A Amazônia na dinâmica curricular do bacharelado de Relações Internacionais (RI) da Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Jeffeson William
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5527755850643354, https://orcid.org/0000-0003-1664-9755
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8123
Resumo: O presente estudo insere-se na Linha de Pesquisa 3: Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos Desafios Amazônicos na medida em que discute, quais conteúdos a respeito da Amazônia estão presentes no currículo em Relações Internacionais, dessa forma pretende colaborar com a formação dos professores no ensino superior. O objetivo geral do estudo consiste em analisar como a Amazônia é trabalhada na dinâmica curricular do bacharelado de Relações Internacionais (RI) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), esse intento desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: 1). Averiguar os pressupostos da teoria histórico-crítica no ensino superior e no currículo; 2). Conhecer as concepções de ensino superior no mundo e no Brasil, bem como a inserção do curso de Relações Internacionais na Amazônia; e 3). Elucidar a dinâmica curricular do curso de Relações Internacionais da UFRR, por meio dos temas amazônicos presentes no ensino, na pesquisa e na extensão. Para tanto, nosso aporte teórico-metodológico ancorou-se na teoria histórico-crítica e em sua consequente teoria curricular, além dos estudos de formação em Relações Internacionais, bem como autores que debatem a Amazônia brasileira. Em termos metodológicos recorremos a fontes documentais e primárias analisadas por meio de forma qualitativa, dentre os documentos analisados encontram-se as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Bacharelado de Relações Internacionais, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFRR e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de RI da UFRR, além da extração de informações do site do curso a respeito dos trabalhos monográficos e dos projetos de extensão vigentes; para a coleta dos dados primários foram realizadas três entrevistas, sendo uma com o coordenador do curso e duas com os docentes que já haviam ministrado disciplinas obrigatórias diretamente relacionadas à Amazônia, também foi realizado um Grupo de Discussão com os discentes finalistas de 2019. Dentre os resultados destacamos que o curso de Relações Internacionais (RI) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), no âmbito do ensino, realiza uma interlocução direta sobre Amazônia expressa em três disciplinas que abordam a interação entre Amazônia e Relações Internacionais, bem como indiretamente esse conteúdo também é trabalhado em outras disciplinas ao decorrer do curso. A partir dos trabalhos monográficos defendidos, na esfera da pesquisa, sobressaem os temas de migração, refúgio e deslocamento. Por sua vez, a maioria dos projetos de extensão relaciona-se à crise humanitária decorrente da migração venezuelana. Conclui-se que a migração venezuelana reorientou a dinâmica curricular e que apesar dos esforços individuais dos docentes do curso no ensino, na pesquisa e na extensão, não existe um trabalho organizado coletivamente e subsidiado em um diagnóstico prévio das necessidades locais a fim de priorizar os conteúdos e as respostas à sociedade roraimense e amazônica. No entanto, gostaríamos de ressaltar que tais dificuldades não dependem apenas da vontade política dos docentes e discentes em tornar o curso de RI da UFRR um polo de referência no saber sobre a Amazônia brasileira no âmbito da área de relações internacionais, existem dificuldades estruturais que a universidade pública atravessa, seja pelas estratégias de deslegitimação social ou pela redução constante do financiamento perpetrada pelo novo regime fiscal, aprovado em 2016.
id UFAM_b25c7d8ad1b25f2cabd6af80269f4a6f
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8123
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling A Amazônia na dinâmica curricular do bacharelado de Relações Internacionais (RI) da Universidade Federal de Roraima (UFRR)Ensino superior - RoraimaUniversidades e faculdades - CurrículosCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOAmazôniaDinâmica curricularEnsino superiorFormação em Relações InternacionaisO presente estudo insere-se na Linha de Pesquisa 3: Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos Desafios Amazônicos na medida em que discute, quais conteúdos a respeito da Amazônia estão presentes no currículo em Relações Internacionais, dessa forma pretende colaborar com a formação dos professores no ensino superior. O objetivo geral do estudo consiste em analisar como a Amazônia é trabalhada na dinâmica curricular do bacharelado de Relações Internacionais (RI) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), esse intento desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: 1). Averiguar os pressupostos da teoria histórico-crítica no ensino superior e no currículo; 2). Conhecer as concepções de ensino superior no mundo e no Brasil, bem como a inserção do curso de Relações Internacionais na Amazônia; e 3). Elucidar a dinâmica curricular do curso de Relações Internacionais da UFRR, por meio dos temas amazônicos presentes no ensino, na pesquisa e na extensão. Para tanto, nosso aporte teórico-metodológico ancorou-se na teoria histórico-crítica e em sua consequente teoria curricular, além dos estudos de formação em Relações Internacionais, bem como autores que debatem a Amazônia brasileira. Em termos metodológicos recorremos a fontes documentais e primárias analisadas por meio de forma qualitativa, dentre os documentos analisados encontram-se as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Bacharelado de Relações Internacionais, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFRR e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de RI da UFRR, além da extração de informações do site do curso a respeito dos trabalhos monográficos e dos projetos de extensão vigentes; para a coleta dos dados primários foram realizadas três entrevistas, sendo uma com o coordenador do curso e duas com os docentes que já haviam ministrado disciplinas obrigatórias diretamente relacionadas à Amazônia, também foi realizado um Grupo de Discussão com os discentes finalistas de 2019. Dentre os resultados destacamos que o curso de Relações Internacionais (RI) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), no âmbito do ensino, realiza uma interlocução direta sobre Amazônia expressa em três disciplinas que abordam a interação entre Amazônia e Relações Internacionais, bem como indiretamente esse conteúdo também é trabalhado em outras disciplinas ao decorrer do curso. A partir dos trabalhos monográficos defendidos, na esfera da pesquisa, sobressaem os temas de migração, refúgio e deslocamento. Por sua vez, a maioria dos projetos de extensão relaciona-se à crise humanitária decorrente da migração venezuelana. Conclui-se que a migração venezuelana reorientou a dinâmica curricular e que apesar dos esforços individuais dos docentes do curso no ensino, na pesquisa e na extensão, não existe um trabalho organizado coletivamente e subsidiado em um diagnóstico prévio das necessidades locais a fim de priorizar os conteúdos e as respostas à sociedade roraimense e amazônica. No entanto, gostaríamos de ressaltar que tais dificuldades não dependem apenas da vontade política dos docentes e discentes em tornar o curso de RI da UFRR um polo de referência no saber sobre a Amazônia brasileira no âmbito da área de relações internacionais, existem dificuldades estruturais que a universidade pública atravessa, seja pelas estratégias de deslegitimação social ou pela redução constante do financiamento perpetrada pelo novo regime fiscal, aprovado em 2016.The present study is part of Research Line 3: Education and Praxis of the Educator Facing the Amazonian Challenges as it discusses, what contents about the Amazon are present in the curriculum in International Relations, in this way it intends collaborate with the training of teachers in higher education. The general objective of the study is to analyze how the Amazon is worked in the curricular dynamics of the Bachelor of International Relations (IR) at the Federal University of Roraima (UFRR), this intent unfolds in the following specific objectives: 1). To investigate the assumptions of historical-critical theory in higher education and in the curriculum; two). To know the concepts of higher education in the world and in Brazil, as well as the insertion of the International Relations course in the Amazon; and 3). Elucidate the curricular dynamics of the International Relations course at UFRR, through Amazonian themes present in teaching, research and extension. To this end, our theoretical- methodological support was anchored in historical-critical theory and its consequent curricular theory, in addition to training studies in International Relations, as well as authors who debate the Brazilian Amazon. In methodological terms, we use documentary and primary sources analyzed in a qualitative way, among the analyzed documents are the National Curriculum Guidelines (DCNs) of the Bachelor of International Relations, the Institutional Development Plan (PDI) of UFRR and the Pedagogical Project the UFRR IR Course (PPC), in addition to extracting information from the course website about current monographs and extension projects; for the collection of primary data, three interviews were conducted, one with the course coordinator and two with teachers who had already taught mandatory subjects directly related to the Amazon, a Discussion Group was also held with the finalist students of 2019. Among the results we highlight that the course on International Relations (IR) at the Federal University of Roraima (UFRR), within the scope of teaching, conducts a direct dialogue on the Amazon expressed in three disciplines that address the interaction between the Amazon and International Relations, as well as indirectly this content it is also worked in other subjects during the course. From the monographic works defended, in the research sphere, the themes of migration, refuge and displacement stand out. In turn, most extension projects are related to the humanitarian crisis resulting from Venezuelan migration. It is concluded that Venezuelan migration has reoriented the curriculum dynamics and that despite the individual efforts of the course teachers in teaching, research and extension, there is no work organized collectively and subsidized in a previous diagnosis of local needs in order to prioritize contents and responses to Roraima and Amazonian society. However, we would like to emphasize that such difficulties do not depend only on the political will of professors and students to make the UFRR IR course a reference pole in the knowledge about the Brazilian Amazon in the area of international relations, there are structural difficulties that public university goes through, either through the strategies of social delegitimation or by the constant reduction of funding perpetrated by the new tax regime, approved in 2016.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoSilva, Iolete Ribeiro dahttp://lattes.cnpq.br/6024598140248335Borges, Lívia de Freitas FonsecaNascimento, Izaura Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/3909167647909530Melo, Lucilene Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/5360406300645653Pereira, Jeffeson Williamhttp://lattes.cnpq.br/5527755850643354https://orcid.org/0000-0003-1664-97552021-02-16T17:44:32Z2020-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPEREIRA, Jeffeson William. A Amazônia na dinâmica curricular do bacharelado de Relações Internacionais (RI) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). 2020. 217 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8123porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-03-30T05:03:54Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8123Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-03-30T05:03:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv A Amazônia na dinâmica curricular do bacharelado de Relações Internacionais (RI) da Universidade Federal de Roraima (UFRR)
title A Amazônia na dinâmica curricular do bacharelado de Relações Internacionais (RI) da Universidade Federal de Roraima (UFRR)
spellingShingle A Amazônia na dinâmica curricular do bacharelado de Relações Internacionais (RI) da Universidade Federal de Roraima (UFRR)
Pereira, Jeffeson William
Ensino superior - Roraima
Universidades e faculdades - Currículos
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Amazônia
Dinâmica curricular
Ensino superior
Formação em Relações Internacionais
title_short A Amazônia na dinâmica curricular do bacharelado de Relações Internacionais (RI) da Universidade Federal de Roraima (UFRR)
title_full A Amazônia na dinâmica curricular do bacharelado de Relações Internacionais (RI) da Universidade Federal de Roraima (UFRR)
title_fullStr A Amazônia na dinâmica curricular do bacharelado de Relações Internacionais (RI) da Universidade Federal de Roraima (UFRR)
title_full_unstemmed A Amazônia na dinâmica curricular do bacharelado de Relações Internacionais (RI) da Universidade Federal de Roraima (UFRR)
title_sort A Amazônia na dinâmica curricular do bacharelado de Relações Internacionais (RI) da Universidade Federal de Roraima (UFRR)
author Pereira, Jeffeson William
author_facet Pereira, Jeffeson William
http://lattes.cnpq.br/5527755850643354
https://orcid.org/0000-0003-1664-9755
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/5527755850643354
https://orcid.org/0000-0003-1664-9755
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Iolete Ribeiro da
http://lattes.cnpq.br/6024598140248335
Borges, Lívia de Freitas Fonseca
Nascimento, Izaura Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/3909167647909530
Melo, Lucilene Ferreira de
http://lattes.cnpq.br/5360406300645653
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Jeffeson William
http://lattes.cnpq.br/5527755850643354
https://orcid.org/0000-0003-1664-9755
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior - Roraima
Universidades e faculdades - Currículos
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Amazônia
Dinâmica curricular
Ensino superior
Formação em Relações Internacionais
topic Ensino superior - Roraima
Universidades e faculdades - Currículos
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Amazônia
Dinâmica curricular
Ensino superior
Formação em Relações Internacionais
description O presente estudo insere-se na Linha de Pesquisa 3: Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos Desafios Amazônicos na medida em que discute, quais conteúdos a respeito da Amazônia estão presentes no currículo em Relações Internacionais, dessa forma pretende colaborar com a formação dos professores no ensino superior. O objetivo geral do estudo consiste em analisar como a Amazônia é trabalhada na dinâmica curricular do bacharelado de Relações Internacionais (RI) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), esse intento desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: 1). Averiguar os pressupostos da teoria histórico-crítica no ensino superior e no currículo; 2). Conhecer as concepções de ensino superior no mundo e no Brasil, bem como a inserção do curso de Relações Internacionais na Amazônia; e 3). Elucidar a dinâmica curricular do curso de Relações Internacionais da UFRR, por meio dos temas amazônicos presentes no ensino, na pesquisa e na extensão. Para tanto, nosso aporte teórico-metodológico ancorou-se na teoria histórico-crítica e em sua consequente teoria curricular, além dos estudos de formação em Relações Internacionais, bem como autores que debatem a Amazônia brasileira. Em termos metodológicos recorremos a fontes documentais e primárias analisadas por meio de forma qualitativa, dentre os documentos analisados encontram-se as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Bacharelado de Relações Internacionais, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFRR e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de RI da UFRR, além da extração de informações do site do curso a respeito dos trabalhos monográficos e dos projetos de extensão vigentes; para a coleta dos dados primários foram realizadas três entrevistas, sendo uma com o coordenador do curso e duas com os docentes que já haviam ministrado disciplinas obrigatórias diretamente relacionadas à Amazônia, também foi realizado um Grupo de Discussão com os discentes finalistas de 2019. Dentre os resultados destacamos que o curso de Relações Internacionais (RI) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), no âmbito do ensino, realiza uma interlocução direta sobre Amazônia expressa em três disciplinas que abordam a interação entre Amazônia e Relações Internacionais, bem como indiretamente esse conteúdo também é trabalhado em outras disciplinas ao decorrer do curso. A partir dos trabalhos monográficos defendidos, na esfera da pesquisa, sobressaem os temas de migração, refúgio e deslocamento. Por sua vez, a maioria dos projetos de extensão relaciona-se à crise humanitária decorrente da migração venezuelana. Conclui-se que a migração venezuelana reorientou a dinâmica curricular e que apesar dos esforços individuais dos docentes do curso no ensino, na pesquisa e na extensão, não existe um trabalho organizado coletivamente e subsidiado em um diagnóstico prévio das necessidades locais a fim de priorizar os conteúdos e as respostas à sociedade roraimense e amazônica. No entanto, gostaríamos de ressaltar que tais dificuldades não dependem apenas da vontade política dos docentes e discentes em tornar o curso de RI da UFRR um polo de referência no saber sobre a Amazônia brasileira no âmbito da área de relações internacionais, existem dificuldades estruturais que a universidade pública atravessa, seja pelas estratégias de deslegitimação social ou pela redução constante do financiamento perpetrada pelo novo regime fiscal, aprovado em 2016.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
2021-02-16T17:44:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Jeffeson William. A Amazônia na dinâmica curricular do bacharelado de Relações Internacionais (RI) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). 2020. 217 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8123
identifier_str_mv PEREIRA, Jeffeson William. A Amazônia na dinâmica curricular do bacharelado de Relações Internacionais (RI) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). 2020. 217 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732042731028480