansão da educação superior; 2) Investigar o processseo de implementação e o Planejamento Estratégico do REUNI na UFAM, tendo como foco a sua Gestão Pedagógica; 3) Levantar as repercussões ou resultados da implementação do REUNI na UFAM e as suas consequências para a melhoria da qualidade de Ensino de Graduação. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa por meio da pesquisa empírica. Como público-alvo da pesquisa, priorizei os professores, técnico-administrativos e alunos. A mostra da pesquisa foi do tipo censitária onde foi aplicado questionários para 06 (seis) professores 19 (dezenove) alunos, 06 (seis) técnico-administrativos em educação, participantes do Curso de Ciências Biológicas Noturno que aceitaram participar da pesquisa/estudo e atuaram decisivamente no processo de revisão de seus currículos. Os resultados se constituem em dados significativos sobre o REUNI e seus impactos. Os aportes teóricos ancoram-se, principalmente, em autores como: Siqueira; Neves (2006). Lima (2006).Amaral (2003). Bresser Pereira (1998). Trindade. et al (1999). Santos (2013). Lombardi (2009). Minto (2006). Lima (2014). Libâneo, Oliveira, Toshi (2012). Pimenta e Anastasiou (2014). Fazenda (1996). Bardin (2004) et. A pesquisa buscou contextualizar o REUNI, seus objetivos e finalidades, frente aos fatos históricos que marcaram a política do ensino superior por meio de medidas que caracterizam a reforma da educação superior no governo de Luiz Inacio Lula da Silva (2003 – 2010) e que contribuíram de forma significativa para gerar mudanças estruturantes da expansão e ampliação da oferta do ensino superior público no Brasil. A gestão pedagógica assumiu centralidade na investigação, analisamos dados sobre as trajetórias de atuação e formação docente, progresso e permanência do aluno, gestão pedagógica, cultura organizacional, atualização e/ou capacitação, prática docente e gestão da aula tendo como foco o Curso de Ciências Biológicas Noturno do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-12
2016-06-23T18:44:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SABÓIA, Raimunda Monteiro. O REUNI na UFAM: repercussões na gestão pedagógica. 2015. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5037
identifier_str_mv SABÓIA, Raimunda Monteiro. O REUNI na UFAM: repercussões na gestão pedagógica. 2015. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732016835395584