Percepção ambiental de adolescentes sobre o manejo do pirarucu (Arapaima gigas) no interior do Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Eliza de Castro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8114991803573014, 0000-0002-6870-0420
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7810
Resumo: Com o intuito de contribuir com o plano de manejo do pirarucu (Arapaima gigas) no interior do Amazonas, propõe-se um estudo de caso, com o objetivo de analisar as percepções ambientais dos adolescentes que residem e convivem numa comunidade – localizada no entorno de um lago em Itacoatiara, Amazonas – que tem desenvolvido o manejo participativo do pirarucu. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma investigação qualitativa de abordagem descritiva e exploratória, a partir de uma estratégia multimétodos. Para identificar a percepção dos adolescentes, realizou-se a coleta de dados através da elaboração de mapa mental e entrevista semiestruturada. Na técnica de análise de dados utilizou-se a categorização, que consiste na classificação de elementos em categorias seguindo critérios previamente definidos. Essa análise constatou-se que a maioria dos adolescentes apresentou uma visão socioambiental através de elementos que tecem diversos significados e que contribuem com a própria história da comunidade São João do Araçá. Observou-se também que elencaram elementos antrópicos ou construídos para representar o meio ambiente. A maioria dos adolescentes apresentou conhecimento sobre a biologia e a ecologia do pirarucu, e soube identificar as principais ameaças à vida desses peixes. No geral, os adolescentes sabiam sobre a prática de manejo que acontece nessa comunidade; em contrapartida, poucos souberam argumentar sobre o que seria de fato o manejo de pesca. Portanto, ressalta-se aqui a importância de divulgar informações sobre as espécies conservadas em comunidades ribeirinhas e de propiciar oportunidades para a mudança das percepções dos adolescentes. Nessa perspectiva, a Educação Ambiental surge como mediadora e como forma eficaz de ensinar e aprender, sensibilizar e garantir um mundo melhor, ambientalmente preservado e socialmente justo para as futuras gerações.
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Na técnica de análise de dados utilizou-se a categorização, que consiste na classificação de elementos em categorias seguindo critérios previamente definidos. Essa análise constatou-se que a maioria dos adolescentes apresentou uma visão socioambiental através de elementos que tecem diversos significados e que contribuem com a própria história da comunidade São João do Araçá. Observou-se também que elencaram elementos antrópicos ou construídos para representar o meio ambiente. A maioria dos adolescentes apresentou conhecimento sobre a biologia e a ecologia do pirarucu, e soube identificar as principais ameaças à vida desses peixes. No geral, os adolescentes sabiam sobre a prática de manejo que acontece nessa comunidade; em contrapartida, poucos souberam argumentar sobre o que seria de fato o manejo de pesca. Portanto, ressalta-se aqui a importância de divulgar informações sobre as espécies conservadas em comunidades ribeirinhas e de propiciar oportunidades para a mudança das percepções dos adolescentes. Nessa perspectiva, a Educação Ambiental surge como mediadora e como forma eficaz de ensinar e aprender, sensibilizar e garantir um mundo melhor, ambientalmente preservado e socialmente justo para as futuras gerações.In order to contribute to the pirarucu (Arapaima gigas) management plan in the interior of Amazonas, a case study is proposed, with the objective of analyzing the environmental perceptions of adolescents who live and live in a community - located in the vicinity of a lake in Itacoatiara, Amazonas - which has developed the participatory management of pirarucu. To achieve this goal, a qualitative investigation with a descriptive and exploratory approach was carried out, based on a multi-method strategy. To identify the adolescents' perception, data collection was carried out through the elaboration of a mental map and semi-structured interview. In the data analysis technique, categorization was used, which consists of classifying elements into categories according to previously defined criteria. This analysis found that most adolescents presented a socio-environmental vision through elements that weave different meanings and that contribute to the very history of the São João do Araçá community. It was also observed that they listed anthropic or built elements to represent the environment. Most of the adolescents presented knowledge about the biology and ecology of the pirarucu, and knew how to identify the main threats to the life of these fish. In general, adolescents knew about the management practice that takes place in this community; on the other hand, few were able to argue about what fishing management would actually be. Therefore, the importance of disseminating information on species conserved in riverside communities and providing opportunities for changing adolescents' perceptions is emphasized here. In this perspective, Environmental Education emerges as a mediator and as an effective way to teach and learn, raise awareness and guarantee a better world, environmentally preserved and socially fair for future generations.Não houve dificuldadeNãoUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ItacoatiaraBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos AmazônicosTakahashi, Erico Luis Hoshibahttp://lattes.cnpq.br/2305348627151344Silva, Fabricio Valentim dahttp://lattes.cnpq.br/7907037135314095Vicente, José Gilhttp://lattes.cnpq.br/8293479624572875Maia, Eliza de Castrohttp://lattes.cnpq.br/81149918035730140000-0002-6870-04202020-06-10T19:28:03Z2020-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMAIA, Eliza de Castro. Percepção ambiental de adolescentes sobre o manejo do pirarucu (Arapaima gigas) no interior do Amazonas. 2020. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7810porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-06-11T05:03:47Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7810Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-06-11T05:03:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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