A práxis ambiental na escola rural Professora Francisca Góes dos Santos, Careiro da Várzea, Amazonas, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Valdenir Fábio de Moraes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5173453732978633
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6164
Resumo: A formação de sujeitos ambientalmente conscientes e que sejam capazes de dialogar quanto às práticas de sustentabilidade e de equilíbrio ambiental tem sido uma preocupação da sociedade e de instituições educacionais. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar a práxis ambiental em escola ribeirinha no Amazonas. A instituição escolhida foi a escola municipal Professora Francisca Góes dos Santos, situada na comunidade São Francisco, Costa de Terra Nova, Careiro da Várzea, Amazonas. Buscou-se analisar se a mesma tem sido capaz de, com suas práticas educacionais, formar cidadãos capazes de pensar o ambiente de forma sustentável, comprometendo-se com a conservação dos recursos naturais para as gerações futuras. A escolha da área de estudo deveu-se ao fato de a escola situar-se em área de várzea, cujas terras da comunidade são inundadas anualmente pelas águas do rio Amazonas, conferindo a mesma, um caráter peculiar quanto ao estudo da relação da com o ambiente que a cerca. Foram traçados três objetivos específicos: Analisar as formas de ambiente na comunidade São Francisco; Identificar as formas de gestão da escola e da comunidade e Avaliar a sustentabilidade ambiental na escola Professora Francisca Góes dos Santos. Para atingir estes objetivos, foram utilizados diversos instrumentos metodológicos como entrevistas abertas, conversas informais, observação, formulários e o Programa Websphere Analysis. Os resultados indicam que a escola municipal Professora Francisca Góes dos Santos apesar de em seu contexto geral ter uma ideia bem definida do que seja a responsabilidade que se deva ter com o ambiente e com tudo que se refere ao tema, não consegue articular mecanismos suficientes para estabelecer uma política pedagógica concreta de formação de seus docentes, de seu corpo técnico, do seu corpo discente e muito menos da comunidade em que a mesma está inserida. Isto se deve, principalmente, pelo processo de descontinuidade nas ações desenvolvidas pela instituição, pela não preocupação com o exemplo que dá ao público que dela faz parte e de modo mais efetivo, pelo modo distante com que a instituição de ensino trata a comunidade e os que dela não fazem parte de forma direta. Portanto, os resultados indicam de forma geral, que a formação de cidadãos ambientalmente conscientes sofre forte desgaste, influenciado pelos motivos acima elencados, com especial destaque ao relacionamento da instituição com a comunidade em que está inserida; e que o fato de a escola estar localizada em uma comunidade situada em área rural, ribeirinha e varzeana, não tem sido utilizado de forma positiva pela instituição para a formação dos seus docentes, discentes e de toda a comunidade. Desafios são grandes, porém, a estrutura, a formação dos colaboradores e a pré-disponibilidade dos comunitários são pontos críticos que podem ser utilizados de forma positiva na formação de todos os envolvidos com a instituição escolar.
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A escolha da área de estudo deveu-se ao fato de a escola situar-se em área de várzea, cujas terras da comunidade são inundadas anualmente pelas águas do rio Amazonas, conferindo a mesma, um caráter peculiar quanto ao estudo da relação da com o ambiente que a cerca. Foram traçados três objetivos específicos: Analisar as formas de ambiente na comunidade São Francisco; Identificar as formas de gestão da escola e da comunidade e Avaliar a sustentabilidade ambiental na escola Professora Francisca Góes dos Santos. Para atingir estes objetivos, foram utilizados diversos instrumentos metodológicos como entrevistas abertas, conversas informais, observação, formulários e o Programa Websphere Analysis. Os resultados indicam que a escola municipal Professora Francisca Góes dos Santos apesar de em seu contexto geral ter uma ideia bem definida do que seja a responsabilidade que se deva ter com o ambiente e com tudo que se refere ao tema, não consegue articular mecanismos suficientes para estabelecer uma política pedagógica concreta de formação de seus docentes, de seu corpo técnico, do seu corpo discente e muito menos da comunidade em que a mesma está inserida. Isto se deve, principalmente, pelo processo de descontinuidade nas ações desenvolvidas pela instituição, pela não preocupação com o exemplo que dá ao público que dela faz parte e de modo mais efetivo, pelo modo distante com que a instituição de ensino trata a comunidade e os que dela não fazem parte de forma direta. Portanto, os resultados indicam de forma geral, que a formação de cidadãos ambientalmente conscientes sofre forte desgaste, influenciado pelos motivos acima elencados, com especial destaque ao relacionamento da instituição com a comunidade em que está inserida; e que o fato de a escola estar localizada em uma comunidade situada em área rural, ribeirinha e varzeana, não tem sido utilizado de forma positiva pela instituição para a formação dos seus docentes, discentes e de toda a comunidade. Desafios são grandes, porém, a estrutura, a formação dos colaboradores e a pré-disponibilidade dos comunitários são pontos críticos que podem ser utilizados de forma positiva na formação de todos os envolvidos com a instituição escolar.The formation of environmentally conscious subjects and who are able to dialogue about sustainability practices and environmental equilibrium has been a concern of society and educational institutions. In this sense, the objective of this research was to analyze the environmental praxis in riverside school in the Amazon. The chosen institution was the municipal school Professor Francisca Góes dos Santos, located in the community of São Francisco, Costa Nova Terra, Careiro da Várzea, Amazonas. The aim was to analyze if it has been able, with its educational practices, to form citizens capable of thinking about the environment in a sustainable way, committing itself to the conservation of natural resources for future generations. The choice of the study area was due to the fact that the school is located in a floodplain area, whose community lands are flooded annually by the waters of the Amazon River, conferring the same, a peculiar character regarding the study of the relation of the Environment that surrounds it. Three specific objectives were outlined: To analyze the forms of environment in the São Francisco community; Identify the ways of school and community management and Evaluate environmental sustainability in school Professor Francisca Góes dos Santos. To achieve these objectives, several methodological tools such as open interviews, informal conversations, observation, forms and the Websphere Analysis Program were used. The results indicate that the municipal school Professor Francisca Góes dos Santos, although in its general context, has a clear idea of the responsibility that must be had with the environment and with everything that refers to the theme, it can not articulate enough mechanisms to To establish a concrete pedagogical policy of training of its teachers, its technical staff, its student body and much less of the community in which it is inserted. This is mainly due to the process of discontinuity in the actions developed by the institution, not concern with the example given to the public that is part of it, and more effectively, by the distant way in which the institution treats the community and the Which are not part of it directly. Therefore, the results indicate, in general, that the formation of environmentally conscious citizens suffers heavy wear and tear, influenced by the above mentioned reasons, with special emphasis on the relationship of the institution with the community in which it is inserted; And that the fact that the school is located in a community located in rural, riverine and varzean areas has not been used in a positive way by the institution to train its teachers, students and the entire community. Challenges are great, however, the structure, the training of employees and the pre-availability of the community are critical points that can be used in a positive way in the training of all those involved with the school institution.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de Ciências AgráriasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na AmazôniaSilva, Neliton Marques dahttp://lattes.cnpq.br/2951411669963459Moreira, Valdenir Fábio de Moraeshttp://lattes.cnpq.br/51734537329786332018-02-09T19:18:04Z2017-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOREIRA, Valdenir Fábio de Moraes. A práxis ambiental na escola rural Professora Francisca Góes dos Santos, Careiro da Várzea, Amazonas, Brasil. 2017. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6164porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-02-10T05:03:17Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6164Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-02-10T05:03:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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