Uma arquitetura pedagógica para a formação de conceitos científicos em alunos com distorção idade-série
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8568 |
Resumo: | Alunos com distorção idade-série (DIS) são aqueles que estão cursando alguma série do ensino básico com idade superior a recomendada sendo este um problema comum nas escolas públicas do Amazonas. O objetivo deste trabalho é investigar uma forma de sistematizar a formação de conceitos científicos para alunos com DIS. A abordagem é estruturada em uma Arquitetura Pedagógica (AP) que tem como premissa a formação de conceitos científicos, trata-se de um microecossistema que reúne teorias de aprendizagem e tecnologias digitais como instrumentos cognitivos e ferramenta de mediação pedagógica. A AP possui um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) acessível por tecnologias móveis, visando à disponibilização dos conteúdos das aulas sem limitação de tempo e de espaços formais de aprendizagem, oportunizando ao aluno avançar seus estudos ou rever os conteúdos quantas vezes julgar necessário. Busca-se nessa abordagem correlacionar disciplinas científicas com outras áreas do conhecimento objetivando desenvolver uma visão holística do aluno sobre os assuntos tratados. E para favorecer a participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem recorre-se à Aprendizagem Criativa desenvolvida em espaço maker. A AP proposta é uma alternativa para potencializar o processo de ensino-aprendizagem de conceitos científicos para alunos com DIS e que pode auxiliar professores no desenvolvimento de projetos de ensino de forma não-linear. A AP foi avaliada experimentalmente em duas escolas públicas do Estado do Amazonas em turmas do Projeto Avançar Fases 3 e 4 e uma turma do 8º ano regular. Os resultados obtidos das aplicações experimentais da AP mostraram aumento no percentual de rendimento dos alunos donde se conclui que a AP potencializa o processo ensino-aprendizagem e, portanto, é uma boa alternativa sistematizar a formação conceitos científicos para alunos com DIS. Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Arquitetura Pedagógica; Distorção idade-série. |
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Uma arquitetura pedagógica para a formação de conceitos científicos em alunos com distorção idade-sérieA pedagogical architecture for scientific concepts formation in students with age-grade distortionCIENCIAS EXATAS E DA TERRAEnsino-aprendizagemArquitetura PedagógicaDistorção idade-sérieAlunos com distorção idade-série (DIS) são aqueles que estão cursando alguma série do ensino básico com idade superior a recomendada sendo este um problema comum nas escolas públicas do Amazonas. O objetivo deste trabalho é investigar uma forma de sistematizar a formação de conceitos científicos para alunos com DIS. A abordagem é estruturada em uma Arquitetura Pedagógica (AP) que tem como premissa a formação de conceitos científicos, trata-se de um microecossistema que reúne teorias de aprendizagem e tecnologias digitais como instrumentos cognitivos e ferramenta de mediação pedagógica. A AP possui um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) acessível por tecnologias móveis, visando à disponibilização dos conteúdos das aulas sem limitação de tempo e de espaços formais de aprendizagem, oportunizando ao aluno avançar seus estudos ou rever os conteúdos quantas vezes julgar necessário. Busca-se nessa abordagem correlacionar disciplinas científicas com outras áreas do conhecimento objetivando desenvolver uma visão holística do aluno sobre os assuntos tratados. E para favorecer a participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem recorre-se à Aprendizagem Criativa desenvolvida em espaço maker. A AP proposta é uma alternativa para potencializar o processo de ensino-aprendizagem de conceitos científicos para alunos com DIS e que pode auxiliar professores no desenvolvimento de projetos de ensino de forma não-linear. A AP foi avaliada experimentalmente em duas escolas públicas do Estado do Amazonas em turmas do Projeto Avançar Fases 3 e 4 e uma turma do 8º ano regular. Os resultados obtidos das aplicações experimentais da AP mostraram aumento no percentual de rendimento dos alunos donde se conclui que a AP potencializa o processo ensino-aprendizagem e, portanto, é uma boa alternativa sistematizar a formação conceitos científicos para alunos com DIS. Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Arquitetura Pedagógica; Distorção idade-série.Students with age-grade distortion (DIS) are those who are enrolled in some grade of basic education while above recommended age and this is a common problem at public schools in Amazonas. This work’s goal is to investigate a way to systematize the formation of scientific concepts for students with DIS. The approach is structured in a Pedagogical Architecture (AP) that has as its premise: formation of scientific concepts, it is a micro-ecosystem that brings together learning theories and digital technologies as cognitive instruments and a pedagogical mediation tool. The AP has a Virtual Learning Environment (VLE) available through mobile technologies, focusing on making contents from classes available with no time limits and no formal learning spaces, giving students an opportunity to advance in their studies or review subjects as many times as they deem necessary. This approach seeks to correlate scientific disciplines with other areas of knowledge in order to develop a holistic view of students on the covered subjects. And to encourage their active participation in the teaching-learning process, resorting to Creative Learning developed on maker space. The proposed AP is an alternative to enhance teaching learning process of scientific concepts for students with DIS and which can assist instructors on developing teaching projects in a non-linear way. The AP was evaluated experimentally at two public schools in the State of Amazonas with groups from Project Avançar Phases 3 and 4 and a class of the 8th regular year. Results obtained from experimental applications of AP showed an increase in the percentage of students' performance, concluding that this AP enhances teaching learning processes and, therefore, is a good alternative to systematize training of scientific concepts for students with DIS. Keywords: Teaching-learning; Pedagogical Architecture; Age-grade distortion.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaPio, José Luiz de Souzahttp://lattes.cnpq.br/1014904168887285Magalhães Netto, José Francisco dehttp://lattes.cnpq.br/3958238119785924Silva, Márcio Gomes dahttp://lattes.cnpq.br/2363782297790054Xavier, Shirleide Souzahttp://lattes.cnpq.br/88184263045818422021-12-06T13:14:29Z2020-06-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfXAVIER, Shirleide Souza. Uma arquitetura pedagógica para a formação de conceitos científicos em alunos com distorção idade-série. 2020. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8568porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-12-07T05:03:29Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8568Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-12-07T05:03:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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