Conexão com a natureza e implicações de experiências educativas na floresta amazônica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9044 |
Resumo: | Com o aumento da concentração de pessoas habitando centros urbanos há também a diminuição das experiências diretas de contato com a natureza. A vida longe dos ambientes naturais pode afetar a saúde humana, e também diminuir a afinidade das pessoas com a natureza. O que pode gerar a falta de empatia com os problemas ambientais. A Conexão com a Natureza (CN) é um conceito que descreve um senso subjetivo de vínculo com o mundo natural, constituído de aspectos cognitivos, afetivos e comportamentais. A CN é um preditor de comportamentos pró-ambientais (CPA), o que a torna necessária para a construção de sociedades mais sustentáveis. Os processos educativos podem contribuir para o fortalecimento da CN, dentre eles destacam-se aqueles que promovem maior contato dos estudantes com os ambientes naturais. Nessa pesquisa, buscou-se compreender como experiências educativas na floresta amazônica podem afetar a CN em estudantes universitários de engenharia florestal. Para responder a esse objetivo um conjunto de dados foi coletado com participantes e ex-participantes do Curso de Manejo Florestal do INPA. Um curso que utiliza de aulas de imersão na floresta amazônica para o ensino de conceitos e técnicas de manejo florestal. As aulas são realizadas em uma estação de silvicultura, próxima a cidade de Manaus, Amazonas, no Brasil, onde há uma base de pesquisas científicas sobre manejo florestal. A pesquisa foi realizada em quatro etapas (survey, observação, rodas de conversa e questionário pós-curso). No survey participaram 148 egressos do curso (78 F e 70 M) e nas demais etapas participaram 35 estudantes da turma de 2021. Os resultados mostram que as aulas na floresta auxiliam nos processos de aprendizagem de conceitos das ciências ambientais, mas também fortalecem os vínculos com a floresta. As aulas permitem que os instrutores utilizem elementos da floresta para o ensino, com estímulo contínuo para que os estudantes observem os ambientes ao seu redor. A imersão em atividades educativas contribui para que os jovens reconheçam a importância da floresta e também os auxilia a desenvolver habilidades. Dentre elas, algumas que vão necessitar em suas rotinas laborais como o trabalho em equipe, o uso de ferramentas e equipamentos, a organização de dados e a comunicação. O uso da natureza como ambiente de ensino se mostra promissor no contexto brasileiro, onde existe uma diversidade de ecossistemas ao longo do território nacional. Por isso, torna-se necessária a ampliação dos estudos com participantes de outras áreas de conhecimento, níveis de ensino e biomas. |
id |
UFAM_b450d6c8b1c2df5945e650d8f6de709f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9044 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Conexão com a natureza e implicações de experiências educativas na floresta amazônicaCIENCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULACIENCIAS HUMANAS EDUCACAOEducação ambientalImersão na naturezaBem-estarEnsino superiorCiências ambientaisCom o aumento da concentração de pessoas habitando centros urbanos há também a diminuição das experiências diretas de contato com a natureza. A vida longe dos ambientes naturais pode afetar a saúde humana, e também diminuir a afinidade das pessoas com a natureza. O que pode gerar a falta de empatia com os problemas ambientais. A Conexão com a Natureza (CN) é um conceito que descreve um senso subjetivo de vínculo com o mundo natural, constituído de aspectos cognitivos, afetivos e comportamentais. A CN é um preditor de comportamentos pró-ambientais (CPA), o que a torna necessária para a construção de sociedades mais sustentáveis. Os processos educativos podem contribuir para o fortalecimento da CN, dentre eles destacam-se aqueles que promovem maior contato dos estudantes com os ambientes naturais. Nessa pesquisa, buscou-se compreender como experiências educativas na floresta amazônica podem afetar a CN em estudantes universitários de engenharia florestal. Para responder a esse objetivo um conjunto de dados foi coletado com participantes e ex-participantes do Curso de Manejo Florestal do INPA. Um curso que utiliza de aulas de imersão na floresta amazônica para o ensino de conceitos e técnicas de manejo florestal. As aulas são realizadas em uma estação de silvicultura, próxima a cidade de Manaus, Amazonas, no Brasil, onde há uma base de pesquisas científicas sobre manejo florestal. A pesquisa foi realizada em quatro etapas (survey, observação, rodas de conversa e questionário pós-curso). No survey participaram 148 egressos do curso (78 F e 70 M) e nas demais etapas participaram 35 estudantes da turma de 2021. Os resultados mostram que as aulas na floresta auxiliam nos processos de aprendizagem de conceitos das ciências ambientais, mas também fortalecem os vínculos com a floresta. As aulas permitem que os instrutores utilizem elementos da floresta para o ensino, com estímulo contínuo para que os estudantes observem os ambientes ao seu redor. A imersão em atividades educativas contribui para que os jovens reconheçam a importância da floresta e também os auxilia a desenvolver habilidades. Dentre elas, algumas que vão necessitar em suas rotinas laborais como o trabalho em equipe, o uso de ferramentas e equipamentos, a organização de dados e a comunicação. O uso da natureza como ambiente de ensino se mostra promissor no contexto brasileiro, onde existe uma diversidade de ecossistemas ao longo do território nacional. Por isso, torna-se necessária a ampliação dos estudos com participantes de outras áreas de conhecimento, níveis de ensino e biomas.With the increase in the concentration of people inhabiting urban centers, there is also a decrease in direct experiences of contact with nature. Living away from natural environments can affect human health, but also diminish people's affinity with nature. Which can generate a lack of empathy with environmental problems. Connection with Nature (CWN) is a concept that describes a subjective sense of connection with the natural world, consisting of cognitive, affective and behavioral aspects. CWN is a predictor of pro-environmental behaviors (PEB). Which makes it necessary for the construction of more sustainable societies. Educational processes can contribute to the strengthening of CWN, among them those that promote greater contact of students and natural environments stand out. In this research, we sought to understand how educational experiences in the Amazon rainforest can affect CWN in university students of forest engineering. A course that uses immersion classes in the Amazon rainforest to teach forest management concepts and techniques. Classes are held at a forestry station, near the city of Manaus in Brazil, where there is a scientific research base on forest management. The research was carried out in four stages (survey, observation, conversation circles and post-course questionnaire). In first stage, 148 graduates of the course (78 F and 70 M) participated in the survey and 35 students from the class of 2021 participated in the other stages. The results show that classes in the forest help in the processes of learning environmental science concepts, but also strengthen the bonds with the forest. Classes allow instructors to use elements of the forest for teaching, with continuous stimulation for students to observe their surroundings. Immersion in educational activities helps young people to recognize the importance of the forest and also helps them to develop skills. Among them, skills they will need in their work routines such as teamwork, the use of tools and equipment, data organization and communication. The use of nature as a teaching environment is promising in the Brazilian context, where there is a diversity of ecosystems throughout the national territory. Therefore, it is necessary to expand studies with participants from other areas of knowledge, educational levels and biomes.CNPqINCT Madeiras da AmazôniaFapeamUniversidade Federal do AmazonasCentro de Ciências do AmbienteBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na AmazôniaHiguchi, Maria Inês Gasparettohttp://lattes.cnpq.br/8607852207828061Pato, Claudia Márcia LyraSimão, Maria Olívia de Albuquerque RibeiroRosa, Daniele da Costa Cunha BorgesPaz, Damaris Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/3115978612885129https://orcid.org/0000-0002-9973-98112022-09-01T20:02:24Z2022-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPAZ, Damaris Teixeira. Conexão com a natureza e implicações de experiências educativas na floresta amazônica. 2022. 132 f. Tese (Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9044porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-09-02T05:03:32Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9044Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-09-02T05:03:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conexão com a natureza e implicações de experiências educativas na floresta amazônica |
title |
Conexão com a natureza e implicações de experiências educativas na floresta amazônica |
spellingShingle |
Conexão com a natureza e implicações de experiências educativas na floresta amazônica Paz, Damaris Teixeira CIENCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA CIENCIAS HUMANAS EDUCACAO Educação ambiental Imersão na natureza Bem-estar Ensino superior Ciências ambientais |
title_short |
Conexão com a natureza e implicações de experiências educativas na floresta amazônica |
title_full |
Conexão com a natureza e implicações de experiências educativas na floresta amazônica |
title_fullStr |
Conexão com a natureza e implicações de experiências educativas na floresta amazônica |
title_full_unstemmed |
Conexão com a natureza e implicações de experiências educativas na floresta amazônica |
title_sort |
Conexão com a natureza e implicações de experiências educativas na floresta amazônica |
author |
Paz, Damaris Teixeira |
author_facet |
Paz, Damaris Teixeira http://lattes.cnpq.br/3115978612885129 https://orcid.org/0000-0002-9973-9811 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/3115978612885129 https://orcid.org/0000-0002-9973-9811 |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Higuchi, Maria Inês Gasparetto http://lattes.cnpq.br/8607852207828061 Pato, Claudia Márcia Lyra Simão, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Rosa, Daniele da Costa Cunha Borges |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paz, Damaris Teixeira http://lattes.cnpq.br/3115978612885129 https://orcid.org/0000-0002-9973-9811 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA CIENCIAS HUMANAS EDUCACAO Educação ambiental Imersão na natureza Bem-estar Ensino superior Ciências ambientais |
topic |
CIENCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA CIENCIAS HUMANAS EDUCACAO Educação ambiental Imersão na natureza Bem-estar Ensino superior Ciências ambientais |
description |
Com o aumento da concentração de pessoas habitando centros urbanos há também a diminuição das experiências diretas de contato com a natureza. A vida longe dos ambientes naturais pode afetar a saúde humana, e também diminuir a afinidade das pessoas com a natureza. O que pode gerar a falta de empatia com os problemas ambientais. A Conexão com a Natureza (CN) é um conceito que descreve um senso subjetivo de vínculo com o mundo natural, constituído de aspectos cognitivos, afetivos e comportamentais. A CN é um preditor de comportamentos pró-ambientais (CPA), o que a torna necessária para a construção de sociedades mais sustentáveis. Os processos educativos podem contribuir para o fortalecimento da CN, dentre eles destacam-se aqueles que promovem maior contato dos estudantes com os ambientes naturais. Nessa pesquisa, buscou-se compreender como experiências educativas na floresta amazônica podem afetar a CN em estudantes universitários de engenharia florestal. Para responder a esse objetivo um conjunto de dados foi coletado com participantes e ex-participantes do Curso de Manejo Florestal do INPA. Um curso que utiliza de aulas de imersão na floresta amazônica para o ensino de conceitos e técnicas de manejo florestal. As aulas são realizadas em uma estação de silvicultura, próxima a cidade de Manaus, Amazonas, no Brasil, onde há uma base de pesquisas científicas sobre manejo florestal. A pesquisa foi realizada em quatro etapas (survey, observação, rodas de conversa e questionário pós-curso). No survey participaram 148 egressos do curso (78 F e 70 M) e nas demais etapas participaram 35 estudantes da turma de 2021. Os resultados mostram que as aulas na floresta auxiliam nos processos de aprendizagem de conceitos das ciências ambientais, mas também fortalecem os vínculos com a floresta. As aulas permitem que os instrutores utilizem elementos da floresta para o ensino, com estímulo contínuo para que os estudantes observem os ambientes ao seu redor. A imersão em atividades educativas contribui para que os jovens reconheçam a importância da floresta e também os auxilia a desenvolver habilidades. Dentre elas, algumas que vão necessitar em suas rotinas laborais como o trabalho em equipe, o uso de ferramentas e equipamentos, a organização de dados e a comunicação. O uso da natureza como ambiente de ensino se mostra promissor no contexto brasileiro, onde existe uma diversidade de ecossistemas ao longo do território nacional. Por isso, torna-se necessária a ampliação dos estudos com participantes de outras áreas de conhecimento, níveis de ensino e biomas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-01T20:02:24Z 2022-07-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PAZ, Damaris Teixeira. Conexão com a natureza e implicações de experiências educativas na floresta amazônica. 2022. 132 f. Tese (Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9044 |
identifier_str_mv |
PAZ, Damaris Teixeira. Conexão com a natureza e implicações de experiências educativas na floresta amazônica. 2022. 132 f. Tese (Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732048974249984 |