Causas e consequências da ocorrência de voçorocas nas estradas AM-330 (Silves) e AM-363 (Itapiranga), Amazonas – Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4626 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objeto de estudo o processo de voçorocamento nas estradas AM – 330 em Silves e AM – 363 em Itapiranga, pertencentes à Região Metropolitana de Manaus (RMM). Realizou-se na referida pesquisa um mapeamento a respeito dos impactos ambientais decorrentes da ação das voçorocas ao longo dessas vias. O processo de voçorocamento observado apresentou como principais impactos o avanço das voçorocas em direção às estradas, que resultou também no assoreamento dos canais nas proximidades das vias. A pesquisa acerca do processo de voçorocamento apresenta relevância diante dos vários problemas causados por consequência de seu dinamismo, pois ocorre com muita frequência em áreas urbanas e em estradas/estradas na Amazônia. O surgimento e a expansão das voçorocas são condicionados por elementos naturais (erodibilidade, erossividade) e pela ação antrópica, os quais provocaram diversas modificações na paisagem, bem como alterações na dinâmica das incisões. Foram utilizados equipamentos para a obtenção dos dados, como: o trado, o pluviômetro, o GPS, o cisalhômetro, o penetrômetro de impacto, o infiltrômetro e o phmetro. Estes foram utilizados para obter as amostras de solo; para medição da quantidade de chuva; para identificar a localização geográfica das incisões; obter o cisalhamento do solo; medir a penetração ao solo; medir a infiltração no solo; obter o nível de acidez do solo, respectivamente. Durante a caracterização da área de estudo foram observadas as principais informações a respeito das voçorocas, como comprimento, largura, profundidade, declividade do terreno, além das características físicas: geologia, geomorfologia, clima, hidrografia, solo e vegetação. O trabalho está organizado em quatro capítulos divididos assim: o primeiro trata das discussões sobre as definições sobre voçorocas; o segundo aborda sobre as características naturais da área de estudo; o terceiro explica sobre a metodologia adotada como os equipamentos utilizados em campo, a abordagem científica seguida entre outros; o quarto e último relata os resultados provenientes da metodologia e as respostas a respeito das possibilidades do surgimento das incisões e em alguns casos a expansão ou diminuição de algumas feições. Tanto no surgimento das novas feições quanto no aumento do tamanho destas, o fator preponderante foi alterações na drenagem pluvial e, consequentemente, no escoamento superficial e a pavimentação das estradas também contribuiu para as mudanças na dinâmica das novas incisões. |
id |
UFAM_b0850bf5e6cf8dfbb485cc0819cfe84a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4626 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Causas e consequências da ocorrência de voçorocas nas estradas AM-330 (Silves) e AM-363 (Itapiranga), Amazonas – BrasilVoçorocasEstradas estaduaisImpactos ambientaisItapiranga - AmazonasSilves - AmazonasGulliesRoadsEnvironmental impactsCIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIAA presente pesquisa teve como objeto de estudo o processo de voçorocamento nas estradas AM – 330 em Silves e AM – 363 em Itapiranga, pertencentes à Região Metropolitana de Manaus (RMM). Realizou-se na referida pesquisa um mapeamento a respeito dos impactos ambientais decorrentes da ação das voçorocas ao longo dessas vias. O processo de voçorocamento observado apresentou como principais impactos o avanço das voçorocas em direção às estradas, que resultou também no assoreamento dos canais nas proximidades das vias. A pesquisa acerca do processo de voçorocamento apresenta relevância diante dos vários problemas causados por consequência de seu dinamismo, pois ocorre com muita frequência em áreas urbanas e em estradas/estradas na Amazônia. O surgimento e a expansão das voçorocas são condicionados por elementos naturais (erodibilidade, erossividade) e pela ação antrópica, os quais provocaram diversas modificações na paisagem, bem como alterações na dinâmica das incisões. Foram utilizados equipamentos para a obtenção dos dados, como: o trado, o pluviômetro, o GPS, o cisalhômetro, o penetrômetro de impacto, o infiltrômetro e o phmetro. Estes foram utilizados para obter as amostras de solo; para medição da quantidade de chuva; para identificar a localização geográfica das incisões; obter o cisalhamento do solo; medir a penetração ao solo; medir a infiltração no solo; obter o nível de acidez do solo, respectivamente. Durante a caracterização da área de estudo foram observadas as principais informações a respeito das voçorocas, como comprimento, largura, profundidade, declividade do terreno, além das características físicas: geologia, geomorfologia, clima, hidrografia, solo e vegetação. O trabalho está organizado em quatro capítulos divididos assim: o primeiro trata das discussões sobre as definições sobre voçorocas; o segundo aborda sobre as características naturais da área de estudo; o terceiro explica sobre a metodologia adotada como os equipamentos utilizados em campo, a abordagem científica seguida entre outros; o quarto e último relata os resultados provenientes da metodologia e as respostas a respeito das possibilidades do surgimento das incisões e em alguns casos a expansão ou diminuição de algumas feições. Tanto no surgimento das novas feições quanto no aumento do tamanho destas, o fator preponderante foi alterações na drenagem pluvial e, consequentemente, no escoamento superficial e a pavimentação das estradas também contribuiu para as mudanças na dinâmica das novas incisões.This research has as its object of study the process of voçorocamento roads AM - 330 AM and in Silves - 363 in Itapiranga belonging to the Metropolitan Region of Manaus (RMM). Was held in the said survey mapping regarding the environmental impacts of the action of gullies along these pathways. The process observed voçorocamento presented as main impacts the advancement of gullies towards the roads, which also resulted in the silting of canals in the vicinity of roads. The research about the process of voçorocamento has relevance on the various problems caused as a result of its dynamism, since it occurs very frequently in urban areas and highways / roads in the Amazon. The emergence and expansion of gullies are conditioned by natural (erodibility erossividade) and anthropogenic action elements, which led to several changes in the landscape, as well as changes in the dynamics of the incisions. Equipment for data collection were used, as the auger, the rain gauge, GPS, cisalhômetro, the impact penetrometer, the infiltrometer and the phmetrer. These were used for soil samples; measuring the amount of rain; to identify the geographic location of the incisions; to obtain the shear of the soil; measuring the penetration soil; measuring soil infiltration; obtaining the level of acidity of the soil, respectively. Geology, geomorphology, climate, hydrology, soil and vegetation: During the characterization of the study area the main information about the gullies, such as length, width, depth, slope of the land, beyond the physical characteristics were observed. The paper is organized in four chapters divided thus: the first deals with discussions about the definitions of gullies; the second focuses on the natural characteristics of the study area; the third explains the methodology adopted as the equipment used in the field, the scientific approach among others; the fourth and final reports results from the methodology and the answers about the possibilities of the emergence of the incisions and in some cases the expansion or reduction of some features. Both the emergence of the new features in the increase of the size of these, the major factor was changes in storm drainage and hence the runoff and the paving of roads also contributed to the changes in the dynamics of new incisions.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em GeografiaVieira, Antonio Fábio Sabbá Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/4286134740344158Silva, Emerson Dias dahttp://lattes.cnpq.br/25142862462210302015-10-06T20:56:55Z2014-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Emerson Dias da. Causas e consequências da ocorrência de voçorocas nas estradas AM-330 (Silves) e AM-363 (Itapiranga), Amazonas – Brasil. 2014. 96 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4626porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-03T22:10:11Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4626Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-03T22:10:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Causas e consequências da ocorrência de voçorocas nas estradas AM-330 (Silves) e AM-363 (Itapiranga), Amazonas – Brasil |
title |
Causas e consequências da ocorrência de voçorocas nas estradas AM-330 (Silves) e AM-363 (Itapiranga), Amazonas – Brasil |
spellingShingle |
Causas e consequências da ocorrência de voçorocas nas estradas AM-330 (Silves) e AM-363 (Itapiranga), Amazonas – Brasil Silva, Emerson Dias da Voçorocas Estradas estaduais Impactos ambientais Itapiranga - Amazonas Silves - Amazonas Gullies Roads Environmental impacts CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA |
title_short |
Causas e consequências da ocorrência de voçorocas nas estradas AM-330 (Silves) e AM-363 (Itapiranga), Amazonas – Brasil |
title_full |
Causas e consequências da ocorrência de voçorocas nas estradas AM-330 (Silves) e AM-363 (Itapiranga), Amazonas – Brasil |
title_fullStr |
Causas e consequências da ocorrência de voçorocas nas estradas AM-330 (Silves) e AM-363 (Itapiranga), Amazonas – Brasil |
title_full_unstemmed |
Causas e consequências da ocorrência de voçorocas nas estradas AM-330 (Silves) e AM-363 (Itapiranga), Amazonas – Brasil |
title_sort |
Causas e consequências da ocorrência de voçorocas nas estradas AM-330 (Silves) e AM-363 (Itapiranga), Amazonas – Brasil |
author |
Silva, Emerson Dias da |
author_facet |
Silva, Emerson Dias da http://lattes.cnpq.br/2514286246221030 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/2514286246221030 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Antonio Fábio Sabbá Guimarães http://lattes.cnpq.br/4286134740344158 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Emerson Dias da http://lattes.cnpq.br/2514286246221030 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Voçorocas Estradas estaduais Impactos ambientais Itapiranga - Amazonas Silves - Amazonas Gullies Roads Environmental impacts CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA |
topic |
Voçorocas Estradas estaduais Impactos ambientais Itapiranga - Amazonas Silves - Amazonas Gullies Roads Environmental impacts CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA |
description |
A presente pesquisa teve como objeto de estudo o processo de voçorocamento nas estradas AM – 330 em Silves e AM – 363 em Itapiranga, pertencentes à Região Metropolitana de Manaus (RMM). Realizou-se na referida pesquisa um mapeamento a respeito dos impactos ambientais decorrentes da ação das voçorocas ao longo dessas vias. O processo de voçorocamento observado apresentou como principais impactos o avanço das voçorocas em direção às estradas, que resultou também no assoreamento dos canais nas proximidades das vias. A pesquisa acerca do processo de voçorocamento apresenta relevância diante dos vários problemas causados por consequência de seu dinamismo, pois ocorre com muita frequência em áreas urbanas e em estradas/estradas na Amazônia. O surgimento e a expansão das voçorocas são condicionados por elementos naturais (erodibilidade, erossividade) e pela ação antrópica, os quais provocaram diversas modificações na paisagem, bem como alterações na dinâmica das incisões. Foram utilizados equipamentos para a obtenção dos dados, como: o trado, o pluviômetro, o GPS, o cisalhômetro, o penetrômetro de impacto, o infiltrômetro e o phmetro. Estes foram utilizados para obter as amostras de solo; para medição da quantidade de chuva; para identificar a localização geográfica das incisões; obter o cisalhamento do solo; medir a penetração ao solo; medir a infiltração no solo; obter o nível de acidez do solo, respectivamente. Durante a caracterização da área de estudo foram observadas as principais informações a respeito das voçorocas, como comprimento, largura, profundidade, declividade do terreno, além das características físicas: geologia, geomorfologia, clima, hidrografia, solo e vegetação. O trabalho está organizado em quatro capítulos divididos assim: o primeiro trata das discussões sobre as definições sobre voçorocas; o segundo aborda sobre as características naturais da área de estudo; o terceiro explica sobre a metodologia adotada como os equipamentos utilizados em campo, a abordagem científica seguida entre outros; o quarto e último relata os resultados provenientes da metodologia e as respostas a respeito das possibilidades do surgimento das incisões e em alguns casos a expansão ou diminuição de algumas feições. Tanto no surgimento das novas feições quanto no aumento do tamanho destas, o fator preponderante foi alterações na drenagem pluvial e, consequentemente, no escoamento superficial e a pavimentação das estradas também contribuiu para as mudanças na dinâmica das novas incisões. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-21 2015-10-06T20:56:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Emerson Dias da. Causas e consequências da ocorrência de voçorocas nas estradas AM-330 (Silves) e AM-363 (Itapiranga), Amazonas – Brasil. 2014. 96 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4626 |
identifier_str_mv |
SILVA, Emerson Dias da. Causas e consequências da ocorrência de voçorocas nas estradas AM-330 (Silves) e AM-363 (Itapiranga), Amazonas – Brasil. 2014. 96 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014. |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Geografia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Geografia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732013897285632 |