Reconfiguração em ambientes virtuais a partir de análise de comunicabilidade
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2899 |
Resumo: | Com o objetivo de avaliar a comunicabilidade de ambientes virtuais desenvolvidos a partir da plataforma Moodle, verificando como alunos novatos reagem ao realizarem determinadas tarefas utilizando o sistema, este trabalho descreve como os métodos MIS e MAC da Engenharia Semiótica foram aplicados para a avaliação da interação designer-usuário (perfil aluno) em ambientes dessa categoria. A partir de experimentos com os ambientes Moodle IFAM e ColabWeb, ambos utilizados nas disciplinas a distância oferecidas atualmente por duas IFES, descrevemos a aplicação de um esquema de refinamentos sucessivos da interface a partir da modificação dos elementos de configuração disponíveis. |
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Reconfiguração em ambientes virtuais a partir de análise de comunicabilidadeAmbiente virtual de aprendizagemIteração homem-computadorEngenharia semióticaMétodo de inspeção semióticaMétodo de avaliação de comunicabilidadeVirtual learning environmentHuman-computer InteractionSemiotic inspectionSemiotic inspection methodCommunicability evaluation methodCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOCom o objetivo de avaliar a comunicabilidade de ambientes virtuais desenvolvidos a partir da plataforma Moodle, verificando como alunos novatos reagem ao realizarem determinadas tarefas utilizando o sistema, este trabalho descreve como os métodos MIS e MAC da Engenharia Semiótica foram aplicados para a avaliação da interação designer-usuário (perfil aluno) em ambientes dessa categoria. A partir de experimentos com os ambientes Moodle IFAM e ColabWeb, ambos utilizados nas disciplinas a distância oferecidas atualmente por duas IFES, descrevemos a aplicação de um esquema de refinamentos sucessivos da interface a partir da modificação dos elementos de configuração disponíveis.In order to evaluate communicability in virtual environments developed using Moodle, also considering how novice students react when developing basic tasks through that software, this work describes how MIS and MAC two methods from Semiotic Engineering were used to evaluate designer-user interaction (under student profile) in this class of environment. From experiments with Moodle IFAM and ColabWeb, both environments currently used with distance learning courses offered by two Brazilian Federal Higher Education institutions, we describe how application of a successive refinement schema for the interface, based on the setting of elements available.Universidade Federal do AmazonasInstituto de ComputaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em InformáticaCastro Júnior, Alberto Nogueira dehttp://lattes.cnpq.br/5919189481858271Cardoso, Edna Aniceto de Magalhãeshttp://lattes.cnpq.br/39653292736815492015-04-11T14:02:42Z2013-11-052010-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARDOSO, Edna Aniceto de Magalhães. Reconfiguração em ambientes virtuais a partir de análise de comunicabilidade. 2010. 118 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2899porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-25T05:02:56Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2899Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-25T05:02:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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Com o objetivo de avaliar a comunicabilidade de ambientes virtuais desenvolvidos a partir da plataforma Moodle, verificando como alunos novatos reagem ao realizarem determinadas tarefas utilizando o sistema, este trabalho descreve como os métodos MIS e MAC da Engenharia Semiótica foram aplicados para a avaliação da interação designer-usuário (perfil aluno) em ambientes dessa categoria. A partir de experimentos com os ambientes Moodle IFAM e ColabWeb, ambos utilizados nas disciplinas a distância oferecidas atualmente por duas IFES, descrevemos a aplicação de um esquema de refinamentos sucessivos da interface a partir da modificação dos elementos de configuração disponíveis. |
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