A melhoria da qualidade e produtividade voltada a uma instituição de Ensino Superior privada em Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ednelza Freitas da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: .
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6315
Resumo: São perceptíveis o aumento e o desenvolvimento das instituições de ensino superior no Brasil e este fato têm gerado um ambiente cada vez com mais competição. A captação e fidelização dos alunos (clientes) passam pelas mesmas condições das demais organizações. Devido ao aumento da concorrência entre as Instituições de ensino superior estão surgindo preocupações para traçar estratégias com o objetivo de conquistar alunos. Uma delas é proporcionar serviços com boa qualidade. As Instituições são essencialmente prestadoras de serviços e a sua qualidade é necessária para o sucesso da organização. O objetivo deste estudo foi investigar a necessidade de melhorias da qualidade e produtividade na prestação de serviços ofertados a uma instituição de ensino superior em Manaus. Objetivando proporcionar aos docentes um direcionamento ao que tange a qualidade em serviços. Para isso, foi utilizado um estudo do tipo quali-quantitativo, pelo método de estudo de caso. Baseado na escala Likert e SERVQUAL, representadas em tabelas. A análise dos dados deu-se por pesquisa bibliográfica, descritiva, por análise inferencial. Assim, este estudo emerge do desafio de desenvolver atividades na modalidade de qualidade em serviços, voltado à melhoria da qualidade e produtividade. Também, objetiva analisar os resultados de um caso concreto, já que verifica um fator existente nas organizações, que, por vezes, não são tratados de forma adequada, sendo este a avaliação da melhoria da qualidade e produtividade. Assim, os resultados obtidos evidenciaram a necessidade de melhoria da qualidade e produtividade de serviço, e o grau de satisfação dos docentes, o que permitiu identificar as dimensões da qualidade dos serviços prestados.
id UFAM_72f5cfe6c76e6ee7aedd8c1b57d646a5
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6315
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling A melhoria da qualidade e produtividade voltada a uma instituição de Ensino Superior privada em ManausInstituições de Ensino SuperiorCompetitividadeMelhorias Comportamento OrganizacionalHigher education institutionsCompetitivenessOrganizational behaviorENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃOSão perceptíveis o aumento e o desenvolvimento das instituições de ensino superior no Brasil e este fato têm gerado um ambiente cada vez com mais competição. A captação e fidelização dos alunos (clientes) passam pelas mesmas condições das demais organizações. Devido ao aumento da concorrência entre as Instituições de ensino superior estão surgindo preocupações para traçar estratégias com o objetivo de conquistar alunos. Uma delas é proporcionar serviços com boa qualidade. As Instituições são essencialmente prestadoras de serviços e a sua qualidade é necessária para o sucesso da organização. O objetivo deste estudo foi investigar a necessidade de melhorias da qualidade e produtividade na prestação de serviços ofertados a uma instituição de ensino superior em Manaus. Objetivando proporcionar aos docentes um direcionamento ao que tange a qualidade em serviços. Para isso, foi utilizado um estudo do tipo quali-quantitativo, pelo método de estudo de caso. Baseado na escala Likert e SERVQUAL, representadas em tabelas. A análise dos dados deu-se por pesquisa bibliográfica, descritiva, por análise inferencial. Assim, este estudo emerge do desafio de desenvolver atividades na modalidade de qualidade em serviços, voltado à melhoria da qualidade e produtividade. Também, objetiva analisar os resultados de um caso concreto, já que verifica um fator existente nas organizações, que, por vezes, não são tratados de forma adequada, sendo este a avaliação da melhoria da qualidade e produtividade. Assim, os resultados obtidos evidenciaram a necessidade de melhoria da qualidade e produtividade de serviço, e o grau de satisfação dos docentes, o que permitiu identificar as dimensões da qualidade dos serviços prestados.The increase and development of higher education institutions in Brazil are perceptible, and this fact has generated an increasingly competitive environment. The acquisition and loyalty of the students (clients) pass through the same conditions of the other organizations. Due to the increasing competition among higher education institutions, concerns are emerging to devise strategies aimed at conquering students. One is to provide good quality services. Institutions are essentially service providers and their quality is necessary for the success of the organization. The objective of this study was to investigate the need for quality and productivity improvements in the provision of services offered to a higher education institution in Manaus. Aiming to provide teachers with a focus on quality in services. For this, a qualitativequantitative study was used, using the case study method. Based on the Likert and SERVQUAL scale, represented in tables. The analysis of the data was by bibliographical research, descriptive, by inferential analysis. Thus, this study emerges from the challenge of developing activities in the modality of quality in services, aimed at improving quality and productivity. It also aims to analyze the results of a concrete case, since it verifies an existing factor in the organizations, which sometimes are not adequately treated, being this the evaluation of the improvement of quality and productivity. Thus, the results obtained evidenced the need to improve the quality and productivity of service, and the degree of satisfaction of the teachers, which allowed identifying the dimensions of the quality of the services provided.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de TecnologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoFrota, Cláudio Dantashttp://lattes.cnpq.br/5343572313273237Silva, Ednelza Freitas da.2018-04-18T15:40:39Z2017-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Ednelza Freitas da. A melhoria da qualidade e produtividade voltada a uma instituição de Ensino Superior privada em Manaus. 2017. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6315porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-08-21T19:54:25Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6315Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-08-21T19:54:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv A melhoria da qualidade e produtividade voltada a uma instituição de Ensino Superior privada em Manaus
title A melhoria da qualidade e produtividade voltada a uma instituição de Ensino Superior privada em Manaus
spellingShingle A melhoria da qualidade e produtividade voltada a uma instituição de Ensino Superior privada em Manaus
Silva, Ednelza Freitas da
Instituições de Ensino Superior
Competitividade
Melhorias Comportamento Organizacional
Higher education institutions
Competitiveness
Organizational behavior
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
title_short A melhoria da qualidade e produtividade voltada a uma instituição de Ensino Superior privada em Manaus
title_full A melhoria da qualidade e produtividade voltada a uma instituição de Ensino Superior privada em Manaus
title_fullStr A melhoria da qualidade e produtividade voltada a uma instituição de Ensino Superior privada em Manaus
title_full_unstemmed A melhoria da qualidade e produtividade voltada a uma instituição de Ensino Superior privada em Manaus
title_sort A melhoria da qualidade e produtividade voltada a uma instituição de Ensino Superior privada em Manaus
author Silva, Ednelza Freitas da
author_facet Silva, Ednelza Freitas da
.
author_role author
author2 .
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Frota, Cláudio Dantas
http://lattes.cnpq.br/5343572313273237
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ednelza Freitas da
.
dc.subject.por.fl_str_mv Instituições de Ensino Superior
Competitividade
Melhorias Comportamento Organizacional
Higher education institutions
Competitiveness
Organizational behavior
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
topic Instituições de Ensino Superior
Competitividade
Melhorias Comportamento Organizacional
Higher education institutions
Competitiveness
Organizational behavior
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
description São perceptíveis o aumento e o desenvolvimento das instituições de ensino superior no Brasil e este fato têm gerado um ambiente cada vez com mais competição. A captação e fidelização dos alunos (clientes) passam pelas mesmas condições das demais organizações. Devido ao aumento da concorrência entre as Instituições de ensino superior estão surgindo preocupações para traçar estratégias com o objetivo de conquistar alunos. Uma delas é proporcionar serviços com boa qualidade. As Instituições são essencialmente prestadoras de serviços e a sua qualidade é necessária para o sucesso da organização. O objetivo deste estudo foi investigar a necessidade de melhorias da qualidade e produtividade na prestação de serviços ofertados a uma instituição de ensino superior em Manaus. Objetivando proporcionar aos docentes um direcionamento ao que tange a qualidade em serviços. Para isso, foi utilizado um estudo do tipo quali-quantitativo, pelo método de estudo de caso. Baseado na escala Likert e SERVQUAL, representadas em tabelas. A análise dos dados deu-se por pesquisa bibliográfica, descritiva, por análise inferencial. Assim, este estudo emerge do desafio de desenvolver atividades na modalidade de qualidade em serviços, voltado à melhoria da qualidade e produtividade. Também, objetiva analisar os resultados de um caso concreto, já que verifica um fator existente nas organizações, que, por vezes, não são tratados de forma adequada, sendo este a avaliação da melhoria da qualidade e produtividade. Assim, os resultados obtidos evidenciaram a necessidade de melhoria da qualidade e produtividade de serviço, e o grau de satisfação dos docentes, o que permitiu identificar as dimensões da qualidade dos serviços prestados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-24
2018-04-18T15:40:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Ednelza Freitas da. A melhoria da qualidade e produtividade voltada a uma instituição de Ensino Superior privada em Manaus. 2017. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6315
identifier_str_mv SILVA, Ednelza Freitas da. A melhoria da qualidade e produtividade voltada a uma instituição de Ensino Superior privada em Manaus. 2017. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732026273628160