Sistema inteligente de recomendação baseado no modelo do aluno
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2963 |
Resumo: | Com a disseminação dos cursos de Educação a Distância, um problema cada vez mais frequente é a falta de um acompanhamento personalizado ao aluno e a demora em responder por parte de mediadores e demais colegas às dúvidas e requisições dos alunos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), normalmente postadas em fóruns de discussão ou manifestada via e-mails. A abordagem adotada para solução deste problema apresentada nesta dissertação baseia-se em Sistemas Multiagente e em uma ontologia estendida da especificação IMS Learner Information Package (LIP) a partir da teoria de habilidades e competências desenvolvida pelo sociólogo suíço Phillipe Perrenoud. Por meio dos agentes e da ontologia são detectadas as eventuais dúvidas dos alunos e estas são direcionadas aos membros da comunidade que possuem o perfil mais adequado a solucioná-la, isto é, para aqueles que possuem as habilidades e competências adequadas, diminuindo a demora de resposta às dúvidas dos alunos. Dessa forma, os alunos poderão interagir entre si com o propósito de solucionar eventuais dúvidas ou erros em determinadas atividades, compartilhando conhecimentos. A solução descrita nesta dissertação se baseia na aprendizagem colaborativa pela interação entre aprendizes, na qual é uma estratégia empregada com o propósito de construir conhecimento de maneira mais significativa em um AVA. O processo de recomendação personalizada é realizado por agentes que utilizam a ontologia. Para validação do sistema, foi desenvolvida uma Rede de Petri que representa as interações entre os agentes, além de simular a correta ordem de execução ou o paralelismo entre eles. A partir dessas concepções, foi implementado um SMA que utiliza a ontologia de modelo de aluno desenvolvida e este foi empregado para auxiliar alunos e tutores em um curso de Cálculo Numérico que faz uso do AVA Moodle. Os resultados obtidos com os testes aplicados no sistema comprovam a validade e a viabilidade da solução encontrada, composta de duas etapas: uma simulação em uma turma fictícia, a fim de avaliar a eficácia dos agentes e da ontologia e outro teste em uma turma real, com o objetivo de avaliar a eficácia do processo de recomendação entre os alunos. Questionários de pesquisa de opinião foram passados em sala de aula a fim de obter e avaliar as impressões dos alunos quanto ao recurso disponível aos mesmos no AVA. |
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