Avaliação da playability de jogos digitais com avaliadores não especialistas através de conjuntos heurísticos customizáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manzoni, Felipe Sonntag
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9253721725288056, https://orcid.org/0000-0002-2259-6744
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8820
Resumo: A Playability é definida como o grau pelo qual um jogador é capaz de entender, controlar e compreender um jogo através de todas as suas interações. As avaliações da Playability de jogos digitais são essenciais no desenvolvimento e na criação de jogos com melhores interações, interfaces e mecânicas. Startups e pequenas empresas que desenvolvem seus próprios jogos necessitam de métodos de avaliação bem projetados, flexíveis e fáceis de aplicar. Além disso, atualmente, as empresas de desenvolvimento de jogos buscam soluções de baixo custo e com resultados imediatos para a empresa. Mas, as soluções definidas pela literatura não levam em consideração as diferenças entre tipos e gêneros de jogos, além de os inspetores necessitarem de um maior suporte para realizar o processo de avaliação. Dessa forma, este trabalho propõe, avalia e desenvolve tecnologias capazes de suprir as necessidades das empresas de desenvolvimento de jogos atuais. Este trabalho apresenta a proposta e avaliação de duas técnicas para a avaliação da Playability em Jogos Digitais. A NExPlay é a primeira técnica desenvolvida para a avaliação da Playability e tem por objetivo realizar as avaliações através de avaliadores não especialistas com o objetivo de diminuir custos e tempo com avaliadores especialistas. A segunda proposta é a técnica CustomCheck4Play que tem por objetivo principal ser uma técnica customizável de acordo com o tipo e gênero de jogo sendo avaliado. Adicionalmente foi proposta a ferramenta de apoio PEACH para facilitar no processo de customização do conjunto heurístico utilizado pela CustomCheck4Play, habilitando a capacidade de realizar avaliações de modo mais fácil, rápido e organizado. A NExPlay, através de sua avaliação, mostrou-se uma técnica viável na avaliação da Playability de jogos digitais, no entanto, os inspetores identificaram dificuldades no entendimento de algumas heurísticas, solicitaram uma categorização mais completa e identificaram a existência de diversas heurísticas em apenas uma, o que dificultava entender qual aspecto da heurística deveria ser avaliado ou não. Por essas razões foi proposta a técnica CustomCheck4Play. A CustomCheck4Play mostrou estatisticamente ter uma grande diferença, sendo mais eficaz e eficiente na detecção de problemas da Playability que outro conjunto heurístico da literatura quando avaliamos o mesmo jogo ou jogos diferentes propostos dentro do espectro dos tipos e gêneros de jogos desejados pelas técnicas.
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Além disso, atualmente, as empresas de desenvolvimento de jogos buscam soluções de baixo custo e com resultados imediatos para a empresa. Mas, as soluções definidas pela literatura não levam em consideração as diferenças entre tipos e gêneros de jogos, além de os inspetores necessitarem de um maior suporte para realizar o processo de avaliação. Dessa forma, este trabalho propõe, avalia e desenvolve tecnologias capazes de suprir as necessidades das empresas de desenvolvimento de jogos atuais. Este trabalho apresenta a proposta e avaliação de duas técnicas para a avaliação da Playability em Jogos Digitais. A NExPlay é a primeira técnica desenvolvida para a avaliação da Playability e tem por objetivo realizar as avaliações através de avaliadores não especialistas com o objetivo de diminuir custos e tempo com avaliadores especialistas. A segunda proposta é a técnica CustomCheck4Play que tem por objetivo principal ser uma técnica customizável de acordo com o tipo e gênero de jogo sendo avaliado. Adicionalmente foi proposta a ferramenta de apoio PEACH para facilitar no processo de customização do conjunto heurístico utilizado pela CustomCheck4Play, habilitando a capacidade de realizar avaliações de modo mais fácil, rápido e organizado. A NExPlay, através de sua avaliação, mostrou-se uma técnica viável na avaliação da Playability de jogos digitais, no entanto, os inspetores identificaram dificuldades no entendimento de algumas heurísticas, solicitaram uma categorização mais completa e identificaram a existência de diversas heurísticas em apenas uma, o que dificultava entender qual aspecto da heurística deveria ser avaliado ou não. Por essas razões foi proposta a técnica CustomCheck4Play. A CustomCheck4Play mostrou estatisticamente ter uma grande diferença, sendo mais eficaz e eficiente na detecção de problemas da Playability que outro conjunto heurístico da literatura quando avaliamos o mesmo jogo ou jogos diferentes propostos dentro do espectro dos tipos e gêneros de jogos desejados pelas técnicas.Playability is defined as the degree by which a player is able to learn, control, and understand a game through all its interactions with the game. Playability assessments for digital games are essential in game development for creating games with better interactions, interfaces, and mechanics. Startups and small businesses that develop games need well-designed, flexible, and easy-to-apply evaluation methods. Also, nowadays, game development companies are looking for low-cost solutions with immediate results for the company. Besides, solutions defined in the literature do not consider the differences between types and genres of games and inspectors need more support to carry out the evaluation process. In this way, this work proposes, evaluate, and develops technologies that can supply the needs of the current game development companies. This work presents the proposal and evaluation of two assessment techniques for Playability in Digital Games. The first developed technique for the assessment of Playability was NExPlay and it aims to carry out evaluations through non-expert evaluators with the objective of reducing costs and time with expert evaluators. The second proposal is the CustomCheck4Play technique, whose primary objective is to be a customizable technique according to the types and genres of games being evaluated by it. Additionally, the PEACH Support Toll was proposed in order to facilitate the customization process of the heuristic set used by CustomCheck4Play, enabling the ability to perform assessments in an easier, faster and more organized way. NExPlay, through its evaluation, proved to be a viable solution for the evaluation of Playability in digital games, however, inspectors identified difficulties in the understanding of some heuristics, requested a more complete categorization, and identified the existence of several heuristics in only one, which made it difficult to understand which aspect of the heuristic should be evaluated or not. For these reasons, we proposed CustomCheck4Play. CustomCheck4Play greatly statistically proved to be more effective and efficient in detecting Playability problems than another heuristic set from literature when we evaluated the same game or different games that are from the same subset of types and genres proposed for the techniques.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasCNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de ComputaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em InformáticaConte, Tayana Uchôahttp://lattes.cnpq.br/6682919653508224Bezerra, Carla Ilane Moreirahttp://lattes.cnpq.br/4277471687235814França, Breno Bernard Nicolau dehttp://lattes.cnpq.br/1827990606590127Manzoni, Felipe Sonntaghttp://lattes.cnpq.br/9253721725288056https://orcid.org/0000-0002-2259-67442022-04-20T02:48:19Z2021-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMANZONI, Felipe Sonntag. Avaliação da playability de jogos digitais com avaliadores não especialistas através de conjuntos heurísticos customizáveis. 2022. 186 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Programa de Pós-graduação em Informática, Universidade Federal do Amazonas. Manaus, p.186. 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8820porhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-04-20T05:03:24Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8820Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-04-20T05:03:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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Jogos eletrônicos - Avaliação
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