Os tempos acíclicos e cíclicos da natureza e sua influência nas escolas ribeirinhas de várzea e terra firme nos municípios de Manaus e Careiro da Várzea no estado do Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serudo, Tereza Paula de Alencar
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2114623373591119
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9030
Resumo: Esta pesquisa tem seu marco principal na influência que os tempos cíclicos e acíclicos tem sobre a escolarização nas escolas ribeirinhas de várzea e terra firme, nos municípios de Manaus e Careiro da Várzea no Estado do Amazonas. Para isso buscou-se responder as seguintes indagações: Como acontecem as escolarizações em realidades distantes das capitais urbanas, e como os tempos da natureza e da cidade as influenciam, em especial o componente curricular: geografia que a pesquisa entende ser o mais adequado para relaciona-se a esse tema? Como os recursos didáticos pedagógicos, exemplificando livros didáticos e mapas mentais auxiliam no processo de ensino aprendizagem de realidades pouco abastecidas por políticas públicas governamentais para as escolas ribeirinhas? E se o modo de vida se integra à escola que está localizada no seio de um ambiente natural envolto a terras, águas e florestas? Para responder a tais indagações foram pensados/organizados procedimentos metodológicos que obtivesse êxito na referida missão. O primeiro se deu a partir de levantamentos bibliográficos que possibilitaram o fortalecimento do referencial teórico, como base da pesquisa. O segundo se deu através da pesquisa de campo, onde a mesma possibilitou a proximidade do pesquisador com o objeto da sua pesquisa: as referidas escolas. A metodologia da pesquisa de campo se deu em forma de observação participante com os subsídios das entrevistas orais, questionários abertos, identificação de recursos didáticos utilizados, tais como: livros didáticos e construções de mapas mentais. Tendo como base a Geografia Humana da Amazônia e a Geografia Escolar, esta pesquisa buscou ir além dos referenciais teóricos e tentou entender como a escola ribeirinha se integra ao ensino ofertado a esse estado de magnitude tamanho e diversidade que é o Amazonas, em especial à sua realidade peculiar de cheias e vazantes e se essa dinâmica da natureza que se configura como seu primeiro professor, é validada como precioso recurso didático a ser aproveitado cotidianamente. Por fim buscou refletir como as políticas públicas brasileiras “pensam” sobre a educação oferecida a localidades distantes das capitais urbanas, e se esses brasileiros contribuem para esse processo de ensino aprendizagem. Por esta razão esta pesquisa é total relevância para a construção de um entendimento de que o ensino do Amazonas e sua plena oferta e qualidade não pode se limitar a capital Manaus.
id UFAM_ba78154c584e848b207522835e9499a6
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9030
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Os tempos acíclicos e cíclicos da natureza e sua influência nas escolas ribeirinhas de várzea e terra firme nos municípios de Manaus e Careiro da Várzea no estado do AmazonasVida ribeirinha - AmazonasEducação - Aspectos sociais - AmazonasGeografia - Estudo e ensinoCIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA: GEOGRAFIA HUMANAEnsinoGeografiaEscola ribeirinhaManausCareiro da VárzeaEsta pesquisa tem seu marco principal na influência que os tempos cíclicos e acíclicos tem sobre a escolarização nas escolas ribeirinhas de várzea e terra firme, nos municípios de Manaus e Careiro da Várzea no Estado do Amazonas. Para isso buscou-se responder as seguintes indagações: Como acontecem as escolarizações em realidades distantes das capitais urbanas, e como os tempos da natureza e da cidade as influenciam, em especial o componente curricular: geografia que a pesquisa entende ser o mais adequado para relaciona-se a esse tema? Como os recursos didáticos pedagógicos, exemplificando livros didáticos e mapas mentais auxiliam no processo de ensino aprendizagem de realidades pouco abastecidas por políticas públicas governamentais para as escolas ribeirinhas? E se o modo de vida se integra à escola que está localizada no seio de um ambiente natural envolto a terras, águas e florestas? Para responder a tais indagações foram pensados/organizados procedimentos metodológicos que obtivesse êxito na referida missão. O primeiro se deu a partir de levantamentos bibliográficos que possibilitaram o fortalecimento do referencial teórico, como base da pesquisa. O segundo se deu através da pesquisa de campo, onde a mesma possibilitou a proximidade do pesquisador com o objeto da sua pesquisa: as referidas escolas. A metodologia da pesquisa de campo se deu em forma de observação participante com os subsídios das entrevistas orais, questionários abertos, identificação de recursos didáticos utilizados, tais como: livros didáticos e construções de mapas mentais. Tendo como base a Geografia Humana da Amazônia e a Geografia Escolar, esta pesquisa buscou ir além dos referenciais teóricos e tentou entender como a escola ribeirinha se integra ao ensino ofertado a esse estado de magnitude tamanho e diversidade que é o Amazonas, em especial à sua realidade peculiar de cheias e vazantes e se essa dinâmica da natureza que se configura como seu primeiro professor, é validada como precioso recurso didático a ser aproveitado cotidianamente. Por fim buscou refletir como as políticas públicas brasileiras “pensam” sobre a educação oferecida a localidades distantes das capitais urbanas, e se esses brasileiros contribuem para esse processo de ensino aprendizagem. Por esta razão esta pesquisa é total relevância para a construção de um entendimento de que o ensino do Amazonas e sua plena oferta e qualidade não pode se limitar a capital Manaus.This research has its main landmark in the influence that cyclical and acyclical times have on schooling in riverside schools in the floodplain and dry land, in the municipalities of Manaus and Careiro da Várzea in the State of Amazonas. For this, we sought to answer the following questions: How does schooling happen in realities far from urban capitals, and how the times of nature and city influence them, especially the curricular component: geography that the research understands to be the most suitable for relating to if to this topic? How do pedagogical teaching resources, for instance textbooks and mental mapping, help in the teaching-learning process of realities that are poorly supplied by government public policies for riverside schools? What if the way of life is integrated into the school that is located in the midst of a natural environment surrounded by land, water and forests? To answer such questions, methodological procedures were designed/organized to achieve success in that mission. The first was based on bibliographic surveys that made it possible to strengthen the theoretical framework as a basis for the research. The second took place through field research, where it made possible the proximity of the researcher with the object of research: the referred schools. The field practice methodology took the form of participant observation with the support of oral interviews, open questionnaires, identification of didactic resources used, such as: textbooks and constructions of mental maps. Based on the Human Geography of the Amazon and School Geography, this research sought to go beyond theoretical references and tried to understand how the riverside school integrates with the education offered to this state of magnitude, size and diversity that is the Amazonas, especially its peculiar reality of floods and ebbs and if this dynamics of nature that configures itself as its first teacher, and validated as a precious didactic resource to be used daily. Finally, it sought to reflect on how Brazilian public policies "think" about the education offered to locations far from urban capitals, and whether Brazilians contribute to this teaching-learning process. For this reason, this research is of total relevance to the construction of an understanding that the teaching of Amazonas and its full supply and quality cannot be limited to the capital Manaus.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em GeografiaLima, Marcos Castro de Limahttp://lattes.cnpq.br/5407181304183669Jardim, Cinthya Martinshttp://lattes.cnpq.br/2146727061744616Fortes, Mircia Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/4896746518476681Serudo, Tereza Paula de Alencarhttp://lattes.cnpq.br/21146233735911192022-08-25T20:21:30Z2022-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSERUDO, Tereza Paula de Alencar. Os tempos acíclicos e cíclicos da natureza e sua influência nas escolas ribeirinhas de várzea e terra firme nos municípios de Manaus e Careiro da Várzea no estado do Amazonas. 2022. 115 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9030porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-08-26T05:03:30Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9030Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-08-26T05:03:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Os tempos acíclicos e cíclicos da natureza e sua influência nas escolas ribeirinhas de várzea e terra firme nos municípios de Manaus e Careiro da Várzea no estado do Amazonas
title Os tempos acíclicos e cíclicos da natureza e sua influência nas escolas ribeirinhas de várzea e terra firme nos municípios de Manaus e Careiro da Várzea no estado do Amazonas
spellingShingle Os tempos acíclicos e cíclicos da natureza e sua influência nas escolas ribeirinhas de várzea e terra firme nos municípios de Manaus e Careiro da Várzea no estado do Amazonas
Serudo, Tereza Paula de Alencar
Vida ribeirinha - Amazonas
Educação - Aspectos sociais - Amazonas
Geografia - Estudo e ensino
CIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA: GEOGRAFIA HUMANA
Ensino
Geografia
Escola ribeirinha
Manaus
Careiro da Várzea
title_short Os tempos acíclicos e cíclicos da natureza e sua influência nas escolas ribeirinhas de várzea e terra firme nos municípios de Manaus e Careiro da Várzea no estado do Amazonas
title_full Os tempos acíclicos e cíclicos da natureza e sua influência nas escolas ribeirinhas de várzea e terra firme nos municípios de Manaus e Careiro da Várzea no estado do Amazonas
title_fullStr Os tempos acíclicos e cíclicos da natureza e sua influência nas escolas ribeirinhas de várzea e terra firme nos municípios de Manaus e Careiro da Várzea no estado do Amazonas
title_full_unstemmed Os tempos acíclicos e cíclicos da natureza e sua influência nas escolas ribeirinhas de várzea e terra firme nos municípios de Manaus e Careiro da Várzea no estado do Amazonas
title_sort Os tempos acíclicos e cíclicos da natureza e sua influência nas escolas ribeirinhas de várzea e terra firme nos municípios de Manaus e Careiro da Várzea no estado do Amazonas
author Serudo, Tereza Paula de Alencar
author_facet Serudo, Tereza Paula de Alencar
http://lattes.cnpq.br/2114623373591119
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/2114623373591119
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Marcos Castro de Lima
http://lattes.cnpq.br/5407181304183669
Jardim, Cinthya Martins
http://lattes.cnpq.br/2146727061744616
Fortes, Mircia Ribeiro
http://lattes.cnpq.br/4896746518476681
dc.contributor.author.fl_str_mv Serudo, Tereza Paula de Alencar
http://lattes.cnpq.br/2114623373591119
dc.subject.por.fl_str_mv Vida ribeirinha - Amazonas
Educação - Aspectos sociais - Amazonas
Geografia - Estudo e ensino
CIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA: GEOGRAFIA HUMANA
Ensino
Geografia
Escola ribeirinha
Manaus
Careiro da Várzea
topic Vida ribeirinha - Amazonas
Educação - Aspectos sociais - Amazonas
Geografia - Estudo e ensino
CIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA: GEOGRAFIA HUMANA
Ensino
Geografia
Escola ribeirinha
Manaus
Careiro da Várzea
description Esta pesquisa tem seu marco principal na influência que os tempos cíclicos e acíclicos tem sobre a escolarização nas escolas ribeirinhas de várzea e terra firme, nos municípios de Manaus e Careiro da Várzea no Estado do Amazonas. Para isso buscou-se responder as seguintes indagações: Como acontecem as escolarizações em realidades distantes das capitais urbanas, e como os tempos da natureza e da cidade as influenciam, em especial o componente curricular: geografia que a pesquisa entende ser o mais adequado para relaciona-se a esse tema? Como os recursos didáticos pedagógicos, exemplificando livros didáticos e mapas mentais auxiliam no processo de ensino aprendizagem de realidades pouco abastecidas por políticas públicas governamentais para as escolas ribeirinhas? E se o modo de vida se integra à escola que está localizada no seio de um ambiente natural envolto a terras, águas e florestas? Para responder a tais indagações foram pensados/organizados procedimentos metodológicos que obtivesse êxito na referida missão. O primeiro se deu a partir de levantamentos bibliográficos que possibilitaram o fortalecimento do referencial teórico, como base da pesquisa. O segundo se deu através da pesquisa de campo, onde a mesma possibilitou a proximidade do pesquisador com o objeto da sua pesquisa: as referidas escolas. A metodologia da pesquisa de campo se deu em forma de observação participante com os subsídios das entrevistas orais, questionários abertos, identificação de recursos didáticos utilizados, tais como: livros didáticos e construções de mapas mentais. Tendo como base a Geografia Humana da Amazônia e a Geografia Escolar, esta pesquisa buscou ir além dos referenciais teóricos e tentou entender como a escola ribeirinha se integra ao ensino ofertado a esse estado de magnitude tamanho e diversidade que é o Amazonas, em especial à sua realidade peculiar de cheias e vazantes e se essa dinâmica da natureza que se configura como seu primeiro professor, é validada como precioso recurso didático a ser aproveitado cotidianamente. Por fim buscou refletir como as políticas públicas brasileiras “pensam” sobre a educação oferecida a localidades distantes das capitais urbanas, e se esses brasileiros contribuem para esse processo de ensino aprendizagem. Por esta razão esta pesquisa é total relevância para a construção de um entendimento de que o ensino do Amazonas e sua plena oferta e qualidade não pode se limitar a capital Manaus.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-25T20:21:30Z
2022-07-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SERUDO, Tereza Paula de Alencar. Os tempos acíclicos e cíclicos da natureza e sua influência nas escolas ribeirinhas de várzea e terra firme nos municípios de Manaus e Careiro da Várzea no estado do Amazonas. 2022. 115 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9030
identifier_str_mv SERUDO, Tereza Paula de Alencar. Os tempos acíclicos e cíclicos da natureza e sua influência nas escolas ribeirinhas de várzea e terra firme nos municípios de Manaus e Careiro da Várzea no estado do Amazonas. 2022. 115 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Geografia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Geografia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234130845204480