O mito e sua importância na formação da cultura amazônica: estudo dos mitos amazônicos numa aproximação com os mitos gregos - os mitos na práxis educacional da cidade de Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Aldenize Pinto de Melo do
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3284162057146986
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3230
Resumo: Incitar o debate e a reflexão sobre a temática dos mitos, ressaltando as boas possibilidades de aprendizado que eles podem proporcionar, é a intenção desse trabalho. A primeira etapa do trabalho é uma pesquisa bibliográfica, sendo que essa trata de temas como: a postura moderna e pós-moderna em relação ao mito; explicações sobre o que é mito, suas funções e a visão transdisciplinar que as escolas podem adotar. Também faz parte da pesquisa bibliográfica uma análise comparativa entre os mitos gregos e amazônicos. Nessa comparação o elemento mítico universal, o fogo, nos serve de referencial para a análise dos mitos, tendo como eixo de aproximação doze categorias. A segunda etapa da pesquisa é resultado da observação de campo, feita de forma direta semi-intensiva e não participativa. Durante o período de seis meses do ano letivo de 2005 em uma escola da rede estadual de ensino, verificamos como o mito é trabalhado em sala de aula, qual a freqüência do uso das narrativas míticas e como os alunos recebem e entendem a temática dos mitos. Foram entrevistados quatro professores de Língua Portuguesa e Literatura, um questionário foi aplicado em quarenta alunos do ensino fundamental, 5º a 8º, sendo dez alunos de cada série. A pesquisa bibliográfica, ressaltando o valor educacional dos mitos, contrapôs-se com uma realidade de não aplicação dos mesmos em sala-de-aula. Com tantas possibilidades para explorar as narrativas míticas, o cenário da realização da pesquisa ignora tal potencial contrariando até mesmo as orientações contidas nos PCN s que discursam sobre a diversidade cultural e transdisciplinaridade.
id UFAM_b3b77e8176f2399bd367dd172c3dbc6b
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3230
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling O mito e sua importância na formação da cultura amazônica: estudo dos mitos amazônicos numa aproximação com os mitos gregos - os mitos na práxis educacional da cidade de ManausMitoEducaçãoMulticulturalismoTransdisciplinaridadeMitoEducaciónMulticulturalismoTransdisciplinaridadCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOIncitar o debate e a reflexão sobre a temática dos mitos, ressaltando as boas possibilidades de aprendizado que eles podem proporcionar, é a intenção desse trabalho. A primeira etapa do trabalho é uma pesquisa bibliográfica, sendo que essa trata de temas como: a postura moderna e pós-moderna em relação ao mito; explicações sobre o que é mito, suas funções e a visão transdisciplinar que as escolas podem adotar. Também faz parte da pesquisa bibliográfica uma análise comparativa entre os mitos gregos e amazônicos. Nessa comparação o elemento mítico universal, o fogo, nos serve de referencial para a análise dos mitos, tendo como eixo de aproximação doze categorias. A segunda etapa da pesquisa é resultado da observação de campo, feita de forma direta semi-intensiva e não participativa. Durante o período de seis meses do ano letivo de 2005 em uma escola da rede estadual de ensino, verificamos como o mito é trabalhado em sala de aula, qual a freqüência do uso das narrativas míticas e como os alunos recebem e entendem a temática dos mitos. Foram entrevistados quatro professores de Língua Portuguesa e Literatura, um questionário foi aplicado em quarenta alunos do ensino fundamental, 5º a 8º, sendo dez alunos de cada série. A pesquisa bibliográfica, ressaltando o valor educacional dos mitos, contrapôs-se com uma realidade de não aplicação dos mesmos em sala-de-aula. Com tantas possibilidades para explorar as narrativas míticas, o cenário da realização da pesquisa ignora tal potencial contrariando até mesmo as orientações contidas nos PCN s que discursam sobre a diversidade cultural e transdisciplinaridade.Azuzar el debate y la reflexión sobre la temática de los mitos y poner de relieve las buenas posibilidades de aprendizaje que ellos pueden proporcionar es el objetivo de ese trabajo. Su primera etapa es una investigación bibliográfica, la cual trata de temas como la postura moderna y pos-moderna en relación al mito; explicaciones sobre lo que es mito, sus funciones y la visión transdisciplinar que las escuelas pueden adoptar. También forma parte de la investigación bibliográfica un análisis comparativo entre los mitos griegos y amazónicos. En esa comparación, el elemento mítico universal, el fuego, nos sirve de referencial para el análisis de los mitos y la comparación tiene como eje de acercamiento doce categorías. La segunda etapa de la investigación resulta de la observación de campo, hecha de forma directa, semi-intensiva y no participativa. Durante el período de seis meses del ano letivo de 2005 en una escuela de la red estadual de enseñanza, verificamos como se trabaja el mito en el aula, cual la frecuencia del uso de las narrativas míticas y como los alumnos reciben y entienden la temática de los mitos. Se entrevistaron cuatro profesores de Lengua Portuguesa y Literatura, se aplicó un cuestionario a cuarenta alumnos de la enseñanza fundamental, 5º a 8º grados, un total de diez alumnos de cada serie. La investigación bibliográfica, la cual pone de relieve el valor educacional de los mitos, se contrapone a una realidad de no aplicación de esos mitos en el aula. Con tantas posibilidades para explotar las narrativas míticas, el escenario de la realización de la investigación ignora tal potencial y contraria aun las orientaciones presentadas em los PCN s que discursan sobre la diversidad cultural y la transdisciplinaridad.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoLima, Antonia Silva deNascimento, Aldenize Pinto de Melo dohttp://lattes.cnpq.br/32841620571469862015-04-22T21:56:10Z2015-04-082007-01-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Aldenize Pinto de Melo do. O mito e sua importância na formação da cultura amazônica: estudo dos mitos amazônicos numa aproximação com os mitos gregos - os mitos na práxis educacional da cidade de Manaus. 2007. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2007.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3230porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-04-22T14:38:18Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3230Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-04-22T14:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O mito e sua importância na formação da cultura amazônica: estudo dos mitos amazônicos numa aproximação com os mitos gregos - os mitos na práxis educacional da cidade de Manaus
title O mito e sua importância na formação da cultura amazônica: estudo dos mitos amazônicos numa aproximação com os mitos gregos - os mitos na práxis educacional da cidade de Manaus
spellingShingle O mito e sua importância na formação da cultura amazônica: estudo dos mitos amazônicos numa aproximação com os mitos gregos - os mitos na práxis educacional da cidade de Manaus
Nascimento, Aldenize Pinto de Melo do
Mito
Educação
Multiculturalismo
Transdisciplinaridade
Mito
Educación
Multiculturalismo
Transdisciplinaridad
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short O mito e sua importância na formação da cultura amazônica: estudo dos mitos amazônicos numa aproximação com os mitos gregos - os mitos na práxis educacional da cidade de Manaus
title_full O mito e sua importância na formação da cultura amazônica: estudo dos mitos amazônicos numa aproximação com os mitos gregos - os mitos na práxis educacional da cidade de Manaus
title_fullStr O mito e sua importância na formação da cultura amazônica: estudo dos mitos amazônicos numa aproximação com os mitos gregos - os mitos na práxis educacional da cidade de Manaus
title_full_unstemmed O mito e sua importância na formação da cultura amazônica: estudo dos mitos amazônicos numa aproximação com os mitos gregos - os mitos na práxis educacional da cidade de Manaus
title_sort O mito e sua importância na formação da cultura amazônica: estudo dos mitos amazônicos numa aproximação com os mitos gregos - os mitos na práxis educacional da cidade de Manaus
author Nascimento, Aldenize Pinto de Melo do
author_facet Nascimento, Aldenize Pinto de Melo do
http://lattes.cnpq.br/3284162057146986
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/3284162057146986
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Antonia Silva de
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Aldenize Pinto de Melo do
http://lattes.cnpq.br/3284162057146986
dc.subject.por.fl_str_mv Mito
Educação
Multiculturalismo
Transdisciplinaridade
Mito
Educación
Multiculturalismo
Transdisciplinaridad
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Mito
Educação
Multiculturalismo
Transdisciplinaridade
Mito
Educación
Multiculturalismo
Transdisciplinaridad
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description Incitar o debate e a reflexão sobre a temática dos mitos, ressaltando as boas possibilidades de aprendizado que eles podem proporcionar, é a intenção desse trabalho. A primeira etapa do trabalho é uma pesquisa bibliográfica, sendo que essa trata de temas como: a postura moderna e pós-moderna em relação ao mito; explicações sobre o que é mito, suas funções e a visão transdisciplinar que as escolas podem adotar. Também faz parte da pesquisa bibliográfica uma análise comparativa entre os mitos gregos e amazônicos. Nessa comparação o elemento mítico universal, o fogo, nos serve de referencial para a análise dos mitos, tendo como eixo de aproximação doze categorias. A segunda etapa da pesquisa é resultado da observação de campo, feita de forma direta semi-intensiva e não participativa. Durante o período de seis meses do ano letivo de 2005 em uma escola da rede estadual de ensino, verificamos como o mito é trabalhado em sala de aula, qual a freqüência do uso das narrativas míticas e como os alunos recebem e entendem a temática dos mitos. Foram entrevistados quatro professores de Língua Portuguesa e Literatura, um questionário foi aplicado em quarenta alunos do ensino fundamental, 5º a 8º, sendo dez alunos de cada série. A pesquisa bibliográfica, ressaltando o valor educacional dos mitos, contrapôs-se com uma realidade de não aplicação dos mesmos em sala-de-aula. Com tantas possibilidades para explorar as narrativas míticas, o cenário da realização da pesquisa ignora tal potencial contrariando até mesmo as orientações contidas nos PCN s que discursam sobre a diversidade cultural e transdisciplinaridade.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-08
2015-04-22T21:56:10Z
2015-04-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Aldenize Pinto de Melo do. O mito e sua importância na formação da cultura amazônica: estudo dos mitos amazônicos numa aproximação com os mitos gregos - os mitos na práxis educacional da cidade de Manaus. 2007. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2007.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3230
identifier_str_mv NASCIMENTO, Aldenize Pinto de Melo do. O mito e sua importância na formação da cultura amazônica: estudo dos mitos amazônicos numa aproximação com os mitos gregos - os mitos na práxis educacional da cidade de Manaus. 2007. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2007.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732006254215168