Significados, ações e interpretações dos discentes de enfermagem sobre a segurança do paciente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Hyana Kamila Ferreira de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5831299401855532, https://orcid.org/0000-0002-8070-0263
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8007
Resumo: Introdução: Denomina-se Segurança do Paciente as medidas que são direcionadas à prevenção do paciente em serviços de saúde contra riscos, danos desnecessários e eventos adversos no momento da assistência. A segurança do paciente tem conduzido inúmeros debates no atual cenário da saúde mundial, com o objetivo de institucionalização de melhores práticas nos ambientes onde o paciente é assistido. Para a construção da cultura de segurança é imprescindível abordar a segurança do paciente nos diversos níveis de ensino. Objetivo: Compreender os significados, ações e interpretações atribuídos acerca da temática “segurança do paciente” por discentes do curso de enfermagem. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, utilizando-se como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a análise documental. A entrevista semiestruturada foi realizada com 12 discentes concluintes do curso de graduação em enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior pública em um munícipio da região norte do Estado do Amazonas, Brasil. Este estudo está pautado na proposta teórico-metodológica do Interacionismo Simbólico. Para interpretação dos resultados utilizou-se a análise temática. Na pesquisa documental foi realizada a investigação no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e 12 planos de ensino do curso de enfermagem à luz do Patient safety curriculum guide: multi-professional edition. Resultados: Os resultados gerados por meio das entrevistas dos discentes fizeram emergir três categorias: “O significado da segurança do paciente”, “Fatores que prejudicam a manutenção da segurança do paciente” e “A inserção do tema segurança do paciente no curso de enfermagem”. Os significados para os discentes sobre a segurança do paciente são, a redução de danos, a garantia da integridade do paciente, familiares e profissionais de saúde, a promoção da saúde através do conhecimento adquirido na academia, da atitude do profissional e da prática. Entre os fatores que prejudicam a manutenção da segurança do paciente citados pelos discentes estão, a falta de implementação da segurança do paciente em ambiente hospitalar, a falta de estrutura física e de recursos humanos nos locais onde fazem as aulas práticas e estágios curriculares. Os discentes foram unânimes ao declarar a necessidade da inserção da segurança do paciente como disciplina obrigatória no curso de enfermagem, bem como, a possibilidade de transversalidade no decorrer do curso. Os resultados da análise documental evidenciaram que existem conteúdos relacionados a segurança do paciente referentes a nove dos onze tópicos do Patient safety curriculum guide: multi-professional edition no curso de graduação investigado. A abordagem à segurança do paciente foi identificada do 1° ao 10° período no curso, com exceção do 2°, 3° e 7º período em que não foram identificados conteúdos relacionados à temática. Conclusão: A realização deste estudo possibilitou adentrar na realidade dos discentes de enfermagem de uma IES de um munícipio do interior do Amazonas, permitindo a compreensão acerca da temática segurança do paciente segundo a perspectiva dos discentes, bem como, auxiliou na identificação de como tem sido realizada a inserção da temática no respectivo curso de graduação. Com base nos resultados encontrados tanto na entrevista quanto na análise documental, conclui-se que a abordagem à Segurança do Paciente no curso investigado tem como enfoque à formação do profissional, apresentando lacunas de conteúdos e informações sobre o tema. Torna-se necessário ampliar a Segurança do Paciente na formação destes discentes, com conhecimentos produzidos no Programa Nacional de Segurança do Paciente, Guia da Organização Mundial da Saúde, e demais documentos sobre o tema. A inserção de novos conteúdos no Projeto Pedagógico do Curso certamente trará valiosa contribuição para a academia e futuros profissionais, impactando na formação dos discentes e na mitigação acerca dos Eventos Adversos.
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Objetivo: Compreender os significados, ações e interpretações atribuídos acerca da temática “segurança do paciente” por discentes do curso de enfermagem. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, utilizando-se como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a análise documental. A entrevista semiestruturada foi realizada com 12 discentes concluintes do curso de graduação em enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior pública em um munícipio da região norte do Estado do Amazonas, Brasil. Este estudo está pautado na proposta teórico-metodológica do Interacionismo Simbólico. Para interpretação dos resultados utilizou-se a análise temática. Na pesquisa documental foi realizada a investigação no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e 12 planos de ensino do curso de enfermagem à luz do Patient safety curriculum guide: multi-professional edition. Resultados: Os resultados gerados por meio das entrevistas dos discentes fizeram emergir três categorias: “O significado da segurança do paciente”, “Fatores que prejudicam a manutenção da segurança do paciente” e “A inserção do tema segurança do paciente no curso de enfermagem”. Os significados para os discentes sobre a segurança do paciente são, a redução de danos, a garantia da integridade do paciente, familiares e profissionais de saúde, a promoção da saúde através do conhecimento adquirido na academia, da atitude do profissional e da prática. Entre os fatores que prejudicam a manutenção da segurança do paciente citados pelos discentes estão, a falta de implementação da segurança do paciente em ambiente hospitalar, a falta de estrutura física e de recursos humanos nos locais onde fazem as aulas práticas e estágios curriculares. Os discentes foram unânimes ao declarar a necessidade da inserção da segurança do paciente como disciplina obrigatória no curso de enfermagem, bem como, a possibilidade de transversalidade no decorrer do curso. Os resultados da análise documental evidenciaram que existem conteúdos relacionados a segurança do paciente referentes a nove dos onze tópicos do Patient safety curriculum guide: multi-professional edition no curso de graduação investigado. A abordagem à segurança do paciente foi identificada do 1° ao 10° período no curso, com exceção do 2°, 3° e 7º período em que não foram identificados conteúdos relacionados à temática. Conclusão: A realização deste estudo possibilitou adentrar na realidade dos discentes de enfermagem de uma IES de um munícipio do interior do Amazonas, permitindo a compreensão acerca da temática segurança do paciente segundo a perspectiva dos discentes, bem como, auxiliou na identificação de como tem sido realizada a inserção da temática no respectivo curso de graduação. Com base nos resultados encontrados tanto na entrevista quanto na análise documental, conclui-se que a abordagem à Segurança do Paciente no curso investigado tem como enfoque à formação do profissional, apresentando lacunas de conteúdos e informações sobre o tema. Torna-se necessário ampliar a Segurança do Paciente na formação destes discentes, com conhecimentos produzidos no Programa Nacional de Segurança do Paciente, Guia da Organização Mundial da Saúde, e demais documentos sobre o tema. A inserção de novos conteúdos no Projeto Pedagógico do Curso certamente trará valiosa contribuição para a academia e futuros profissionais, impactando na formação dos discentes e na mitigação acerca dos Eventos Adversos.Introduction: Patient Safety comprises measures for preventing the patient against risks, unnecessary damage and adverse events at the time of assistance in health services. Patient safety has led to numerous debates in the current world health scenario, with the aim of institutionalizing best practices in the environments where patients are assisted. To build a safety culture, it is essential to address patient safety in different levels of education. Objective: To understand the meanings, actions and interpretations attributed to the theme "patient safety" by nursing course students. Materials and Methods: This is an investigatory, descriptive study with a qualitative approach using semi-structured interviews and document analysis as data collection techniques. The semi-structured interview was conducted with 12 graduating students of the undergraduate nursing course at a public higher education institution in a municipality in the northern region of the State of Amazonas, Brazil. This study is based on the theoretical and methodological proposal of Symbolic Interactionism. Thematic analysis was used to interpret the results. In documentary research, the investigation was performed out in the Educational Planning Program (PPC, acronym in Portuguese) and 12 teaching plans for the nursing course according to the Patient safety curriculum guide: multi-professional edition. Results: The results generated through the students’ interviews created three categories: "The meaning of patient safety," "Factors that hinder the preservation of patient safety" and "The insertion of the patient safety theme in the nursing course." The meanings for students about patient safety are harm reduction, guaranteeing the integrity of the patient, family members and health professionals, health promotion through knowledge acquired in academia, the attitude and the practice of health professionals. Among the factors that impair the preservation of patient safety mentioned by the students are the following: lack of implementation of patient safety in a hospital environment, lack of physical structure and human resources in places where they take practical classes and curricular internships. The students were unanimous in declaring the need to insert patient safety as a mandatory discipline in the nursing course, as well as the possibility of transversality throughout the course. The results of the documentary analysis showed that there are contents related to patient safety regarding nine of the eleven topics in the Patient safety curriculum guide: multi-professional edition in the investigated undergraduate course. The approach to patient safety was identified from the 1st to the 10th period in the course, except the 2nd, 3rd and 7th period where content related to the theme was not identified. Conclusion: With this study, it was possible to know the reality of nursing students of a higher education institution in a municipality in the interior of Amazonas, allowing the understanding of patient safety from the perspective of the students, as well as helping identify how the insertion of the theme in the respective undergraduate course is occurring. Based on the results found both in the interview and in the documentary analysis, it is concluded that the approach to Patient Safety in the investigated course focuses on professional training, presenting gaps in content and information on the topic. It is necessary to expand Patient Safety in the training of these students, with knowledge produced in the National Patient Safety Program (PNPS, acronym in Portuguese), WHO guidelines, and other documents on the subject. Adding new content to PPC will bring a valuable contribution to academia and future professionals, impacting the training of students and the mitigation of Adverse Events.Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do ParáFaculdade de EnfermagemBrasilUFAM - UEPAPrograma de Pós-graduação em EnfermagemSilva, Nair Chase dahttp://lattes.cnpq.br/0446971881472652Oliveira, Hadelândia Milon dehttp://lattes.cnpq.br/8283844873211364Lopes Neto, DavidOliveira, Hyana Kamila Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/5831299401855532https://orcid.org/0000-0002-8070-02632020-11-17T18:28:09Z2020-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Hyana Kamila Ferreira de. Significados, ações e interpretações dos discentes de enfermagem sobre a segurança do paciente. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Pará, Manaus (AM), 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8007porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-11-18T05:03:57Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8007Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-11-18T05:03:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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