Análise Custo-Volume-Lucro do transporte fluvial de carga geral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Paulo Romulo Lima de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0179693389889176
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5800
Resumo: Este trabalho tem como objetivo o estudo da viabilidade gerencial da ferramenta contábil Análise Custo/Volume/Lucro-CVL em uma empresa de serviço de transporte hidroviário de Carga Geral através da Navegação Interior no trecho Manaus - Porto Velho. A Região Hidrográfica Amazônica possui 16.797 quilômetros de vias navegáveis economicamente, aproximadamente 80% das vias brasileiras exploradas economicamente, que juntas somam 22.000 quilômetros. Em 2015, a Navegação Interior foi a responsável pelo transporte de 3.207.756 toneladas de cargas gerais. Na Navegação Interior da região, observa-se a ausência de trabalhos técnicos científicos sobre ferramentas gerenciais para análise das receitas e custos totais em empresas de transportes de cargas por hidrovias. A correta gestão das receitas e custos é essencial para a competitividade e o desenvolvimento do negócio, onde todas as empresas buscam maximizar o lucro e reduzir custos. Uma empresa com má gestão, principalmente nos custos, acarreta desequilíbrio financeiro, levando a enfrentar situações desfavoráveis à obtenção de lucros. Diante de vários modelos de cálculos para a análise na Contabilidade de Custos foi escolhido como alvo deste estudo a técnica da Análise Custo/Volume/Lucro como ferramenta gerencial estratégica em análises de rentabilidade. A partir de pesquisa bibliográfica foram levantados conceitos fundamentais da Contabilidade de Custos e da Análise Custo/Volume/Lucro, como: Margem de Contribuição, Ponte de Equilíbrio e Margem de Segurança. A aplicação da ferramenta aconteceu em uma empresa de transporte de carga através da Navegação Interior, operando no trecho entre Manaus-Porto Velho. Nesta empresa foram adquiridos os dados necessários para o cálculo da análise a qual se propõe este trabalho. A proposta metodologicamente é de fácil aplicação e a partir da técnica contábil da Análise CVL obtém-se resultados satisfatórios para tomar decisões economicamente viáveis para a empresa. Os resultados obtidos podem ser usados para apoiar na gestão de custos e dos preços praticados na empresa de navegação.
id UFAM_b6b029464b69e8e3394fd88ca441b050
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5800
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Análise Custo-Volume-Lucro do transporte fluvial de carga geralPonto de EquilíbrioNavegação InteriorCarga GeralENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃOEste trabalho tem como objetivo o estudo da viabilidade gerencial da ferramenta contábil Análise Custo/Volume/Lucro-CVL em uma empresa de serviço de transporte hidroviário de Carga Geral através da Navegação Interior no trecho Manaus - Porto Velho. A Região Hidrográfica Amazônica possui 16.797 quilômetros de vias navegáveis economicamente, aproximadamente 80% das vias brasileiras exploradas economicamente, que juntas somam 22.000 quilômetros. Em 2015, a Navegação Interior foi a responsável pelo transporte de 3.207.756 toneladas de cargas gerais. Na Navegação Interior da região, observa-se a ausência de trabalhos técnicos científicos sobre ferramentas gerenciais para análise das receitas e custos totais em empresas de transportes de cargas por hidrovias. A correta gestão das receitas e custos é essencial para a competitividade e o desenvolvimento do negócio, onde todas as empresas buscam maximizar o lucro e reduzir custos. Uma empresa com má gestão, principalmente nos custos, acarreta desequilíbrio financeiro, levando a enfrentar situações desfavoráveis à obtenção de lucros. Diante de vários modelos de cálculos para a análise na Contabilidade de Custos foi escolhido como alvo deste estudo a técnica da Análise Custo/Volume/Lucro como ferramenta gerencial estratégica em análises de rentabilidade. A partir de pesquisa bibliográfica foram levantados conceitos fundamentais da Contabilidade de Custos e da Análise Custo/Volume/Lucro, como: Margem de Contribuição, Ponte de Equilíbrio e Margem de Segurança. A aplicação da ferramenta aconteceu em uma empresa de transporte de carga através da Navegação Interior, operando no trecho entre Manaus-Porto Velho. Nesta empresa foram adquiridos os dados necessários para o cálculo da análise a qual se propõe este trabalho. A proposta metodologicamente é de fácil aplicação e a partir da técnica contábil da Análise CVL obtém-se resultados satisfatórios para tomar decisões economicamente viáveis para a empresa. Os resultados obtidos podem ser usados para apoiar na gestão de custos e dos preços praticados na empresa de navegação.This work has the objective of studying the managerial feasibility of the accounting tool Analysis Cost, Volume, Profit-CVP in a service company of waterway transportation of General Cargo through Inland Navigation in the Manaus - Porto Velho stretch. The Amazon Hydrographic Region has 16,797 kilometers of waterways economically, approximately 80% of the Brazilian roads operated economically, which together total 22,000 kilometers. In 2015, Inland Navigation was responsible for transporting 3,207,756 tons of general cargo. In the Inland Navigation of the region, it is observed the absence of scientific technical work on management tools to analyze the revenues and total costs in companies of transport of loads by waterways. The correct management of revenues and costs is essential for competitiveness and business development, where all companies seek to maximize profit and reduce costs. A company with poor management, especially in costs, causes financial imbalance, leading to situations unfavorable to earning profits. In view of several models of calculations for the analysis in Cost Accounting, the CVP Analysis technique was chosen as the strategic management tool for profitability analysis. From the bibliographical research, fundamental concepts of Cost Accounting and CVP Analysis were developed, such as: Contribution Margin, Break-even point and Safety Margin. The application of the tool happened in a cargo transportation company through Inland Navigation, operating in the section between Manaus and Porto Velho. In this company will be acquired the necessary data for the calculation of the analysis which proposes this work. The proposal is methodologically easy to apply and from the accounting technique of CVP Analysis we obtain satisfactory results to make economically viable decisions for the company. The results obtained can be used to support the management of costs and prices practiced in the shipping company.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de TecnologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoKuwahara, Nelsonhttp://lattes.cnpq.br/5693681670847561Matos, Paulo Romulo Lima dehttp://lattes.cnpq.br/01796933898891762017-08-22T18:40:14Z2017-04-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMATOS, Paulo Romulo Lima de. Análise Custo-Volume-Lucro do transporte fluvial de carga geral. 2017. 84 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5800porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2017-08-23T05:03:47Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5800Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922017-08-23T05:03:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise Custo-Volume-Lucro do transporte fluvial de carga geral
title Análise Custo-Volume-Lucro do transporte fluvial de carga geral
spellingShingle Análise Custo-Volume-Lucro do transporte fluvial de carga geral
Matos, Paulo Romulo Lima de
Ponto de Equilíbrio
Navegação Interior
Carga Geral
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
title_short Análise Custo-Volume-Lucro do transporte fluvial de carga geral
title_full Análise Custo-Volume-Lucro do transporte fluvial de carga geral
title_fullStr Análise Custo-Volume-Lucro do transporte fluvial de carga geral
title_full_unstemmed Análise Custo-Volume-Lucro do transporte fluvial de carga geral
title_sort Análise Custo-Volume-Lucro do transporte fluvial de carga geral
author Matos, Paulo Romulo Lima de
author_facet Matos, Paulo Romulo Lima de
http://lattes.cnpq.br/0179693389889176
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/0179693389889176
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kuwahara, Nelson
http://lattes.cnpq.br/5693681670847561
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Paulo Romulo Lima de
http://lattes.cnpq.br/0179693389889176
dc.subject.por.fl_str_mv Ponto de Equilíbrio
Navegação Interior
Carga Geral
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
topic Ponto de Equilíbrio
Navegação Interior
Carga Geral
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
description Este trabalho tem como objetivo o estudo da viabilidade gerencial da ferramenta contábil Análise Custo/Volume/Lucro-CVL em uma empresa de serviço de transporte hidroviário de Carga Geral através da Navegação Interior no trecho Manaus - Porto Velho. A Região Hidrográfica Amazônica possui 16.797 quilômetros de vias navegáveis economicamente, aproximadamente 80% das vias brasileiras exploradas economicamente, que juntas somam 22.000 quilômetros. Em 2015, a Navegação Interior foi a responsável pelo transporte de 3.207.756 toneladas de cargas gerais. Na Navegação Interior da região, observa-se a ausência de trabalhos técnicos científicos sobre ferramentas gerenciais para análise das receitas e custos totais em empresas de transportes de cargas por hidrovias. A correta gestão das receitas e custos é essencial para a competitividade e o desenvolvimento do negócio, onde todas as empresas buscam maximizar o lucro e reduzir custos. Uma empresa com má gestão, principalmente nos custos, acarreta desequilíbrio financeiro, levando a enfrentar situações desfavoráveis à obtenção de lucros. Diante de vários modelos de cálculos para a análise na Contabilidade de Custos foi escolhido como alvo deste estudo a técnica da Análise Custo/Volume/Lucro como ferramenta gerencial estratégica em análises de rentabilidade. A partir de pesquisa bibliográfica foram levantados conceitos fundamentais da Contabilidade de Custos e da Análise Custo/Volume/Lucro, como: Margem de Contribuição, Ponte de Equilíbrio e Margem de Segurança. A aplicação da ferramenta aconteceu em uma empresa de transporte de carga através da Navegação Interior, operando no trecho entre Manaus-Porto Velho. Nesta empresa foram adquiridos os dados necessários para o cálculo da análise a qual se propõe este trabalho. A proposta metodologicamente é de fácil aplicação e a partir da técnica contábil da Análise CVL obtém-se resultados satisfatórios para tomar decisões economicamente viáveis para a empresa. Os resultados obtidos podem ser usados para apoiar na gestão de custos e dos preços praticados na empresa de navegação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-22T18:40:14Z
2017-04-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATOS, Paulo Romulo Lima de. Análise Custo-Volume-Lucro do transporte fluvial de carga geral. 2017. 84 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5800
identifier_str_mv MATOS, Paulo Romulo Lima de. Análise Custo-Volume-Lucro do transporte fluvial de carga geral. 2017. 84 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732021918892032