O Sistema de Comunicação como gerador de resultados positivos no IFAM: um estudo de caso no Campus Manaus - Distrito Industrial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria de Fátima Barros
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9308579829980524
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3572
Resumo: A informação é uma necessidade dos novos tempos, atinge diversas áreas do conhecimento e está presente no cotidiano de todos. Qualquer instituição pública que não priorize a comunicação tende a retroagir em sua produtividade. Assim, uma liderança participativa e democrática é de suma importância para a comunicação tanto interna, no que se refere ao relacionamento entre funcionários; quanto externa, para acompanhar os avanços tecnológicos do mercado globalizado. Toda organização para alcançar sua missão deve estimular o diálogo, a troca de informações entre a gestão executiva e a base operacional na busca da qualidade dos produtos ou serviços. Este estudo analisou o processo da comunicação no Campus Manaus Distrito Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas CMDI/IFAM, identificando estratégias organizacionais que minimizem entraves identificados no processo comunicacional dessa instituição e resultem em melhorias de produtividade. Essa pesquisa buscou fazer um diagnóstico do processo da comunicação no CMDI/IFAM que identificou gargalos da comunicação interna e elaborou um novo fluxograma, com base na estratégia do Oceano Azul, propondo ações que otimizem a comunicação na instituição, fazendo uma releitura da comunicação, com base em dois suportes fundamentais que se completam: o social e o tecnológico. A utilização da teoria do Oceano Azul justifica-se por integrar atividades funcionais e operacionais da comunicação, propondo uma nova curva de valor a partir da realidade existente para, por meio do modelo das quatro ações, eliminar pontos considerados indispensáveis à comunicação, reduzir aqueles abaixo dos padrões estabelecidos, elevar os que devem estar acima dos padrões e criar atributos nunca oferecidos pelo setor de comunicação. Para que fossem alcançados os objetivos delineados foi realizado um estudo de caso, tendo como universo de pesquisa todos os servidores do CMDI/IFAM que foram investigados por meio de questionários constituídos de perguntas abertas e fechadas, fornecendo dados que permitiram avaliar o processo da comunicação que será efetivada através da aplicação de ferramentas que possibilitem mudanças e crescimento institucional, direcionados para uma comunicação aberta, transparente e de credibilidade.
id UFAM_824042b3b9a97ed389265b7857913bce
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3572
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling O Sistema de Comunicação como gerador de resultados positivos no IFAM: um estudo de caso no Campus Manaus - Distrito IndustrialProcesso da comunicaçãoEstratégias de comunicaçãoOceano AzulCMDI/IFAMCommunication processCommunication strategiesOcean BlueIFAMENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃOA informação é uma necessidade dos novos tempos, atinge diversas áreas do conhecimento e está presente no cotidiano de todos. Qualquer instituição pública que não priorize a comunicação tende a retroagir em sua produtividade. Assim, uma liderança participativa e democrática é de suma importância para a comunicação tanto interna, no que se refere ao relacionamento entre funcionários; quanto externa, para acompanhar os avanços tecnológicos do mercado globalizado. Toda organização para alcançar sua missão deve estimular o diálogo, a troca de informações entre a gestão executiva e a base operacional na busca da qualidade dos produtos ou serviços. Este estudo analisou o processo da comunicação no Campus Manaus Distrito Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas CMDI/IFAM, identificando estratégias organizacionais que minimizem entraves identificados no processo comunicacional dessa instituição e resultem em melhorias de produtividade. Essa pesquisa buscou fazer um diagnóstico do processo da comunicação no CMDI/IFAM que identificou gargalos da comunicação interna e elaborou um novo fluxograma, com base na estratégia do Oceano Azul, propondo ações que otimizem a comunicação na instituição, fazendo uma releitura da comunicação, com base em dois suportes fundamentais que se completam: o social e o tecnológico. A utilização da teoria do Oceano Azul justifica-se por integrar atividades funcionais e operacionais da comunicação, propondo uma nova curva de valor a partir da realidade existente para, por meio do modelo das quatro ações, eliminar pontos considerados indispensáveis à comunicação, reduzir aqueles abaixo dos padrões estabelecidos, elevar os que devem estar acima dos padrões e criar atributos nunca oferecidos pelo setor de comunicação. Para que fossem alcançados os objetivos delineados foi realizado um estudo de caso, tendo como universo de pesquisa todos os servidores do CMDI/IFAM que foram investigados por meio de questionários constituídos de perguntas abertas e fechadas, fornecendo dados que permitiram avaliar o processo da comunicação que será efetivada através da aplicação de ferramentas que possibilitem mudanças e crescimento institucional, direcionados para uma comunicação aberta, transparente e de credibilidade.The information is a necessity of our times, reaches different areas of knowledge and is present in daily life of everyone. Any public institution that does not prioritize communication tends to be retroactive in its productivity. Thus, participatory and democratic leadership is of paramount importance for both internal communication with regard to the relationship between employees, and externally, to keep up with technological advances of the globalized market. Every organization to achieve its mission to encourage dialogue, exchange of information between the executive management and operational base in pursuit of quality of products or services. This study examined the process of communication in Campus Manaus Industrial District of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas - CMDI / IFAM, identifying organizational strategies that minimize barriers identified in the communication process that institution and result in productivity improvements. This research sought to make a diagnosis of the communication process in CMDI / IFAM that identified bottlenecks of internal communication and developed a new flowchart, based on Blue Ocean strategy, proposing actions that optimize communication in the institution, making a retelling of communication with based on two fundamental supports that go together: social and technological . The use of the Blue Ocean theory is justified by integrating functional and operational activities of communication by proposing a new value curve from the existing reality to, through the model of the four actions, eliminate points considered essential to communication, reduce those below established standards, raise that should be above the standards and create attributes never offered by the communications sector. In order to have achieved the goals outlined a case study was conducted, with the universe for all servers in the CMDI / IFAM which were investigated through questionnaires consisting of open and closed questions, providing data that allowed us to evaluate the process of communication will be effected through the application of tools that enable institutional change and growth, targeted for an open, transparent and credible communication.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de TecnologiaBRUFAMPrograma de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoFrota, Cláudio Dantashttp://lattes.cnpq.br/5343572313273237Silva, Maria de Fátima Barroshttp://lattes.cnpq.br/93085798299805242015-04-22T22:11:06Z2015-04-092013-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, Maria de Fátima Barros. O Sistema de Comunicação como gerador de resultados positivos no IFAM: um estudo de caso no Campus Manaus - Distrito Industrial. 2013. 167 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3572porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-11-08T19:27:20Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3572Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-11-08T19:27:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O Sistema de Comunicação como gerador de resultados positivos no IFAM: um estudo de caso no Campus Manaus - Distrito Industrial
title O Sistema de Comunicação como gerador de resultados positivos no IFAM: um estudo de caso no Campus Manaus - Distrito Industrial
spellingShingle O Sistema de Comunicação como gerador de resultados positivos no IFAM: um estudo de caso no Campus Manaus - Distrito Industrial
Silva, Maria de Fátima Barros
Processo da comunicação
Estratégias de comunicação
Oceano Azul
CMDI/IFAM
Communication process
Communication strategies
Ocean Blue
IFAM
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
title_short O Sistema de Comunicação como gerador de resultados positivos no IFAM: um estudo de caso no Campus Manaus - Distrito Industrial
title_full O Sistema de Comunicação como gerador de resultados positivos no IFAM: um estudo de caso no Campus Manaus - Distrito Industrial
title_fullStr O Sistema de Comunicação como gerador de resultados positivos no IFAM: um estudo de caso no Campus Manaus - Distrito Industrial
title_full_unstemmed O Sistema de Comunicação como gerador de resultados positivos no IFAM: um estudo de caso no Campus Manaus - Distrito Industrial
title_sort O Sistema de Comunicação como gerador de resultados positivos no IFAM: um estudo de caso no Campus Manaus - Distrito Industrial
author Silva, Maria de Fátima Barros
author_facet Silva, Maria de Fátima Barros
http://lattes.cnpq.br/9308579829980524
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/9308579829980524
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Frota, Cláudio Dantas
http://lattes.cnpq.br/5343572313273237
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria de Fátima Barros
http://lattes.cnpq.br/9308579829980524
dc.subject.por.fl_str_mv Processo da comunicação
Estratégias de comunicação
Oceano Azul
CMDI/IFAM
Communication process
Communication strategies
Ocean Blue
IFAM
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
topic Processo da comunicação
Estratégias de comunicação
Oceano Azul
CMDI/IFAM
Communication process
Communication strategies
Ocean Blue
IFAM
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
description A informação é uma necessidade dos novos tempos, atinge diversas áreas do conhecimento e está presente no cotidiano de todos. Qualquer instituição pública que não priorize a comunicação tende a retroagir em sua produtividade. Assim, uma liderança participativa e democrática é de suma importância para a comunicação tanto interna, no que se refere ao relacionamento entre funcionários; quanto externa, para acompanhar os avanços tecnológicos do mercado globalizado. Toda organização para alcançar sua missão deve estimular o diálogo, a troca de informações entre a gestão executiva e a base operacional na busca da qualidade dos produtos ou serviços. Este estudo analisou o processo da comunicação no Campus Manaus Distrito Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas CMDI/IFAM, identificando estratégias organizacionais que minimizem entraves identificados no processo comunicacional dessa instituição e resultem em melhorias de produtividade. Essa pesquisa buscou fazer um diagnóstico do processo da comunicação no CMDI/IFAM que identificou gargalos da comunicação interna e elaborou um novo fluxograma, com base na estratégia do Oceano Azul, propondo ações que otimizem a comunicação na instituição, fazendo uma releitura da comunicação, com base em dois suportes fundamentais que se completam: o social e o tecnológico. A utilização da teoria do Oceano Azul justifica-se por integrar atividades funcionais e operacionais da comunicação, propondo uma nova curva de valor a partir da realidade existente para, por meio do modelo das quatro ações, eliminar pontos considerados indispensáveis à comunicação, reduzir aqueles abaixo dos padrões estabelecidos, elevar os que devem estar acima dos padrões e criar atributos nunca oferecidos pelo setor de comunicação. Para que fossem alcançados os objetivos delineados foi realizado um estudo de caso, tendo como universo de pesquisa todos os servidores do CMDI/IFAM que foram investigados por meio de questionários constituídos de perguntas abertas e fechadas, fornecendo dados que permitiram avaliar o processo da comunicação que será efetivada através da aplicação de ferramentas que possibilitem mudanças e crescimento institucional, direcionados para uma comunicação aberta, transparente e de credibilidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-30
2015-04-22T22:11:06Z
2015-04-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Maria de Fátima Barros. O Sistema de Comunicação como gerador de resultados positivos no IFAM: um estudo de caso no Campus Manaus - Distrito Industrial. 2013. 167 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3572
identifier_str_mv Silva, Maria de Fátima Barros. O Sistema de Comunicação como gerador de resultados positivos no IFAM: um estudo de caso no Campus Manaus - Distrito Industrial. 2013. 167 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234097301258240