Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC: o contexto da descontinuidade do programa de formação continuada e seus impactos no âmbito da SEDUC/AM
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8477 |
Resumo: | Ao longo do processo histórico referente às políticas educacionais brasileiras, o que se vê é a finitude de programas voltados para minimizar o analfabetismo sendo estes interrompidos abruptamente, sem explicações ou algo que justifique tal comportamento. O que fica registrado na história da educação é que, a priori, a mudança de governo é um fator relevante e decisivo. A posteriori, percebemos que apesar do que está evidenciado pode haver outras implicações que concretizem as extinções. Desta forma, a presente pesquisa tem por objetivo analisar o contexto da descontinuidade do programa de formação continuada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no âmbito da SEDUC/AM, enquanto política pública que envolve os entes federados num pacto amplo e contraditório. Ligados à Linha 02 – Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional, e ao Grupo de Estudos em Políticas Públicas e Educação – GPPE, liderado pela Prof.ª Dra. Selma Suely Baçal de Oliveira, descrevemos a implementação realizada pela secretaria em colaboração com instituições formadoras que têm papel preponderante na formação dos professores alfabetizadores que serão multiplicadores em suas localidades. Para desenvolver este estudo, foi realizada uma revisão de literatura que não nos mostrou a descontinuidade como foco principal das pesquisas, em geral são pesquisas que são pautadas no aspecto pedagógico dos programas educacionais. O levantamento bibliográfico e a análise dos documentos orientadores do programa nos anos de 2012, 2015 e 2017, além dos amparos legais, é o norte para apresentar os fundamentos da política. A dissertação problematiza a descontinuidade do PNAIC tendo em vista o cenário político, social e educacional. Na análise inicial, identifica-se uma característica de não aprimoramento e descontinuidade das políticas, limitando sua permanência ao período do cargo eletivo, no caso, da Presidência da República. |
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Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC: o contexto da descontinuidade do programa de formação continuada e seus impactos no âmbito da SEDUC/AMProfessores - FormaçãoPolítica pública - Educação - Manaus (AM)Professores de educação infantil - FormaçãoCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOFormação Continuada de ProfessoresAlfabetizaçãoPolíticas Públicas EducacionaisEducaçãoAo longo do processo histórico referente às políticas educacionais brasileiras, o que se vê é a finitude de programas voltados para minimizar o analfabetismo sendo estes interrompidos abruptamente, sem explicações ou algo que justifique tal comportamento. O que fica registrado na história da educação é que, a priori, a mudança de governo é um fator relevante e decisivo. A posteriori, percebemos que apesar do que está evidenciado pode haver outras implicações que concretizem as extinções. Desta forma, a presente pesquisa tem por objetivo analisar o contexto da descontinuidade do programa de formação continuada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no âmbito da SEDUC/AM, enquanto política pública que envolve os entes federados num pacto amplo e contraditório. Ligados à Linha 02 – Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional, e ao Grupo de Estudos em Políticas Públicas e Educação – GPPE, liderado pela Prof.ª Dra. Selma Suely Baçal de Oliveira, descrevemos a implementação realizada pela secretaria em colaboração com instituições formadoras que têm papel preponderante na formação dos professores alfabetizadores que serão multiplicadores em suas localidades. Para desenvolver este estudo, foi realizada uma revisão de literatura que não nos mostrou a descontinuidade como foco principal das pesquisas, em geral são pesquisas que são pautadas no aspecto pedagógico dos programas educacionais. O levantamento bibliográfico e a análise dos documentos orientadores do programa nos anos de 2012, 2015 e 2017, além dos amparos legais, é o norte para apresentar os fundamentos da política. A dissertação problematiza a descontinuidade do PNAIC tendo em vista o cenário político, social e educacional. Na análise inicial, identifica-se uma característica de não aprimoramento e descontinuidade das políticas, limitando sua permanência ao período do cargo eletivo, no caso, da Presidência da República.Throughout the historical process regarding Brazilian educational policies, what is seen is the finitude of programs aimed at minimizing illiteracy, being abruptly interrupted without explanations or something that justifies such behavior. What is recorded in the history of education is that the change of government is a relevant and decisive factor, a priori. A posteriori, we realize that, despite what is evidenced, there may be other implications that concretize the extinctions. Thus, this research aims to analyze the context of the discontinuity of the PNAICBR-National Pact for Literacy at the Right Age continuing education program within the scope of SEDUCBR / AM, as a public policy that involves the federated entities in a broad and contradictory pact. We are connected to Line 02 - Education, Public Policy and Regional Development. We describe the implementation carried out by the secretariat in collaboration with training institutions that have a leading role in the training of literacy teachers who will be multipliers in their localities. To develop this study, a literature review was carried out that did not show discontinuity as the main focus of the research, in general it is research that is guided by the pedagogical aspect of educational programs. The bibliographical survey and analysis of the guiding documents of the program for the years 2012, 2015 and 2017, in addition to the legal protections, are the north to present the fundamentals of the policy. The dissertation discusses the discontinuity of the continuing education program, PNAICBR, in view of the political, social and educational scenario. In the initial analysis, a characteristic of non-improvement and discontinuity of policies is identified, limiting their permanence to the period of elective office, in this case, the Presidency of the Republic.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoOliveira, Selma Suely Baçal dehttp://lattes.cnpq.br/5050471052673175Garcia, Fabiane Maiahttp://lattes.cnpq.br/0062882509525303Mourão, Arminda Rachel Botelhohttp://lattes.cnpq.br/3864748731992379Silva, Camila Ferreira dahttp://lattes.cnpq.br/3520518346076110Lima, Maiza de Souzahttp://lattes.cnpq.br/05672411897221652021-10-01T17:05:48Z2020-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Maiza de Souza. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa– PNAIC: O contexto da descontinuidade do programa de formação continuada e seus impactos no âmbito da SEDUC/AM. 96f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8477porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-10-02T05:03:31Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8477Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-10-02T05:03:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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