O ensino de Artes nos anos finais do Ensino Fundamental: um estudo da prática do Arte-Educador no Sul do Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Manoel Galdino da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8392893996356008, https://orcid.org/0000-0002-4675-994X
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8253
Resumo: Este trabalho de pesquisa foi realizado no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades do PPGECH/IEAA/UFAM que objetivou identificar as Concepções de Ensino de Artes presente na prática dos artes-educadores nos anos finais do ensino fundamental nas escolas municipais e estaduais do município de Lábrea/AM. Elegemos os princípios da pesquisa qualitativa, do tipo estudo de casos múltiplos (YIN, 2015). Os dados foram construídos a partir de questionário fechado, entrevistas semiestruturadas e para apreciação dos dados optamos pela análise de conteúdo, definida por Bardin (2016) e Franco (2018). Aportamos esse trabalho em Ferraz e Fusari (2010; 2018), que abordam as tendências teóricas da educação escolar, nos ajudaram a compreender mais profundamente a questão da prática educacional de Arte e sua relação com a nossa vida, Barbosa (1998; 2007; 2008; 2011; 2012; 2013; 2014), Pontes (2005; 2013) e Azevedo (2000; 2014), nos faz compreender à condição pós-moderna do Ensino da Arte como conhecimento, Richter (2012 e 2013) ajudando a refletir o contexto da interdisciplinaridade e estética do cotidiano e Rizzi (2012) caminhos metodologias da arte como epistemologia. Os resultados alcançados evidenciaram que a maioria dos professores/sujeitos não possuem formação adequada na área e quase sempre a disciplina Arte é usada para completar a carga horária ou preencher o tempo ocioso, ao qual denominam “ponta de carga”. Há vestígio evidente da prática polivalente. Evidenciou-se também, que a prática pedagógica do professor ocorre de maneira imbricada, uma intensa mistura das pedagogias da tendência idealista-liberal – tradicional, renovada e tecnicista –, ora com maior ou menor intensidade, gerando fragilidades conceituais e metodologias nas práxis pedagógicas. Sobretudo, carências de um ensino de Arte significativo voltado para o desenvolvimento da percepção estética e o reconhecimento da diversidade cultural. Apontam para a necessidade de a efetivação de programas voltados à formação contínua e continuada do professor, tal como preconiza as leis, e a superação do entendimento de que qualquer professor sem formação específica na área, dispõe de condições adequadas para atuar como arte-educador.
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Os dados foram construídos a partir de questionário fechado, entrevistas semiestruturadas e para apreciação dos dados optamos pela análise de conteúdo, definida por Bardin (2016) e Franco (2018). Aportamos esse trabalho em Ferraz e Fusari (2010; 2018), que abordam as tendências teóricas da educação escolar, nos ajudaram a compreender mais profundamente a questão da prática educacional de Arte e sua relação com a nossa vida, Barbosa (1998; 2007; 2008; 2011; 2012; 2013; 2014), Pontes (2005; 2013) e Azevedo (2000; 2014), nos faz compreender à condição pós-moderna do Ensino da Arte como conhecimento, Richter (2012 e 2013) ajudando a refletir o contexto da interdisciplinaridade e estética do cotidiano e Rizzi (2012) caminhos metodologias da arte como epistemologia. Os resultados alcançados evidenciaram que a maioria dos professores/sujeitos não possuem formação adequada na área e quase sempre a disciplina Arte é usada para completar a carga horária ou preencher o tempo ocioso, ao qual denominam “ponta de carga”. Há vestígio evidente da prática polivalente. Evidenciou-se também, que a prática pedagógica do professor ocorre de maneira imbricada, uma intensa mistura das pedagogias da tendência idealista-liberal – tradicional, renovada e tecnicista –, ora com maior ou menor intensidade, gerando fragilidades conceituais e metodologias nas práxis pedagógicas. Sobretudo, carências de um ensino de Arte significativo voltado para o desenvolvimento da percepção estética e o reconhecimento da diversidade cultural. Apontam para a necessidade de a efetivação de programas voltados à formação contínua e continuada do professor, tal como preconiza as leis, e a superação do entendimento de que qualquer professor sem formação específica na área, dispõe de condições adequadas para atuar como arte-educador.This research work was carried out under the PPGECH/IEAA/UFAM Graduate Program in Science and Humanities Teaching, which aimed to identify the Arts Teaching Conceptions present in the practice of Arts educators in the final years of elementary school in municipal and state schools of Lábrea/AM. We chose the principles of qualitative research, of the multiple case study type (YIN, 2015). The data were constructed from a closed questionnaire, semi-structured interviews, and for data analysis we opted for content analysis, defined by Bardin (2016) and Franco (2018). We support this work in Ferraz and Fusari (2010; 2018), which deal with the theoretical trends in school education, helped us to understand more deeply the issue of the educational practice of Art and its relationship with our life, Barbosa (1998; 2007; 2008 ; 2011; 2012; 2013; 2014), Pontes (2005; 2013) and Azevedo (2000; 2014), makes us understand the postmodern condition of Art Teaching as knowledge, Richter (2012 and 2013) helping to reflect the context of the interdisciplinarity and aesthetics of everyday life and Rizzi (2012) paths methodologies of art as epistemology. The results achieved showed that the majority of teachers / subjects do not have adequate training in the area and almost always the discipline Art is used to complete the workload or fill idle time, which they call “tip of load”. There is an evident trace of multipurpose practice. It was also evident that the pedagogical practice of the teacher occurs in an imbricated way, an intense mixture of the pedagogies of the idealistic-liberal tendency - traditional, renovating and technicist - sometimes with greater or lesser intensity. generating conceptual weaknesses and methodologies in pedagogical praxis. Above all, the lack of a meaningful teaching of Art aimed at the development of aesthetic perception and recognition of cultural diversity. Pointing to the need to implement programs aimed at continuous and continuing teacher education, as advocated by the laws, and to overcome the understanding that any teacher without specific training in the area, has adequate conditions to act as an art educator.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesMedeiros, Adriana Francisca dehttp://lattes.cnpq.br/5650581779742116Pontes, Gilvânia Maurício Dias dehttp://lattes.cnpq.br/2536072255193237Franco, Zilda Gláucia Eliashttp://lattes.cnpq.br/1576292560798601Silva, Manoel Galdino dahttp://lattes.cnpq.br/8392893996356008https://orcid.org/0000-0002-4675-994X2021-05-06T02:36:14Z2021-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Manoel Galdino da. O ensino de Artes nos anos finais do Ensino Fundamental: um estudo da prática do Arte-Educador no Sul do Amazonas. 2021. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8253porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-05-06T05:04:29Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8253Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-05-06T05:04:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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