Geografia e Literatura: as crônicas literárias como linguagem para o estudo do lugar e das paisagens da cidade de Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elda Teixeira Vila-Nova da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4830272227966808
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7819
Resumo: Esta dissertação objetivou compreender como as crônicas literárias, enquanto linguagem, manifestam o sentido de geograficidade nos alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Arthur Engrácio da Silva - Município de Manaus, Distrito Leste. Esta compreensão consistiu em descobrir como este gênero literário relata sobre os lugares e as paisagens presentes no cotidiano dos estudantes do Ensino Fundamental. O saber geográfico sobre a cidade de Manaus a partir da utilização apenas dos conteúdos apresentados nos livros didáticos, tem sido apontado como uma das dificuldades enfrentadas por alguns professores de Geografia que anseiam aproximar e correlacionar o conhecimento sobre as cidades brasileiras à realidade presente no espaço de vivência dos alunos, tornando assim, a aprendizagem mais significativa. A partir desta inquietação, surgiu a necessidade de se buscar novas metodologias que pudessem auxiliar na construção de um saber mais sólido sobre o lugar, Manaus e suas paisagens a partir do diálogo entre Geografia e Literatura, especificamente por meio da utilização do gênero crônica. Neste sentido, o estudo foi pautado na Geografia Humanista Cultural, sendo a Fenomenologia o método de abordagem. Buscou-se descobrir a relação existente entre Geografia e Literatura para o estudo do lugar e das paisagens ao longo do tempo, bem como investigar a maneira pela qual as crônicas literárias de Milton Hatoum, Tenório Telles, Mazé Mourão, Ribamar B. Freire e do professor geógrafo José Aldemir de Oliveira abordavam sobre a cidade de Manaus e suas paisagens. O presente estudo também ousou averiguar a percepção que os alunos dos sétimos e nonos anos tinham da cidade de Manaus enquanto mundo vivido, atribuindo-lhes o papel de cronista de seu tempo. Objetivou-se também nesta pesquisa, descobrir através da produção das crônicas realizadas pelos alunos, como estes percebiam a cidade, para então buscar-se refletir sobre a possibilidade de se correlacionar os conteúdos geográficos vistos em sala de aula à sua realidade. No último capítulo, visou-se compreender como as crônicas dos escritores selecionados, poderiam conduzir os discentes a perceberem e a representarem o espaço de sua geograficidade, ou seja, o seu lugar (Manaus) e suas paisagens através da produção dos mapas mentais. Os agentes colaboradores da pesquisa, foram estudantes de duas turmas dos sétimos anos e duas turmas dos nonos anos, com idades entre 12 à 14 anos. A partir deste estudo, descobriu-se que as crônicas literárias são ricas fontes de informações geográficas para o estudo das cidades, pois além de incentivar a leitura, elas se apresentam de maneira singular e agregam valores subjetivos daqueles que as observam e as vivenciam, seja no âmbito político, social, cultural, ambiental, econômico entre outros, ao longo de suas experiências. Além de despertar nos alunos uma visão crítica da realidade, a crônica literária é também uma linguagem fulcral para o estudo de cunho geográfico, uma vez que conduz os discentes a compreenderem melhor o lugar de sua existência e a tornarem-se cidadãos mais preparados para exercerem sua cidadania e a lutarem por uma cidade melhor para se viver.
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O saber geográfico sobre a cidade de Manaus a partir da utilização apenas dos conteúdos apresentados nos livros didáticos, tem sido apontado como uma das dificuldades enfrentadas por alguns professores de Geografia que anseiam aproximar e correlacionar o conhecimento sobre as cidades brasileiras à realidade presente no espaço de vivência dos alunos, tornando assim, a aprendizagem mais significativa. A partir desta inquietação, surgiu a necessidade de se buscar novas metodologias que pudessem auxiliar na construção de um saber mais sólido sobre o lugar, Manaus e suas paisagens a partir do diálogo entre Geografia e Literatura, especificamente por meio da utilização do gênero crônica. Neste sentido, o estudo foi pautado na Geografia Humanista Cultural, sendo a Fenomenologia o método de abordagem. Buscou-se descobrir a relação existente entre Geografia e Literatura para o estudo do lugar e das paisagens ao longo do tempo, bem como investigar a maneira pela qual as crônicas literárias de Milton Hatoum, Tenório Telles, Mazé Mourão, Ribamar B. Freire e do professor geógrafo José Aldemir de Oliveira abordavam sobre a cidade de Manaus e suas paisagens. O presente estudo também ousou averiguar a percepção que os alunos dos sétimos e nonos anos tinham da cidade de Manaus enquanto mundo vivido, atribuindo-lhes o papel de cronista de seu tempo. Objetivou-se também nesta pesquisa, descobrir através da produção das crônicas realizadas pelos alunos, como estes percebiam a cidade, para então buscar-se refletir sobre a possibilidade de se correlacionar os conteúdos geográficos vistos em sala de aula à sua realidade. No último capítulo, visou-se compreender como as crônicas dos escritores selecionados, poderiam conduzir os discentes a perceberem e a representarem o espaço de sua geograficidade, ou seja, o seu lugar (Manaus) e suas paisagens através da produção dos mapas mentais. Os agentes colaboradores da pesquisa, foram estudantes de duas turmas dos sétimos anos e duas turmas dos nonos anos, com idades entre 12 à 14 anos. A partir deste estudo, descobriu-se que as crônicas literárias são ricas fontes de informações geográficas para o estudo das cidades, pois além de incentivar a leitura, elas se apresentam de maneira singular e agregam valores subjetivos daqueles que as observam e as vivenciam, seja no âmbito político, social, cultural, ambiental, econômico entre outros, ao longo de suas experiências. Além de despertar nos alunos uma visão crítica da realidade, a crônica literária é também uma linguagem fulcral para o estudo de cunho geográfico, uma vez que conduz os discentes a compreenderem melhor o lugar de sua existência e a tornarem-se cidadãos mais preparados para exercerem sua cidadania e a lutarem por uma cidade melhor para se viver.This dissertation aimed to understand how the literary chronicles, as language, manifest the sense of geographicity in the students of Elementary School II of the Municipal School Arthur Engrácio da Silva - Municipality of Manaus, Eastern Zone. This comprehension consisted of discovering how this literary genre reports on places and landscapes present in the daily lives of elementary school students. The geographic knowledge about the city of Manaus from the use solely of the contents presented in the textbooks, has been pointed out as one of the difficulties faced by some Geography teachers who yearn to bring and correlate the knowledge about Brazilian cities to the reality present in the space of students' experience, thus making the learning more meaningful. From this concern, the need arose in order to seek new methodologies that could assist in the construction of a more solid knowledge about the place, Manaus and its landscapes from the dialogue between Geography and Literature, specifically through the use of the chronic genre. In this sense, the study was based on Cultural Humanist Geography, with Phenomenology as the approach method. There was an effort to discover the existing relationship between Geography and Literature for the study of place and landscapes over time, as well as to investigate the manner in which the literary chronicles of Milton Hatoum, Tenório Telles, Mazé Mourão, Ribamar B. Freire and do geographer professor José Aldemir de Oliveira addressed the city of Manaus and its landscapes. The present study also dared to investigate the perception that students of the seventh and ninth grades had of the city of Manaus as a lived world, assigning them the role of chronicler of their time. The objective of this research was also to discover, through the production of the chronicles carried out by the students, how they perceived the city, and then seeking to reflect on the possibility of correlating the geographical contents that were seen in the classroom of their reality. In the last chapter, we aimed to understand how the chronicles of the selected writers could lead students to perceive and represent the space of their geographicity, that is, their place (Manaus) and their landscapes through the production of mind maps. The collaborating agents of the research, were students of two classes of the seventh grades and two classes of the ninth grades, with ages between 12 to 14 years. From this study, it was discovered that literary chronicles are rich sources of geographic information for the study of cities, because desides encouraging reading, they present themselves in a singular manner and add subjective values to those who observe and experience them, in the political, social, cultural, environmental and economic spheres, among others, throughout their experiences. In addition to awaken a critical view of reality in students, the literary chronicle is also a key language for the study of a geographic nature, since it leads students to better understand the place of their existence and to become citizens better prepared to exercise their citizenship and to fight for a better city to live.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em GeografiaNogueira, Amélia Regina Batistahttp:lattes.cnpq.br/8136324837437755Kaercher, Nestor Andréhttp://lattes.cnpq.br/4218425276153727Fortes, Mírcia Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/4896746518476681Silva, Elda Teixeira Vila-Nova dahttp://lattes.cnpq.br/48302722279668082020-06-19T14:00:59Z2020-05-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/mswordapplication/pdfSILVA, Elda Teixeira Vila-Nova da. Geografia e Literatura: as crônicas literárias como linguagem para o estudo do lugar e das paisagens da cidade de Manaus. 2020. 190 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7819porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-06-20T05:03:57Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7819Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-06-20T05:03:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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