As práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prata, Bruna dos Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/6941024770372914, https://orcid.org/0000-0002-2023-3704
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9813
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo: compreender as práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM e seus impactos no processo de construção do conhecimento. Foi desdobrado nos seguintes objetivos específicos: realizar estudo sobre Educação do Campo no Brasil, contextualizar a Educação do Campo no Município de Parintins-AM, identificar os desafios dos docentes em incorporarem o trabalho como princípio educativo em suas práticas pedagógicas. A inquietação consistiu com a problemática, as práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo estão sendo desenvolvidas em uma escola do campo de Parintins/AM? Foi realizada a pesquisa em duas escolas de várzea, na escola núcleo Washigton Luiz Teixeira que está situada na comunidade São Sebastião do Boto e na escola anexo Santa Rita que no decorrer da pesquisa foi necessário pesquisar em ambas para melhor compreensão e análise dos dados. O percurso metodológico da pesquisa foi quali-quantitativo, abordagem dialética, observação participante, entrevista semiestruturada, questionário, rodas de conversa, registros fotográficos e no término da pesquisa realizamos uma atividade artística nas turmas pesquisadas. Os sujeitos envolvidos são 10 entre eles líderes de movimentos sociais, professores, trabalhadores e pais dos estudantes. Os resultados dessa pesquisa são significativos para os profissionais da área educacional, principalmente para os que trabalham no campo, pois nos fez refletir sobre a valorização na formação dos professores e principalmente a efetivação de políticas públicas nas escolas do campo para que possam ter uma educação digna e de qualidade, articulando com os saberes tradicionais e científicos.
id UFAM_7f6304f20dd5c36f8254092c347f4a26
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9813
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling As práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AMPedagogical practices and work as an educational principle in a school in campo de Parintins/AMProfessores de educação rural - FormaçãoEducação rural - Parintins (AM)CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOPráticas PedagógicasTrabalhoEducação do CampoFormação de professoresA presente pesquisa tem como objetivo: compreender as práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM e seus impactos no processo de construção do conhecimento. Foi desdobrado nos seguintes objetivos específicos: realizar estudo sobre Educação do Campo no Brasil, contextualizar a Educação do Campo no Município de Parintins-AM, identificar os desafios dos docentes em incorporarem o trabalho como princípio educativo em suas práticas pedagógicas. A inquietação consistiu com a problemática, as práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo estão sendo desenvolvidas em uma escola do campo de Parintins/AM? Foi realizada a pesquisa em duas escolas de várzea, na escola núcleo Washigton Luiz Teixeira que está situada na comunidade São Sebastião do Boto e na escola anexo Santa Rita que no decorrer da pesquisa foi necessário pesquisar em ambas para melhor compreensão e análise dos dados. O percurso metodológico da pesquisa foi quali-quantitativo, abordagem dialética, observação participante, entrevista semiestruturada, questionário, rodas de conversa, registros fotográficos e no término da pesquisa realizamos uma atividade artística nas turmas pesquisadas. Os sujeitos envolvidos são 10 entre eles líderes de movimentos sociais, professores, trabalhadores e pais dos estudantes. Os resultados dessa pesquisa são significativos para os profissionais da área educacional, principalmente para os que trabalham no campo, pois nos fez refletir sobre a valorização na formação dos professores e principalmente a efetivação de políticas públicas nas escolas do campo para que possam ter uma educação digna e de qualidade, articulando com os saberes tradicionais e científicos.his research aims to: understand the pedagogical practices and work as an educational principle in a school in the countryside of Parintins/AM and its impacts on the knowledge construction process. It was broken down into the following specific objectives: to carry out a study on Rural Education in Brazil, contextualize Rural Education in the Municipality of Parintins-AM, identify the challenges facing teachers in incorporating work as an educational principle in their pedagogical practices.The restlessness consisted with the problem, the pedagogical practices and work as an educational principle being developed in a school in the countryside of Parintins/AM? The research was carried out in two floodplain schools, in the core school Washigton Luiz Teixeira which is located in the community São Sebastião do Boto and in the annexed school Santa Rita which, during the research, it was necessary to research in both for better understanding and analysis of the data. The methodological course of the research was quali-quantitative, dialectical approach, participant observation, semi-structured interview, questionnaire, conversation wheels, photographic records and at the end of the research we carried out an artistic activity in the surveyed groups. The subjects involved are 10, including leaders of social movements, teachers, workers and students' parents. The results of this research are significant for professionals in the educational area, especially for those who work in the countryside, as it made us reflect on the appreciation of teacher training and especially the implementation of public policies in rural schools so that they can have a decent education. and quality, articulating with traditional and scientific knowledge.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesNogueira, Eulina Maria Leitehttp://lattes.cnpq.br/7518673342621764Oliveira, Ângela Maria Gonçalves dehttp://lattes.cnpq.br/1047034055749049Franco, Zilda Gláucia Eliashttp://lattes.cnpq.br/1576292560798601Barros, Josemir Almeidahttp://lattes.cnpq.br/3625890466420467Prata, Bruna dos Santoshttps://lattes.cnpq.br/6941024770372914https://orcid.org/0000-0002-2023-37042023-11-16T17:12:37Z2023-06-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPRATA, Bruna dos Santos. As práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) -Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9813porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-11-17T05:03:40Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9813Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-11-17T05:03:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv As práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM
Pedagogical practices and work as an educational principle in a school in campo de Parintins/AM
title As práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM
spellingShingle As práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM
Prata, Bruna dos Santos
Professores de educação rural - Formação
Educação rural - Parintins (AM)
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Práticas Pedagógicas
Trabalho
Educação do Campo
Formação de professores
title_short As práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM
title_full As práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM
title_fullStr As práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM
title_full_unstemmed As práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM
title_sort As práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM
author Prata, Bruna dos Santos
author_facet Prata, Bruna dos Santos
https://lattes.cnpq.br/6941024770372914
https://orcid.org/0000-0002-2023-3704
author_role author
author2 https://lattes.cnpq.br/6941024770372914
https://orcid.org/0000-0002-2023-3704
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Eulina Maria Leite
http://lattes.cnpq.br/7518673342621764
Oliveira, Ângela Maria Gonçalves de
http://lattes.cnpq.br/1047034055749049
Franco, Zilda Gláucia Elias
http://lattes.cnpq.br/1576292560798601
Barros, Josemir Almeida
http://lattes.cnpq.br/3625890466420467
dc.contributor.author.fl_str_mv Prata, Bruna dos Santos
https://lattes.cnpq.br/6941024770372914
https://orcid.org/0000-0002-2023-3704
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de educação rural - Formação
Educação rural - Parintins (AM)
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Práticas Pedagógicas
Trabalho
Educação do Campo
Formação de professores
topic Professores de educação rural - Formação
Educação rural - Parintins (AM)
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Práticas Pedagógicas
Trabalho
Educação do Campo
Formação de professores
description A presente pesquisa tem como objetivo: compreender as práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM e seus impactos no processo de construção do conhecimento. Foi desdobrado nos seguintes objetivos específicos: realizar estudo sobre Educação do Campo no Brasil, contextualizar a Educação do Campo no Município de Parintins-AM, identificar os desafios dos docentes em incorporarem o trabalho como princípio educativo em suas práticas pedagógicas. A inquietação consistiu com a problemática, as práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo estão sendo desenvolvidas em uma escola do campo de Parintins/AM? Foi realizada a pesquisa em duas escolas de várzea, na escola núcleo Washigton Luiz Teixeira que está situada na comunidade São Sebastião do Boto e na escola anexo Santa Rita que no decorrer da pesquisa foi necessário pesquisar em ambas para melhor compreensão e análise dos dados. O percurso metodológico da pesquisa foi quali-quantitativo, abordagem dialética, observação participante, entrevista semiestruturada, questionário, rodas de conversa, registros fotográficos e no término da pesquisa realizamos uma atividade artística nas turmas pesquisadas. Os sujeitos envolvidos são 10 entre eles líderes de movimentos sociais, professores, trabalhadores e pais dos estudantes. Os resultados dessa pesquisa são significativos para os profissionais da área educacional, principalmente para os que trabalham no campo, pois nos fez refletir sobre a valorização na formação dos professores e principalmente a efetivação de políticas públicas nas escolas do campo para que possam ter uma educação digna e de qualidade, articulando com os saberes tradicionais e científicos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-16T17:12:37Z
2023-06-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PRATA, Bruna dos Santos. As práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) -Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9813
identifier_str_mv PRATA, Bruna dos Santos. As práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) -Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809731997800595456