O mito e sua importância na formação da cultura amazônica: estudo dos mitos amazônicos numa aproximação com os mitos gregos - os mitos na práxis educacional da cidade de Manaus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3230 |
Resumo: | Incitar o debate e a reflexão sobre a temática dos mitos, ressaltando as boas possibilidades de aprendizado que eles podem proporcionar, é a intenção desse trabalho. A primeira etapa do trabalho é uma pesquisa bibliográfica, sendo que essa trata de temas como: a postura moderna e pós-moderna em relação ao mito; explicações sobre o que é mito, suas funções e a visão transdisciplinar que as escolas podem adotar. Também faz parte da pesquisa bibliográfica uma análise comparativa entre os mitos gregos e amazônicos. Nessa comparação o elemento mítico universal, o fogo, nos serve de referencial para a análise dos mitos, tendo como eixo de aproximação doze categorias. A segunda etapa da pesquisa é resultado da observação de campo, feita de forma direta semi-intensiva e não participativa. Durante o período de seis meses do ano letivo de 2005 em uma escola da rede estadual de ensino, verificamos como o mito é trabalhado em sala de aula, qual a freqüência do uso das narrativas míticas e como os alunos recebem e entendem a temática dos mitos. Foram entrevistados quatro professores de Língua Portuguesa e Literatura, um questionário foi aplicado em quarenta alunos do ensino fundamental, 5º a 8º, sendo dez alunos de cada série. A pesquisa bibliográfica, ressaltando o valor educacional dos mitos, contrapôs-se com uma realidade de não aplicação dos mesmos em sala-de-aula. Com tantas possibilidades para explorar as narrativas míticas, o cenário da realização da pesquisa ignora tal potencial contrariando até mesmo as orientações contidas nos PCN s que discursam sobre a diversidade cultural e transdisciplinaridade. |
id |
UFAM_b3b77e8176f2399bd367dd172c3dbc6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3230 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
O mito e sua importância na formação da cultura amazônica: estudo dos mitos amazônicos numa aproximação com os mitos gregos - os mitos na práxis educacional da cidade de ManausMitoEducaçãoMulticulturalismoTransdisciplinaridadeMitoEducaciónMulticulturalismoTransdisciplinaridadCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOIncitar o debate e a reflexão sobre a temática dos mitos, ressaltando as boas possibilidades de aprendizado que eles podem proporcionar, é a intenção desse trabalho. A primeira etapa do trabalho é uma pesquisa bibliográfica, sendo que essa trata de temas como: a postura moderna e pós-moderna em relação ao mito; explicações sobre o que é mito, suas funções e a visão transdisciplinar que as escolas podem adotar. Também faz parte da pesquisa bibliográfica uma análise comparativa entre os mitos gregos e amazônicos. Nessa comparação o elemento mítico universal, o fogo, nos serve de referencial para a análise dos mitos, tendo como eixo de aproximação doze categorias. A segunda etapa da pesquisa é resultado da observação de campo, feita de forma direta semi-intensiva e não participativa. Durante o período de seis meses do ano letivo de 2005 em uma escola da rede estadual de ensino, verificamos como o mito é trabalhado em sala de aula, qual a freqüência do uso das narrativas míticas e como os alunos recebem e entendem a temática dos mitos. Foram entrevistados quatro professores de Língua Portuguesa e Literatura, um questionário foi aplicado em quarenta alunos do ensino fundamental, 5º a 8º, sendo dez alunos de cada série. A pesquisa bibliográfica, ressaltando o valor educacional dos mitos, contrapôs-se com uma realidade de não aplicação dos mesmos em sala-de-aula. Com tantas possibilidades para explorar as narrativas míticas, o cenário da realização da pesquisa ignora tal potencial contrariando até mesmo as orientações contidas nos PCN s que discursam sobre a diversidade cultural e transdisciplinaridade.Azuzar el debate y la reflexión sobre la temática de los mitos y poner de relieve las buenas posibilidades de aprendizaje que ellos pueden proporcionar es el objetivo de ese trabajo. Su primera etapa es una investigación bibliográfica, la cual trata de temas como la postura moderna y pos-moderna en relación al mito; explicaciones sobre lo que es mito, sus funciones y la visión transdisciplinar que las escuelas pueden adoptar. También forma parte de la investigación bibliográfica un análisis comparativo entre los mitos griegos y amazónicos. En esa comparación, el elemento mítico universal, el fuego, nos sirve de referencial para el análisis de los mitos y la comparación tiene como eje de acercamiento doce categorías. La segunda etapa de la investigación resulta de la observación de campo, hecha de forma directa, semi-intensiva y no participativa. Durante el período de seis meses del ano letivo de 2005 en una escuela de la red estadual de enseñanza, verificamos como se trabaja el mito en el aula, cual la frecuencia del uso de las narrativas míticas y como los alumnos reciben y entienden la temática de los mitos. Se entrevistaron cuatro profesores de Lengua Portuguesa y Literatura, se aplicó un cuestionario a cuarenta alumnos de la enseñanza fundamental, 5º a 8º grados, un total de diez alumnos de cada serie. La investigación bibliográfica, la cual pone de relieve el valor educacional de los mitos, se contrapone a una realidad de no aplicación de esos mitos en el aula. Con tantas posibilidades para explotar las narrativas míticas, el escenario de la realización de la investigación ignora tal potencial y contraria aun las orientaciones presentadas em los PCN s que discursan sobre la diversidad cultural y la transdisciplinaridad.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoLima, Antonia Silva deNascimento, Aldenize Pinto de Melo dohttp://lattes.cnpq.br/32841620571469862015-04-22T21:56:10Z2015-04-082007-01-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Aldenize Pinto de Melo do. O mito e sua importância na formação da cultura amazônica: estudo dos mitos amazônicos numa aproximação com os mitos gregos - os mitos na práxis educacional da cidade de Manaus. 2007. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2007.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3230porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-04-22T14:38:18Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3230Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-04-22T14:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O mito e sua importância na formação da cultura amazônica: estudo dos mitos amazônicos numa aproximação com os mitos gregos - os mitos na práxis educacional da cidade de Manaus |
title |
O mito e sua importância na formação da cultura amazônica: estudo dos mitos amazônicos numa aproximação com os mitos gregos - os mitos na práxis educacional da cidade de Manaus |
spellingShingle |
O mito e sua importância na formação da cultura amazônica: estudo dos mitos amazônicos numa aproximação com os mitos gregos - os mitos na práxis educacional da cidade de Manaus Nascimento, Aldenize Pinto de Melo do Mito Educação Multiculturalismo Transdisciplinaridade Mito Educación Multiculturalismo Transdisciplinaridad CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
title_short |
O mito e sua importância na formação da cultura amazônica: estudo dos mitos amazônicos numa aproximação com os mitos gregos - os mitos na práxis educacional da cidade de Manaus |
title_full |
O mito e sua importância na formação da cultura amazônica: estudo dos mitos amazônicos numa aproximação com os mitos gregos - os mitos na práxis educacional da cidade de Manaus |
title_fullStr |
O mito e sua importância na formação da cultura amazônica: estudo dos mitos amazônicos numa aproximação com os mitos gregos - os mitos na práxis educacional da cidade de Manaus |
title_full_unstemmed |
O mito e sua importância na formação da cultura amazônica: estudo dos mitos amazônicos numa aproximação com os mitos gregos - os mitos na práxis educacional da cidade de Manaus |
title_sort |
O mito e sua importância na formação da cultura amazônica: estudo dos mitos amazônicos numa aproximação com os mitos gregos - os mitos na práxis educacional da cidade de Manaus |
author |
Nascimento, Aldenize Pinto de Melo do |
author_facet |
Nascimento, Aldenize Pinto de Melo do http://lattes.cnpq.br/3284162057146986 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/3284162057146986 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Antonia Silva de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Aldenize Pinto de Melo do http://lattes.cnpq.br/3284162057146986 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mito Educação Multiculturalismo Transdisciplinaridade Mito Educación Multiculturalismo Transdisciplinaridad CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
topic |
Mito Educação Multiculturalismo Transdisciplinaridade Mito Educación Multiculturalismo Transdisciplinaridad CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
Incitar o debate e a reflexão sobre a temática dos mitos, ressaltando as boas possibilidades de aprendizado que eles podem proporcionar, é a intenção desse trabalho. A primeira etapa do trabalho é uma pesquisa bibliográfica, sendo que essa trata de temas como: a postura moderna e pós-moderna em relação ao mito; explicações sobre o que é mito, suas funções e a visão transdisciplinar que as escolas podem adotar. Também faz parte da pesquisa bibliográfica uma análise comparativa entre os mitos gregos e amazônicos. Nessa comparação o elemento mítico universal, o fogo, nos serve de referencial para a análise dos mitos, tendo como eixo de aproximação doze categorias. A segunda etapa da pesquisa é resultado da observação de campo, feita de forma direta semi-intensiva e não participativa. Durante o período de seis meses do ano letivo de 2005 em uma escola da rede estadual de ensino, verificamos como o mito é trabalhado em sala de aula, qual a freqüência do uso das narrativas míticas e como os alunos recebem e entendem a temática dos mitos. Foram entrevistados quatro professores de Língua Portuguesa e Literatura, um questionário foi aplicado em quarenta alunos do ensino fundamental, 5º a 8º, sendo dez alunos de cada série. A pesquisa bibliográfica, ressaltando o valor educacional dos mitos, contrapôs-se com uma realidade de não aplicação dos mesmos em sala-de-aula. Com tantas possibilidades para explorar as narrativas míticas, o cenário da realização da pesquisa ignora tal potencial contrariando até mesmo as orientações contidas nos PCN s que discursam sobre a diversidade cultural e transdisciplinaridade. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-08 2015-04-22T21:56:10Z 2015-04-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Aldenize Pinto de Melo do. O mito e sua importância na formação da cultura amazônica: estudo dos mitos amazônicos numa aproximação com os mitos gregos - os mitos na práxis educacional da cidade de Manaus. 2007. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2007. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3230 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Aldenize Pinto de Melo do. O mito e sua importância na formação da cultura amazônica: estudo dos mitos amazônicos numa aproximação com os mitos gregos - os mitos na práxis educacional da cidade de Manaus. 2007. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2007. |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732006254215168 |