Proposta de uma metodologia para expansão de Escolas Públicas no Estado do Amazonas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7768 |
Resumo: | Este estudo propõe determinar localizações ótimas para a expansão de um sistema de ensino superior usando critérios populacionais e sociais. Com esse objetivo, este trabalho avalia modelos de localização de objetivo único na determinação da distribuição ótima de facilidades de ensino superior no estado do Amazonas, Brasil. Três opções de otimização são avaliadas e disponibilizadas aos tomadores de decisão: 1) priorizar cidades com baixo valor de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); 2) priorizar cidades com maior população; 3) favorecer ambos os critérios. Além disso, a localização deve igualar a distribuição dos alunos entre as regiões do Amazonas. Com esse objetivo, foram avaliados três modelos discretos de localização: modelo p-centro, modelo p-mediana e o modelo p-dispersão. Os modelos de localização foram projetados usando a meta heurística algoritmo genético. Uma implementação avançada do algoritmo genético que otimiza a solução e tempo de convergência foi usada. As expansões propostas aqui apresentam valores médios mais baixos de Índice de Desenvolvimento Humano em comparação com 0,619 da distribuição existente dos campi. Os melhores resultados foram obtidos com o modelo p-mediana. |
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Proposta de uma metodologia para expansão de Escolas Públicas no Estado do AmazonasModelagem p-medianaAlgoritmo genéticoMetaheurística algoritmo genéticoModelos de localização de objetivo únicoEnsino superiorCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRAModelagem p-medianaLocalização de escolas de ensino superiorLocalização de objetivo únicoAlgoritmo genéticoEste estudo propõe determinar localizações ótimas para a expansão de um sistema de ensino superior usando critérios populacionais e sociais. Com esse objetivo, este trabalho avalia modelos de localização de objetivo único na determinação da distribuição ótima de facilidades de ensino superior no estado do Amazonas, Brasil. Três opções de otimização são avaliadas e disponibilizadas aos tomadores de decisão: 1) priorizar cidades com baixo valor de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); 2) priorizar cidades com maior população; 3) favorecer ambos os critérios. Além disso, a localização deve igualar a distribuição dos alunos entre as regiões do Amazonas. Com esse objetivo, foram avaliados três modelos discretos de localização: modelo p-centro, modelo p-mediana e o modelo p-dispersão. Os modelos de localização foram projetados usando a meta heurística algoritmo genético. Uma implementação avançada do algoritmo genético que otimiza a solução e tempo de convergência foi usada. As expansões propostas aqui apresentam valores médios mais baixos de Índice de Desenvolvimento Humano em comparação com 0,619 da distribuição existente dos campi. Os melhores resultados foram obtidos com o modelo p-mediana.This study proposes determining optimal locations for expanding a higher education system by using populational and social criteria.With this aim, this work evaluates single objective location models in determining the optimal distribution of higher education facilities in Amazonas State, Brazil. Three optimization options are evaluated and made available to decision makers: 1) prioritize cities with a lower United Nation Human Development Index; 2) prioritize cities with a higher population; 3) favor both criteria. Also, the location must equalize student distribution between the regions of Amazonas State.With this aim, three discrete location models were evaluated: p-center model, p-median model, and p-dispersion model. The location models were designed using a Genetic Algorithm metaheuristic. A state-of-art implementation of the Genetic Algorithm that optimizes the solution and converge time was used. The expansions proposed here present lower mean values of United Nation Human Development Index compared with 0.619 from the existing distribution of campuses. The best results were obtained with the p-median model.Universidade Federal do AmazonasInstituto de ComputaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em InformáticaCosta Filho, Cícero Ferreira Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/3029011770761387Nakamura, Fabiola Guerrahttp://lattes.cnpq.br/9615041048900531Silva, Helder Cruz dahttp://lattes.cnpq.br/0595532742312125Pereira, José Raimundo Gomeshttp://lattes.cnpq.br/3697983438100904Xavier, Clahildek Matoshttp://lattes.cnpq.br/68706701685559212020-04-13T21:40:47Z2020-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfXAVIER, Clahildek Matos. Proposta de uma metodologia para expansão de Escolas Públicas no Estado do Amazonas. 2020. 98 f. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7768porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-04-14T05:03:53Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7768Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-04-14T05:03:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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