Análise da capacitação dos enfermeiros que atuam na atenção à saúde das populações indígenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Luiza Carvalho de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0358432191223090
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3421
Resumo: Introdução: As necessidades de saúde da população, da gestão e do controle social são referências para o desenvolvimento do Programa de capacitação destinado a profissionais da saúde. Diante disso, a pesquisa propôs responder: como está estruturado o programa de capacitação para enfermeiros que atuam no Distrito Sanitário Especial Indígena Manaus DSEI/MAO? Quais os componentes essenciais de um programa de capacitação na opinião dos enfermeiros que atuam nesse distrito? Objetivo: Analisar o programa de capacitação para enfermeiros que atuam em área indígena no DSEI/MAO. Metodologia: Pesquisa descritiva exploratória. Utilizou-se como técnicas de coleta de dados a análise documental de sete Projetos de Atividades de Capacitação realizadas no período de agosto de 2007 a agosto de 2012; questionário e entrevista semiestruturada com 12 enfermeiros e coordenadora pedagógica. A análise dos dados deu-se através da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Análise e Discussão dos Resultados: O perfil dos enfermeiros se caracterizou pela predominância do sexo feminino, com idade que varia de 28 a 40, de cor ou raça parda. A maioria tem em tempo de formado quase o mesmo de atuação em área indígena. Os enfermeiros fizeram menos de duas capacitações com enfoque em saúde indígena por ano. Os processos formativos que compõem o programa de capacitação foram organizados em diagnóstico, planejamento, execução e avaliação. O diagnóstico ocorreu através do levantamento de temas realizado pela coordenadora pedagógica, coordenadores dos programas de saúde e enfermeiros, e pelo alcance ou não das metas pactuadas. O Projeto de Atividade de Capacitação é a materialização do planejamento anual e foram elaborados pela coordenadora pedagógica tanto nos aspectos operacionais quanto pedagógicos. A participação dos enfermeiros é passiva, denotando a necessidade do planejamento participativo. Em relação à execução, as capacitações constituíram-se em atividades de atualização, de curta duração, com carga horária entre 24 a 40 horas. As capacitações tiveram, predominantemente, o objetivo de habilitar tecnicamente os enfermeiros para o desenvolvimento de programas de saúde e, secundariamente, abordar conteúdos relacionados à cultura, crença e diversidade étnica das populações indígenas. A maioria das capacitações utilizou a metodologia problematizadora. A avaliação esteve focada a verificar a opinião dos participantes referente à execução das capacitações. Em relação aos componentes essenciais da política de formação os enfermeiros referiram ser necessário: prática concomitante à teorização durante a capacitação, valorização da vivência dos profissionais em área indígena, inclusão de conteúdos de abordagem antropológica enfocando as especificidades étnicas, disponibilidade de material didático com enfoque na saúde indígena; participação de toda a equipe de enfermagem nas atividades, regularidade e maior frequência nas capacitações e comprometimento da equipe envolvida na saúde indígena. Considerações Finais: Ao trazer questões relacionadas à capacitação de profissionais, este estudo tornou possível concluir que as capacitações apresentaram fragilidades relacionadas ao enfoque indígena, pois dão pouca ênfase na diversidade étnica das populações indígenas. A descontinuidade prejudica no processo de ensino-aprendizagem e a pouca freqüência não atende as necessidades de atualização dos enfermeiros. A metodologia da problematização norteia as capacitações, direcionando as atividades para a abordagem do contexto diferenciado da saúde indígena. Na opinião dos enfermeiros, as atividades de capacitação oferecidas pelo DSEI/MAO tornaram-se fundamentais para a mudança de comportamento na prática de saúde indígena e melhoria do serviço.
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Utilizou-se como técnicas de coleta de dados a análise documental de sete Projetos de Atividades de Capacitação realizadas no período de agosto de 2007 a agosto de 2012; questionário e entrevista semiestruturada com 12 enfermeiros e coordenadora pedagógica. A análise dos dados deu-se através da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Análise e Discussão dos Resultados: O perfil dos enfermeiros se caracterizou pela predominância do sexo feminino, com idade que varia de 28 a 40, de cor ou raça parda. A maioria tem em tempo de formado quase o mesmo de atuação em área indígena. Os enfermeiros fizeram menos de duas capacitações com enfoque em saúde indígena por ano. Os processos formativos que compõem o programa de capacitação foram organizados em diagnóstico, planejamento, execução e avaliação. O diagnóstico ocorreu através do levantamento de temas realizado pela coordenadora pedagógica, coordenadores dos programas de saúde e enfermeiros, e pelo alcance ou não das metas pactuadas. O Projeto de Atividade de Capacitação é a materialização do planejamento anual e foram elaborados pela coordenadora pedagógica tanto nos aspectos operacionais quanto pedagógicos. A participação dos enfermeiros é passiva, denotando a necessidade do planejamento participativo. Em relação à execução, as capacitações constituíram-se em atividades de atualização, de curta duração, com carga horária entre 24 a 40 horas. As capacitações tiveram, predominantemente, o objetivo de habilitar tecnicamente os enfermeiros para o desenvolvimento de programas de saúde e, secundariamente, abordar conteúdos relacionados à cultura, crença e diversidade étnica das populações indígenas. A maioria das capacitações utilizou a metodologia problematizadora. A avaliação esteve focada a verificar a opinião dos participantes referente à execução das capacitações. Em relação aos componentes essenciais da política de formação os enfermeiros referiram ser necessário: prática concomitante à teorização durante a capacitação, valorização da vivência dos profissionais em área indígena, inclusão de conteúdos de abordagem antropológica enfocando as especificidades étnicas, disponibilidade de material didático com enfoque na saúde indígena; participação de toda a equipe de enfermagem nas atividades, regularidade e maior frequência nas capacitações e comprometimento da equipe envolvida na saúde indígena. Considerações Finais: Ao trazer questões relacionadas à capacitação de profissionais, este estudo tornou possível concluir que as capacitações apresentaram fragilidades relacionadas ao enfoque indígena, pois dão pouca ênfase na diversidade étnica das populações indígenas. A descontinuidade prejudica no processo de ensino-aprendizagem e a pouca freqüência não atende as necessidades de atualização dos enfermeiros. A metodologia da problematização norteia as capacitações, direcionando as atividades para a abordagem do contexto diferenciado da saúde indígena. Na opinião dos enfermeiros, as atividades de capacitação oferecidas pelo DSEI/MAO tornaram-se fundamentais para a mudança de comportamento na prática de saúde indígena e melhoria do serviço.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EnfermagemBRUFAMPrograma de Pós-graduação em EnfermagemSilva, Nair Chase dahttp://lattes.cnpq.br/0446971881472652Oliveira, Maria Luiza Carvalho dehttp://lattes.cnpq.br/03584321912230902015-04-22T22:06:30Z2015-04-092013-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Maria Luiza Carvalho de. Análise da capacitação dos enfermeiros que atuam na atenção à saúde das populações indígenas. 2013. 136 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3421porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-06-11T21:34:59Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3421Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-06-11T21:34:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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