Relações e contradições entre a Gestão Escolar Democrática e a Qualidade Total: um estudo a partir das observações realizadas em escolas públicas da rede municipal de Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Edilberto Santos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9786921280591056
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4110
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de buscar compreender as relações e as contradições entre a gestão escolar democrática e a qualidade total existentes nas escolas da rede municipal da cidade de Manaus. O estudo ocorreu através do enfoque histórico crítico, com a utilização da pesquisa de campo, em uma abordagem qualitativa, no qual desenvolveu, transcreveu e analisou entrevistas semi-estruturadas com os gestores, professores e pais, de alunos de quatro escolas municipais de Manaus, na perspectiva de compreender as concepções desses sujeitos com relação a gestão escolar democrática e a influência exercida pelo sistema capitalista na sistematização da gestão da educação brasileira. Com a pesquisa foi possível fazer uma análise parcial dos dados obtidos com as entrevistas e a partir desta, afirmar que os gestores demonstraram uma confusão sobre o conceito do que seja a gestão escolar democrática, relacionando-a com termos que são próprios da gestão empresarial. Foi possível perceber ainda que os gestores das escolas pesquisadas não gozam de autonomia no que cabe a própria organização financeira, administrativa e pedagógica, havendo uma dependência da Secretaria Municipal de Educação. Ficou também evidente que as práticas adotadas pelos gestores estão sempre pautadas em uma relação de poder. Com relação a concepção dos professores há sempre uma relação de subordinação com os gestores e o sistema de ensino da rede municipal.Os pais, por sua vez, revelaram pouca informação sobre os questionamentos propostos na entrevista, colocando-se, também, em total condição de subordinação às diretrizes que são estabelecidas pelo sistema escolar. Em síntese, é possível afirmar que embora as experiências de gestão democrática presenciadas nesta pesquisa estejam ainda distantes do ideal almejado, como por exemplo, um modelo que considere a participação decisória, práticas dialógicas e tolerância, as discussões sobre essas diferentes práticas são importantes como tentativas de consolidação de uma gestão escolar democrática que, verdadeiramente leve em consideração a pluralidade de idéias, valores, comportamentos que são inerentes a uma organização social, provocando com isso a necessidade de novas pesquisas sobre a temática em questão.
id UFAM_75f6d01723e981757132cc968cb69981
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4110
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Relações e contradições entre a Gestão Escolar Democrática e a Qualidade Total: um estudo a partir das observações realizadas em escolas públicas da rede municipal de ManausEducaçãoGestão escolarDemocraciaQualidade Total.Sistema capitalistaEducationSchool ManagementDemocracyTotal QualityCapitalist SystemCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOO presente trabalho tem o objetivo de buscar compreender as relações e as contradições entre a gestão escolar democrática e a qualidade total existentes nas escolas da rede municipal da cidade de Manaus. O estudo ocorreu através do enfoque histórico crítico, com a utilização da pesquisa de campo, em uma abordagem qualitativa, no qual desenvolveu, transcreveu e analisou entrevistas semi-estruturadas com os gestores, professores e pais, de alunos de quatro escolas municipais de Manaus, na perspectiva de compreender as concepções desses sujeitos com relação a gestão escolar democrática e a influência exercida pelo sistema capitalista na sistematização da gestão da educação brasileira. Com a pesquisa foi possível fazer uma análise parcial dos dados obtidos com as entrevistas e a partir desta, afirmar que os gestores demonstraram uma confusão sobre o conceito do que seja a gestão escolar democrática, relacionando-a com termos que são próprios da gestão empresarial. Foi possível perceber ainda que os gestores das escolas pesquisadas não gozam de autonomia no que cabe a própria organização financeira, administrativa e pedagógica, havendo uma dependência da Secretaria Municipal de Educação. Ficou também evidente que as práticas adotadas pelos gestores estão sempre pautadas em uma relação de poder. Com relação a concepção dos professores há sempre uma relação de subordinação com os gestores e o sistema de ensino da rede municipal.Os pais, por sua vez, revelaram pouca informação sobre os questionamentos propostos na entrevista, colocando-se, também, em total condição de subordinação às diretrizes que são estabelecidas pelo sistema escolar. Em síntese, é possível afirmar que embora as experiências de gestão democrática presenciadas nesta pesquisa estejam ainda distantes do ideal almejado, como por exemplo, um modelo que considere a participação decisória, práticas dialógicas e tolerância, as discussões sobre essas diferentes práticas são importantes como tentativas de consolidação de uma gestão escolar democrática que, verdadeiramente leve em consideração a pluralidade de idéias, valores, comportamentos que são inerentes a uma organização social, provocando com isso a necessidade de novas pesquisas sobre a temática em questão.The present work aims at seeking to comprehend the relations and contradictions between the democratic school management and the total quality existing in Manaus city municipal schools. The study took place through critical historic focus, with the use of field research, with a qualitative approach in which it developed, transcribed, and analyzed semi structured interviews with principles, teachers, and parents in four different municipal schools from Manaus city, on the perspective to understand the conceptions of such people regarding democratic school management and the influence by the capitalist system on the systematic management of Brazilian education. With the research it is possible to perform a partial analysis from the acquired data from the interviews and from this one affirm that the principals have demonstrated confusion about the concept of what is democratic school management, relating it to terms that are appropriate to business management. It was possible to also realize that the researched school principals do not have autonomy what concerns their own financial, administration, and academic organization, and they have a dependence of the Education Municipal Secretariat. It was also evident that the adopted practices by the principles are always based on a power relation. What concerns the teachers’ conception, there is always a relation of subordination to guidelines that are established by the school system. Summarizing, it is possible to affirm that although the democratic management experiences seen in this research, are still distant from the ideal, as for instance, a model that considers the decisive participation, dialogue practices and tolerance, discussions on such different practices are important as an attempt to consolidate democratic school management, which truly takes in consideration ideas plurality, values, behaviors that are inherent to a social organization, thereby causing the need of new researches on the topic in matter.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoSilva, Jorge Gregório dahttp://lattes.cnpq.br/5445831747339351Mourão, Arminda Rachel BotelhoRosas, RonaldoMoura, Edilberto Santoshttp://lattes.cnpq.br/97869212805910562015-06-17T15:09:14Z2011-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOURA, Edilberto Santos. Relações e contradições entre a Gestão Escolar Democrática e a Qualidade Total: um estudo a partir das observações realizadas em escolas públicas da rede municipal de Manaus. 2011. 130f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4110porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-07-06T18:54:32Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4110Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-07-06T18:54:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações e contradições entre a Gestão Escolar Democrática e a Qualidade Total: um estudo a partir das observações realizadas em escolas públicas da rede municipal de Manaus
title Relações e contradições entre a Gestão Escolar Democrática e a Qualidade Total: um estudo a partir das observações realizadas em escolas públicas da rede municipal de Manaus
spellingShingle Relações e contradições entre a Gestão Escolar Democrática e a Qualidade Total: um estudo a partir das observações realizadas em escolas públicas da rede municipal de Manaus
Moura, Edilberto Santos
Educação
Gestão escolar
Democracia
Qualidade Total.
Sistema capitalista
Education
School Management
Democracy
Total Quality
Capitalist System
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short Relações e contradições entre a Gestão Escolar Democrática e a Qualidade Total: um estudo a partir das observações realizadas em escolas públicas da rede municipal de Manaus
title_full Relações e contradições entre a Gestão Escolar Democrática e a Qualidade Total: um estudo a partir das observações realizadas em escolas públicas da rede municipal de Manaus
title_fullStr Relações e contradições entre a Gestão Escolar Democrática e a Qualidade Total: um estudo a partir das observações realizadas em escolas públicas da rede municipal de Manaus
title_full_unstemmed Relações e contradições entre a Gestão Escolar Democrática e a Qualidade Total: um estudo a partir das observações realizadas em escolas públicas da rede municipal de Manaus
title_sort Relações e contradições entre a Gestão Escolar Democrática e a Qualidade Total: um estudo a partir das observações realizadas em escolas públicas da rede municipal de Manaus
author Moura, Edilberto Santos
author_facet Moura, Edilberto Santos
http://lattes.cnpq.br/9786921280591056
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/9786921280591056
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Jorge Gregório da
http://lattes.cnpq.br/5445831747339351
Mourão, Arminda Rachel Botelho
Rosas, Ronaldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Edilberto Santos
http://lattes.cnpq.br/9786921280591056
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Gestão escolar
Democracia
Qualidade Total.
Sistema capitalista
Education
School Management
Democracy
Total Quality
Capitalist System
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Educação
Gestão escolar
Democracia
Qualidade Total.
Sistema capitalista
Education
School Management
Democracy
Total Quality
Capitalist System
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description O presente trabalho tem o objetivo de buscar compreender as relações e as contradições entre a gestão escolar democrática e a qualidade total existentes nas escolas da rede municipal da cidade de Manaus. O estudo ocorreu através do enfoque histórico crítico, com a utilização da pesquisa de campo, em uma abordagem qualitativa, no qual desenvolveu, transcreveu e analisou entrevistas semi-estruturadas com os gestores, professores e pais, de alunos de quatro escolas municipais de Manaus, na perspectiva de compreender as concepções desses sujeitos com relação a gestão escolar democrática e a influência exercida pelo sistema capitalista na sistematização da gestão da educação brasileira. Com a pesquisa foi possível fazer uma análise parcial dos dados obtidos com as entrevistas e a partir desta, afirmar que os gestores demonstraram uma confusão sobre o conceito do que seja a gestão escolar democrática, relacionando-a com termos que são próprios da gestão empresarial. Foi possível perceber ainda que os gestores das escolas pesquisadas não gozam de autonomia no que cabe a própria organização financeira, administrativa e pedagógica, havendo uma dependência da Secretaria Municipal de Educação. Ficou também evidente que as práticas adotadas pelos gestores estão sempre pautadas em uma relação de poder. Com relação a concepção dos professores há sempre uma relação de subordinação com os gestores e o sistema de ensino da rede municipal.Os pais, por sua vez, revelaram pouca informação sobre os questionamentos propostos na entrevista, colocando-se, também, em total condição de subordinação às diretrizes que são estabelecidas pelo sistema escolar. Em síntese, é possível afirmar que embora as experiências de gestão democrática presenciadas nesta pesquisa estejam ainda distantes do ideal almejado, como por exemplo, um modelo que considere a participação decisória, práticas dialógicas e tolerância, as discussões sobre essas diferentes práticas são importantes como tentativas de consolidação de uma gestão escolar democrática que, verdadeiramente leve em consideração a pluralidade de idéias, valores, comportamentos que são inerentes a uma organização social, provocando com isso a necessidade de novas pesquisas sobre a temática em questão.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-13
2015-06-17T15:09:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOURA, Edilberto Santos. Relações e contradições entre a Gestão Escolar Democrática e a Qualidade Total: um estudo a partir das observações realizadas em escolas públicas da rede municipal de Manaus. 2011. 130f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4110
identifier_str_mv MOURA, Edilberto Santos. Relações e contradições entre a Gestão Escolar Democrática e a Qualidade Total: um estudo a partir das observações realizadas em escolas públicas da rede municipal de Manaus. 2011. 130f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732010486267904