Design tático nos serviços sociais autônomos da indústria: um estudo de caso no SENAI Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benevides Júnior, Acursio Ypiranga
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4261116532000443, https://orcid.org/0000-0002-2769-2663
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7556
Resumo: Por ser o design uma atividade interativa, dinâmica e democrática é de possível assimilação pelas diversas áreas do conhecimento e da atividade humana. Pensar como design – design thinking - é um método que pode ser utilizado em várias profissões de maneira interdisciplinar, principalmente no momento atual, em que as organizações brasileiras se adaptam ao novo cenário da inovação. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, instituição organizada e administrada pela CNI, é um dos centros estratégicos para alinhar as ofertas de educação profissional com as demandas deste setor produtivo e oferece educação profissional em todos os estados. É expressa, direta e intencional a relação do design thinking com o projeto programático da indústria brasileira, no suporte ao cumprimento de seus objetivos estratégicos, mediante implementação de programas do Itinerário Nacional SENAI de Inovação na rede inter-regional das escolas profissionalizantes do setor, com vistas a obter crescimento na competência para a inovação e competitividade, utilizando-se da Metodologia SENAI de Educação Profissional - MSEP. Esta dissertação corresponde a um estudo de caso de Design Tático na Implementação de Programa de Inovação em entidades de Educação Tecnológica do SENAI Amazonas. Utilizando-se do método design thinking - especificamente, da Stanford d.school e do Tim Brown – para guiar os passos da implementação, a proposta objetiva: (1) estruturar, a partir das análises da experiência do projeto piloto, um método para ser utilizado na implementação do programa de inovação; (2) executar um projeto piloto que espelhe as nuances enfrentadas pela implementação de programa de inovação na educação tecnológica de entidades do Sistema S; e (3) implementar, a partir do design tático, o programa de inovação na educação tecnológica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Os resultados tanto impuseram uma nova abordagem à educação profissional do sistema, como conectaram a estratégia da entidade frente às novas perspectivas da aprendizagem industrial em nível nacional.
id UFAM_bb82b4282e15bbf468c1975ed8342953
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7556
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Design tático nos serviços sociais autônomos da indústria: um estudo de caso no SENAI AmazonasTactical design in autonomous industry social services: a case study at SENAI AmazonasProjeto de trabalhoAprendizagem industrialEnsino profissionalCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRADesign TáticoInovaçãoSistema SPor ser o design uma atividade interativa, dinâmica e democrática é de possível assimilação pelas diversas áreas do conhecimento e da atividade humana. Pensar como design – design thinking - é um método que pode ser utilizado em várias profissões de maneira interdisciplinar, principalmente no momento atual, em que as organizações brasileiras se adaptam ao novo cenário da inovação. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, instituição organizada e administrada pela CNI, é um dos centros estratégicos para alinhar as ofertas de educação profissional com as demandas deste setor produtivo e oferece educação profissional em todos os estados. É expressa, direta e intencional a relação do design thinking com o projeto programático da indústria brasileira, no suporte ao cumprimento de seus objetivos estratégicos, mediante implementação de programas do Itinerário Nacional SENAI de Inovação na rede inter-regional das escolas profissionalizantes do setor, com vistas a obter crescimento na competência para a inovação e competitividade, utilizando-se da Metodologia SENAI de Educação Profissional - MSEP. Esta dissertação corresponde a um estudo de caso de Design Tático na Implementação de Programa de Inovação em entidades de Educação Tecnológica do SENAI Amazonas. Utilizando-se do método design thinking - especificamente, da Stanford d.school e do Tim Brown – para guiar os passos da implementação, a proposta objetiva: (1) estruturar, a partir das análises da experiência do projeto piloto, um método para ser utilizado na implementação do programa de inovação; (2) executar um projeto piloto que espelhe as nuances enfrentadas pela implementação de programa de inovação na educação tecnológica de entidades do Sistema S; e (3) implementar, a partir do design tático, o programa de inovação na educação tecnológica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Os resultados tanto impuseram uma nova abordagem à educação profissional do sistema, como conectaram a estratégia da entidade frente às novas perspectivas da aprendizagem industrial em nível nacional.Because design is an interactive, dynamic and democratic activity, it is possible to assimilate the various areas of knowledge and human activity. Thinking as design - design thinking - is a method that can be used in various professions in an interdisciplinary manner, especially at the present time, when Brazilian organizations adapt to the new scenario of innovation. The National Service for Industrial Learning - SENAI, an institution organized and administered by CNI, is one of the strategic centers for aligning vocational education offerings with the demands of this productive sector and offers vocational education in all states. It is expressed, direct and intentional relationship of design thinking with the programmatic design of the Brazilian industry, in supporting the achievement of its strategic objectives, by implementing Innovation SENAI National Route of programs in inter-regional network of vocational schools in the sector, aiming at increasing the competence for innovation and competitiveness, using the SENAI Professional Education Methodology - MSEP. This dissertation corresponds to a case study of Tactical Design in the Innovation Program Implementation in Technological Education entities of SENAI Amazonas. Using the design thinking method - specifically, Stanford d.school and Tim Brown - to guide the implementation steps, the proposal aims to: (1) structure, from the analysis of the pilot project experience, a method to be used in the implementation of the innovation program; (2) carry out a pilot project that mirrors the nuances faced by the implementation of an innovation program in technological education of System S entities; and (3) implement, based on tactical design, the technological education innovation program of the National Industrial Learning Service. The results both imposed a new approach to the system's vocational education and linked the entity's strategy to the new perspectives of industrial learning at national level.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de TecnologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-Graduação em DesignMota, Sheila Cordeirohttp://lattes.cnpq.br/3880074860430832Oliveira Júnior, Manoel Carlos dehttp://lattes.cnpq.br/0403290330724360Rocha, Augusto Cézar BarretoBenevides Júnior, Acursio Ypirangahttp://lattes.cnpq.br/4261116532000443https://orcid.org/0000-0002-2769-26632019-12-11T15:33:24Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBENEVIDES JÚNIOR, Acursio Ypiranga. Design tático nos serviços sociais autônomos da indústria: um estudo de caso no SENAI Amazonas. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7556porhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-12-12T05:03:46Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7556Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-12-12T05:03:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Design tático nos serviços sociais autônomos da indústria: um estudo de caso no SENAI Amazonas
Tactical design in autonomous industry social services: a case study at SENAI Amazonas
title Design tático nos serviços sociais autônomos da indústria: um estudo de caso no SENAI Amazonas
spellingShingle Design tático nos serviços sociais autônomos da indústria: um estudo de caso no SENAI Amazonas
Benevides Júnior, Acursio Ypiranga
Projeto de trabalho
Aprendizagem industrial
Ensino profissional
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Design Tático
Inovação
Sistema S
title_short Design tático nos serviços sociais autônomos da indústria: um estudo de caso no SENAI Amazonas
title_full Design tático nos serviços sociais autônomos da indústria: um estudo de caso no SENAI Amazonas
title_fullStr Design tático nos serviços sociais autônomos da indústria: um estudo de caso no SENAI Amazonas
title_full_unstemmed Design tático nos serviços sociais autônomos da indústria: um estudo de caso no SENAI Amazonas
title_sort Design tático nos serviços sociais autônomos da indústria: um estudo de caso no SENAI Amazonas
author Benevides Júnior, Acursio Ypiranga
author_facet Benevides Júnior, Acursio Ypiranga
http://lattes.cnpq.br/4261116532000443
https://orcid.org/0000-0002-2769-2663
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/4261116532000443
https://orcid.org/0000-0002-2769-2663
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mota, Sheila Cordeiro
http://lattes.cnpq.br/3880074860430832
Oliveira Júnior, Manoel Carlos de
http://lattes.cnpq.br/0403290330724360
Rocha, Augusto Cézar Barreto
dc.contributor.author.fl_str_mv Benevides Júnior, Acursio Ypiranga
http://lattes.cnpq.br/4261116532000443
https://orcid.org/0000-0002-2769-2663
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto de trabalho
Aprendizagem industrial
Ensino profissional
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Design Tático
Inovação
Sistema S
topic Projeto de trabalho
Aprendizagem industrial
Ensino profissional
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Design Tático
Inovação
Sistema S
description Por ser o design uma atividade interativa, dinâmica e democrática é de possível assimilação pelas diversas áreas do conhecimento e da atividade humana. Pensar como design – design thinking - é um método que pode ser utilizado em várias profissões de maneira interdisciplinar, principalmente no momento atual, em que as organizações brasileiras se adaptam ao novo cenário da inovação. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, instituição organizada e administrada pela CNI, é um dos centros estratégicos para alinhar as ofertas de educação profissional com as demandas deste setor produtivo e oferece educação profissional em todos os estados. É expressa, direta e intencional a relação do design thinking com o projeto programático da indústria brasileira, no suporte ao cumprimento de seus objetivos estratégicos, mediante implementação de programas do Itinerário Nacional SENAI de Inovação na rede inter-regional das escolas profissionalizantes do setor, com vistas a obter crescimento na competência para a inovação e competitividade, utilizando-se da Metodologia SENAI de Educação Profissional - MSEP. Esta dissertação corresponde a um estudo de caso de Design Tático na Implementação de Programa de Inovação em entidades de Educação Tecnológica do SENAI Amazonas. Utilizando-se do método design thinking - especificamente, da Stanford d.school e do Tim Brown – para guiar os passos da implementação, a proposta objetiva: (1) estruturar, a partir das análises da experiência do projeto piloto, um método para ser utilizado na implementação do programa de inovação; (2) executar um projeto piloto que espelhe as nuances enfrentadas pela implementação de programa de inovação na educação tecnológica de entidades do Sistema S; e (3) implementar, a partir do design tático, o programa de inovação na educação tecnológica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Os resultados tanto impuseram uma nova abordagem à educação profissional do sistema, como conectaram a estratégia da entidade frente às novas perspectivas da aprendizagem industrial em nível nacional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11T15:33:24Z
2019-10-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BENEVIDES JÚNIOR, Acursio Ypiranga. Design tático nos serviços sociais autônomos da indústria: um estudo de caso no SENAI Amazonas. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2019.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7556
identifier_str_mv BENEVIDES JÚNIOR, Acursio Ypiranga. Design tático nos serviços sociais autônomos da indústria: um estudo de caso no SENAI Amazonas. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2019.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia
Brasil
UFAM
Programa de Pós-Graduação em Design
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia
Brasil
UFAM
Programa de Pós-Graduação em Design
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732037990416384