Entre idas e vindas: dinâmicas do transporte coletivo na área metropolitana de Santarém - PA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gabriel Augusto Nogueira dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7186426689072073, https://orcid.org/ 0000-0002-1959-6313
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8672
Resumo: Na atualidade, a operação do transporte coletivo é pautada em concepções de conflitos entre estados e empresas pela sua funcionalidade e eficiência técnica, além das conotações influenciadas pela produção e reprodução do espaço. Por se tratar de um serviço considerado como essencial e de bem-estar social, o transporte influencia as mais diversas atividades, não somente o ir e vir, mas como produção de outras atividades fins e atividades meios dentro do espaço. Nesse contexto, o objetivo geral dessa dissertação se estabelece em analisar as dinâmicas do transporte coletivo no município de Santarém em sua área metropolitana. Toma-se como eixo norteador, a vinculação do transporte com a expansão urbana e a posterior criação da Região Metropolitana de Santarém, cujo ordenamento jurídico é algo controverso devido as suas idiossincrasias territoriais. Devido a este cenário, as especificidades a serem abordadas estão em relacionar a institucionalização como fator de articulação e governança, resultando no identificar da atuação do poder público a partir da regulamentação e organização do sistema e o analisar das problemáticas existentes no transporte, a partir do ordenamento jurídico e da amplitude envolvendo as práticas espaciais e seus atores. Os resultados da pesquisa apontam uma precarização operacional nas dinâmicas urbanas e rurais, a partir do cenário envolvendo os circuitos da economia urbana, cuja relação de regulação, gestão e planejamento são consideradas omissas e desassociadas das políticas necessárias para a integração do espaço metropolitano, este considerado apenas uma utopia ou um pensamento vinculado a um fortalecimento político local. Aponta-se, portanto, uma tendência de disputas empresariais no circuito superior, fomentado pelas empresas intermunicipais e urbanas, pela ampliação do seu território a partir do monopólio ou oligopólio e a tentativa de sobrevivência a partir do desfavorecimento e segregação espacial oriunda pelo baixo interesse em áreas rurais de pequenos agentes, influenciados pelas disputas em eixos viários e a necessidade do escoamento da produção, em que o debate do transporte não se esbarra apenas no ir e vir, mas na manutenção dos modos de vida e em sua resistência frente as novas dinâmicas espaciais e operacionais.
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Toma-se como eixo norteador, a vinculação do transporte com a expansão urbana e a posterior criação da Região Metropolitana de Santarém, cujo ordenamento jurídico é algo controverso devido as suas idiossincrasias territoriais. Devido a este cenário, as especificidades a serem abordadas estão em relacionar a institucionalização como fator de articulação e governança, resultando no identificar da atuação do poder público a partir da regulamentação e organização do sistema e o analisar das problemáticas existentes no transporte, a partir do ordenamento jurídico e da amplitude envolvendo as práticas espaciais e seus atores. Os resultados da pesquisa apontam uma precarização operacional nas dinâmicas urbanas e rurais, a partir do cenário envolvendo os circuitos da economia urbana, cuja relação de regulação, gestão e planejamento são consideradas omissas e desassociadas das políticas necessárias para a integração do espaço metropolitano, este considerado apenas uma utopia ou um pensamento vinculado a um fortalecimento político local. Aponta-se, portanto, uma tendência de disputas empresariais no circuito superior, fomentado pelas empresas intermunicipais e urbanas, pela ampliação do seu território a partir do monopólio ou oligopólio e a tentativa de sobrevivência a partir do desfavorecimento e segregação espacial oriunda pelo baixo interesse em áreas rurais de pequenos agentes, influenciados pelas disputas em eixos viários e a necessidade do escoamento da produção, em que o debate do transporte não se esbarra apenas no ir e vir, mas na manutenção dos modos de vida e em sua resistência frente as novas dinâmicas espaciais e operacionais.Currently, the operation of public transport is based on conceptions of conflicts between states and companies due to its functionality and technical efficiency, in addition to the connotations influenced by the production and reproduction of space. It is a service considered essential and of social well-being, transport influences the most diverse activities, not only coming and going, but also as the production of other end activities and means activities within the space. In this context, the general objective of this dissertation is to analyze the dynamics of public transport in the municipality of Santarem and metropolitan area. The link between transport and urban expansion and the subsequent creation of the Metropolitan Region of Santarem, whose legal system is somewhat controversial due to its territorial idiosyncrasies, is taken as a guiding axis. Due to this scenario, the specificities addressed are relating to institutionalization as a factor of articulation and governance, resulting in the identification of the performance of the government from the regulation and organization of the system and the analysis of existing problems in transport, from the legal order and scope involving spatial practices and their actors. The research results point an operational precariousness in urban and rural dynamics, from the scenario involving the circuits of the urban economy, whose relationship of regulation, management and planning are considered omissions and disassociated from the necessary policies for the integration of the metropolitan space, which is considered just a utopia or a thought linked to local political strengthening. There is a tendency for business disputes in the upper circuit, fostered by inter-municipal and urban companies, by the expansion of their territory through the monopoly or oligopoly and the attempt to survive from disadvantage and spatial segregation arising from low interest in areas rural areas of small agents, influenced by disputes in road axes and the need to transport production, in which the transport debate is not just about coming and going, but about the maintenance of ways of life and its resistance to new spatial dynamics and operational.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em GeografiaNogueira, Ricardo José Batistahttp://lattes.cnpq.br/0604004914038074Lima, Marcos Castro deBarros, Márcio Junior BenassulySantos, Gabriel Augusto Nogueira doshttp://lattes.cnpq.br/7186426689072073https://orcid.org/ 0000-0002-1959-63132022-02-04T03:35:26Z2022-01-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Gabriel Augusto Nogueira dos. Entre idas e vindas: dinâmicas do transporte coletivo na área metropolitana de Santarém - PA. 2022. 176 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8672porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-02-04T05:03:34Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8672Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-02-04T05:03:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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