(Re)construção do conjunto dos Números Racionais: uma proposta pedagógica sob a luz da aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Genilce Ferreira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7051551660510161
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6116
Resumo: O tema da dissertação é uma proposta metodológica para o ensino da construção dos números racionais, no que diz respeito às operações e suas principais propriedades, baseado na Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel, que muito contribuiu para o desenvolvimento deste modelo teórico. No Capítulo 1, abordaremos a teoria de David Ausubel, que servirá de âncora para a constituição dos números racionais visando uma melhor abordagem e, consequentemente, um melhor resultado no ensino/aprendizagem deste objeto matemático na escola básica. Para tanto, vamos abordar o conceito de TAS e em seguida as suas principais características, que servirão como suporte na implementação da (Re) construção dos números racionais. Nos Capítulos 2 e 3, apresentaremos os Conjuntos dos Números Inteiros e o dos Números Racionais com toda fundamentação matemática segundo à luz das estruturas algébricas. Esses capítulos nortearão os professores da educação básica e também os alunos de graduação, pois poderão perceber neste trabalho que nossa proposta não desconsidera o rigor matemático dos conjuntos. Enfim, no capítulo 4 teremos a construção dos números racionais bem como suas operações e propriedades aplicando a TAS e, dessa forma, simplificando o ensino deste objeto matemático, o que estamos denominando de (Re) construção dos números racionais.
id UFAM_750b2d193108833dcdbe3c86c6c87af9
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6116
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling (Re)construção do conjunto dos Números Racionais: uma proposta pedagógica sob a luz da aprendizagem significativaMapas ConceituaisAprendizagem SignificativaNúmeros RacionaisEnsino de MatemáticaCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICAO tema da dissertação é uma proposta metodológica para o ensino da construção dos números racionais, no que diz respeito às operações e suas principais propriedades, baseado na Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel, que muito contribuiu para o desenvolvimento deste modelo teórico. No Capítulo 1, abordaremos a teoria de David Ausubel, que servirá de âncora para a constituição dos números racionais visando uma melhor abordagem e, consequentemente, um melhor resultado no ensino/aprendizagem deste objeto matemático na escola básica. Para tanto, vamos abordar o conceito de TAS e em seguida as suas principais características, que servirão como suporte na implementação da (Re) construção dos números racionais. Nos Capítulos 2 e 3, apresentaremos os Conjuntos dos Números Inteiros e o dos Números Racionais com toda fundamentação matemática segundo à luz das estruturas algébricas. Esses capítulos nortearão os professores da educação básica e também os alunos de graduação, pois poderão perceber neste trabalho que nossa proposta não desconsidera o rigor matemático dos conjuntos. Enfim, no capítulo 4 teremos a construção dos números racionais bem como suas operações e propriedades aplicando a TAS e, dessa forma, simplificando o ensino deste objeto matemático, o que estamos denominando de (Re) construção dos números racionais.The subject of the dissertation is a methodological proposal for the teaching of the construction of rational numbers, with respect to the operations and their main properties, based on David Ausubel's Theory of Significant Learning (TSL), which greatly contributed to the development of this theoretical model. In Chapter 1, we will approach the theory of David Ausubel, which will serve as an anchor for the constitution of rational numbers aiming at a better approach and, consequently, a better result in the teaching/learning of this mathematical object in basic school. In order to do so, we will approach the concept of TSL and then its main characteristics, which will serve as support in the implementation of (Re)construction of rational numbers. In Chapters 2 and 3, we will present the Sets of Whole Numbers and that of Rational Numbers with allinatlicinatical masoning at:witting to Ulu light of algubiait; sum:tams. Thus° cliapivis will guide the teachers of basic education as well as the undergraduate students, as they may notice in this work that our proposal does not disregard the mathematical rigor of the sets. Finally, in Chapter 4, we will construct the rational numbers as well as their operations and properties by applying the TAL and thus simplifying the teaching of this mathematical object, what we are calling the (Re)construction of rational numbers.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaSilva, Roberto Cristóvão Mesquitahttp://lattes.cnpq.br/8634157590248613Oliveira, Nilomar Vieira deFerreira, MaxOliveira, Genilce Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/70515516605101612018-01-31T14:47:53Z2017-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Genilce Ferreira. (Re)construção do conjunto dos Números Racionais: uma proposta pedagógica sob a luz da aprendizagem significativa. 2017. 68 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6116porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-08-23T15:32:24Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6116Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-08-23T15:32:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv (Re)construção do conjunto dos Números Racionais: uma proposta pedagógica sob a luz da aprendizagem significativa
title (Re)construção do conjunto dos Números Racionais: uma proposta pedagógica sob a luz da aprendizagem significativa
spellingShingle (Re)construção do conjunto dos Números Racionais: uma proposta pedagógica sob a luz da aprendizagem significativa
Oliveira, Genilce Ferreira
Mapas Conceituais
Aprendizagem Significativa
Números Racionais
Ensino de Matemática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
title_short (Re)construção do conjunto dos Números Racionais: uma proposta pedagógica sob a luz da aprendizagem significativa
title_full (Re)construção do conjunto dos Números Racionais: uma proposta pedagógica sob a luz da aprendizagem significativa
title_fullStr (Re)construção do conjunto dos Números Racionais: uma proposta pedagógica sob a luz da aprendizagem significativa
title_full_unstemmed (Re)construção do conjunto dos Números Racionais: uma proposta pedagógica sob a luz da aprendizagem significativa
title_sort (Re)construção do conjunto dos Números Racionais: uma proposta pedagógica sob a luz da aprendizagem significativa
author Oliveira, Genilce Ferreira
author_facet Oliveira, Genilce Ferreira
http://lattes.cnpq.br/7051551660510161
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/7051551660510161
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Roberto Cristóvão Mesquita
http://lattes.cnpq.br/8634157590248613
Oliveira, Nilomar Vieira de
Ferreira, Max
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Genilce Ferreira
http://lattes.cnpq.br/7051551660510161
dc.subject.por.fl_str_mv Mapas Conceituais
Aprendizagem Significativa
Números Racionais
Ensino de Matemática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
topic Mapas Conceituais
Aprendizagem Significativa
Números Racionais
Ensino de Matemática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
description O tema da dissertação é uma proposta metodológica para o ensino da construção dos números racionais, no que diz respeito às operações e suas principais propriedades, baseado na Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel, que muito contribuiu para o desenvolvimento deste modelo teórico. No Capítulo 1, abordaremos a teoria de David Ausubel, que servirá de âncora para a constituição dos números racionais visando uma melhor abordagem e, consequentemente, um melhor resultado no ensino/aprendizagem deste objeto matemático na escola básica. Para tanto, vamos abordar o conceito de TAS e em seguida as suas principais características, que servirão como suporte na implementação da (Re) construção dos números racionais. Nos Capítulos 2 e 3, apresentaremos os Conjuntos dos Números Inteiros e o dos Números Racionais com toda fundamentação matemática segundo à luz das estruturas algébricas. Esses capítulos nortearão os professores da educação básica e também os alunos de graduação, pois poderão perceber neste trabalho que nossa proposta não desconsidera o rigor matemático dos conjuntos. Enfim, no capítulo 4 teremos a construção dos números racionais bem como suas operações e propriedades aplicando a TAS e, dessa forma, simplificando o ensino deste objeto matemático, o que estamos denominando de (Re) construção dos números racionais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-28
2018-01-31T14:47:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Genilce Ferreira. (Re)construção do conjunto dos Números Racionais: uma proposta pedagógica sob a luz da aprendizagem significativa. 2017. 68 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6116
identifier_str_mv OLIVEIRA, Genilce Ferreira. (Re)construção do conjunto dos Números Racionais: uma proposta pedagógica sob a luz da aprendizagem significativa. 2017. 68 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732024578080768