A formação de conceitos científicos em física: uma proposta de ensino delineada pela teoria das ações mentais utilizando realidade aumentada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perrone, Breno Mário Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7383541281302128
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6356
Resumo: Com a modernização e os avanços significativos na tecnologia a educação e as práticas educativas utilizadas pelos docentes devem estar de acordo com as novas tendências humanas. É enfatizado através dos programas de avaliação como: PROVA BRASIL e ENEM, a falência dos métodos pedagógicos utilizados nas salas de aula pelos professores. Diversos pesquisadores da área da educação buscam determinar elementos que geram dificuldades de aprendizagem a fim de estabelecer novas técnicas e métodos de ensino. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é aplicar uma sequência didática de ensino de Física utilizando a Realidade Aumentada, software instalado no aparelho telefônico (celular), com intuito em proporcionar aos discentes a visualização de problemas da mecânica, focando-se na formação de conceitos científicos. A Realidade Aumentada por ser um dispositivo computacional contemporânea é utilizado na pesquisa para despertar o interesse nas aulas de Ciências, e assim ser alicerce inicial à atividade de aprender. O modelo de ensino proposto pelo trabalho se fundamenta nas teorias psicológicas de Galperín, psicólogo que define o desenvolvimento da psiquê através de etapas mentais organizadas e dirigidas por indivíduo mais experiente, o que chamou de Base Orientadora da ação (BOA). Com recurso da base orientadora da ação e a ferramenta computacional da realidade aumentada, o trabalho investiga se através do sequência didática proposta utilizando a realidade aumentada se encontra formação de conceitos e definições. A pesquisa foi realizada com alunos do curso de Ciências Naturais na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A metodologia utilizada para avaliar os resultados da pesquisa é de caráter qualitativo, de cunho explicativo e exploratório. Para obtenção dos dados foram utilizados instrumentos como: observação participante, questionário, entrevista e diário de campo. Os resultados obtidos através dos dados são produtos da síntese entre os fundamentos teóricos da pesquisa e informações coletadas através das ferramentas metodológicas proposta pelo pesquisador. Com base nos resultados, o trabalho considera a possibilidade na implementação da sequência didática proposta inicialmente, evidenciando indicadores positivos à formação de conceitos científicos no ensino de Física.
id UFAM_ae9d4d0efc1b46031b9884894ab1ffe6
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6356
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling A formação de conceitos científicos em física: uma proposta de ensino delineada pela teoria das ações mentais utilizando realidade aumentadaFormação de conceitosEnsino de FísicaRealidade AumentadaCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICACom a modernização e os avanços significativos na tecnologia a educação e as práticas educativas utilizadas pelos docentes devem estar de acordo com as novas tendências humanas. É enfatizado através dos programas de avaliação como: PROVA BRASIL e ENEM, a falência dos métodos pedagógicos utilizados nas salas de aula pelos professores. Diversos pesquisadores da área da educação buscam determinar elementos que geram dificuldades de aprendizagem a fim de estabelecer novas técnicas e métodos de ensino. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é aplicar uma sequência didática de ensino de Física utilizando a Realidade Aumentada, software instalado no aparelho telefônico (celular), com intuito em proporcionar aos discentes a visualização de problemas da mecânica, focando-se na formação de conceitos científicos. A Realidade Aumentada por ser um dispositivo computacional contemporânea é utilizado na pesquisa para despertar o interesse nas aulas de Ciências, e assim ser alicerce inicial à atividade de aprender. O modelo de ensino proposto pelo trabalho se fundamenta nas teorias psicológicas de Galperín, psicólogo que define o desenvolvimento da psiquê através de etapas mentais organizadas e dirigidas por indivíduo mais experiente, o que chamou de Base Orientadora da ação (BOA). Com recurso da base orientadora da ação e a ferramenta computacional da realidade aumentada, o trabalho investiga se através do sequência didática proposta utilizando a realidade aumentada se encontra formação de conceitos e definições. A pesquisa foi realizada com alunos do curso de Ciências Naturais na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A metodologia utilizada para avaliar os resultados da pesquisa é de caráter qualitativo, de cunho explicativo e exploratório. Para obtenção dos dados foram utilizados instrumentos como: observação participante, questionário, entrevista e diário de campo. Os resultados obtidos através dos dados são produtos da síntese entre os fundamentos teóricos da pesquisa e informações coletadas através das ferramentas metodológicas proposta pelo pesquisador. Com base nos resultados, o trabalho considera a possibilidade na implementação da sequência didática proposta inicialmente, evidenciando indicadores positivos à formação de conceitos científicos no ensino de Física.With modernization and significant progress towards technology, education and educational practices used by the teaching staff must be aligned with new trends in Humanities. It is stressed by evaluation programs such as PROVA BRASIL and ENEM the failure of the teaching methods being used in the classroom by teachers. Several researchers in the field of education are trying to determine elements that result on learning difficulties in order to stablish new teaching techniques and methods. Therefore, the aim of this study is to propose a methodology procedure in teaching Physics using Augmented Reality through the telephone device (cell phone), with the intention to provide the students visualization to Mechanic problems, focusing on scientific concepts. Augmented Reality, as a computational tool, is used in the research to attract the interest in Science classes, and thus to be the initial foundation of the learning activity. The teaching model proposed is based on the Galperin’s psychological theory, a psychologist who defines the development of the psyche through mental stages organized and guided by an experienced person, called Action-Oriented Base (AOB). With the action-oriented base resource and Augmented Reality computational tool, this work proposes the didactic practice of teaching Physics using Augmented Reality. The research has been conducted among UFAM (Federal University of Amazon) Natural Sciences students. Methodology used to evaluate the research results in qualitative terms, with explanatory and exploratory intent. The instruments employed in order to obtain data were participant observation, questionnaire, interview and field diary. The results obtained through the data are products of the synthesis of the theoretical foundations of the research and data collected through methodological tools by the researcher. Based in the results, this work considers the possibility of the introduction of the previous proposed didactic sequence, highlighting positive indicators to the formation of scientific concepts in teaching Physics.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaNicot, Yuri Expósitohttp://lattes.cnpq.br/8007807447496552Pio, José Luiz de SouzaTeran, Augusto FachinPerrone, Breno Mário Silvahttp://lattes.cnpq.br/73835412813021282018-05-08T14:04:33Z2018-01-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPERRONE, Breno Mário Silva. A formação de conceitos científicos em física: uma proposta de ensino delineada pela teoria das ações mentais utilizando realidade aumentada. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6356porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-05-09T05:03:34Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6356Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-05-09T05:03:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de conceitos científicos em física: uma proposta de ensino delineada pela teoria das ações mentais utilizando realidade aumentada
title A formação de conceitos científicos em física: uma proposta de ensino delineada pela teoria das ações mentais utilizando realidade aumentada
spellingShingle A formação de conceitos científicos em física: uma proposta de ensino delineada pela teoria das ações mentais utilizando realidade aumentada
Perrone, Breno Mário Silva
Formação de conceitos
Ensino de Física
Realidade Aumentada
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
title_short A formação de conceitos científicos em física: uma proposta de ensino delineada pela teoria das ações mentais utilizando realidade aumentada
title_full A formação de conceitos científicos em física: uma proposta de ensino delineada pela teoria das ações mentais utilizando realidade aumentada
title_fullStr A formação de conceitos científicos em física: uma proposta de ensino delineada pela teoria das ações mentais utilizando realidade aumentada
title_full_unstemmed A formação de conceitos científicos em física: uma proposta de ensino delineada pela teoria das ações mentais utilizando realidade aumentada
title_sort A formação de conceitos científicos em física: uma proposta de ensino delineada pela teoria das ações mentais utilizando realidade aumentada
author Perrone, Breno Mário Silva
author_facet Perrone, Breno Mário Silva
http://lattes.cnpq.br/7383541281302128
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/7383541281302128
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nicot, Yuri Expósito
http://lattes.cnpq.br/8007807447496552
Pio, José Luiz de Souza
Teran, Augusto Fachin
dc.contributor.author.fl_str_mv Perrone, Breno Mário Silva
http://lattes.cnpq.br/7383541281302128
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de conceitos
Ensino de Física
Realidade Aumentada
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
topic Formação de conceitos
Ensino de Física
Realidade Aumentada
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
description Com a modernização e os avanços significativos na tecnologia a educação e as práticas educativas utilizadas pelos docentes devem estar de acordo com as novas tendências humanas. É enfatizado através dos programas de avaliação como: PROVA BRASIL e ENEM, a falência dos métodos pedagógicos utilizados nas salas de aula pelos professores. Diversos pesquisadores da área da educação buscam determinar elementos que geram dificuldades de aprendizagem a fim de estabelecer novas técnicas e métodos de ensino. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é aplicar uma sequência didática de ensino de Física utilizando a Realidade Aumentada, software instalado no aparelho telefônico (celular), com intuito em proporcionar aos discentes a visualização de problemas da mecânica, focando-se na formação de conceitos científicos. A Realidade Aumentada por ser um dispositivo computacional contemporânea é utilizado na pesquisa para despertar o interesse nas aulas de Ciências, e assim ser alicerce inicial à atividade de aprender. O modelo de ensino proposto pelo trabalho se fundamenta nas teorias psicológicas de Galperín, psicólogo que define o desenvolvimento da psiquê através de etapas mentais organizadas e dirigidas por indivíduo mais experiente, o que chamou de Base Orientadora da ação (BOA). Com recurso da base orientadora da ação e a ferramenta computacional da realidade aumentada, o trabalho investiga se através do sequência didática proposta utilizando a realidade aumentada se encontra formação de conceitos e definições. A pesquisa foi realizada com alunos do curso de Ciências Naturais na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A metodologia utilizada para avaliar os resultados da pesquisa é de caráter qualitativo, de cunho explicativo e exploratório. Para obtenção dos dados foram utilizados instrumentos como: observação participante, questionário, entrevista e diário de campo. Os resultados obtidos através dos dados são produtos da síntese entre os fundamentos teóricos da pesquisa e informações coletadas através das ferramentas metodológicas proposta pelo pesquisador. Com base nos resultados, o trabalho considera a possibilidade na implementação da sequência didática proposta inicialmente, evidenciando indicadores positivos à formação de conceitos científicos no ensino de Física.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-08T14:04:33Z
2018-01-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PERRONE, Breno Mário Silva. A formação de conceitos científicos em física: uma proposta de ensino delineada pela teoria das ações mentais utilizando realidade aumentada. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6356
identifier_str_mv PERRONE, Breno Mário Silva. A formação de conceitos científicos em física: uma proposta de ensino delineada pela teoria das ações mentais utilizando realidade aumentada. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732026415185920