Política de educação na Amazônia: a efetivação de direitos em uma comunidade ribeirinha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Jéssica Daiane de Lemos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5115270569025677
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7115
Resumo: O estudo apresentado, objetiva analisar o acesso ao direito à educação pública pelos ribeirinhos da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, zona rural de Manaus - AM. Para isso busca-se, inicialmente, refletir sobre a configuração das políticas públicas no Brasil, visto que, o recuo do Estado no trato dos problemas sociais reflete diretamente na condução da Política de Educação consolidada no cenário amazônico. Assim sendo, o trabalho traz em seu bojo uma discussão crítico-analítica, com base em uma perspectiva dialética, sobre a conjuntura política, econômica e social do país. O permanente estado de crise do capital tem, historicamente, condicionado as políticas públicas e sociais a um processo de desmonte de direitos. Essa lógica acarreta enormes prejuízos para a sociedade e limita cada vez mais a concretização da cidadania e da democracia. Diante da crise estrutural do capital, torna-se necessária a reflexão acerca dos rebatimentos da mesma nas mais diversas dimensões da produção e reprodução da vida social, tendo em vista que esses sintomas afetam diretamente o acesso qualitativo e igualitário da população aos bens e serviços sociais, essa problemática afasta cada vez mais o país de consolidar uma pátria pautada nos princípios de igualdade, cidadania e democracia. A população amazônica não foge a esta realidade, pois a configuração das políticas públicas para acesso a bens e serviços sociais pelas populações da Amazônia, tem raízes nas contradições sociais, econômicas e culturais emergentes ainda no período de colonização da região. Na concepção de Chaves (2014, p. 16), cenário amazônico, oculta realidades distintas, pois ao mesmo passo em que é possível contemplar toda a sua abundância natural e sociocultural, observa-se ainda, a segregação de sua população, o crescimento da miséria, pobreza e exclusão social, fruto das contradições socioeconômicas suscitadas pela lógica excludente de produção capitalista em um fluxo constante de “globalização da pobreza e privatização da riqueza”. Em relação a efetivação do direito a educação na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi possível observar que a educação ofertada esbarra em muitos problemas no seu processo de efetivação. Portanto, cabe ao Estado a incumbência de criar mecanismos capazes de proporcionar uma educação de qualidade tanto para os sujeitos do meio urbano, quanto do rural, respeitando as particularidades de cada território. Através do estudo identificou-se que a atuação das políticas públicas de educação na comunidade do estudo efetiva-se a partir de processos educativos desenvolvidos e implementados no espaço urbano, portanto, não consideram a diversidade sociocultural da população local. É relevante ressaltar que no contexto rural, a prática educativa deve considerar os saberes construídos pelos sujeitos sociais, deve, sobretudo, superar a dicotomia urbano-rural. Desta forma, para que essa realidade seja modificada é preciso, ainda, o empenho constante dos comunitários e dos profissionais da educação, enquanto agentes políticos, em um movimento contínuo que contemple em sua práxis a ética da autonomia e da emancipação social. O pressuposto retratado é de uma comunidade engajada com os assuntos que afetam diretamente sua dinâmica social, seu modus vivend, a dinâmica do trabalho e de acesso aos direitos, logo, é de suma importância a participação política destes agentes no intuito de lhes assegurar direitos sociais, políticos, econômicos e culturais.
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Essa lógica acarreta enormes prejuízos para a sociedade e limita cada vez mais a concretização da cidadania e da democracia. Diante da crise estrutural do capital, torna-se necessária a reflexão acerca dos rebatimentos da mesma nas mais diversas dimensões da produção e reprodução da vida social, tendo em vista que esses sintomas afetam diretamente o acesso qualitativo e igualitário da população aos bens e serviços sociais, essa problemática afasta cada vez mais o país de consolidar uma pátria pautada nos princípios de igualdade, cidadania e democracia. A população amazônica não foge a esta realidade, pois a configuração das políticas públicas para acesso a bens e serviços sociais pelas populações da Amazônia, tem raízes nas contradições sociais, econômicas e culturais emergentes ainda no período de colonização da região. Na concepção de Chaves (2014, p. 16), cenário amazônico, oculta realidades distintas, pois ao mesmo passo em que é possível contemplar toda a sua abundância natural e sociocultural, observa-se ainda, a segregação de sua população, o crescimento da miséria, pobreza e exclusão social, fruto das contradições socioeconômicas suscitadas pela lógica excludente de produção capitalista em um fluxo constante de “globalização da pobreza e privatização da riqueza”. Em relação a efetivação do direito a educação na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi possível observar que a educação ofertada esbarra em muitos problemas no seu processo de efetivação. Portanto, cabe ao Estado a incumbência de criar mecanismos capazes de proporcionar uma educação de qualidade tanto para os sujeitos do meio urbano, quanto do rural, respeitando as particularidades de cada território. Através do estudo identificou-se que a atuação das políticas públicas de educação na comunidade do estudo efetiva-se a partir de processos educativos desenvolvidos e implementados no espaço urbano, portanto, não consideram a diversidade sociocultural da população local. É relevante ressaltar que no contexto rural, a prática educativa deve considerar os saberes construídos pelos sujeitos sociais, deve, sobretudo, superar a dicotomia urbano-rural. Desta forma, para que essa realidade seja modificada é preciso, ainda, o empenho constante dos comunitários e dos profissionais da educação, enquanto agentes políticos, em um movimento contínuo que contemple em sua práxis a ética da autonomia e da emancipação social. O pressuposto retratado é de uma comunidade engajada com os assuntos que afetam diretamente sua dinâmica social, seu modus vivend, a dinâmica do trabalho e de acesso aos direitos, logo, é de suma importância a participação política destes agentes no intuito de lhes assegurar direitos sociais, políticos, econômicos e culturais.The present study aims at analyzing the access to the right to public education by the riverside communities of Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rural zone of Manaus – AM. For this purpose, we seek to reflect on the configuration of public policies in Brazil, for the State's withdrawal in the treatment of social problems directly reflects the conduct of the Education Policy consolidated in the Amazon scenario. Therefore, the work brings in its core a critical-analytical discussion, based on a dialectical perspective, on the political, economic and social conjuncture of the country. The permanent state of crisis of capital has, historically, conditioned public and social policies to a process of dismantling of rights. This logic entails enormous damage to society and increasingly limits the achievement of citizenship and democracy. Faced with the structural crisis of capital, it is necessary to reflect on its repercussions in the most diverse dimensions of the production and reproduction of social life, given that these symptoms directly affect the qualitative and egalitarian access of the population to social goods and services , this problem increasingly alienates the country from consolidating a homeland based on the principles of equality, citizenship and democracy. The Amazonian population doesn´t escape this reality, because the configuration of the public policies for access to social goods and services by the populations of the Amazon has roots in the social, economic and cultural contradictions that emerged during the period of colonization of the region. In the Chaves (2014, p.16) conception, the Amazonian scenario hides distinct realities, because at the same time as it is possible to contemplate all its natural and cultural abundance, the segregation of its population, poverty, and social exclusion, the result of the socio-economic contradictions raised by the exclusionary logic of capitalist production in a constant flow of "globalization of poverty and privatization of wealth." In relation to the realization of the right to education in the community of Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, it was possible to observe that the education offered faces many problems in its process of implementation. Therefore, it is incumbent upon the State to create mechanisms capable of providing a quality education both for urban and rural subjects, respecting the particularities of each territory. Through the study it was identified that the performance of public education policies in the study community is based on educational processes developed and implemented in urban space, therefore, do not consider the socio-cultural diversity of the local population. It´s important to emphasize that in the rural context, educational practice must consider the knowledge built by social subjects, it must, above all, overcome the urban-rural dichotomy. Thus, in order for this reality to be modified, it is also necessary for the community and educational professionals, as political agents, to be constantly engaged in a continuous movement that contemplates in their praxis the ethics of autonomy and social emancipation. The assumption portrayed is a community engaged with issues that directly affect its social dynamics, its modus vivend, the dynamics of work and access to rights, so it is of the utmost importance the political participation of these agents in order to secure them social rights, political, economic and cultural.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Serviço SocialChaves, Maria do Perpétuo Socorro Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/0251938411548526Miki, Pérsida da Silva Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/7439443236145560Rodrigues, Débora Cristina Bandeirahttp://lattes.cnpq.br/5416419925305084Rodrigues, Jéssica Daiane de Lemoshttp://lattes.cnpq.br/51152705690256772019-04-30T21:34:38Z2019-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Jéssica Daiane de Lemos. Política de educação na Amazônia: a efetivação de direitos em uma comunidade ribeirinha. 2019. 123 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7115porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-05-01T05:04:03Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7115Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-05-01T05:04:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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