Educação na Amazônia brasileira: a importância da fixação da Universidade Federal do Amazonas no município de Benjamin Constant

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Cristina Maria Tereza Saraiva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7475203809639733
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5120
Resumo: O trabalho versa sobre a fixação da Universidade Federal do Amazonas - UFAM no Município de Benjamim Constant (AM) para o desenvolvimento regional. O objetivo geral foi analisar o projeto de expansão da Universidade Federal do Amazonas no Município de Benjamin Constant, e como objetivos específicos: contextualizar o Município de Benjamin Constant no cenário amazônico; verificar como o projeto de expansão, política de interiorização do ensino de graduação foi implantado no Município de Benjamin Constant, através do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI; verificar as ações da Universidade Federal do Amazonas no Município de Benjamin Constant. A partir de pesquisas bibliográfica e documental disponibilizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPLAN), Instituto de Natureza e Cultura (INC), Pró-Reitora de Extensão e Interiorização da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e outras fontes de dados secundários, foi possível o acesso para subsidiarem os resultados, embora parciais, sobre a temática. Para elucidação de algumas dúvidas e alcance dos objetivos, o trabalho também procurou analisar as políticas neoliberais impostas pelos organismos internacionais que promoveram a Reforma do Estado na qual está inserida a Reforma das Políticas para Educação Superior implantadas a partir do governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), e de Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010), nas quais esboça o projeto REUNI naquele município. Concluiu-se o trabalho afirmando que a fixação da Universidade Federal do Amazonas contribui para o desenvolvimento econômico no Município, embasado nos indicadores econômicos sociais que compõem o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, embora apresente de forma bastante discreta o aumento do Produto Interno Bruto – PIB, em relação ao Estado do Amazonas, sinalizando o crescimento econômico.
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A partir de pesquisas bibliográfica e documental disponibilizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPLAN), Instituto de Natureza e Cultura (INC), Pró-Reitora de Extensão e Interiorização da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e outras fontes de dados secundários, foi possível o acesso para subsidiarem os resultados, embora parciais, sobre a temática. Para elucidação de algumas dúvidas e alcance dos objetivos, o trabalho também procurou analisar as políticas neoliberais impostas pelos organismos internacionais que promoveram a Reforma do Estado na qual está inserida a Reforma das Políticas para Educação Superior implantadas a partir do governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), e de Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010), nas quais esboça o projeto REUNI naquele município. Concluiu-se o trabalho afirmando que a fixação da Universidade Federal do Amazonas contribui para o desenvolvimento econômico no Município, embasado nos indicadores econômicos sociais que compõem o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, embora apresente de forma bastante discreta o aumento do Produto Interno Bruto – PIB, em relação ao Estado do Amazonas, sinalizando o crescimento econômico.The work deals with the importance of setting the Federal University of Amazonas - UFAM in Benjamin Constant (AM) for regional development. The general objective was to analyze the expansion project of the Federal University of Amazonas in Benjamin Constant, and the following objectives: to contextualize Benjamin Constant in the Amazon scenario; see how the expansion project, internalization policy of undergraduate education was implemented in Benjamin Constant, through the Program of Support for the Restructuring and Expansion of Federal Universities -REUNI check the actions of the Federal University of Amazonas in Benjamin Constant. From references and documentary research provided by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), the State Secretariat for Economic Planning and Development (SEPLAN), Institute for Nature and Culture (INC), Pro-Rector of Extension and Internalization of the Federal University Amazon (UFAM) and other sources of secondary data, it was possible access to subsidize the results, although partial, on the theme. To elucidate some doubts and achievement of objectives, the work also sought to examine the neoliberal policies imposed by international organizations that promoted the Reform of the State in which it operates the Reform of Policies for Higher Education implemented from the government of Fernando Henrique Cardoso (1995- 2002), and Luis Inacio Lula da Silva (2003-2010) in which the outlines REUNI project in that county. It was concluded the work stating that the establishment of the Federal University of Amazonas contributes to economic development in the city, based on social economic indicators that make up the Human Development Index - HDI, although it has quite discreetly increased Gross Domestic Product - PIB from the state of Amazonas, which signals economic growth.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoMourão, Arminda Rachel Botelhohttp://lattes.cnpq.br/3864748731992379Fernandes, Cristina Maria Tereza Saraivahttp://lattes.cnpq.br/74752038096397332016-07-29T14:22:13Z2015-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERNANDES, Cristina Maria Tereza Saraiva. Educação na Amazônia brasileira: a importância da fixação da Universidade Federal do Amazonas no município de Benjamin Constant. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5120porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-07-30T05:03:15Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5120Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-07-30T05:03:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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