A complexidade nos estatutos do homem Thiago de Mello

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Cássia Maria Bezerra do
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0645346199787535
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4213
Resumo: Os Estatutos do Homem, de Thiago de Mello, é poema cujo transbordamento ocorreu em 1º de abril de 1964, no Chile, no calor da notícia do golpe militar no Brasil. É sobre este poeta insubmisso, sobre sua poesia e sobre seu poema que trabalhamos nesta tese. Para isto, ampliamos os limites dos estudos do texto literário, numa proposta para uma epistemologia poética, que associa teorias e métodos de investigação literária ao paradigma da complexidade, levando em conta as relações do poeta, da poesia e do poema com o mundo. O trabalho se desenvolve fundamentado na Teoria da Residualidade e na Poesia Insubmissa, de Roberto Pontes, na revisão de Teorias da Literatura com leituras em Aristóteles, Theodor Adorno, Bachelard, Vitor Manuel de Aguiar e Silva, Antoine Compagnon, Terry Eagleton, Tzvetan Todorov, Antonio Candido, Pedro Lyra e pautado ainda no pensamento complexo de Edgar Morin. A tese traz estudo organizado conforme estrutura textual de um estatuto, dotado de Preâmbulo, Seções e Disposições Gerais. Assim estão divididas as seções: “Do poeta, da poesia e do poema”, que esclarece a construção e fundamentação do tema e da pesquisa; “Do poeta”, que discute a associação e a dissociação do homem e do eu-lírico e o compromisso do poeta com a sociedade, fala dos poetas insubmissos e a da trajetória de poesia política de Thiago de Mello; “Da poesia”: com estudos sobre poesia e realidade e poesia insubmissa (do sirventês à poesia política de Thiago de Mello) e identificação da poesia insubmissa dos Estatutos do Homem; “Do poema”: com características poéticas dos Estatutos do Homem, identificando o contexto e os textos que dialogam com o poema em residualidade, intertextualidades e temática amazônica.
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