Proposta de uma metodologia para expansão de Escolas Públicas no Estado do Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Clahildek Matos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6870670168555921
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7768
Resumo: Este estudo propõe determinar localizações ótimas para a expansão de um sistema de ensino superior usando critérios populacionais e sociais. Com esse objetivo, este trabalho avalia modelos de localização de objetivo único na determinação da distribuição ótima de facilidades de ensino superior no estado do Amazonas, Brasil. Três opções de otimização são avaliadas e disponibilizadas aos tomadores de decisão: 1) priorizar cidades com baixo valor de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); 2) priorizar cidades com maior população; 3) favorecer ambos os critérios. Além disso, a localização deve igualar a distribuição dos alunos entre as regiões do Amazonas. Com esse objetivo, foram avaliados três modelos discretos de localização: modelo p-centro, modelo p-mediana e o modelo p-dispersão. Os modelos de localização foram projetados usando a meta heurística algoritmo genético. Uma implementação avançada do algoritmo genético que otimiza a solução e tempo de convergência foi usada. As expansões propostas aqui apresentam valores médios mais baixos de Índice de Desenvolvimento Humano em comparação com 0,619 da distribuição existente dos campi. Os melhores resultados foram obtidos com o modelo p-mediana.
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