A formação de conceitos científicos em física: uma proposta de ensino delineada pela teoria das ações mentais utilizando realidade aumentada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6356 |
Resumo: | Com a modernização e os avanços significativos na tecnologia a educação e as práticas educativas utilizadas pelos docentes devem estar de acordo com as novas tendências humanas. É enfatizado através dos programas de avaliação como: PROVA BRASIL e ENEM, a falência dos métodos pedagógicos utilizados nas salas de aula pelos professores. Diversos pesquisadores da área da educação buscam determinar elementos que geram dificuldades de aprendizagem a fim de estabelecer novas técnicas e métodos de ensino. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é aplicar uma sequência didática de ensino de Física utilizando a Realidade Aumentada, software instalado no aparelho telefônico (celular), com intuito em proporcionar aos discentes a visualização de problemas da mecânica, focando-se na formação de conceitos científicos. A Realidade Aumentada por ser um dispositivo computacional contemporânea é utilizado na pesquisa para despertar o interesse nas aulas de Ciências, e assim ser alicerce inicial à atividade de aprender. O modelo de ensino proposto pelo trabalho se fundamenta nas teorias psicológicas de Galperín, psicólogo que define o desenvolvimento da psiquê através de etapas mentais organizadas e dirigidas por indivíduo mais experiente, o que chamou de Base Orientadora da ação (BOA). Com recurso da base orientadora da ação e a ferramenta computacional da realidade aumentada, o trabalho investiga se através do sequência didática proposta utilizando a realidade aumentada se encontra formação de conceitos e definições. A pesquisa foi realizada com alunos do curso de Ciências Naturais na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A metodologia utilizada para avaliar os resultados da pesquisa é de caráter qualitativo, de cunho explicativo e exploratório. Para obtenção dos dados foram utilizados instrumentos como: observação participante, questionário, entrevista e diário de campo. Os resultados obtidos através dos dados são produtos da síntese entre os fundamentos teóricos da pesquisa e informações coletadas através das ferramentas metodológicas proposta pelo pesquisador. Com base nos resultados, o trabalho considera a possibilidade na implementação da sequência didática proposta inicialmente, evidenciando indicadores positivos à formação de conceitos científicos no ensino de Física. |
id |
UFAM_ae9d4d0efc1b46031b9884894ab1ffe6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6356 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
A formação de conceitos científicos em física: uma proposta de ensino delineada pela teoria das ações mentais utilizando realidade aumentadaFormação de conceitosEnsino de FísicaRealidade AumentadaCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICACom a modernização e os avanços significativos na tecnologia a educação e as práticas educativas utilizadas pelos docentes devem estar de acordo com as novas tendências humanas. É enfatizado através dos programas de avaliação como: PROVA BRASIL e ENEM, a falência dos métodos pedagógicos utilizados nas salas de aula pelos professores. Diversos pesquisadores da área da educação buscam determinar elementos que geram dificuldades de aprendizagem a fim de estabelecer novas técnicas e métodos de ensino. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é aplicar uma sequência didática de ensino de Física utilizando a Realidade Aumentada, software instalado no aparelho telefônico (celular), com intuito em proporcionar aos discentes a visualização de problemas da mecânica, focando-se na formação de conceitos científicos. A Realidade Aumentada por ser um dispositivo computacional contemporânea é utilizado na pesquisa para despertar o interesse nas aulas de Ciências, e assim ser alicerce inicial à atividade de aprender. O modelo de ensino proposto pelo trabalho se fundamenta nas teorias psicológicas de Galperín, psicólogo que define o desenvolvimento da psiquê através de etapas mentais organizadas e dirigidas por indivíduo mais experiente, o que chamou de Base Orientadora da ação (BOA). Com recurso da base orientadora da ação e a ferramenta computacional da realidade aumentada, o trabalho investiga se através do sequência didática proposta utilizando a realidade aumentada se encontra formação de conceitos e definições. A pesquisa foi realizada com alunos do curso de Ciências Naturais na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A metodologia utilizada para avaliar os resultados da pesquisa é de caráter qualitativo, de cunho explicativo e exploratório. Para obtenção dos dados foram utilizados instrumentos como: observação participante, questionário, entrevista e diário de campo. Os resultados obtidos através dos dados são produtos da síntese entre os fundamentos teóricos da pesquisa e informações coletadas através das ferramentas metodológicas proposta pelo pesquisador. Com base nos resultados, o trabalho considera a possibilidade na implementação da sequência didática proposta inicialmente, evidenciando indicadores positivos à formação de conceitos científicos no ensino de Física.With modernization and significant progress towards technology, education and educational practices used by the teaching staff must be aligned with new trends in Humanities. It is stressed by evaluation programs such as PROVA BRASIL and ENEM the failure of the teaching methods being used in the classroom by teachers. Several researchers in the field of education are trying to determine elements that result on learning difficulties in order to stablish new teaching techniques and methods. Therefore, the aim of this study is to propose a methodology procedure in teaching Physics using Augmented Reality through the telephone device (cell phone), with the intention to provide the students visualization to Mechanic problems, focusing on scientific concepts. Augmented Reality, as a computational tool, is used in the research to attract the interest in Science classes, and thus to be the initial foundation of the learning activity. The teaching model proposed is based on the Galperin’s psychological theory, a psychologist who defines the development of the psyche through mental stages organized and guided by an experienced person, called Action-Oriented Base (AOB). With the action-oriented base resource and Augmented Reality computational tool, this work proposes the didactic practice of teaching Physics using Augmented Reality. The research has been conducted among UFAM (Federal University of Amazon) Natural Sciences students. Methodology used to evaluate the research results in qualitative terms, with explanatory and exploratory intent. The instruments employed in order to obtain data were participant observation, questionnaire, interview and field diary. The results obtained through the data are products of the synthesis of the theoretical foundations of the research and data collected through methodological tools by the researcher. Based in the results, this work considers the possibility of the introduction of the previous proposed didactic sequence, highlighting positive indicators to the formation of scientific concepts in teaching Physics.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaNicot, Yuri Expósitohttp://lattes.cnpq.br/8007807447496552Pio, José Luiz de SouzaTeran, Augusto FachinPerrone, Breno Mário Silvahttp://lattes.cnpq.br/73835412813021282018-05-08T14:04:33Z2018-01-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPERRONE, Breno Mário Silva. A formação de conceitos científicos em física: uma proposta de ensino delineada pela teoria das ações mentais utilizando realidade aumentada. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6356porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-05-09T05:03:34Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6356Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-05-09T05:03:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de conceitos científicos em física: uma proposta de ensino delineada pela teoria das ações mentais utilizando realidade aumentada |
title |
A formação de conceitos científicos em física: uma proposta de ensino delineada pela teoria das ações mentais utilizando realidade aumentada |
spellingShingle |
A formação de conceitos científicos em física: uma proposta de ensino delineada pela teoria das ações mentais utilizando realidade aumentada Perrone, Breno Mário Silva Formação de conceitos Ensino de Física Realidade Aumentada CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
title_short |
A formação de conceitos científicos em física: uma proposta de ensino delineada pela teoria das ações mentais utilizando realidade aumentada |
title_full |
A formação de conceitos científicos em física: uma proposta de ensino delineada pela teoria das ações mentais utilizando realidade aumentada |
title_fullStr |
A formação de conceitos científicos em física: uma proposta de ensino delineada pela teoria das ações mentais utilizando realidade aumentada |
title_full_unstemmed |
A formação de conceitos científicos em física: uma proposta de ensino delineada pela teoria das ações mentais utilizando realidade aumentada |
title_sort |
A formação de conceitos científicos em física: uma proposta de ensino delineada pela teoria das ações mentais utilizando realidade aumentada |
author |
Perrone, Breno Mário Silva |
author_facet |
Perrone, Breno Mário Silva http://lattes.cnpq.br/7383541281302128 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/7383541281302128 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nicot, Yuri Expósito http://lattes.cnpq.br/8007807447496552 Pio, José Luiz de Souza Teran, Augusto Fachin |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perrone, Breno Mário Silva http://lattes.cnpq.br/7383541281302128 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de conceitos Ensino de Física Realidade Aumentada CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
topic |
Formação de conceitos Ensino de Física Realidade Aumentada CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
description |
Com a modernização e os avanços significativos na tecnologia a educação e as práticas educativas utilizadas pelos docentes devem estar de acordo com as novas tendências humanas. É enfatizado através dos programas de avaliação como: PROVA BRASIL e ENEM, a falência dos métodos pedagógicos utilizados nas salas de aula pelos professores. Diversos pesquisadores da área da educação buscam determinar elementos que geram dificuldades de aprendizagem a fim de estabelecer novas técnicas e métodos de ensino. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é aplicar uma sequência didática de ensino de Física utilizando a Realidade Aumentada, software instalado no aparelho telefônico (celular), com intuito em proporcionar aos discentes a visualização de problemas da mecânica, focando-se na formação de conceitos científicos. A Realidade Aumentada por ser um dispositivo computacional contemporânea é utilizado na pesquisa para despertar o interesse nas aulas de Ciências, e assim ser alicerce inicial à atividade de aprender. O modelo de ensino proposto pelo trabalho se fundamenta nas teorias psicológicas de Galperín, psicólogo que define o desenvolvimento da psiquê através de etapas mentais organizadas e dirigidas por indivíduo mais experiente, o que chamou de Base Orientadora da ação (BOA). Com recurso da base orientadora da ação e a ferramenta computacional da realidade aumentada, o trabalho investiga se através do sequência didática proposta utilizando a realidade aumentada se encontra formação de conceitos e definições. A pesquisa foi realizada com alunos do curso de Ciências Naturais na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A metodologia utilizada para avaliar os resultados da pesquisa é de caráter qualitativo, de cunho explicativo e exploratório. Para obtenção dos dados foram utilizados instrumentos como: observação participante, questionário, entrevista e diário de campo. Os resultados obtidos através dos dados são produtos da síntese entre os fundamentos teóricos da pesquisa e informações coletadas através das ferramentas metodológicas proposta pelo pesquisador. Com base nos resultados, o trabalho considera a possibilidade na implementação da sequência didática proposta inicialmente, evidenciando indicadores positivos à formação de conceitos científicos no ensino de Física. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-08T14:04:33Z 2018-01-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PERRONE, Breno Mário Silva. A formação de conceitos científicos em física: uma proposta de ensino delineada pela teoria das ações mentais utilizando realidade aumentada. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6356 |
identifier_str_mv |
PERRONE, Breno Mário Silva. A formação de conceitos científicos em física: uma proposta de ensino delineada pela teoria das ações mentais utilizando realidade aumentada. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732026415185920 |