Estabilização física de solos tropicais para base de pavimento de baixo custo na região metropolitana de Manaus-AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baia, Marcos Valério Mendonça
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0204092825332842, https://orcid.org/0000-0002-1996-2053
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7476
Resumo: A importância de rodovias na região Norte, pavimentadas ou não, dá-se em virtude de servirem de infraestrutura primaz para a viabilidade do escoamento de produções oriundas dos diversos segmentos da indústria e agricultura. Este último depende, em sua maior parte, das estradas rurais, geralmente não pavimentadas e consideradas de pouca importância sob o ponto de vista tecnológico, por técnicos e gestores que atuam na área, especialmente no estado do Amazonas. Isso decorre, ainda, pela utilização de técnicas experimentais fundamentadas em pesquisas realizadas em regiões de baixas temperaturas e precipitações pluviométricas bem distribuídas ao longo do ano, totalmente diversos do comportamento climático da zona equatorial, caracterizado por intensas variações climáticas, temperaturas elevadas e grande incidência de chuvas. Ressalva -se, ainda, que as metodologias adotadas desconsideram as propriedades mecânicas e hidráulicas do solo. Por outro lado, nos últimos trinta anos, várias pesquisas corroboram cientificamente a importância de adotar-se a sistemática MCT, no estudo de solos tropicais, adaptada integralmente para este fim, associando – a paralelamente a determinações de ensaios físico-químico e mineralógicos, proporcionando resultados mais qualitativos e precisos, nas classificações e interpretação dos parâmetros analisados, inclusive, assegurando a eficácia na escolha de técnicas de intervenções geotécnicas de melhoramento dos solos. O trabalho em tela, foi realizado, em laboratório, no intuito de avaliar a estabilização física de solos tropicais concrecionários local, extraídos de um trecho de 200 metros de uma via sem revestimento asfáltico, na zona rural de Manaus, com a utilização de emulsão asfáltica do tipo RL-1C, sendo realizado preliminarmente análise de ordem geoquímica e geotécnica, seguindo pela avaliação de suas particularidades mecânicas, na condição natural e, em três teores de misturas betuminosas. Os teores 4% e 6%, mostraram-se enquadrados nos requisitos recomendados, optando-se pelo menor teor, em virtude do menor consumo de material emulsificante, o qual foi proposto como alternativa construtiva de pavimento econômico e sustentável. Finalmente na avaliação do comportamento hidráulico e microestrutural, verificou-se os efeitos do ligante asfáltico nas partículas dos materiais avaliados, que demonstraram resultados satisfatórios.
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spelling Estabilização física de solos tropicais para base de pavimento de baixo custo na região metropolitana de Manaus-AMPhysical stabilization of tropical soils for low cost pavement bases in the metropolitan region of Manaus-AMPavimentosSolos - Manaus (AM)Solos - PermeabilidadeENGENHARIAS: ENGENHARIA CIVILPavimentos econômicosSolos tropicaisEstabilização betuminosaPermeabilidadeGeotecniaA importância de rodovias na região Norte, pavimentadas ou não, dá-se em virtude de servirem de infraestrutura primaz para a viabilidade do escoamento de produções oriundas dos diversos segmentos da indústria e agricultura. Este último depende, em sua maior parte, das estradas rurais, geralmente não pavimentadas e consideradas de pouca importância sob o ponto de vista tecnológico, por técnicos e gestores que atuam na área, especialmente no estado do Amazonas. Isso decorre, ainda, pela utilização de técnicas experimentais fundamentadas em pesquisas realizadas em regiões de baixas temperaturas e precipitações pluviométricas bem distribuídas ao longo do ano, totalmente diversos do comportamento climático da zona equatorial, caracterizado por intensas variações climáticas, temperaturas elevadas e grande incidência de chuvas. Ressalva -se, ainda, que as metodologias adotadas desconsideram as propriedades mecânicas e hidráulicas do solo. Por outro lado, nos últimos trinta anos, várias pesquisas corroboram cientificamente a importância de adotar-se a sistemática MCT, no estudo de solos tropicais, adaptada integralmente para este fim, associando – a paralelamente a determinações de ensaios físico-químico e mineralógicos, proporcionando resultados mais qualitativos e precisos, nas classificações e interpretação dos parâmetros analisados, inclusive, assegurando a eficácia na escolha de técnicas de intervenções geotécnicas de melhoramento dos solos. O trabalho em tela, foi realizado, em laboratório, no intuito de avaliar a estabilização física de solos tropicais concrecionários local, extraídos de um trecho de 200 metros de uma via sem revestimento asfáltico, na zona rural de Manaus, com a utilização de emulsão asfáltica do tipo RL-1C, sendo realizado preliminarmente análise de ordem geoquímica e geotécnica, seguindo pela avaliação de suas particularidades mecânicas, na condição natural e, em três teores de misturas betuminosas. Os teores 4% e 6%, mostraram-se enquadrados nos requisitos recomendados, optando-se pelo menor teor, em virtude do menor consumo de material emulsificante, o qual foi proposto como alternativa construtiva de pavimento econômico e sustentável. Finalmente na avaliação do comportamento hidráulico e microestrutural, verificou-se os efeitos do ligante asfáltico nas partículas dos materiais avaliados, que demonstraram resultados satisfatórios.The importance of highways in the North, paved or not, provides the virtue of serving the prime infrastructure for the viability of the flow of productions from various segments of industry and agriculture. The latter mostly depends on rural roads, which are generally unpaved and is of little technological importance by technicians and managers working in the area, especially in the state of Amazonas. This was also due to the use of experimental techniques based on research carried out in low temperature and rainfall regions, well distributed throughout the year, totally different in scalable behavior of the equatorial zone, used by intense climatic variations, medium and large variations of rainfall. temperature. rains. It is also emphasized that the adopted methodologies disregard mechanical and hydraulic soil properties. On the other hand, in the last thirty years, several researches have scientifically confirmed the importance of adopting a systematic MCT system, no studies of climatic soils, fully adapted for this purpose, associating it with determinations of clinical and mineral chemical tests. qualitative and precise, in the interpretations and interpretations of the analyzed parameters, including, guaranteeing a choice in the technique of selection of geotechnical techniques of soil improvement. The work on screen was carried out in the laboratory without trying to evaluate the physical stabilization of local climatic soils, extracted from a 200 meter stretch of an asphalt-free lane in the rural area of Manaus, using an asphalt emulsion. type RL-1C, being performed preliminary analysis of geochemical and geotechnical order, following evaluation of their mechanical particularities, in the natural condition and in three contents of bituminous mixtures. The levels of 4% and 6% are in accordance with the recommended requirements, opt for the lower content, due to the lower consumption of emulsifying material, or were considered as a constructive alternative to the economic and sustainable pavement. Finally, in the hydraulic and microstructural behavior evaluation, check the effects of the asphalt binder on the piles of materials used, which showed satisfactory results..ERRO DE SISTEMAUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de TecnologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Engenharia CivilCampelo, Nilton de Souzahttp://lattes.cnpq.br/0154919359639550Anjos, Gérson Jacques Mirandahttp://lattes.cnpq.br/4839640002001074Lima, Raimundo Humberto Cavalcantehttp://lattes.cnpq.br/6737520347176569Baia, Marcos Valério Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/0204092825332842https://orcid.org/0000-0002-1996-20532019-11-07T13:42:44Z2019-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBAIA, Marcos Valério Mendonça. Estabilização física de solos tropicais para base de pavimento de baixo custo na região metropolitana de Manaus-AM. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7476porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-11-08T05:03:56Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7476Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-11-08T05:03:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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