Criando gente no alto Rio Negro: um olhar waíkhana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rosilene Fonseca
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2191824849115375
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2868
Resumo: Este trabalho trata dos processos de compartilhamento de conhecimentos na criação de gente na região do Alto Rio Negro, focando o período de 0 a 12 anos. Este é um tema pouco explorado na região, apesar de ser importante para compreendermos, entre outros aspectos, a dinâmica das relações de redes entre parentes que marcam a permanência de laços de parentesco da região do Alto Rio Negro. As análises partiram de meu acervo pessoal (diários, anotações diversas, gravações de entrevistas, caderno de campo) elaborado na fase kamuen, passagem de criança para adulta; e da exegese dos bharceyé, ação de proteção extremamente importante que acompanha os Waíkhana desde o nascimento; khenonõ-yurhíá, aconselhamento, importante recurso dos velhos para formação quando crianças; kirtí, narrativas curtas, criadas a partir de uma dada ocorrência durante a pesca, a caça, roça, entre outros afazeres; e, por fim, conversas com minha família Waíkhana e Arapaço. A construção dos conhecimentos de uma criança ocorre coletivamente, mas individualizado no grupo social de parentes. As crianças convivem com os pais, ficam pequenas temporadas com as avós e avôs, tios, tias e outros membros da rede de parentes. Essa circulação temporária permite que elas convivam e compreendam outros saberes tais como: novas espécies de mandioca, pontos de capturas de peixes e insetos. Os conhecimentos compartilhados são múltiplos, com algumas singularidades nos bharceyé, nos kirtí, criação dos utensílios domésticos, atividades do cotidiano familiar, entre as quais seleção de sementes e plantas para cultivo. Assim são construídos e circulados os saberes.
id UFAM_7aab7c6122d8fddf70857184712bc95d
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2868
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Criando gente no alto Rio Negro: um olhar waíkhanaConhecimentoCriança indígenaWaíkhanaKnowledgeIndigenous childWaíkhanaCIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIAEste trabalho trata dos processos de compartilhamento de conhecimentos na criação de gente na região do Alto Rio Negro, focando o período de 0 a 12 anos. Este é um tema pouco explorado na região, apesar de ser importante para compreendermos, entre outros aspectos, a dinâmica das relações de redes entre parentes que marcam a permanência de laços de parentesco da região do Alto Rio Negro. As análises partiram de meu acervo pessoal (diários, anotações diversas, gravações de entrevistas, caderno de campo) elaborado na fase kamuen, passagem de criança para adulta; e da exegese dos bharceyé, ação de proteção extremamente importante que acompanha os Waíkhana desde o nascimento; khenonõ-yurhíá, aconselhamento, importante recurso dos velhos para formação quando crianças; kirtí, narrativas curtas, criadas a partir de uma dada ocorrência durante a pesca, a caça, roça, entre outros afazeres; e, por fim, conversas com minha família Waíkhana e Arapaço. A construção dos conhecimentos de uma criança ocorre coletivamente, mas individualizado no grupo social de parentes. As crianças convivem com os pais, ficam pequenas temporadas com as avós e avôs, tios, tias e outros membros da rede de parentes. Essa circulação temporária permite que elas convivam e compreendam outros saberes tais como: novas espécies de mandioca, pontos de capturas de peixes e insetos. Os conhecimentos compartilhados são múltiplos, com algumas singularidades nos bharceyé, nos kirtí, criação dos utensílios domésticos, atividades do cotidiano familiar, entre as quais seleção de sementes e plantas para cultivo. Assim são construídos e circulados os saberes.Universidade Federal do AmazonasMuseu AmazônicoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em Antropologia SocialMontardo, Deise Lucy Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/6344437017920336Pereira, Rosilene Fonsecahttp://lattes.cnpq.br/21918248491153752015-04-11T13:59:36Z2013-12-262013-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Rosilene Fonseca. Criando gente no alto Rio Negro: um olhar waíkhana. 2013. 116 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2868porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-12T17:20:03Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2868Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-12T17:20:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Criando gente no alto Rio Negro: um olhar waíkhana
title Criando gente no alto Rio Negro: um olhar waíkhana
spellingShingle Criando gente no alto Rio Negro: um olhar waíkhana
Pereira, Rosilene Fonseca
Conhecimento
Criança indígena
Waíkhana
Knowledge
Indigenous child
Waíkhana
CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
title_short Criando gente no alto Rio Negro: um olhar waíkhana
title_full Criando gente no alto Rio Negro: um olhar waíkhana
title_fullStr Criando gente no alto Rio Negro: um olhar waíkhana
title_full_unstemmed Criando gente no alto Rio Negro: um olhar waíkhana
title_sort Criando gente no alto Rio Negro: um olhar waíkhana
author Pereira, Rosilene Fonseca
author_facet Pereira, Rosilene Fonseca
http://lattes.cnpq.br/2191824849115375
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/2191824849115375
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Montardo, Deise Lucy Oliveira
http://lattes.cnpq.br/6344437017920336
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Rosilene Fonseca
http://lattes.cnpq.br/2191824849115375
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Criança indígena
Waíkhana
Knowledge
Indigenous child
Waíkhana
CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
topic Conhecimento
Criança indígena
Waíkhana
Knowledge
Indigenous child
Waíkhana
CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
description Este trabalho trata dos processos de compartilhamento de conhecimentos na criação de gente na região do Alto Rio Negro, focando o período de 0 a 12 anos. Este é um tema pouco explorado na região, apesar de ser importante para compreendermos, entre outros aspectos, a dinâmica das relações de redes entre parentes que marcam a permanência de laços de parentesco da região do Alto Rio Negro. As análises partiram de meu acervo pessoal (diários, anotações diversas, gravações de entrevistas, caderno de campo) elaborado na fase kamuen, passagem de criança para adulta; e da exegese dos bharceyé, ação de proteção extremamente importante que acompanha os Waíkhana desde o nascimento; khenonõ-yurhíá, aconselhamento, importante recurso dos velhos para formação quando crianças; kirtí, narrativas curtas, criadas a partir de uma dada ocorrência durante a pesca, a caça, roça, entre outros afazeres; e, por fim, conversas com minha família Waíkhana e Arapaço. A construção dos conhecimentos de uma criança ocorre coletivamente, mas individualizado no grupo social de parentes. As crianças convivem com os pais, ficam pequenas temporadas com as avós e avôs, tios, tias e outros membros da rede de parentes. Essa circulação temporária permite que elas convivam e compreendam outros saberes tais como: novas espécies de mandioca, pontos de capturas de peixes e insetos. Os conhecimentos compartilhados são múltiplos, com algumas singularidades nos bharceyé, nos kirtí, criação dos utensílios domésticos, atividades do cotidiano familiar, entre as quais seleção de sementes e plantas para cultivo. Assim são construídos e circulados os saberes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-26
2013-03-22
2015-04-11T13:59:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Rosilene Fonseca. Criando gente no alto Rio Negro: um olhar waíkhana. 2013. 116 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2868
identifier_str_mv PEREIRA, Rosilene Fonseca. Criando gente no alto Rio Negro: um olhar waíkhana. 2013. 116 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Museu Amazônico
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Antropologia Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Museu Amazônico
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Antropologia Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732003887579136