Efeito de borda e maximização de recursos em projetos artísticos junto a adolescentes: a perspectiva dos profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Paula Caroline dos Anjos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6246985237442934
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5047
Resumo: Esta pesquisa abordou profissionais que desempenharam funções centrais na execução do Projeto Jovem Cidadão (PJC) e Concerto de Natal (CN) desenvolvidos junto a adolescentes na Cidade de Manaus, visando conhecer o potencial que recursos artísticos possuem na transformação dos contextos de vulnerabilidade. As condições históricoculturais que os adolescentes dispõem para constituir-se enquanto sujeitos estão contemporaneamente associadas a diversos agravos, com os quais os jovens necessitam lidar. Projetos artísticos tem sido utilizados junto a estes com fins diversos, sendo ainda pouco conhecidos os seus resultados relacionados à redução da vulnerabilidade. Visando aprofundar conhecimentos sobre a arte como intervenção, o Laboratório de Intervenção Social e Desenvolvimento Comunitário (LABINS) iniciou em 2012, estudos acerca do impacto que os projetos PJC e CN na vida dos adolescentes. Como parte destes estudos, propôs-se como objetivo desta pesquisa, investigar com os profissionais responsáveis pela execução destes projetos, o potencial de maximização de recursos promotores de proteção e redução de vulnerabilidade, a partir do conceito de Efeito de Borda (EB). Este conceito, oriundo da ecologia e utilizado pela Psicologia Comunitária Crítica, é ferramenta organizadora e compreensiva de ações que envolvem participação de diferente sujeitos e instituições, cujo encontro resulta em uma ‘borda’ onde recursos novos emergem, otimizando os resultados dos projetos. A pesquisa caracterizou-se como exploratório-qualitativa e utilizou o banco de dados das pesquisas anteriores com adolescentes, além de quatro entrevistas semi-estruturadas junto aos profissionais, analisadas segundo adaptação do método da Grounded Theory. A partir dos resultados, concluiu-se que: os projetos foram considerados transformadores da subjetividade dos adolescentes e dos profissionais; foram identificados recursos nos projetos passíveis de maximização, tais como recursos artísticos (aprendizado das técnicas, novas formas de comunicação, conhecimento artístico); recursos socializadores, implicando em outros modos de estar no mundo (autoconceito, autoestima, projeto de vida, criação e fortalecimento de vínculos); recursos organizadores (estrutura organizada dos projetos como rede protetiva); recursos de inclusão social. As dificuldades levantadas à maximização dos recursos foram primordialmente referentes à estrutura do projeto, espaço restrito de participação de seus diversos membros, nível de comunicação entre instituições e agentes; o conceito de Efeito de Borda mostrou-se particularmente útil à análise dos 9 processos que tem por característica o desenvolvimento de ações que incluem participantes de diversos contextos, com diferentes recursos e experiências, sendo, portanto, construto teórico capaz de subsidiar a análise de práticas que visem transformações no rumo da melhoria das condições de vida de adolescentes e outros grupos em contextos de vulnerabilidade.
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Visando aprofundar conhecimentos sobre a arte como intervenção, o Laboratório de Intervenção Social e Desenvolvimento Comunitário (LABINS) iniciou em 2012, estudos acerca do impacto que os projetos PJC e CN na vida dos adolescentes. Como parte destes estudos, propôs-se como objetivo desta pesquisa, investigar com os profissionais responsáveis pela execução destes projetos, o potencial de maximização de recursos promotores de proteção e redução de vulnerabilidade, a partir do conceito de Efeito de Borda (EB). Este conceito, oriundo da ecologia e utilizado pela Psicologia Comunitária Crítica, é ferramenta organizadora e compreensiva de ações que envolvem participação de diferente sujeitos e instituições, cujo encontro resulta em uma ‘borda’ onde recursos novos emergem, otimizando os resultados dos projetos. A pesquisa caracterizou-se como exploratório-qualitativa e utilizou o banco de dados das pesquisas anteriores com adolescentes, além de quatro entrevistas semi-estruturadas junto aos profissionais, analisadas segundo adaptação do método da Grounded Theory. A partir dos resultados, concluiu-se que: os projetos foram considerados transformadores da subjetividade dos adolescentes e dos profissionais; foram identificados recursos nos projetos passíveis de maximização, tais como recursos artísticos (aprendizado das técnicas, novas formas de comunicação, conhecimento artístico); recursos socializadores, implicando em outros modos de estar no mundo (autoconceito, autoestima, projeto de vida, criação e fortalecimento de vínculos); recursos organizadores (estrutura organizada dos projetos como rede protetiva); recursos de inclusão social. As dificuldades levantadas à maximização dos recursos foram primordialmente referentes à estrutura do projeto, espaço restrito de participação de seus diversos membros, nível de comunicação entre instituições e agentes; o conceito de Efeito de Borda mostrou-se particularmente útil à análise dos 9 processos que tem por característica o desenvolvimento de ações que incluem participantes de diversos contextos, com diferentes recursos e experiências, sendo, portanto, construto teórico capaz de subsidiar a análise de práticas que visem transformações no rumo da melhoria das condições de vida de adolescentes e outros grupos em contextos de vulnerabilidade.This research addresses professionals who play central roles in implementing the Young Citizen Project (PJC) and Christmas Concert (CN) developed with adolescents in the city of Manaus, in order to know the potential that artistic resources have in transforming the contexts of vulnerability. The historical and cultural conditions that teenagers have to be constituted as subjects are simultaneously associated with various diseases, with which young people need to deal with. Artistic projects have been used along with these various purposes, still little known the results related to the reduction of vulnerability. Aiming to deepen understanding of art as intervention, Social Intervention and Community Development Laboratory (LABINS) started in 2012, studies on the impact that the PJC and CN projects in the lives of adolescents. As part of these studies, it was proposed as objective of this research, investigate with the professionals responsible for implementing these projects, the potential for maximizing protection promoters resources and vulnerability reduction, from the concept of Edge Effect (EB). This concept, based on ecology and used by the Community Psychology Review, is organizing and comprehensive tool actions involving participation of different subjects and institutions, whose encounter results in an 'edge' where new features emerge, optimizing project outcomes. The research is characterized as exploratory, qualitative and used the database of previous research with teenagers and four semistructured interviews with professionals, analyzed according adaptation of the Grounded Theory method. From the results, it was concluded that: the projects were considered transforming the subjectivity of adolescents and professionals; resources have been identified in projects that could maximize such as artistic resources (learning techniques, new forms of communication, artistic knowledge); socializing resources, resulting in other modes of being in the world (self-concept, self-esteem, life project, creation and strengthening of links); organizers resources (organized structure of the projects as protective network); resources for social inclusion. The difficulties posed to maximize the resources were primarily related to the project structure, restricted space for the participation of its various members, level of communication between institutions and agents; the concept of edge effect was particularly useful to the analysis of processes whose characteristic development of actions that include participants from diverse backgrounds, with different resources and experiences, and therefore theoretical construct capable of supporting the analysis of practices changes aimed in the direction of improving the living conditions of young people and other groups in vulnerable contexts.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de PsicologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em PsicologiaCosta, Cláudia Regina Brandão Sampaio Fernandes dahttp://lattes.cnpq.br/9255099700096438Sampaio, Paula Caroline dos Anjoshttp://lattes.cnpq.br/62469852374429342016-06-23T20:10:32Z2016-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSAMPAIO, Paula Caroline dos Anjos. Efeito de borda e maximização de recursos em projetos artísticos junto a adolescentes: a perspectiva dos profissionais. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5047porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2017-04-20T18:54:10Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5047Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922017-04-20T18:54:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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