Preval?ncia de transtorno mental comum associado ao estilo de vida em estudantes universit?rios
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10222 |
Resumo: | Introdu??o: O contexto universit?rio, indubitavelmente, emerge como um ambiente f?rtil para exercer uma influ?ncia adversa sobre o Estilo de Vida e sa?de mental dos estudantes. Elementos que englobam uma carga excessiva de obriga??es acad?micas, a dist?ncia cotidiana percorrida entre a resid?ncia e a universidade, a dedica??o integral em alguns cursos de gradua??o, as press?es emanadas tanto do ?mbito familiar quanto do educacional, dificuldades financeiras e tempo curto para o lazer, todos esses fatores constituem aspectos que podem influenciar negativamente no Estilo de Vida e sa?de mental, que assim podem culminar um piora da qualidade de vida e presen?a de Transtorno Mental Comum. Objetivo: Analisar o estilo de vida e fatores associados ao desenvolvimento de Transtorno Mental Comum entre estudantes universit?rios. M?todo: Trata-se de estudo transversal com abordagem quantitativa, onde se buscou por uma metodologia associativa, examinar a exist?ncia de uma rela??o ou associa??o entre perfil sociodemogr?fico, estilo de vida e presen?a de Transtorno Mental Comum. Resultados: Dos 427 participantes 72,60% (n=310) pontuaram positivo para presen?a de Transtorno Mental Comum, prevaleceu no sexo feminino 74,8% (n=232), no grupo com a presen?a transtorno, julgaram quanto a condi??o de sa?de ?a melhorar? 43,5% (n=135) e ?regular? 38,7% (n=120). Quanto ? presen?a de alguma doen?a entre os que pontuaram positivo para o transtorno mental comum 77,4% (n=240) apresentavam outras comorbidades enquanto que 22,6% (n=70) n?o apresentavam. Quando se compara a presen?a de Transtorno Mental Comum com a pontua??o do question?rio (global e dom?nios) Estilo de Vida Fant?tico, pode-se observar que aqueles alunos cuja pontua??o mais se aproxima de um estilo de vida ruim (61 pontos), tamb?m pontuam para presen?a de transtorno mental. Conclus?o: A presen?a de transtorno mental comum foi significativa na amostra apresentando associa??o com as caracter?sticas sociodemogr?ficas e estilo de vida. Salienta-se que h? necessidade de um maior conhecimento acerca do perfil dos estudantes universit?rios e busca de outros fatores que podem estar influenciando na presen?a do Transtorno Mental Comum neste p?blico. |
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Preval?ncia de transtorno mental comum associado ao estilo de vida em estudantes universit?riosPrevalence of Common Mental Disorder Associated with Lifestyle in College StudentsCIENCIAS DA SAUDE: SAUDE COLETIVACIENCIAS DA SAUDE: ENFERMAGEMEstilo de vidaSa?de mentalTranstorno Mental ComumEstudantes universit?riosIntrodu??o: O contexto universit?rio, indubitavelmente, emerge como um ambiente f?rtil para exercer uma influ?ncia adversa sobre o Estilo de Vida e sa?de mental dos estudantes. Elementos que englobam uma carga excessiva de obriga??es acad?micas, a dist?ncia cotidiana percorrida entre a resid?ncia e a universidade, a dedica??o integral em alguns cursos de gradua??o, as press?es emanadas tanto do ?mbito familiar quanto do educacional, dificuldades financeiras e tempo curto para o lazer, todos esses fatores constituem aspectos que podem influenciar negativamente no Estilo de Vida e sa?de mental, que assim podem culminar um piora da qualidade de vida e presen?a de Transtorno Mental Comum. Objetivo: Analisar o estilo de vida e fatores associados ao desenvolvimento de Transtorno Mental Comum entre estudantes universit?rios. M?todo: Trata-se de estudo transversal com abordagem quantitativa, onde se buscou por uma metodologia associativa, examinar a exist?ncia de uma rela??o ou associa??o entre perfil sociodemogr?fico, estilo de vida e presen?a de Transtorno Mental Comum. Resultados: Dos 427 participantes 72,60% (n=310) pontuaram positivo para presen?a de Transtorno Mental Comum, prevaleceu no sexo feminino 74,8% (n=232), no grupo com a presen?a transtorno, julgaram quanto a condi??o de sa?de ?a melhorar? 43,5% (n=135) e ?regular? 38,7% (n=120). Quanto ? presen?a de alguma doen?a entre os que pontuaram positivo para o transtorno mental comum 77,4% (n=240) apresentavam outras comorbidades enquanto que 22,6% (n=70) n?o apresentavam. Quando se compara a presen?a de Transtorno Mental Comum com a pontua??o do question?rio (global e dom?nios) Estilo de Vida Fant?tico, pode-se observar que aqueles alunos cuja pontua??o mais se aproxima de um estilo de vida ruim (61 pontos), tamb?m pontuam para presen?a de transtorno mental. Conclus?o: A presen?a de transtorno mental comum foi significativa na amostra apresentando associa??o com as caracter?sticas sociodemogr?ficas e estilo de vida. Salienta-se que h? necessidade de um maior conhecimento acerca do perfil dos estudantes universit?rios e busca de outros fatores que podem estar influenciando na presen?a do Transtorno Mental Comum neste p?blico.Introduction: The university context undoubtedly emerges as a fertile environment to exert an adverse influence on students' lifestyle and mental health. Elements that include an excessive burden of academic obligations, the daily distance traveled between home and university, full dedication to some undergraduate courses, pressures emanating from both the family and educational spheres, financial difficulties and short time for leisure, All of these factors constitute aspects that can negatively influence Lifestyle and mental health, which can result in a worsening of quality of life and the presence of Common Mental Disorders. Objective: To analyze the lifestyle and factors associated with the development of Common Mental Disorder among university students. Method: This is a cross-sectional study with a quantitative approach, which sought to use an associative methodology to examine the existence of a relationship or association between sociodemographic profile, lifestyle and the presence of Common Mental Disorder. Results: Of the 427 participants, 72.60% (n=310) scored positive for the presence of Common Mental Disorder, 74.8% (n=232) prevailed in females, in the group with the presence of the disorder, they judged the health condition ?improving? 43.5% (n=135) and ?regular? 38.7% (n=120). Regarding the presence of any disease, among those who scored positive for the common mental disorder, 77.4% (n=240) had other comorbidities while 22.6% (n=70) did not. When comparing the presence of Common Mental Disorder with the score of the Fantastic Lifestyle questionnaire (overall and domains), it can be observed that those students whose score is closest to a bad lifestyle (61 points) also score for presence of mental disorder. Conclusion: The presence of common mental disorders was significant in the sample, showing an association with sociodemographic characteristics and lifestyle. It should be noted that there is a need for greater knowledge about the profile of university students and the search for other factors that may be influencing the presence of Common Mental Disorder in this population.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EnfermagemBrasilUFAMPrograma de P?s-gradua??o em EnfermagemAlmeida, Gilsirene Scantelbury dehttp://lattes.cnpq.br/2750147583983008Alves, Hayda Josianehttp://lattes.cnpq.br/8032215195938396Souza, Zilmar Augusto dehttp://lattes.cnpq.br/904251075608363Oliveira, Paulo Henrique Soareshttp://lattes.cnpq.br/0350750558537559https://orcid.org/0000-0002-8627-51302024-08-01T18:56:10Z2023-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Paulo Henrique Soares. Preval?ncia de transtorno mental comum associado ao estilo de vida em estudantes universit?rios. 2023. 83 f. Disserta??o (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10222porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2024-08-02T05:03:37Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/10222Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922024-08-02T05:03:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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