Qualidade de vida no teletrabalho compulsório, suporte organizacional e saúde mental de professores universitários no Amazonas
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9292 |
Resumo: | A pandemia da Covid-19 impôs medidas sanitárias de distanciamento e isolamento social que modificaram repentinamente a forma de trabalho. A implementação do teletrabalho compulsório exigiu dos trabalhadores novas habilidades, treinamentos e determinados conhecimentos tecnológicos e das instituições adaptações e suporte organizacional. Diante desse contexto, essa dissertação teve como objetivo investigar o impacto do trabalho remoto emergencial e do suporte organizacional percebido durante a pandemia da Covid-19 na Qualidade de Vida no Teletrabalho Compulsório e na saúde dos docentes universitários de uma Instituição de Ensino Superior (IES) no Amazonas. Realizou-se um estudo empírico e de corte transversal, de caráter descritivo e exploratório, de natureza quantitativa e qualitativa (método misto) com uma amostra por conveniência de 84 participantes. Aplicou-se de forma remota um questionário sociodemográfico, a Escala de Qualidade de Vida no Teletrabalho compulsório, a Escala de Saúde Mental no teletrabalho compulsório, 08 questões sobre o suporte organizacional, duas questões abertas sobre dificuldades do teletrabalho compulsório e melhorias do teletrabalho. Os dados foram analisados por meio de uma análise qualitativa usando o Software Iramuteq e por meio de análises quantitativas descritivas, correlacionais e análises de regressão usando o Software IMB SPSS 20.0. A respeito da qualidade de vida no teletrabalho compulsório, os professores apontaram avaliações medianas nas dimensões atividades do teletrabalhador (M=5,83, DP=2,26), gestão do teletrabalho (M=5,53, DP= 2,44) e suporte tecnológico (M=5,36, DP=2,40); uma avaliação boa do fator condições físicas de trabalho (M=6,36, DP= 2,72); uma avaliação ruim sobre o fator sobrecarga decorrente do teletrabalho compulsório (M=7,31, DP=1,82), que é analisado de forma inversa e uma avaliação mediana da saúde mental no trabalho (M=4,82, DP=2,71). Além disso, o resultado demonstrou correlações positivas e significativas entre as dimensões da qualidade de vida no teletrabalho compulsório, suporte organizacional e saúde mental no trabalho. O suporte organizacional impactou significativamente quatro dimensões da qualidade de vida no teletrabalho compulsório, foram elas: atividade do teletrabalhador (F(1, 82) = 4,407, p < 0,05; R2ajustado = 0,039); gestão do teletrabalho (F(1, 82) = 19,204, p < 0,01; R2ajustado = 0,180); suporte tecnológico (F(1, 82) = 32,185, p < 0,01; R2ajustado = 0, 273); condições físicas (F(1, 82) = 8,242, p < 0,05; R2ajustado = 0, 080). Como também, o suporte organizacional impactou a saúde mental (F(1, 82) = 13,787, p < 0,01; R2ajustado = 0,133). Estudos futuros poderão avaliar a qualidade de vida no trabalho presencial desses professores com o retorno das aulas nas instituições. Por fim, indica-se a construção coletiva de políticas e programas os quais tratem sobre o suporte organizacional adequado, sobre a qualidade de vida no trabalho e no teletrabalho para além das reuniões emergenciais, treinamento e soluções imediatas que ocorreram durante a pandemia. |
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Qualidade de vida no teletrabalho compulsório, suporte organizacional e saúde mental de professores universitários no AmazonasQualidade de vida no trabalho - AmazonasTeletrabalho - AmazonasTrabalho à domicílioProfessores universitários - Efeito das inovações tecnológicasCOVID-19, Pandemia de, 2020- - Aspectos sociaisCIENCIAS HUMANASQualidade de vida no trabalhoSuporte organizacionalProfessor universitárioTeletrabalho compulsórioCovid-19A pandemia da Covid-19 impôs medidas sanitárias de distanciamento e isolamento social que modificaram repentinamente a forma de trabalho. A implementação do teletrabalho compulsório exigiu dos trabalhadores novas habilidades, treinamentos e determinados conhecimentos tecnológicos e das instituições adaptações e suporte organizacional. Diante desse contexto, essa dissertação teve como objetivo investigar o impacto do trabalho remoto emergencial e do suporte organizacional percebido durante a pandemia da Covid-19 na Qualidade de Vida no Teletrabalho Compulsório e na saúde dos docentes universitários de uma Instituição de Ensino Superior (IES) no Amazonas. Realizou-se um estudo empírico e de corte transversal, de caráter descritivo e exploratório, de natureza quantitativa e qualitativa (método misto) com uma amostra por conveniência de 84 participantes. Aplicou-se de forma remota um questionário sociodemográfico, a Escala de Qualidade de Vida no Teletrabalho compulsório, a Escala de Saúde Mental no teletrabalho compulsório, 08 questões sobre o suporte organizacional, duas questões abertas sobre dificuldades do teletrabalho compulsório e melhorias do teletrabalho. Os dados foram analisados por meio de uma análise qualitativa usando o Software Iramuteq e por meio de análises quantitativas descritivas, correlacionais e análises de regressão usando o Software IMB SPSS 20.0. A respeito da qualidade de vida no teletrabalho compulsório, os professores apontaram avaliações medianas nas dimensões atividades do teletrabalhador (M=5,83, DP=2,26), gestão do teletrabalho (M=5,53, DP= 2,44) e suporte tecnológico (M=5,36, DP=2,40); uma avaliação boa do fator condições físicas de trabalho (M=6,36, DP= 2,72); uma avaliação ruim sobre o fator sobrecarga decorrente do teletrabalho compulsório (M=7,31, DP=1,82), que é analisado de forma inversa e uma avaliação mediana da saúde mental no trabalho (M=4,82, DP=2,71). Além disso, o resultado demonstrou correlações positivas e significativas entre as dimensões da qualidade de vida no teletrabalho compulsório, suporte organizacional e saúde mental no trabalho. O suporte organizacional impactou significativamente quatro dimensões da qualidade de vida no teletrabalho compulsório, foram elas: atividade do teletrabalhador (F(1, 82) = 4,407, p < 0,05; R2ajustado = 0,039); gestão do teletrabalho (F(1, 82) = 19,204, p < 0,01; R2ajustado = 0,180); suporte tecnológico (F(1, 82) = 32,185, p < 0,01; R2ajustado = 0, 273); condições físicas (F(1, 82) = 8,242, p < 0,05; R2ajustado = 0, 080). Como também, o suporte organizacional impactou a saúde mental (F(1, 82) = 13,787, p < 0,01; R2ajustado = 0,133). Estudos futuros poderão avaliar a qualidade de vida no trabalho presencial desses professores com o retorno das aulas nas instituições. Por fim, indica-se a construção coletiva de políticas e programas os quais tratem sobre o suporte organizacional adequado, sobre a qualidade de vida no trabalho e no teletrabalho para além das reuniões emergenciais, treinamento e soluções imediatas que ocorreram durante a pandemia.The Covid-19 pandemic imposed sanitary measures of distancing and social isolation that repeatedly changed the way we work. The implementation of compulsory telecommuting demanded new skills, training and certain technological knowledge from workers, and adaptations and organizational support from institutions. In this context, this dissertation aimed to investigate the impact of emergency remote work and perceived organizational support during the Covid-19 pandemic on the Quality of Life in Compulsory Telework and on the health of university professors at a Higher Education Institution (HEI) in the Amazon. An empirical and cross-sectional study was carried out, of a descriptive and exploratory nature, of a quantitative and qualitative nature (mixed method) with a convenience sample of 84 participants. A socio-demographic questionnaire, the Quality of Life Scale in compulsory telework, the Mental Health Scale in compulsory telework, 08 questions about organizational support, two open questions about the difficulties of compulsory telework and improvements in telework were applied remotely. Data were analyzed through a qualitative analysis using the Iramuteq Software and through quantitative descriptive, correlational and regression analyzes using the IMB SPSS 20.0 Software. Regarding the quality of life in compulsory telecommuting, the professors indicated median evaluations in the dimensions teleworker activities (M=5.83, SD=2.26), telework management (M=5.53, SD=2.44) and technological support (M=5.36, SD=2.40); a good evaluation of the physical working conditions factor (M=6.36, SD= 2.72); a poor assessment of the overload factor resulting from compulsory telecommuting (M=7.31, SD=1.82), which is analyzed inversely, and a median assessment of mental health at work (M=4.82, SD=2 ,71). In addition, the result showed positive and significant correlations between the dimensions of quality of life in compulsory telework, organizational support and mental health at work. Organizational support significantly impacted four dimensions of quality of life in compulsory telework, namely: teleworker activity (F(1, 82) = 4.407, p < 0.05; adjusted R2 = 0.039); telework management (F(1, 82) = 19.204, p < 0.01; adjusted R2 = 0.180); technological support (F(1, 82) = 32.185, p < 0.01; adjusted R2 = 0.273); physical conditions (F(1, 82) = 8.242, p < 0.05; adjusted R2 = 0.080). Also, organizational support impacted mental health (F(1, 82) = 13.787, p < 0.01; adjusted R2 = 0.133). Future studies will be able to evaluate the quality of life in the face-to-face work of these professors with the return of classes in the institutions. Finally, the collective construction of policies and programs is indicated, which deal with adequate organizational support, quality of life at work and telework, in addition to emergency meetings, training and immediate solutions that occurred during the pandemic.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de PsicologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em PsicologiaSouza, Ronaldo Gomeshttp://lattes.cnpq.br/3331509597576564Resende, Gisele CristinaPantoja, Maria JúliaReis, Maria Carollina Padilha Montenegrohttps://lattes.cnpq.br/91755748027053892023-02-25T03:54:18Z2022-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfREIS, Maria Carollina Padilha Montenegro. Qualidade de vida no teletrabalho compulsório, suporte organizacional e saúde mental de professores universitários no Amazonas. 2022. 111 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9292porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-02-25T05:03:39Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9292Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-02-25T05:03:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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A pandemia da Covid-19 impôs medidas sanitárias de distanciamento e isolamento social que modificaram repentinamente a forma de trabalho. A implementação do teletrabalho compulsório exigiu dos trabalhadores novas habilidades, treinamentos e determinados conhecimentos tecnológicos e das instituições adaptações e suporte organizacional. Diante desse contexto, essa dissertação teve como objetivo investigar o impacto do trabalho remoto emergencial e do suporte organizacional percebido durante a pandemia da Covid-19 na Qualidade de Vida no Teletrabalho Compulsório e na saúde dos docentes universitários de uma Instituição de Ensino Superior (IES) no Amazonas. Realizou-se um estudo empírico e de corte transversal, de caráter descritivo e exploratório, de natureza quantitativa e qualitativa (método misto) com uma amostra por conveniência de 84 participantes. Aplicou-se de forma remota um questionário sociodemográfico, a Escala de Qualidade de Vida no Teletrabalho compulsório, a Escala de Saúde Mental no teletrabalho compulsório, 08 questões sobre o suporte organizacional, duas questões abertas sobre dificuldades do teletrabalho compulsório e melhorias do teletrabalho. Os dados foram analisados por meio de uma análise qualitativa usando o Software Iramuteq e por meio de análises quantitativas descritivas, correlacionais e análises de regressão usando o Software IMB SPSS 20.0. A respeito da qualidade de vida no teletrabalho compulsório, os professores apontaram avaliações medianas nas dimensões atividades do teletrabalhador (M=5,83, DP=2,26), gestão do teletrabalho (M=5,53, DP= 2,44) e suporte tecnológico (M=5,36, DP=2,40); uma avaliação boa do fator condições físicas de trabalho (M=6,36, DP= 2,72); uma avaliação ruim sobre o fator sobrecarga decorrente do teletrabalho compulsório (M=7,31, DP=1,82), que é analisado de forma inversa e uma avaliação mediana da saúde mental no trabalho (M=4,82, DP=2,71). Além disso, o resultado demonstrou correlações positivas e significativas entre as dimensões da qualidade de vida no teletrabalho compulsório, suporte organizacional e saúde mental no trabalho. O suporte organizacional impactou significativamente quatro dimensões da qualidade de vida no teletrabalho compulsório, foram elas: atividade do teletrabalhador (F(1, 82) = 4,407, p < 0,05; R2ajustado = 0,039); gestão do teletrabalho (F(1, 82) = 19,204, p < 0,01; R2ajustado = 0,180); suporte tecnológico (F(1, 82) = 32,185, p < 0,01; R2ajustado = 0, 273); condições físicas (F(1, 82) = 8,242, p < 0,05; R2ajustado = 0, 080). Como também, o suporte organizacional impactou a saúde mental (F(1, 82) = 13,787, p < 0,01; R2ajustado = 0,133). Estudos futuros poderão avaliar a qualidade de vida no trabalho presencial desses professores com o retorno das aulas nas instituições. Por fim, indica-se a construção coletiva de políticas e programas os quais tratem sobre o suporte organizacional adequado, sobre a qualidade de vida no trabalho e no teletrabalho para além das reuniões emergenciais, treinamento e soluções imediatas que ocorreram durante a pandemia. |
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