“CPF Cancelado”: um estudo sociológico dos linchamentos em Manaus-Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godinho Neto, Solon Pessoa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0320743084083712, https://orcid.org/0000-0001-7372-6476
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8499
Resumo: Com esta pesquisa, buscou-se compreender quais os discursos proferidos entre os indivíduos que praticam ou dão suporte aos linchamentos. Buscou-se compreender a dinâmica dos linchamentos como manifestação de sociabilidade na cidade de Manaus, a partir da concepção do “cidadão de bem” e da evolução do discurso pu-nitivista midiático. Como metodologia investigativa, em primeiro lugar, foram reali-zadas entrevistas e conversas informais com 7 interlocutores, entrevistas realiza-das com perguntas semiestruturadas. As perguntas versavam sobre violência ur-bana, meios e técnicas de proteção contra a violência, sistema carcerário, por fim, linchamento, punição, direitos humanos e o judiciário. Parte dos/as interlocuto-res/as participaram ativamente em linchamentos, parte administra páginas que re-produzem vídeos de linchamento. Ademais, o presente trabalho prossegue ao ana-lisar 39 vídeos de linchamentos publicados na rede social Instagram, seus títulos e comentários, bem como a 6 vídeos no Youtube, seus títulos e comentários. Em um primeiro momento, através de revisão de literatura sobre linchamentos em países da América Latina, percebeu-se que a categoria “linchamento” ainda resta em dis-puta em sua definição, todavia sempre deva ser compreendida como um mecanis-mo de perpetuação punitiva através da punição física e simbólica. Em um segundo momento, buscou-se analisar as formas como a “grande mídia”, em especial o pro-grama “Alerta Amazonas/Alerta Nacional”, através de seu apresentador Sikêra Jr., bem como as mídias sociais, repercutem linchamentos e demais manifestações da violência urbana, nos quais a utilização do “humor” e da ironia como ferramentas de transmissão do pensamento conservador e do punitivismo, através de bordões como o “CPF Cancelado” e “Anjinho do Mal” são manejados reiteradamente. Por fim, a terceira parte deste trabalho versa sobre a propagação de conteúdo telemáti-co sobre violência, em especial o linchamento, bem como a percepção social sobre alguns institutos componentes do Estado e que aparecem constantemente no dis-curso social como a “Audiência de custódia” e os “Direitos humanos”. Concluiu-se que um dos principais discursos disseminados em torno dos linchamentos contri-buem com a ideia de que os criminosos não dignos de piedade, e que, ao perpetu-arem crimes, deixam de ser humanos. Essa concepção toma sua reinserção social como algo improvável ou impossível, pois o crime cometido é constitutivo de uma suposta natureza perversa. A dicotomia “Anjinho do Mal” versus “Cidadão de Bem” é muito presente nos discursos e o consumo de conteúdo violento é cada vez mais pujante. Neste sentido, os linchamentos aparecem como uma extensão do poder punitivo do Estado, bem como uma ferramenta de transmissão de sociabilidade entre os participantes e aqueles que recebem os conteúdos do ocorrido.
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As perguntas versavam sobre violência ur-bana, meios e técnicas de proteção contra a violência, sistema carcerário, por fim, linchamento, punição, direitos humanos e o judiciário. Parte dos/as interlocuto-res/as participaram ativamente em linchamentos, parte administra páginas que re-produzem vídeos de linchamento. Ademais, o presente trabalho prossegue ao ana-lisar 39 vídeos de linchamentos publicados na rede social Instagram, seus títulos e comentários, bem como a 6 vídeos no Youtube, seus títulos e comentários. Em um primeiro momento, através de revisão de literatura sobre linchamentos em países da América Latina, percebeu-se que a categoria “linchamento” ainda resta em dis-puta em sua definição, todavia sempre deva ser compreendida como um mecanis-mo de perpetuação punitiva através da punição física e simbólica. Em um segundo momento, buscou-se analisar as formas como a “grande mídia”, em especial o pro-grama “Alerta Amazonas/Alerta Nacional”, através de seu apresentador Sikêra Jr., bem como as mídias sociais, repercutem linchamentos e demais manifestações da violência urbana, nos quais a utilização do “humor” e da ironia como ferramentas de transmissão do pensamento conservador e do punitivismo, através de bordões como o “CPF Cancelado” e “Anjinho do Mal” são manejados reiteradamente. Por fim, a terceira parte deste trabalho versa sobre a propagação de conteúdo telemáti-co sobre violência, em especial o linchamento, bem como a percepção social sobre alguns institutos componentes do Estado e que aparecem constantemente no dis-curso social como a “Audiência de custódia” e os “Direitos humanos”. Concluiu-se que um dos principais discursos disseminados em torno dos linchamentos contri-buem com a ideia de que os criminosos não dignos de piedade, e que, ao perpetu-arem crimes, deixam de ser humanos. Essa concepção toma sua reinserção social como algo improvável ou impossível, pois o crime cometido é constitutivo de uma suposta natureza perversa. A dicotomia “Anjinho do Mal” versus “Cidadão de Bem” é muito presente nos discursos e o consumo de conteúdo violento é cada vez mais pujante. Neste sentido, os linchamentos aparecem como uma extensão do poder punitivo do Estado, bem como uma ferramenta de transmissão de sociabilidade entre os participantes e aqueles que recebem os conteúdos do ocorrido.This study seeks to understand the reasoning among individuals that practice or support the practice of lynching. It also seeks to understand the dynamics present in lynching as a social manifestation in the city of Manaus. This concept stems from the concept of a “good citizen” and the evolution of the punitive narrative disseminated by the media. As an investigative methodology, interviews and information conversation were conducted with seven participants. The interviews were conducted using semi-structured questions. The questions addressed urban violence, protective measures against violence, the incarceration system and finally lynching, punishment, human rights and the judicial process. Some of the interviewees had participated in lynching, and others manage social media pages that share lynching videos. Furthermore, this study analyzed the titles and comments of 39 lynching videos published on Instagram and five YouTube videos. Initially, through the available literature in Latin American countries, it was understood that the category “lynching” is still disputed by definition. It should be that the definition of the word is the punitive act of physical and symbolic punishment. Secondly, it also analyzed mainstream media, specifically the program “Alerta Amazonas/Alerta Nacional”, and it’s presenter Sikêra Jr. as well as social media and the lynching and other forms of physical manifestations of urban violence that are often portrayed humorously. These videos are common among conservative thinking and include terms such as “CPF Cancelado” e “Anjinho do Mal”. Finally, the last part of this study addresses the increase in video content related to violent acts such as lynching and the social perception of several State components such as a “custody hearings” and “human rights” In conclusion, one of the disseminated principals surrounding lynching is the idea that criminals are not deserving of fairness and that once they commit a crime, they are no longer human. This concept makes social reintegration almost impossible. The dichotomy of the “Anjinhos do Mal” versus “Cidadãos de Bem” is very present in the discourse that consumes violent content and is ever more present. It seems that in this sense, lynching is portrayed as an extension of the punitive power of the state as well as a form of sociability between participants and victims.Con esta investigación, buscamos entender cuáles son los discursos de los individuos que practican o apoyan los linchamientos. Buscamos comprender la dinámica de los linchamientos como manifestación de la sociabilidad en la ciudad de Ma-naus, a partir de la concepción brasileña del "buen ciudadano" y de la evolución del discurso punitivista mediático. Como metodología de investigación, en primer lugar, se realizaron entrevistas y conversaciones informales con 7 interlocutores, entrevistas realizadas con preguntas semiestructuradas. Las preguntas versaban sobre la violencia urbana, los medios y las técnicas de protección contra la violencia, el sistema penitenciario, los linchamientos, el castigo, los derechos humanos y el poder judicial. Algunos de los interlocutores participaron activamente en los linchamientos, otros son administradores de página en instagram reproducen videos de linchamientos. Además, en el presente trabajo se analizan 39 videos de lincha-miento publicados en la red social Instagram, sus títulos y comentarios, así como 6 videos en Youtube, sus títulos y comentarios. En un primer momento, a través de una revisión bibliográfica sobre los linchamientos en los países latinoamericanos, se constató que la categoría "linchamiento" sigue siendo discutida en su definición, aunque siempre debe entenderse como un mecanismo de perpetuación punitiva a través del castigo físico y simbólico. En un segundo momento, buscamos analizar las formas en que los "mainstream media", especialmente el programa "Alerta Amazonas/Alerta Nacional", a través de su conductor Sikêra Jr., así como los me-dios de comunicación social, reflejan los linchamientos y otras manifestaciones de violencia urbana, en las que se maneja reiteradamente el uso del "humor" y la ironía como herramientas de transmisión del pensamiento conservador y el punitivismo, a través de consignas como "CPF Cancelado" y "Anjinho do Mal". Por último, la tercera parte de este trabajo aborda la propagación de contenidos telemáticos sobre la violencia, especialmente los linchamientos, así como la percepción social de algunos institutos que son componentes del Estado y que aparecen constantemente en el discurso social como la "audiencia de custodia" y los "derechos humanos". Se llegó a la conclusión de que uno de los principales discursos difundidos en torno a los linchamientos contribuye a la idea de que los criminales no son dignos de piedad, y que al perpetuar los crímenes dejan de ser humanos. Esta concepción ve su reinserción en la sociedad como algo improbable o imposible, ya que el deli-to cometido es constitutivo de una supuesta naturaleza perversa. La dicotomía "angelito del mal" frente a “buen ciudadano" está muy presente en los discursos y el consumo de contenidos violentos es cada vez más fuerte. En este sentido, los linchamientos aparecen como una extensión del poder punitivo del Estado, así como una herramienta de transmisión de la sociabilidad entre los participantes y quienes reciben los contenidos del evento.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em SociologiaCandotti, Fábio Magalhãeshttp://lattes.cnpq.br/1238486546150788Cunha, Flávia Melo dahttp://lattes.cnpq.br/5031957748628698Rosa, Pablo Ornelashttp://lattes.cnpq.br/1908091180713668Godinho Neto, Solon Pessoahttp://lattes.cnpq.br/0320743084083712https://orcid.org/0000-0001-7372-64762021-10-20T16:19:47Z2021-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGODINHO NETO, Solon Pessoa. “CPF cancelado”: um estudo sociológico do linchamento em Manaus - Brasil. 2021. 135 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8499porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-10-21T05:03:26Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8499Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-10-21T05:03:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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