Estudo das ciências ambientais na aprendizagem baseada em projeto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jurandir dos Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: 3388619742602821
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9426
Resumo: A utilização de métodos ativos de aprendizagem e a aplicação de diferentes atividades didáticas distribuídas em várias etapas tendo como contexto a temática da garimpagem do ouro na Amazônia, permitiu a idealização de um produto Técnico Tecnológico – Educacional para o ensino das Ciências Ambientais. O trabalho foi realizado em formato de projeto com uso de diferentes ferramentas tecnológicas e aplicação de aprendizagem baseada em projeto e problemas. Estiveram diretamente envolvidos em seu desenvolvimento, discentes dos cursos da modalidade subsequentes do Instituto Federal do Amazonas, campus Humaitá. Com esta pesquisa experimental nos propusemos a identificar como os métodos ativos podem influenciar no ensino e na aprendizagem das Temáticas Ambientais. Com os resultados do experimento e oficinas, desenvolveu-se um produto na forma de uma sequência didática que orienta uma prática pedagógica de diálogo com as Ciências Ambientais. Para a parte experimental do estudo, optou-se por abordagens de análises qualitativas, multivariadas e exploratórias. Para o desenvolvimento das oficinas de ensino tomou-se como base os métodos ativos de aprendizagens. As atividades didáticas baseadas em projeto ocorreram em formato de trabalhos interativos, colaborativos e com uso de ferramentas tecnológicas digitais. Os resultados analisados da forma qualitativa, análise de conteúdo e documental, indicam pontos relevantes e cenário favorável baseado na utilização de sequências didáticas, aplicada a partir de métodos ativos de aprendizagens, bom planejamento e utilização de recursos tecnológicos. Os impactos positivos do projeto aplicado permitiram aos discentes um melhor rendimento e maior motivação para os estudos, quando comparados ao grupo controle, além de uma visão crítica e atualizada a realidade que os cerca, marcada pela problemática e os impactos socioambientais do garimpo no leito do rio Madeira.
id UFAM_8f9dacb9907933eb7351e5a839dbd41c
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9426
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Estudo das ciências ambientais na aprendizagem baseada em projetoGarimpo - Pesquisa - Humaitá (AM)Ciência - Estudo e ensino - Humaitá A(M)OUTROS: CIENCIASMeio AmbienteConservaçãoEnsinoGarimpoRio MadeiraA utilização de métodos ativos de aprendizagem e a aplicação de diferentes atividades didáticas distribuídas em várias etapas tendo como contexto a temática da garimpagem do ouro na Amazônia, permitiu a idealização de um produto Técnico Tecnológico – Educacional para o ensino das Ciências Ambientais. O trabalho foi realizado em formato de projeto com uso de diferentes ferramentas tecnológicas e aplicação de aprendizagem baseada em projeto e problemas. Estiveram diretamente envolvidos em seu desenvolvimento, discentes dos cursos da modalidade subsequentes do Instituto Federal do Amazonas, campus Humaitá. Com esta pesquisa experimental nos propusemos a identificar como os métodos ativos podem influenciar no ensino e na aprendizagem das Temáticas Ambientais. Com os resultados do experimento e oficinas, desenvolveu-se um produto na forma de uma sequência didática que orienta uma prática pedagógica de diálogo com as Ciências Ambientais. Para a parte experimental do estudo, optou-se por abordagens de análises qualitativas, multivariadas e exploratórias. Para o desenvolvimento das oficinas de ensino tomou-se como base os métodos ativos de aprendizagens. As atividades didáticas baseadas em projeto ocorreram em formato de trabalhos interativos, colaborativos e com uso de ferramentas tecnológicas digitais. Os resultados analisados da forma qualitativa, análise de conteúdo e documental, indicam pontos relevantes e cenário favorável baseado na utilização de sequências didáticas, aplicada a partir de métodos ativos de aprendizagens, bom planejamento e utilização de recursos tecnológicos. Os impactos positivos do projeto aplicado permitiram aos discentes um melhor rendimento e maior motivação para os estudos, quando comparados ao grupo controle, além de uma visão crítica e atualizada a realidade que os cerca, marcada pela problemática e os impactos socioambientais do garimpo no leito do rio Madeira.The use of active learning methods and the application of different didactic activities distributed in several stages having as a context the theme of gold panning in the Amazon allowed the idealization of a Technological-Educational Technical product for the teaching of Environmental Sciences. The work was conducted in a project format using different technological tools and the applications of the project and problem-based learning. With this experimental research, we set out to identify how active methods can influence the teaching- learning of environmental themes. With the results of the experiment and workshops, a product was developed as a didactic sequence that guides a pedagogical practice of dialogue with Environmental Sciences. For the experimental part of the present research study, qualitative, multivariate and exploratory analysis approaches were chosen. For the development of the teaching workshops, active learning methods were used as a basis. The didactic activities based on projects took place in the form of interactive, collaborative works and with the use of digital technological tools. The results were analyzed in a qualitative way, with content and documentary analysis and documents, indicating relevant points and a favorable scenario based on the use of didactic sequences, applied from active learning methods, good planning and technological resources. The evaluations out indicate a favorable scenario for the use of didactic sequences applied from active learning methods, good planning, and technological resources. The positive impacts of the applied project allowed the students a better performance and greater motivation for their studies, when compared to the control group, in addition to a critical and updated view of the reality that surrounds them, marked by the problem and the socio- environmental impacts of mining in the bed. of the Madeira River.Universidade Federal do AmazonasCentro de Ciências do AmbienteBrasilUFAMRede Nacional para o Ensino das Ciências AmbientaisPereira, Henrique dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/1352117560279931Massabni, Vânia GalindoMenezes, Jorge AlmeidaChaves, Joselisa MariaSilva, Jurandir dos Santos33886197426028212023-06-26T14:08:38Z2023-04-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Jurandir dos Santos. Estudo das ciências ambientais na aprendizagem baseada em projeto. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9426porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-07-19T05:03:44Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9426Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-07-19T05:03:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo das ciências ambientais na aprendizagem baseada em projeto
title Estudo das ciências ambientais na aprendizagem baseada em projeto
spellingShingle Estudo das ciências ambientais na aprendizagem baseada em projeto
Silva, Jurandir dos Santos
Garimpo - Pesquisa - Humaitá (AM)
Ciência - Estudo e ensino - Humaitá A(M)
OUTROS: CIENCIAS
Meio Ambiente
Conservação
Ensino
Garimpo
Rio Madeira
title_short Estudo das ciências ambientais na aprendizagem baseada em projeto
title_full Estudo das ciências ambientais na aprendizagem baseada em projeto
title_fullStr Estudo das ciências ambientais na aprendizagem baseada em projeto
title_full_unstemmed Estudo das ciências ambientais na aprendizagem baseada em projeto
title_sort Estudo das ciências ambientais na aprendizagem baseada em projeto
author Silva, Jurandir dos Santos
author_facet Silva, Jurandir dos Santos
3388619742602821
author_role author
author2 3388619742602821
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Henrique dos Santos
http://lattes.cnpq.br/1352117560279931
Massabni, Vânia Galindo
Menezes, Jorge Almeida
Chaves, Joselisa Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jurandir dos Santos
3388619742602821
dc.subject.por.fl_str_mv Garimpo - Pesquisa - Humaitá (AM)
Ciência - Estudo e ensino - Humaitá A(M)
OUTROS: CIENCIAS
Meio Ambiente
Conservação
Ensino
Garimpo
Rio Madeira
topic Garimpo - Pesquisa - Humaitá (AM)
Ciência - Estudo e ensino - Humaitá A(M)
OUTROS: CIENCIAS
Meio Ambiente
Conservação
Ensino
Garimpo
Rio Madeira
description A utilização de métodos ativos de aprendizagem e a aplicação de diferentes atividades didáticas distribuídas em várias etapas tendo como contexto a temática da garimpagem do ouro na Amazônia, permitiu a idealização de um produto Técnico Tecnológico – Educacional para o ensino das Ciências Ambientais. O trabalho foi realizado em formato de projeto com uso de diferentes ferramentas tecnológicas e aplicação de aprendizagem baseada em projeto e problemas. Estiveram diretamente envolvidos em seu desenvolvimento, discentes dos cursos da modalidade subsequentes do Instituto Federal do Amazonas, campus Humaitá. Com esta pesquisa experimental nos propusemos a identificar como os métodos ativos podem influenciar no ensino e na aprendizagem das Temáticas Ambientais. Com os resultados do experimento e oficinas, desenvolveu-se um produto na forma de uma sequência didática que orienta uma prática pedagógica de diálogo com as Ciências Ambientais. Para a parte experimental do estudo, optou-se por abordagens de análises qualitativas, multivariadas e exploratórias. Para o desenvolvimento das oficinas de ensino tomou-se como base os métodos ativos de aprendizagens. As atividades didáticas baseadas em projeto ocorreram em formato de trabalhos interativos, colaborativos e com uso de ferramentas tecnológicas digitais. Os resultados analisados da forma qualitativa, análise de conteúdo e documental, indicam pontos relevantes e cenário favorável baseado na utilização de sequências didáticas, aplicada a partir de métodos ativos de aprendizagens, bom planejamento e utilização de recursos tecnológicos. Os impactos positivos do projeto aplicado permitiram aos discentes um melhor rendimento e maior motivação para os estudos, quando comparados ao grupo controle, além de uma visão crítica e atualizada a realidade que os cerca, marcada pela problemática e os impactos socioambientais do garimpo no leito do rio Madeira.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-26T14:08:38Z
2023-04-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Jurandir dos Santos. Estudo das ciências ambientais na aprendizagem baseada em projeto. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9426
identifier_str_mv SILVA, Jurandir dos Santos. Estudo das ciências ambientais na aprendizagem baseada em projeto. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Centro de Ciências do Ambiente
Brasil
UFAM
Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Centro de Ciências do Ambiente
Brasil
UFAM
Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809731996917694464