A música kuximawara: uma etnografia da música popular entre indígenas de São Gabriel da Cachoeira (AM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos Neto, Agenor Cavalcanti de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5471024744252517, https://orcid.org/0000-0002-6611-5017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8229
Resumo: O trabalho busca conhecer a música kuximawara. Praticada entre a população de São Gabriel da Cachoeira (AM), especialmente por indígenas, a música popular fornece um ambiente simbólico propício para continuidades milenares da cultura indígena do Noroeste Amazônico. Esse encontro entre a música popular, as narrativas cosmológicas, as histórias pessoais de vida e a perspectiva indígena fornece os elementos bases para o que os interlocutores do trabalho sugerem ser um gênero musical-performativo de música popular local. A proposta etnográfica busca assimilar essa ideia tentando responder perguntas como: “o que é a música kuximawara? onde ela é praticada? Quais os costumes e comportamentos que caracterizam o grupo de participantes dessa prática musical?” e outras questões contextuais. A partir do trabalho de campo, quatro meses entre músicos indígenas de São Gabriel da Cachoeira, principalmente Baré e Tukano, descrevo como se deu minha participação na cena da música kuximawara. Por meio das atividades de produtor musical, músico e compositor, condição que compartilho com os interlocutores, realizei uma série de atividades em conjunto com os músicos e o público dessa cena. Os principais resultados desse processo são: gravação do CD Caboclo do Rio Negro, de Ary até Ykuema, indígena baré; CD Bahsana a’tia, de Jack da Guitarra; participação da Festa do Divino Espírito Santo da comunidade de Iá-miri; centenas de fotos e horas de gravação de performances ao vivo, realizadas com auxílio de um gravador de áudio digital portátil de seis canais. Ao participar do processo produtivo e criativo da cena da música kuximawara, as questões iniciais são esclarecidas. As músicas e outros materiais resultantes do trabalho de campo fornecem os dados e fatos em que se baseiam os principais pontos da etnografia. Esses dados dialogam com a literatura especializada no tema, especialmente a etnografia produzida sobre os povos indígenas do Noroeste Amazônico, a literatura sobre Antropologia da Música nas Terras Baixas da América do Sul e as produções acadêmicas dos grupos de estudo do PPGAS-UFAM: Maracá (Estudos sobre Arte, Cultura e Sociedade) e NEAI (Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena). O convívio e, principalmente, as viagens junto com os músicos e produtores locais para participar das festas da região levam a etnografia a focar em prescrições de comportamento que fundamentam o ritual cotidiano que envolve a música kuximawara. Nesse ponto do trabalho, os interlocutores passam a buscar explicações para práticas que envolvem a música kuximawara nas narrativas cosmológicas, que circulam pela região do Noroeste Amazônico há milhares de anos. Busco projetar, com exemplos do trabalho de campo, uma perspectiva indígena sobre a música popular (seus instrumentos e práticas). Ao fim, enumero as práticas e prescrições comportamentais compartilhadas entre os praticantes da música kuximawara, que são as mesmas práticas rituais de antigas narrativas cosmológicas. Relacionando essas continuidades, em uma ilustracão apoteótica final: imagino o personagem mitológico Jurupary dançando ao som de um teclado eletrônico até amanhecer o dia no Alto Rio Negro. Desse modo, essa tese socializa os conhecimentos e materiais resultados desse processo etnográfico. Assim como engaja uma agenda política antropológica no sentido de olhar positivamente a música popular no contexto indígena e demonstrar como há potencialidades pedagógicas para popularizar conhecimentos e práticas indígenas sobre música muito antigas.
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A proposta etnográfica busca assimilar essa ideia tentando responder perguntas como: “o que é a música kuximawara? onde ela é praticada? Quais os costumes e comportamentos que caracterizam o grupo de participantes dessa prática musical?” e outras questões contextuais. A partir do trabalho de campo, quatro meses entre músicos indígenas de São Gabriel da Cachoeira, principalmente Baré e Tukano, descrevo como se deu minha participação na cena da música kuximawara. Por meio das atividades de produtor musical, músico e compositor, condição que compartilho com os interlocutores, realizei uma série de atividades em conjunto com os músicos e o público dessa cena. Os principais resultados desse processo são: gravação do CD Caboclo do Rio Negro, de Ary até Ykuema, indígena baré; CD Bahsana a’tia, de Jack da Guitarra; participação da Festa do Divino Espírito Santo da comunidade de Iá-miri; centenas de fotos e horas de gravação de performances ao vivo, realizadas com auxílio de um gravador de áudio digital portátil de seis canais. Ao participar do processo produtivo e criativo da cena da música kuximawara, as questões iniciais são esclarecidas. As músicas e outros materiais resultantes do trabalho de campo fornecem os dados e fatos em que se baseiam os principais pontos da etnografia. Esses dados dialogam com a literatura especializada no tema, especialmente a etnografia produzida sobre os povos indígenas do Noroeste Amazônico, a literatura sobre Antropologia da Música nas Terras Baixas da América do Sul e as produções acadêmicas dos grupos de estudo do PPGAS-UFAM: Maracá (Estudos sobre Arte, Cultura e Sociedade) e NEAI (Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena). O convívio e, principalmente, as viagens junto com os músicos e produtores locais para participar das festas da região levam a etnografia a focar em prescrições de comportamento que fundamentam o ritual cotidiano que envolve a música kuximawara. Nesse ponto do trabalho, os interlocutores passam a buscar explicações para práticas que envolvem a música kuximawara nas narrativas cosmológicas, que circulam pela região do Noroeste Amazônico há milhares de anos. Busco projetar, com exemplos do trabalho de campo, uma perspectiva indígena sobre a música popular (seus instrumentos e práticas). Ao fim, enumero as práticas e prescrições comportamentais compartilhadas entre os praticantes da música kuximawara, que são as mesmas práticas rituais de antigas narrativas cosmológicas. Relacionando essas continuidades, em uma ilustracão apoteótica final: imagino o personagem mitológico Jurupary dançando ao som de um teclado eletrônico até amanhecer o dia no Alto Rio Negro. Desse modo, essa tese socializa os conhecimentos e materiais resultados desse processo etnográfico. Assim como engaja uma agenda política antropológica no sentido de olhar positivamente a música popular no contexto indígena e demonstrar como há potencialidades pedagógicas para popularizar conhecimentos e práticas indígenas sobre música muito antigas.The work seeks to know Kuximawara music. Practiced among the population of São Gabriel da Cachoeira (AM), especially by indigenous people, this kind of popular music provides a symbolic environment conducive to millennial continuities of indigenous culture in the Northwest Amazon. This encounter involving popular music, cosmological narratives, personal life stories and the indigenous perspective provides the basic elements for what the interlocutors of the work suggest to be a musical-performative genre of local popular music. The ethnographic proposal seeks to assimilate this idea by trying to answer questions such as: “what is kuximawara music? where is it played? What are the customs and behaviors that characterize the group of participants in this musical practice? ” and other contextual issues. Stemming from the fieldwork obsdrvations, four months among indigenous musicians from São Gabriel da Cachoeira, mainly Baré and Tukano, I describe how my participation in the Kuximawara music scene took place. Through the activities of music producer, musician and composer, a condition that I share with the interlocutors, I carried out a series of activities together with the musicians and the audience of this scene. The main results of this process are: recording of the CD Caboclo do Rio Negro, from Ary to Ykuema, indigenous baré; the CD Bahsana a’tia, by Jack da Guitarra; participation in the Festa do Divino Espírito Santo of the community of Iá-miri; hundreds of photos and hours of live performances, performed with the aid of a six-channel portable digital audio recorder. By participating in the productive and creative process of the Kuximawara music scene, the initial questions are clarified. The music and other materials resulting from the fieldwork provide the data and facts on which the main points of ethnography are based. These data are in dialogue with the specialized literature on the subject, especially the ethnography produced on the indigenous peoples of the Northwest Amazon, the literature on Anthropology of Music in the Lowlands of South America and the academic productions of the PPGAS-UFAM study groups: Maracá (Studies on Art, Culture and Society) and NEAI (Center for Studies on the Indigenous Amazon).CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorFoi um processo tranquiloDefendido no período de quarentena referente a primeira onda do COVID-19.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Antropologia SocialMontardo, Deise Lucy Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/6344437017920336Santos, Gilton Mendes doshttp://lattes.cnpq.br/8884263402852992Bruno, Ana Carla dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/4630421803618286Mendívil, JulioVasconcelos Neto, Agenor Cavalcanti dehttp://lattes.cnpq.br/5471024744252517https://orcid.org/0000-0002-6611-50172021-04-22T13:53:31Z2020-04-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfVASCONCELOS NETO, Agenor Cavalcanti de. A música kuximawara: uma etnografia da música popular entre indígenas de São Gabriel da Cachoeira (AM). 2020. 245 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8229porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-04-23T05:03:44Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8229Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-04-23T05:03:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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