O efeito da aprendizagem na mediação das respostas emocionais de ansiedade no rato wistar
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2857 |
Resumo: | Este projeto tem como finalidade desenvolver um estudo exploratório sobre a aprendizagem na mediação das respostas de ansiedade do rato Wistar. Foram utilizados 96 ratos albinos, machos, da raça Wistar, com idades entre 90 e 120 dias, pesando aproximadamente entre 280g e 350g cada um, experimentalmente ingênuos na primeira sessão e privados de água por 48h. Os sujeitos foram subdivididos em 3 grupos de 32 animais: Grupo A: controle; Grupo B: experimental (reforço positivo água); Grupo C: experimental (reforço positivo refúgio). Para o experimento foi utilizado o campo aberto e os animais foram observados de maneira individual, cada sessão teve duração de 10 minutos. O grupo A (controle) não sofreu intervenção. O grupo B encontrou uma trilha de água no campo aberto, nas sessões 2 e 3. O grupo C encontrou um refúgio no centro do campo aberto nas sessões 2 e 3. As análises comportamentais foram realizadas a partir dos comportamentos observados nas sessões 1 e 4, evidenciando que a aprendizagem funciona como elemento mediador no controle e gerenciamento dos processos ansiosos dos ratos. |
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O efeito da aprendizagem na mediação das respostas emocionais de ansiedade no rato wistarAprendizagemComportamentoAnsiedadeCampo abertoLearningBehaviorAnxietyOpen fieldCIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIAEste projeto tem como finalidade desenvolver um estudo exploratório sobre a aprendizagem na mediação das respostas de ansiedade do rato Wistar. Foram utilizados 96 ratos albinos, machos, da raça Wistar, com idades entre 90 e 120 dias, pesando aproximadamente entre 280g e 350g cada um, experimentalmente ingênuos na primeira sessão e privados de água por 48h. Os sujeitos foram subdivididos em 3 grupos de 32 animais: Grupo A: controle; Grupo B: experimental (reforço positivo água); Grupo C: experimental (reforço positivo refúgio). Para o experimento foi utilizado o campo aberto e os animais foram observados de maneira individual, cada sessão teve duração de 10 minutos. O grupo A (controle) não sofreu intervenção. O grupo B encontrou uma trilha de água no campo aberto, nas sessões 2 e 3. O grupo C encontrou um refúgio no centro do campo aberto nas sessões 2 e 3. As análises comportamentais foram realizadas a partir dos comportamentos observados nas sessões 1 e 4, evidenciando que a aprendizagem funciona como elemento mediador no controle e gerenciamento dos processos ansiosos dos ratos.This project aims to develop an exploratory study of learning in mediating anxiety responses in the Wistar rat . A total of 96 male, albino rats , Wistar , aged 90 and 120 days , weighing roughly between 280g and 350g each, experimentally naive at the first session and deprived of water for 48 hours . The subjects were divided into 3 groups of 32 animals : Group A : control , Group B: experimental ( positive reinforcement - water ), Group C : experimental ( positive reinforcement - refuge) . For the experiment we used the open field , and each session lasted 10 minutes. 4 sessions were conducted with each group of animals , the first and the last pre-test and post-test respectively for all groups. Group A (control ) did not undergo . Group B found a trail of water in the open field , in sessions 2 and 3. The group C found a refuge in the center of the field in sessions 2 and 3. The behavioral analyzes were performed from the observed behaviors in sessions 1 and 4 , showing that learning acts as a mediator in the control and management of processes anxious rats .Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de PsicologiaBRUFAMPrograma de Pós-graduação em PsicologiaSilva Filho, José Humberto dahttp://lattes.cnpq.br/6407212894793482Pereira, Alessandra dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/46427525850453622015-04-11T13:59:26Z2015-04-102013-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Alessandra dos Santos. O efeito da aprendizagem na mediação das respostas emocionais de ansiedade no rato wistar. 2013. 117 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2857porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-03T12:44:25Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2857Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-03T12:44:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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