Fronteira, cidades gêmeas e escolas de fronteira: educação como eixo de integração fronteiriça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, José Roberto Faria e
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7536365222262551
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8479
Resumo: Nas últimas três décadas, o movimento internacional de integração regional vem avançando e criando cada vez mais instrumentos de paz e prosperidade na América Latina. As cidades gêmeas são para a política de integração uma plataforma a ser compreendida e buscada nas relações internacionais, sendo por elas, criado e mantidas todas as formas de relação entre o de fora e o diferente, que busca não mais o conflito, mas sua complementaridade e interdependência.Com poucas exceções, Tabatinga (Brasil) e Letícia (Colômbia), raramente são citadas pelas coisas boas que representam, sendo que na sua maioria são retratadas pelas mazelas trazidas pelo tráfico de drogas e de grande preconceitos popular. Como cidades de fronteira (Ocidental da Amazônia), lugar de rica área de estudo, principalmente no Programa de Pós Graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas, elas estão no âmago desse trabalho de dissertação. O objetivo desse trabalho é discutir o Programa Escola Intercultural Bilingue de Fronteira como uma possível ferramenta de integração no campo educacional que leva em conta a história, ao povo, a nacionalidade e a união para fornecer subsídios às políticas de públicas de desenvolvimento e de integração aos países vizinhos do continente. Na esperança que esse estudo possa ser contribuir de alguma forma para ampliar o conhecimento sobre essa região de fronteira, praticamente isolada do território nacional, com baixa demografia e de fraca articulação regional, e que mesmo assim atrai massa de imigrante dos países vizinhos. O Programa Escola Intercultural Bilingue de Fronteira poderá contribuir para subsidiar as relações de fronteira integrando essas cidades gêmeas como ferramentas de cooperação transfronteiriça de forma que respeite a diversidade cultural e ajude a criar uma geração bilingue com característica única de fronteira. A pesquisa para esse trabalho, fundamentou-se em informações bibliográficas de dissertações, teses, artigos e periódicos e dados estatísticos do Brasil e da Colômbia levantados em campo, levando em consideração todo o assunto sobre o tema proposto.
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Como cidades de fronteira (Ocidental da Amazônia), lugar de rica área de estudo, principalmente no Programa de Pós Graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas, elas estão no âmago desse trabalho de dissertação. O objetivo desse trabalho é discutir o Programa Escola Intercultural Bilingue de Fronteira como uma possível ferramenta de integração no campo educacional que leva em conta a história, ao povo, a nacionalidade e a união para fornecer subsídios às políticas de públicas de desenvolvimento e de integração aos países vizinhos do continente. Na esperança que esse estudo possa ser contribuir de alguma forma para ampliar o conhecimento sobre essa região de fronteira, praticamente isolada do território nacional, com baixa demografia e de fraca articulação regional, e que mesmo assim atrai massa de imigrante dos países vizinhos. O Programa Escola Intercultural Bilingue de Fronteira poderá contribuir para subsidiar as relações de fronteira integrando essas cidades gêmeas como ferramentas de cooperação transfronteiriça de forma que respeite a diversidade cultural e ajude a criar uma geração bilingue com característica única de fronteira. A pesquisa para esse trabalho, fundamentou-se em informações bibliográficas de dissertações, teses, artigos e periódicos e dados estatísticos do Brasil e da Colômbia levantados em campo, levando em consideração todo o assunto sobre o tema proposto.In the last three decades, the international regional integration movement has been advancing and creating more and more instruments of peace and prosperity in Latin America. The twin cities are, for integration policy, a platform to be understood and sought in international relations, being created and maintained by them all forms of relationship between the outside and the different, which seeks no longer conflict, but its complementarity and interdependence.With few exceptions, Tabatinga (Brazil) and Letícia (Colombia), are rarely mentioned for the good things they represent, most of which are portrayed by the ills brought about by drug trafficking and great popular prejudice. As frontier cities (Western Amazon), a place of rich study area, mainly in the Postgraduate Program in Society and Culture of the Amazon by the Federal University of Amazonas, they are at the heart of this dissertation work. The objective of this work is to discuss the Bilingual Intercultural School of Frontier Program as a possible integration tool in the educational field that takes into account history, the people, nationality and the union to provide subsidies to the public policies of development and integration to the neighboring countries on the continent. In the hope that this study may contribute in some way to expand knowledge about this border region, practically isolated from the national territory, with low demography and weak regional articulation, and which nonetheless attracts a mass of immigrants from neighboring countries. The Bilingual Intercultural School of Border Program can contribute to subsidize border relations by integrating these twin cities as tools for cross-border cooperation in a way that respects cultural diversity and helps to create a bilingual generation with a unique border characteristic. The research for this work was based on bibliographic information from dissertations, theses, articles and journals and statistical data from Brazil and Colombia surveyed in the field, without even trying to exhaust the subject on the proposed theme.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaFreitas, Marilene Corrêa da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4187449641949679Astolfi Filho, Spartacohttp://lattes.cnpq.br/2699190136695057Cruz, Manuel de Jesus Masulo dahttp://lattes.cnpq.br/7823586856980212Costa, Renilda Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6498691376146312Faria, José Roberto Faria ehttp://lattes.cnpq.br/75363652222625512021-10-01T22:23:28Z2020-08-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFARIA, José Roberto Faria e. Fronteira, cidades gêmeas e escolas de fronteira: educação como eixo de integração fronteiriça. 2020. 138 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Tabatinga-AM, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8479porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-10-02T05:03:25Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8479Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-10-02T05:03:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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