Orçamento matricial: uma proposta metodológica aplicada à uma instituição privada de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, José Nilton Leite de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6555588776199779, https://orcid.org/0000-0002-7203-6040
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7610
Resumo: A gestão estratégica de custos é uma importante ferramenta gerencial para o desenvolvimento das Instituições de Ensino Superior, na qual enfatiza todas as etapas do processo organizacional, para obter vantagem competitiva e criar valor para o consumidor final. O objetivo geral desta pesquisa foi propor um modelo de gestão e execução orçamentária para uma Instituição Privada de Ensino Superior. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição privada de ensino superior, localizada na cidade de Porto Velho, capital de Rondônia, que atua há mais de trinta anos no segmento da educação. A metodologia utilizada foi conduzida por meio de uma pesquisa qualitativa, empregando o estudo de caso como forma investigativa; uma pesquisa bibliográfica para subsidiar o registro e a redação do trabalho, bem como prover a sustentação teórica do estudo; com vistas a subsidiar a operacionalização do estudo, foi realizada uma pesquisa-ação; tiveram como sujeitos da pesquisa os principais executivos da IES; junto aos sujeitos da pesquisa, as informações foram coletadas por meio de entrevistas não estruturadas. Os resultados indicam que: (a) a IES pesquisada não dispõe de um processo orçamentário efetivamente implantado; (b) os processos da IES que representam as fontes imprescindíveis de entrada e saída de recursos financeiros, devem estar em sintonia com o propósito do planejamento orçamentário, e que os gestores diretos dos processos de matrícula, aquisição de bens e serviços e de pagamento de pessoal podem contribuir efetivamente com a proposta elaborada nessa pesquisa; (c) o processo orçamentário ainda é operacionalizado numa vertente mais tradicionalista, numa visão top-down; (d) o estudo pode contribuir sobremaneira para a área de gestão orçamentária, gestão de custos e gestão estratégica a partir do momento que favorece para melhor entender como agem as instituições privadas de ensino superior no sentido de manterem-se financeiramente sustentáveis perante o concorrido mercado em que atuam; (e) o estudo mostrou resultados e possibilidades de que poderá beneficiar outras instituições no segmento educacional; e (f) há um alto grau de dificuldade em obter dados para a pesquisa relacionados às Instituições Privadas de Ensino Superior, uma vez que as informações são estratégicas para o crescimento da empesa.
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A metodologia utilizada foi conduzida por meio de uma pesquisa qualitativa, empregando o estudo de caso como forma investigativa; uma pesquisa bibliográfica para subsidiar o registro e a redação do trabalho, bem como prover a sustentação teórica do estudo; com vistas a subsidiar a operacionalização do estudo, foi realizada uma pesquisa-ação; tiveram como sujeitos da pesquisa os principais executivos da IES; junto aos sujeitos da pesquisa, as informações foram coletadas por meio de entrevistas não estruturadas. Os resultados indicam que: (a) a IES pesquisada não dispõe de um processo orçamentário efetivamente implantado; (b) os processos da IES que representam as fontes imprescindíveis de entrada e saída de recursos financeiros, devem estar em sintonia com o propósito do planejamento orçamentário, e que os gestores diretos dos processos de matrícula, aquisição de bens e serviços e de pagamento de pessoal podem contribuir efetivamente com a proposta elaborada nessa pesquisa; (c) o processo orçamentário ainda é operacionalizado numa vertente mais tradicionalista, numa visão top-down; (d) o estudo pode contribuir sobremaneira para a área de gestão orçamentária, gestão de custos e gestão estratégica a partir do momento que favorece para melhor entender como agem as instituições privadas de ensino superior no sentido de manterem-se financeiramente sustentáveis perante o concorrido mercado em que atuam; (e) o estudo mostrou resultados e possibilidades de que poderá beneficiar outras instituições no segmento educacional; e (f) há um alto grau de dificuldade em obter dados para a pesquisa relacionados às Instituições Privadas de Ensino Superior, uma vez que as informações são estratégicas para o crescimento da empesa.Strategic cost management is an important management tool for the development of Higher Education Institutions, in which it emphasizes all stages of the organizational process, to gain competitive advantage and create value for the end consumer. The general objective of this research was to propose a budget management and execution model for a Private Higher Education Institution. The research was conducted in a private institution of higher education, located in the city of Porto Velho, capital of Rondônia, which has been active in the education segment for over thirty years. The methodology used was conducted through a qualitative research, using the case study as an investigative form; a bibliographic research to support the registration and writing of the work, as well as provide the theoretical support of the study; In order to support the operationalization of the study, an action research was conducted; The research subjects were the main executives of the IES; With the research subjects, the information was collected through unstructured interviews. The results indicate that: (a) the researched HEI does not have a budget process effectively implemented; (b) HEI processes that represent the essential sources of inflow and outflow of funds should be in line with the purpose of budget planning, and that the direct managers of the registration, procurement of goods and services, and payment of staff can effectively contribute to the proposal elaborated in this research; (c) the budget process is still operationalized in a more traditionalist aspect, in a top-down view; (d) the study can greatly contribute to the area of budget management, cost management and strategic management from the moment it favors to better understand how private higher education institutions act in order to remain financially sustainable in the competitive market. in which they operate; (e) the study showed results and possibilities that could benefit other institutions in the educational segment; and (f) there is a high degree of difficulty in obtaining research data related to Private Higher Education Institutions, as the information is strategic for the growth of the company.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoSouza Júnior, Armando Araújo dehttp://lattes.cnpq.br/4819744809032210Medeiros, Hyggor da Silvahttp://lattes.cnpq.br/0036449305312107Reis, Dércio Luizhttp://lattes.cnpq.br/0744595360592397Oliveira, José Nilton Leite dehttp://lattes.cnpq.br/6555588776199779https://orcid.org/0000-0002-7203-60402020-01-15T15:01:17Z2019-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, José Nilton Leite de. Orçamento matricial: uma proposta metodológica aplicada à uma instituição privada de ensino superior. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Amazona, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7610porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-01-16T05:04:11Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7610Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-01-16T05:04:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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