Mediações didáticas no Polo Informático: um estudo sobre as potencialidades pedagógicas e a usabilidade do sistema virtual graduação@UFAM.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heimbecker, Aliuandra Barroso Cardoso
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2010088367727908
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4135
Resumo: Este trabalho disserta sobre a pesquisa realizada no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. O curso, por meio do CEFORT – Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino, desenvolveu o sistema graduação@UFAM. Esse sistema busca auxiliar as mediações didáticas nas disciplinas curriculares do curso. É um projeto que foi concebido a partir das discussões sobre a necessidade de inovações tecnológicas no âmbito da educação brasileira, conforme dispõe o art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Portaria ministerial 4.059 de 2004. A motivação para a escolha do tema proposto se justifica pelo interesse despertado durante a experiência vivenciada pela pesquisadora no estágiodocência do curso de mestrado. As indagações levantadas durante o período do estágio deram origem a questão norteadora: diante da realidade tecnológica que impulsiona as novas relações dos homens entre si e com o mundo, como o sistema graduação@UFAM foi concebido, desenvolvido e quais as suas potencialidades pedagógicas para as mediações didáticas em um curso presencial de graduação? A metodologia da pesquisa foi constituída a partir da abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos metodológicos, optou-se pelo estudo de caso e pela inspeção ergonômica em check list. O trabalho organiza-se em três capítulos. O capítulo 1 – O território: Cefort, apresenta o mapeamento de informações que compõem o território do objeto de pesquisa. O capítulo 2 - A desterritorialização: o polo informático e as potencialidades de um sistema virtual no suporte às mediações didáticas, discorre sobre as mediações pedagógicas desterritorializadas da sala de aula presencial. O capítulo 3 - A reterritorialização: sob o olhar da inspeção ergonômica de usabilidade, consiste na avaliação, com a utilização do ErgoList, do sistema graduação@UFAM, para verificar se este sistema apresenta critérios de usabilidade em conformidade com a ergonomia de software. Além das informações que esta pesquisa pretendeu levantar, o trabalho também busca oferecer, aos profissionais interessados na temática proposta, subsídios reflexivos acerca das mediações didáticas realizadas com o suporte de sistema tecnológico virtual no ensino de graduação de modalidade presencial.
id UFAM_b6ca03699911be8d29ab3613239880a6
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4135
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Mediações didáticas no Polo Informático: um estudo sobre as potencialidades pedagógicas e a usabilidade do sistema virtual graduação@UFAM.Graduação@UFAMNovas Tecnologias de Informação e ComunicaçãoMediações DidáticasUsabilidadeGraduation@UFAMNew Information and Communication TechnologiesTeaching mediationsUsabilityCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOEste trabalho disserta sobre a pesquisa realizada no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. O curso, por meio do CEFORT – Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino, desenvolveu o sistema graduação@UFAM. Esse sistema busca auxiliar as mediações didáticas nas disciplinas curriculares do curso. É um projeto que foi concebido a partir das discussões sobre a necessidade de inovações tecnológicas no âmbito da educação brasileira, conforme dispõe o art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Portaria ministerial 4.059 de 2004. A motivação para a escolha do tema proposto se justifica pelo interesse despertado durante a experiência vivenciada pela pesquisadora no estágiodocência do curso de mestrado. As indagações levantadas durante o período do estágio deram origem a questão norteadora: diante da realidade tecnológica que impulsiona as novas relações dos homens entre si e com o mundo, como o sistema graduação@UFAM foi concebido, desenvolvido e quais as suas potencialidades pedagógicas para as mediações didáticas em um curso presencial de graduação? A metodologia da pesquisa foi constituída a partir da abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos metodológicos, optou-se pelo estudo de caso e pela inspeção ergonômica em check list. O trabalho organiza-se em três capítulos. O capítulo 1 – O território: Cefort, apresenta o mapeamento de informações que compõem o território do objeto de pesquisa. O capítulo 2 - A desterritorialização: o polo informático e as potencialidades de um sistema virtual no suporte às mediações didáticas, discorre sobre as mediações pedagógicas desterritorializadas da sala de aula presencial. O capítulo 3 - A reterritorialização: sob o olhar da inspeção ergonômica de usabilidade, consiste na avaliação, com a utilização do ErgoList, do sistema graduação@UFAM, para verificar se este sistema apresenta critérios de usabilidade em conformidade com a ergonomia de software. Além das informações que esta pesquisa pretendeu levantar, o trabalho também busca oferecer, aos profissionais interessados na temática proposta, subsídios reflexivos acerca das mediações didáticas realizadas com o suporte de sistema tecnológico virtual no ensino de graduação de modalidade presencial.This paper talks about the research carried out in the course of pedagogy at the Faculty of Education of the Federal University of Amazonas. The course through the CEFORT - Continuing Education Center, Technology Development and Services for the Public Education Network, developed the grading system @ UFAM. This system seeks to assist the teaching of mediation in the curriculum subjects of the course. It is a project that was designed from the discussions on the need for technological innovation within the Brazilian education, pursuant to art. 80 of the Law of Guidelines and Bases of National Education and the Ministerial Decree 4059 of 2004. The motivation for the choice of the theme, is justified by the interest aroused during the experience lived by the researcher on stage-teaching of the master program. The questions raised during the internship period led the guiding question: due to the technological reality that drives the new relations between men and the world, as the grading system @ UFAM was designed, developed and what their potential for mediations teaching in a classroom at degree level? The research methodology was created from the qualitative approach. In the methodological procedures, we opted for the case study and the ergonomic inspection a check list. The work is organized into three chapters. Chapter 1 - The territory: cefort, maps the information that comprise the territory of the research object. Chapter 2 - The dispossession: the computer polo and the potential of a virtual system in supporting the teaching mediation if talks on the dispossessed pedagogical mediations of the face classroom. Chapter 3 - The repossession: from the perspective of ergonomic inspection of usability, is the evaluation applied by the researcher using the Ergolist to verify that the system graduation@UFAM presents usability criteria in accordance with the software ergonomics. In addition to the information that it intends to raise, the work also seeks to provide, to professionals interested in the theme proposed, reflective subsidies about the didactic mediations conducted with virtual technology system support in the classroom mode of undergraduate education.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoThomé, Zeina Rebouças Corrêahttp://lattes.cnpq.br/1255254917732447Castro Junior, Alberto Nogueira deBrito, Luiz Carlos Cerquinho deHeimbecker, Aliuandra Barroso Cardosohttp://lattes.cnpq.br/20100883677279082015-06-18T18:42:49Z2015-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfHEIMBECKER, Aliuandra Barroso Cardoso. Mediações didáticas no Polo Informático: um estudo sobre as potencialidades pedagógicas e a usabilidade do sistema virtual graduação@UFAM. 2015. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4135porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-07-06T18:54:10Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4135Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-07-06T18:54:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediações didáticas no Polo Informático: um estudo sobre as potencialidades pedagógicas e a usabilidade do sistema virtual graduação@UFAM.
title Mediações didáticas no Polo Informático: um estudo sobre as potencialidades pedagógicas e a usabilidade do sistema virtual graduação@UFAM.
spellingShingle Mediações didáticas no Polo Informático: um estudo sobre as potencialidades pedagógicas e a usabilidade do sistema virtual graduação@UFAM.
Heimbecker, Aliuandra Barroso Cardoso
Graduação@UFAM
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
Mediações Didáticas
Usabilidade
Graduation@UFAM
New Information and Communication Technologies
Teaching mediations
Usability
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short Mediações didáticas no Polo Informático: um estudo sobre as potencialidades pedagógicas e a usabilidade do sistema virtual graduação@UFAM.
title_full Mediações didáticas no Polo Informático: um estudo sobre as potencialidades pedagógicas e a usabilidade do sistema virtual graduação@UFAM.
title_fullStr Mediações didáticas no Polo Informático: um estudo sobre as potencialidades pedagógicas e a usabilidade do sistema virtual graduação@UFAM.
title_full_unstemmed Mediações didáticas no Polo Informático: um estudo sobre as potencialidades pedagógicas e a usabilidade do sistema virtual graduação@UFAM.
title_sort Mediações didáticas no Polo Informático: um estudo sobre as potencialidades pedagógicas e a usabilidade do sistema virtual graduação@UFAM.
author Heimbecker, Aliuandra Barroso Cardoso
author_facet Heimbecker, Aliuandra Barroso Cardoso
http://lattes.cnpq.br/2010088367727908
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/2010088367727908
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
http://lattes.cnpq.br/1255254917732447
Castro Junior, Alberto Nogueira de
Brito, Luiz Carlos Cerquinho de
dc.contributor.author.fl_str_mv Heimbecker, Aliuandra Barroso Cardoso
http://lattes.cnpq.br/2010088367727908
dc.subject.por.fl_str_mv Graduação@UFAM
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
Mediações Didáticas
Usabilidade
Graduation@UFAM
New Information and Communication Technologies
Teaching mediations
Usability
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Graduação@UFAM
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
Mediações Didáticas
Usabilidade
Graduation@UFAM
New Information and Communication Technologies
Teaching mediations
Usability
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description Este trabalho disserta sobre a pesquisa realizada no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. O curso, por meio do CEFORT – Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino, desenvolveu o sistema graduação@UFAM. Esse sistema busca auxiliar as mediações didáticas nas disciplinas curriculares do curso. É um projeto que foi concebido a partir das discussões sobre a necessidade de inovações tecnológicas no âmbito da educação brasileira, conforme dispõe o art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Portaria ministerial 4.059 de 2004. A motivação para a escolha do tema proposto se justifica pelo interesse despertado durante a experiência vivenciada pela pesquisadora no estágiodocência do curso de mestrado. As indagações levantadas durante o período do estágio deram origem a questão norteadora: diante da realidade tecnológica que impulsiona as novas relações dos homens entre si e com o mundo, como o sistema graduação@UFAM foi concebido, desenvolvido e quais as suas potencialidades pedagógicas para as mediações didáticas em um curso presencial de graduação? A metodologia da pesquisa foi constituída a partir da abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos metodológicos, optou-se pelo estudo de caso e pela inspeção ergonômica em check list. O trabalho organiza-se em três capítulos. O capítulo 1 – O território: Cefort, apresenta o mapeamento de informações que compõem o território do objeto de pesquisa. O capítulo 2 - A desterritorialização: o polo informático e as potencialidades de um sistema virtual no suporte às mediações didáticas, discorre sobre as mediações pedagógicas desterritorializadas da sala de aula presencial. O capítulo 3 - A reterritorialização: sob o olhar da inspeção ergonômica de usabilidade, consiste na avaliação, com a utilização do ErgoList, do sistema graduação@UFAM, para verificar se este sistema apresenta critérios de usabilidade em conformidade com a ergonomia de software. Além das informações que esta pesquisa pretendeu levantar, o trabalho também busca oferecer, aos profissionais interessados na temática proposta, subsídios reflexivos acerca das mediações didáticas realizadas com o suporte de sistema tecnológico virtual no ensino de graduação de modalidade presencial.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-18T18:42:49Z
2015-04-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HEIMBECKER, Aliuandra Barroso Cardoso. Mediações didáticas no Polo Informático: um estudo sobre as potencialidades pedagógicas e a usabilidade do sistema virtual graduação@UFAM. 2015. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4135
identifier_str_mv HEIMBECKER, Aliuandra Barroso Cardoso. Mediações didáticas no Polo Informático: um estudo sobre as potencialidades pedagógicas e a usabilidade do sistema virtual graduação@UFAM. 2015. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732010544988160