Análise psicodinâmica do trabalho de professores de uma escola rural do município de Iranduba /AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosas, Maria Letícia Messias
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9222433618491817
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3939
Resumo: A reestruturação produtiva que alcançou sua forma mais ostensiva nas décadas de 80 e 90, também teve forte impacto sobre o sistema educacional, gerando novas demandas, que repercutiram nas formas de gestão e organização do trabalho docente. O objetivo da pesquisa foi compreender aspectos da experiência intersubjetiva presentes no trabalho de professores do ensino fundamental de uma escola pública, situada na zona rural do município de Iranduba no Amazonas; utilizou-se abordagem qualitativa, elegendo o aporte teórico-metodológico da Psicodinâmica do Trabalho, empregando como método a clínica do trabalho dejouriana, seguindo as etapas: pré-pesquisa, através do contato com a gestão e análise da demanda; pesquisa propriamente dita, desenvolvida em oito encontros em um espaço destinado à fala, escuta e observação clínica; e a validação e refutação dos resultados. Participaram da pesquisa sete professores. O estudo evidenciou que a organização do trabalho é fortemente marcada pela distância entre o prescrito e o real. A imposição de normas está, de modo geral, relacionada à escolha da metodologia e do material didático, feita quase sempre sem consulta prévia aos educadores. As condições de trabalho revelam-se inapropriadas para a prática da atividade docente, com espaços físicos inadequados, insuficientes ou inexistentes, salas superlotadas e falta de material pedagógico. A dinâmica das relações envolve, por um lado, o prazer decorrente da percepção de progresso dos alunos e, por outro, o sofrimento associado à dificuldade em estabelecer parceria entre a família e a escola, além da impossibilidade de criar vínculos de confiança com a hierarquia. A mobilização subjetiva é viabilizada através do uso da inteligência prática por meio de recursos derivados da intuição e da experiência acumulada ao longo dos vários anos da profissão; da cooperação que surge diante de situações que remetem a experiências compartilhadas pelos professores; e do reconhecimento proferido tanto pelos pais dos alunos, na forma de julgamento de utilidade, quanto entre os pares, indicando uma avaliação da beleza e estética do trabalho. No entanto, a falta de reconhecimento por parte dos superiores hierárquicos leva à restrição da mobilização subjetiva, além de dificultar a transformação do sofrimento em prazer no trabalho. O sofrimento aparece vinculado ao desinteresse dos alunos, à dificuldade em abordar certas temáticas transversais e à pressão por metas de aprovação. Diante do sofrimento, os professores recorrem às estratégias de enfrentamento, principalmente a transgressão do trabalho prescrito, e às estratégias de defesa, baseadas na racionalização, na resignação e no presenteísmo. Identificaram-se como sinais e sintomas do adoecimento: problemas de garganta, inflamações do glóbulo ocular, aumento da diabetes e da pressão arterial. Existem ainda indicativos para as patologias do trabalho, dentre as quais se destacam a sobrecarga e o risco de depressão decorrente da alienação social. Acreditamos que a pesquisa possibilitou a compreensão de vivências intersubjetivas presentes no trabalho docente em contexto rural, sinalizando a importância de ampliar os estudos com a utilização da clínica do trabalho stricto sensu.
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O objetivo da pesquisa foi compreender aspectos da experiência intersubjetiva presentes no trabalho de professores do ensino fundamental de uma escola pública, situada na zona rural do município de Iranduba no Amazonas; utilizou-se abordagem qualitativa, elegendo o aporte teórico-metodológico da Psicodinâmica do Trabalho, empregando como método a clínica do trabalho dejouriana, seguindo as etapas: pré-pesquisa, através do contato com a gestão e análise da demanda; pesquisa propriamente dita, desenvolvida em oito encontros em um espaço destinado à fala, escuta e observação clínica; e a validação e refutação dos resultados. Participaram da pesquisa sete professores. O estudo evidenciou que a organização do trabalho é fortemente marcada pela distância entre o prescrito e o real. A imposição de normas está, de modo geral, relacionada à escolha da metodologia e do material didático, feita quase sempre sem consulta prévia aos educadores. As condições de trabalho revelam-se inapropriadas para a prática da atividade docente, com espaços físicos inadequados, insuficientes ou inexistentes, salas superlotadas e falta de material pedagógico. A dinâmica das relações envolve, por um lado, o prazer decorrente da percepção de progresso dos alunos e, por outro, o sofrimento associado à dificuldade em estabelecer parceria entre a família e a escola, além da impossibilidade de criar vínculos de confiança com a hierarquia. A mobilização subjetiva é viabilizada através do uso da inteligência prática por meio de recursos derivados da intuição e da experiência acumulada ao longo dos vários anos da profissão; da cooperação que surge diante de situações que remetem a experiências compartilhadas pelos professores; e do reconhecimento proferido tanto pelos pais dos alunos, na forma de julgamento de utilidade, quanto entre os pares, indicando uma avaliação da beleza e estética do trabalho. No entanto, a falta de reconhecimento por parte dos superiores hierárquicos leva à restrição da mobilização subjetiva, além de dificultar a transformação do sofrimento em prazer no trabalho. O sofrimento aparece vinculado ao desinteresse dos alunos, à dificuldade em abordar certas temáticas transversais e à pressão por metas de aprovação. Diante do sofrimento, os professores recorrem às estratégias de enfrentamento, principalmente a transgressão do trabalho prescrito, e às estratégias de defesa, baseadas na racionalização, na resignação e no presenteísmo. Identificaram-se como sinais e sintomas do adoecimento: problemas de garganta, inflamações do glóbulo ocular, aumento da diabetes e da pressão arterial. Existem ainda indicativos para as patologias do trabalho, dentre as quais se destacam a sobrecarga e o risco de depressão decorrente da alienação social. Acreditamos que a pesquisa possibilitou a compreensão de vivências intersubjetivas presentes no trabalho docente em contexto rural, sinalizando a importância de ampliar os estudos com a utilização da clínica do trabalho stricto sensu.The productive restructuration that reached its most ostensible form in the 80s and 90s, also had a massive impact on the educational system, creating new demands which had effects on the management and organization of teaching work. The purpose of this research was to understand aspects of the inter-subjective experience in the work of elementary school teachers in a public school, located in the rural municipality of Iranduba in Amazonas. A qualitative approach was made, taking the theoretical and methodological subsidies from the Psychodynamics of Work, utilizing the dejourian clinic of work as a technique by taking the following steps: pre-investigation, through the contact with the management and analysis of the demand; research itself, performed in eight meetings, in a space for talking, listening and clinical observation; and at last, validation or refutation of results. Seven teachers participated in the research. The study revealed that the organization of work is strongly marked by the gap between prescribed and real. The imposition of rules is mostly related to the given methodology and didactic material, often selected without prior notice and approval by the educators. The working conditions turn out to be inappropriate for teaching practice, with inadequate, insufficient or non-existent physical spaces, overcrowded classrooms and lack of teaching materials. On the one hand, the dynamics of the relationship involves the pleasure arising from the perception of students’ progress, and on the other, the pain associated with difficulty in establishing a partnership between families and school, in addition to impossibility to build a bond of trust with the hierarchy. The subjective mobilization is made possible through the use of practical intelligence by features derived from intuition and experience amassed over the years of career; by cooperation that arises in situations that lead to experiences shared by teachers; and by the recognition given both by parents, in the form of acknowledgement of utility, and among peers, indicating an evaluation of beauty and aesthetics of the work. However, the lack of recognition by superiors leads to restriction of subjective mobilization, and hinder the transformation of suffering into pleasure at work. Suffering appears linked to students’ disinterest, difficulties in addressing some cross-cutting issues and pressure for student approval goals. In front of suffering, teachers resort to coping strategies, primarily the transgression of the prescribed work, and to defence strategies based on rationalization, resignation and presenteeism. Some signs and symptoms of illness were identified: sore throats, inflammation of the eyeball, increased blood pressure and diabetes. There are also evidences of work pathologies, such as overload and the risk of depression due to social alienation. We believe that the research has allowed us to understand these inter-subjective experiences in teaching in a rural context, signalling the importance of expanding the studies with the use of clinic of work in stricto sensu.OutrosUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de PsicologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em PsicologiaMoraes, Rosângela Dutra dehttp://lattes.cnpq.br/2531084466034389Rosas, Maria Letícia Messiashttp://lattes.cnpq.br/92224336184918172015-05-21T14:29:53Z2012-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROSAS, Maria Letícia Messias. Análise psicodinâmica do trabalho de professores de uma escola rural do município de Iranduba /AM. 2012. 145 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manuas, 2012.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3939porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-03T12:49:00Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4474Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-03T12:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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