Mediações didáticas no Polo Informático: um estudo sobre as potencialidades pedagógicas e a usabilidade do sistema virtual graduação@UFAM.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4135 |
Resumo: | Este trabalho disserta sobre a pesquisa realizada no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. O curso, por meio do CEFORT – Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino, desenvolveu o sistema graduação@UFAM. Esse sistema busca auxiliar as mediações didáticas nas disciplinas curriculares do curso. É um projeto que foi concebido a partir das discussões sobre a necessidade de inovações tecnológicas no âmbito da educação brasileira, conforme dispõe o art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Portaria ministerial 4.059 de 2004. A motivação para a escolha do tema proposto se justifica pelo interesse despertado durante a experiência vivenciada pela pesquisadora no estágiodocência do curso de mestrado. As indagações levantadas durante o período do estágio deram origem a questão norteadora: diante da realidade tecnológica que impulsiona as novas relações dos homens entre si e com o mundo, como o sistema graduação@UFAM foi concebido, desenvolvido e quais as suas potencialidades pedagógicas para as mediações didáticas em um curso presencial de graduação? A metodologia da pesquisa foi constituída a partir da abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos metodológicos, optou-se pelo estudo de caso e pela inspeção ergonômica em check list. O trabalho organiza-se em três capítulos. O capítulo 1 – O território: Cefort, apresenta o mapeamento de informações que compõem o território do objeto de pesquisa. O capítulo 2 - A desterritorialização: o polo informático e as potencialidades de um sistema virtual no suporte às mediações didáticas, discorre sobre as mediações pedagógicas desterritorializadas da sala de aula presencial. O capítulo 3 - A reterritorialização: sob o olhar da inspeção ergonômica de usabilidade, consiste na avaliação, com a utilização do ErgoList, do sistema graduação@UFAM, para verificar se este sistema apresenta critérios de usabilidade em conformidade com a ergonomia de software. Além das informações que esta pesquisa pretendeu levantar, o trabalho também busca oferecer, aos profissionais interessados na temática proposta, subsídios reflexivos acerca das mediações didáticas realizadas com o suporte de sistema tecnológico virtual no ensino de graduação de modalidade presencial. |
id |
UFAM_b6ca03699911be8d29ab3613239880a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4135 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Mediações didáticas no Polo Informático: um estudo sobre as potencialidades pedagógicas e a usabilidade do sistema virtual graduação@UFAM.Graduação@UFAMNovas Tecnologias de Informação e ComunicaçãoMediações DidáticasUsabilidadeGraduation@UFAMNew Information and Communication TechnologiesTeaching mediationsUsabilityCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOEste trabalho disserta sobre a pesquisa realizada no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. O curso, por meio do CEFORT – Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino, desenvolveu o sistema graduação@UFAM. Esse sistema busca auxiliar as mediações didáticas nas disciplinas curriculares do curso. É um projeto que foi concebido a partir das discussões sobre a necessidade de inovações tecnológicas no âmbito da educação brasileira, conforme dispõe o art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Portaria ministerial 4.059 de 2004. A motivação para a escolha do tema proposto se justifica pelo interesse despertado durante a experiência vivenciada pela pesquisadora no estágiodocência do curso de mestrado. As indagações levantadas durante o período do estágio deram origem a questão norteadora: diante da realidade tecnológica que impulsiona as novas relações dos homens entre si e com o mundo, como o sistema graduação@UFAM foi concebido, desenvolvido e quais as suas potencialidades pedagógicas para as mediações didáticas em um curso presencial de graduação? A metodologia da pesquisa foi constituída a partir da abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos metodológicos, optou-se pelo estudo de caso e pela inspeção ergonômica em check list. O trabalho organiza-se em três capítulos. O capítulo 1 – O território: Cefort, apresenta o mapeamento de informações que compõem o território do objeto de pesquisa. O capítulo 2 - A desterritorialização: o polo informático e as potencialidades de um sistema virtual no suporte às mediações didáticas, discorre sobre as mediações pedagógicas desterritorializadas da sala de aula presencial. O capítulo 3 - A reterritorialização: sob o olhar da inspeção ergonômica de usabilidade, consiste na avaliação, com a utilização do ErgoList, do sistema graduação@UFAM, para verificar se este sistema apresenta critérios de usabilidade em conformidade com a ergonomia de software. Além das informações que esta pesquisa pretendeu levantar, o trabalho também busca oferecer, aos profissionais interessados na temática proposta, subsídios reflexivos acerca das mediações didáticas realizadas com o suporte de sistema tecnológico virtual no ensino de graduação de modalidade presencial.This paper talks about the research carried out in the course of pedagogy at the Faculty of Education of the Federal University of Amazonas. The course through the CEFORT - Continuing Education Center, Technology Development and Services for the Public Education Network, developed the grading system @ UFAM. This system seeks to assist the teaching of mediation in the curriculum subjects of the course. It is a project that was designed from the discussions on the need for technological innovation within the Brazilian education, pursuant to art. 80 of the Law of Guidelines and Bases of National Education and the Ministerial Decree 4059 of 2004. The motivation for the choice of the theme, is justified by the interest aroused during the experience lived by the researcher on stage-teaching of the master program. The questions raised during the internship period led the guiding question: due to the technological reality that drives the new relations between men and the world, as the grading system @ UFAM was designed, developed and what their potential for mediations teaching in a classroom at degree level? The research methodology was created from the qualitative approach. In the methodological procedures, we opted for the case study and the ergonomic inspection a check list. The work is organized into three chapters. Chapter 1 - The territory: cefort, maps the information that comprise the territory of the research object. Chapter 2 - The dispossession: the computer polo and the potential of a virtual system in supporting the teaching mediation if talks on the dispossessed pedagogical mediations of the face classroom. Chapter 3 - The repossession: from the perspective of ergonomic inspection of usability, is the evaluation applied by the researcher using the Ergolist to verify that the system graduation@UFAM presents usability criteria in accordance with the software ergonomics. In addition to the information that it intends to raise, the work also seeks to provide, to professionals interested in the theme proposed, reflective subsidies about the didactic mediations conducted with virtual technology system support in the classroom mode of undergraduate education.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoThomé, Zeina Rebouças Corrêahttp://lattes.cnpq.br/1255254917732447Castro Junior, Alberto Nogueira deBrito, Luiz Carlos Cerquinho deHeimbecker, Aliuandra Barroso Cardosohttp://lattes.cnpq.br/20100883677279082015-06-18T18:42:49Z2015-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfHEIMBECKER, Aliuandra Barroso Cardoso. Mediações didáticas no Polo Informático: um estudo sobre as potencialidades pedagógicas e a usabilidade do sistema virtual graduação@UFAM. 2015. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4135porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-07-06T18:54:10Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4135Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-07-06T18:54:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediações didáticas no Polo Informático: um estudo sobre as potencialidades pedagógicas e a usabilidade do sistema virtual graduação@UFAM. |
title |
Mediações didáticas no Polo Informático: um estudo sobre as potencialidades pedagógicas e a usabilidade do sistema virtual graduação@UFAM. |
spellingShingle |
Mediações didáticas no Polo Informático: um estudo sobre as potencialidades pedagógicas e a usabilidade do sistema virtual graduação@UFAM. Heimbecker, Aliuandra Barroso Cardoso Graduação@UFAM Novas Tecnologias de Informação e Comunicação Mediações Didáticas Usabilidade Graduation@UFAM New Information and Communication Technologies Teaching mediations Usability CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
title_short |
Mediações didáticas no Polo Informático: um estudo sobre as potencialidades pedagógicas e a usabilidade do sistema virtual graduação@UFAM. |
title_full |
Mediações didáticas no Polo Informático: um estudo sobre as potencialidades pedagógicas e a usabilidade do sistema virtual graduação@UFAM. |
title_fullStr |
Mediações didáticas no Polo Informático: um estudo sobre as potencialidades pedagógicas e a usabilidade do sistema virtual graduação@UFAM. |
title_full_unstemmed |
Mediações didáticas no Polo Informático: um estudo sobre as potencialidades pedagógicas e a usabilidade do sistema virtual graduação@UFAM. |
title_sort |
Mediações didáticas no Polo Informático: um estudo sobre as potencialidades pedagógicas e a usabilidade do sistema virtual graduação@UFAM. |
author |
Heimbecker, Aliuandra Barroso Cardoso |
author_facet |
Heimbecker, Aliuandra Barroso Cardoso http://lattes.cnpq.br/2010088367727908 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/2010088367727908 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Thomé, Zeina Rebouças Corrêa http://lattes.cnpq.br/1255254917732447 Castro Junior, Alberto Nogueira de Brito, Luiz Carlos Cerquinho de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Heimbecker, Aliuandra Barroso Cardoso http://lattes.cnpq.br/2010088367727908 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Graduação@UFAM Novas Tecnologias de Informação e Comunicação Mediações Didáticas Usabilidade Graduation@UFAM New Information and Communication Technologies Teaching mediations Usability CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
topic |
Graduação@UFAM Novas Tecnologias de Informação e Comunicação Mediações Didáticas Usabilidade Graduation@UFAM New Information and Communication Technologies Teaching mediations Usability CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
Este trabalho disserta sobre a pesquisa realizada no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. O curso, por meio do CEFORT – Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino, desenvolveu o sistema graduação@UFAM. Esse sistema busca auxiliar as mediações didáticas nas disciplinas curriculares do curso. É um projeto que foi concebido a partir das discussões sobre a necessidade de inovações tecnológicas no âmbito da educação brasileira, conforme dispõe o art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Portaria ministerial 4.059 de 2004. A motivação para a escolha do tema proposto se justifica pelo interesse despertado durante a experiência vivenciada pela pesquisadora no estágiodocência do curso de mestrado. As indagações levantadas durante o período do estágio deram origem a questão norteadora: diante da realidade tecnológica que impulsiona as novas relações dos homens entre si e com o mundo, como o sistema graduação@UFAM foi concebido, desenvolvido e quais as suas potencialidades pedagógicas para as mediações didáticas em um curso presencial de graduação? A metodologia da pesquisa foi constituída a partir da abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos metodológicos, optou-se pelo estudo de caso e pela inspeção ergonômica em check list. O trabalho organiza-se em três capítulos. O capítulo 1 – O território: Cefort, apresenta o mapeamento de informações que compõem o território do objeto de pesquisa. O capítulo 2 - A desterritorialização: o polo informático e as potencialidades de um sistema virtual no suporte às mediações didáticas, discorre sobre as mediações pedagógicas desterritorializadas da sala de aula presencial. O capítulo 3 - A reterritorialização: sob o olhar da inspeção ergonômica de usabilidade, consiste na avaliação, com a utilização do ErgoList, do sistema graduação@UFAM, para verificar se este sistema apresenta critérios de usabilidade em conformidade com a ergonomia de software. Além das informações que esta pesquisa pretendeu levantar, o trabalho também busca oferecer, aos profissionais interessados na temática proposta, subsídios reflexivos acerca das mediações didáticas realizadas com o suporte de sistema tecnológico virtual no ensino de graduação de modalidade presencial. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-18T18:42:49Z 2015-04-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
HEIMBECKER, Aliuandra Barroso Cardoso. Mediações didáticas no Polo Informático: um estudo sobre as potencialidades pedagógicas e a usabilidade do sistema virtual graduação@UFAM. 2015. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015 http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4135 |
identifier_str_mv |
HEIMBECKER, Aliuandra Barroso Cardoso. Mediações didáticas no Polo Informático: um estudo sobre as potencialidades pedagógicas e a usabilidade do sistema virtual graduação@UFAM. 2015. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015 |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732010544988160 |