A geopolítica do transporte de passageiros em Manaus: o papel da informalidade na constituição do transporte coletivo (1990 2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jaqueline do Espírito Santo Soares dos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2416078792034610
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2803
Resumo: Os conflitos entre os agentes participantes do transporte convencional, permissionário e informal, regularizados e fiscalizados pelo poder público municipal configuram a geopolítica dos transportes. Esta pesquisa buscou compreender as características da geopolítica do transporte de passageiros em Manaus entre os anos de 1990 a 2010, bem como reconhecer a geohistória do transporte coletivo considerando a expansão urbana, o crescimento populacional e a necessidade de circulação que influenciaram para o recrudescimento do transporte informal. Assim, procurou-se avaliar a relação do poder público com os agentes desse tipo de transporte dentro do sistema. Para isso foram analisados aspectos históricos do transporte coletivo que facilitaram a entrada da informalidade (o papel do ônibus) e seus elementos que caracterizam suas modalidades na regionalização do sistema. Como resultados apontam-se o emaranhado de teias que formam o transporte coletivo devido os constantes conflitos entre seus agentes, pois as modalidades buscam prevalecer no sistema, com a regularização dos mototaxistas que gera insegurança pela perda de passageiros com os taxistas. O impasse a permanência dos Executivos, a duvidosa qualidade dos serviços oferecidos pelos Alternativos e o aparecimento/crescimento da atuação dos ônibus piratas e triciclos pelas ruas da cidade fazendo emergir do transporte informal essas categorias que reivindicam suas regularizações forçando o poder público a acatar. Concluindo, o transporte convencional vivencia um momento de pressão, onde o transporte informal está mais conectado as falhas do sistema de transporte. Ainda, o aumento da tarifa é justificado por investimentos na compra de novos ônibus, mas a população se pergunta: Cadê os novos ônibus? Não perceptível a melhoria proclamada pelo poder público com essa ação deixando cada vez mais complicado a condição das pessoas que dependem do transporte coletivo. No entanto, a atual situação permite procurar por outras soluções, alternativas que se integrem ao transporte coletivo, como a criação de ciclovias e a utilização do transporte fluvial. Assim, com os mesmos problemas enfrentados anteriormente, o transporte coletivo de Manaus ainda assume a responsabilidade de preparar o sistema para a Copa do Mundo de Futebol de 2014 (Manaus será uma das subsedes), além de idealizar um planejamento em escala macro por participar da Região Metropolitana.
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spelling A geopolítica do transporte de passageiros em Manaus: o papel da informalidade na constituição do transporte coletivo (1990 2010)GeopolíticaTransporte InformalPoder PúblicoManausGeopoliticsInformal TransportGovernmentManausCIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIAOs conflitos entre os agentes participantes do transporte convencional, permissionário e informal, regularizados e fiscalizados pelo poder público municipal configuram a geopolítica dos transportes. Esta pesquisa buscou compreender as características da geopolítica do transporte de passageiros em Manaus entre os anos de 1990 a 2010, bem como reconhecer a geohistória do transporte coletivo considerando a expansão urbana, o crescimento populacional e a necessidade de circulação que influenciaram para o recrudescimento do transporte informal. Assim, procurou-se avaliar a relação do poder público com os agentes desse tipo de transporte dentro do sistema. Para isso foram analisados aspectos históricos do transporte coletivo que facilitaram a entrada da informalidade (o papel do ônibus) e seus elementos que caracterizam suas modalidades na regionalização do sistema. Como resultados apontam-se o emaranhado de teias que formam o transporte coletivo devido os constantes conflitos entre seus agentes, pois as modalidades buscam prevalecer no sistema, com a regularização dos mototaxistas que gera insegurança pela perda de passageiros com os taxistas. O impasse a permanência dos Executivos, a duvidosa qualidade dos serviços oferecidos pelos Alternativos e o aparecimento/crescimento da atuação dos ônibus piratas e triciclos pelas ruas da cidade fazendo emergir do transporte informal essas categorias que reivindicam suas regularizações forçando o poder público a acatar. Concluindo, o transporte convencional vivencia um momento de pressão, onde o transporte informal está mais conectado as falhas do sistema de transporte. Ainda, o aumento da tarifa é justificado por investimentos na compra de novos ônibus, mas a população se pergunta: Cadê os novos ônibus? Não perceptível a melhoria proclamada pelo poder público com essa ação deixando cada vez mais complicado a condição das pessoas que dependem do transporte coletivo. No entanto, a atual situação permite procurar por outras soluções, alternativas que se integrem ao transporte coletivo, como a criação de ciclovias e a utilização do transporte fluvial. Assim, com os mesmos problemas enfrentados anteriormente, o transporte coletivo de Manaus ainda assume a responsabilidade de preparar o sistema para a Copa do Mundo de Futebol de 2014 (Manaus será uma das subsedes), além de idealizar um planejamento em escala macro por participar da Região Metropolitana.The conflicts in the conventional bus transport, as in the informal, regulated and supervised by the municipal government conceptualizes the geopolitics of transport. This research aims comprehend the geopolitical characteristics of public transport in Manaus in the 1990 - 2010 period, as well as recognize the geo-history of public transport considering urban sprawl, population growth and the need for movement that influenced the rise of informal transport. Thus, we sought to evaluate the government relationship with agents using the public transport system. Were analyzed historical aspects of public transport, where is permitted the entry of informality (the bus role) as the arrangements in the regionalization of the system. The results point to the tangled webs that makes public transportation due to the constant conflicts, because the modalities seek rely the government, with the regularization of the moto-taxi that creates uncertainty for the loss of passengers and taxi drivers. The impasse and the abidance of the executive transport, the dubious quality of the services offered by this transport alternative and the growth of the illegal buses and tricycles through the streets who claim their regularization forcing the government to accept. In conclusion, the conventional transport experiences a pressure point where the transport is increasingly informal with failures of the public transport system. Still, the fare increase is justified by "investments" in the purchase of new buses, but people wonder: Where is the new buses? No noticeable improvement proclaimed by the government leaves more and more complicated the condition of the people that depends on public transportation. However, the current situation allows us to look for other solutions that integrate with alternative transportation, such as the creation of bike paths and the use of river transport. Thus, with the same problems faced earlier, the public transport of Manaus assumes the responsibility to prepare itself for the World Cup Soccer in 2014 (Manaus is one of the cities who host the event), and devise a plan in "macro scale" for Manaus Metropolitan Region.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBRUFAMPrograma de Pós-graduação em GeografiaSchor, Tatianahttp://lattes.cnpq.br/4256319041323029Santos, Jaqueline do Espírito Santo Soares doshttp://lattes.cnpq.br/24160787920346102015-04-11T13:57:34Z2015-04-092011-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Jaqueline do Espírito Santo Soares dos. A geopolítica do transporte de passageiros em Manaus: o papel da informalidade na constituição do transporte coletivo (1990 2010). 2011. 164 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2803porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-24T14:29:38Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2803Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-24T14:29:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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