Monitoria em Cálculo I: uma proposta de otimização do design didático-pedagógico com base em evidências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Caio Vinícius de Jesus
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/8470005266884365
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9986
Resumo: A pesquisa teve como objetivo investigar a Monitoria em Cálculo Diferencial e Integral I na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e elaborar uma proposta com design metodológico otimizado para essa atividade a partir de evidências empíricas e de boas práticas. O estudo de caso teve abordagem mista com ênfase qualitativa utilizando a Teoria Clássica dos Testes e a Análise de Conteúdo de Bardin. Os instrumentos utilizados na investigação foram o Exame de Conhecimentos Pré-Cálculo (ECP) e questionários. Foi realizado um teste piloto com 13 discentes para ajustes no instrumento, aplicado ao curso de sistemas de informação no IFMA. Após esta etapa, o teste foi aplicado a 101 discentes na UFAM. Em seguida, foram aplicados questionários com 6 monitores de Cálculo I, 3 professores e 32 alunos. administrados na disciplina de Cálculo I no semestre 2021-1. Na fase empírica na UFAM, observou-se que 86,4% dos discentes não conseguiram acertar 50% da pontuação total do ECP. De acordo com a taxonomia do teste e os itens com maior incidência de erros, as maiores dificuldades apresentadas no teste foram: interpretação de gráficos, tabelas e fórmulas; comportamento de funções; composição de funções; interpretação de restrição e domínio de funções e interpretação de significado de função inversa. A análise destes resultados obteve uma boa consistência (α = 0,787). Após realização dos questionários, relatos coletados por alunos apresentaram que a monitoria auxilia os discentes tanto no desempenho na disciplina como nas avaliações, com 79% dos respondentes destacando estes benefícios, dados que convergem com a opinião dos monitores (67% e 17%, respectivamente). No entanto a monitoria apresenta uma estrutura que precisa de ajustes. Sugestões apresentadas pelos respondentes incluem horários compatíveis (28%), melhor divulgação (28%), monitoria para todos os alunos, não apenas para os de uma única turma (12%) e a disponibilização de uma sala própria para a monitoria (12%). Todos estes relatos foram considerados ao construir uma otimização do design observado da monitoria de Cálculo. Diante de relatos apresentados pelos monitores sobre os desafios da monitoria, como as dificuldades apresentadas pelos alunos, como matemática básica fraca (100%), além da sinalização dos discentes (14%) de pequenos conflitos na relação aluno x monitor e dos resultados do ECP, foi construído um Guia de Orientações Pedagógicas para a Monitoria de Cálculo I, com vista em auxiliar monitores e professores da disciplina.
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Em seguida, foram aplicados questionários com 6 monitores de Cálculo I, 3 professores e 32 alunos. administrados na disciplina de Cálculo I no semestre 2021-1. Na fase empírica na UFAM, observou-se que 86,4% dos discentes não conseguiram acertar 50% da pontuação total do ECP. De acordo com a taxonomia do teste e os itens com maior incidência de erros, as maiores dificuldades apresentadas no teste foram: interpretação de gráficos, tabelas e fórmulas; comportamento de funções; composição de funções; interpretação de restrição e domínio de funções e interpretação de significado de função inversa. A análise destes resultados obteve uma boa consistência (α = 0,787). Após realização dos questionários, relatos coletados por alunos apresentaram que a monitoria auxilia os discentes tanto no desempenho na disciplina como nas avaliações, com 79% dos respondentes destacando estes benefícios, dados que convergem com a opinião dos monitores (67% e 17%, respectivamente). No entanto a monitoria apresenta uma estrutura que precisa de ajustes. Sugestões apresentadas pelos respondentes incluem horários compatíveis (28%), melhor divulgação (28%), monitoria para todos os alunos, não apenas para os de uma única turma (12%) e a disponibilização de uma sala própria para a monitoria (12%). Todos estes relatos foram considerados ao construir uma otimização do design observado da monitoria de Cálculo. Diante de relatos apresentados pelos monitores sobre os desafios da monitoria, como as dificuldades apresentadas pelos alunos, como matemática básica fraca (100%), além da sinalização dos discentes (14%) de pequenos conflitos na relação aluno x monitor e dos resultados do ECP, foi construído um Guia de Orientações Pedagógicas para a Monitoria de Cálculo I, com vista em auxiliar monitores e professores da disciplina.The research aimed to investigate the Monitoring in Differential and Integral Calculus I at the Federal University of Amazonas (UFAM) and to elaborate a proposal with an optimized methodological design for this activity based on empirical evidence and good practices. The case study had a mixed approach with a qualitative emphasis using the Classical Theory of Tests and Bardin's Content Analysis. The instruments used in the investigation were the Pre-Calculus Knowledge Exam (ECP) and questionnaires. A pilot test was carried out with 13 students to adjust the instrument, applied to the information systems course at IFMA. After this stage, the test was applied to 101 students at UFAM. Then, questionnaires were applied with 6 Calculus I monitors, 3 teachers and 32 students. administered in the Calculus I discipline in the 2021-1 semester. In the empirical phase at UFAM, it was observed that 86.4% of the students were unable to get 50% of the total ECP score right. According to the taxonomy of the test and the items with the highest incidence of errors, the greatest difficulties presented in the test were: interpretation of graphs, tables and formulas; behavior of functions; composition of functions; interpretation of restriction and domain of functions and interpretation of meaning of inverse function. The analysis of these results obtained good consistency (α = 0.787). After completing the questionnaires, reports collected by students showed that monitoring helps students both in performance in the discipline and in assessments, with 79% of respondents highlighting these benefits, data that converge with the opinion of monitors (67% and 17%, respectively). However, monitoring presents a structure that needs adjustments. Suggestions made by respondents include compatible schedules (28%), better disclosure (28%), monitoring for all students, not just those in a single class (12%) and providing a room for monitoring (12%). All these reports were considered when building an optimization of the observed Calculus monitoring design. Faced with reports presented by the monitors about the challenges of monitoring, such as the difficulties presented by the students, such as weak basic mathematics (100%), in addition to the students' signaling (14%) of small conflicts in the student x monitor relationship and the results of the ECP, a Guide of Pedagogical Guidelines for Monitoring Calculus I was created, with a view to helping monitors and teachers of the discipline.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaBraga, Marcel Bruno Pereirahttp://lattes.cnpq.br/1142247924140098Oliveira, Disney Douglas de LimaFlores, Jeronimo BeckerSilva, Caio Vinícius de Jesushttps://lattes.cnpq.br/84700052668843652024-02-06T22:24:18Z2023-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Caio Vinícius de Jesus. Monitoria em Cálculo I: uma proposta de otimização do design didático-pedagógico com base em evidências. 2023. 230 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9986porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2024-02-07T05:03:38Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9986Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922024-02-07T05:03:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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