A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8716 |
Resumo: | A pesquisa utiliza os principais elementos da ética epicurista, verificando de que forma podem ajudar a pensar e propor estratégias e métodos para auxiliar a superar as dificuldades de leitura e de escrita vivenciadas, durante as aulas de filosofia no ensino médio. Sob o viés de uma revisão bibliográfica da obra de Epicuro de Samos - Carta sobre a Felicidade (a Meneceu), mostrou-se possível a proposição de relações pertinentes, bem como sua contribuição para o ensino de filosofia e para o debate ético contemporâneo. Utilizando a Carta sobre a felicidade (a Meneceu) como recurso didático e a proposta metodológica da sequência didática, pretende-se averiguar como a doutrina epicurista pode cultivar, nos alunos, não somente o interesse pela filosofia, como também se ela pode ajudar nas dificuldades na leitura, estimulando a produção de textos e se os temas postulados pelo epicurismo continuam sendo relevantes. Procurou-se ampliar propostas de atividades filosóficas metodológicas retomando o estudo da doutrina epicurista e suas concepções éticas, tendo como objetivo compreender o corpus epicurista e seus desdobramentos e de que forma o pensamento de Epicuro pode auxiliar a pensar estratégias para as aulas de filosofia. |
id |
UFAM_bec1c29b175cbd258d439cb0e21dac31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8716 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médioFilosofia - Estudo e ensinoFilosofia antigaEpicuristas (Filosofia grega)CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIACarta a MeneceuEnsino de filosofiaEpicuroEpicurismoÉtica epicuristaA pesquisa utiliza os principais elementos da ética epicurista, verificando de que forma podem ajudar a pensar e propor estratégias e métodos para auxiliar a superar as dificuldades de leitura e de escrita vivenciadas, durante as aulas de filosofia no ensino médio. Sob o viés de uma revisão bibliográfica da obra de Epicuro de Samos - Carta sobre a Felicidade (a Meneceu), mostrou-se possível a proposição de relações pertinentes, bem como sua contribuição para o ensino de filosofia e para o debate ético contemporâneo. Utilizando a Carta sobre a felicidade (a Meneceu) como recurso didático e a proposta metodológica da sequência didática, pretende-se averiguar como a doutrina epicurista pode cultivar, nos alunos, não somente o interesse pela filosofia, como também se ela pode ajudar nas dificuldades na leitura, estimulando a produção de textos e se os temas postulados pelo epicurismo continuam sendo relevantes. Procurou-se ampliar propostas de atividades filosóficas metodológicas retomando o estudo da doutrina epicurista e suas concepções éticas, tendo como objetivo compreender o corpus epicurista e seus desdobramentos e de que forma o pensamento de Epicuro pode auxiliar a pensar estratégias para as aulas de filosofia.The research uses the main elements of Epicurean ethics, verifying how these elements can help to think and propose strategies and methods to help overcome the reading and writing difficulties experienced during philosophy classes in high school. Under the bias of a bibliographic review of the work of Epicurus de Samos - Letter on Happiness (a Meneceu), it proved possible to propose relevant relationships and their contribution to the teaching of philosophy and to the contemporary ethical debate. Using the Letter on Happiness (Meneceu) as a didactic resource and the methodological proposal of the didactic sequence, it is intended to find out how the Epicurean doctrine can cultivate an interest in philosophy in students, if it can help with reading difficulties, stimulate production of texts and whether the themes proposed by Epicureanism continue to be relevant. An attempt was made to expand proposals for methodological philosophical activities, resuming the study of Epicurean doctrine and its ethical conceptions, with the objective of understanding the Epicurean corpus and its developments and how Epicurus' thought can help to think about strategies for philosophy classes.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em FilosofiaCosta, Valcicléia Pereira dahttp://lattes.cnpq.br/2219072466269116Baptista, Alexandre Jordãohttp://lattes.cnpq.br/1096965877017541Costa, Deodato Ferreira dahttp://lattes.cnpq.br/1243908839023170Costa, Andréa Leite dahttp://lattes.cnpq.br/11281999831437422022-03-03T18:27:27Z2021-12-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Andréa Leite da. A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio. 2022. 101 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8716porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-03-04T05:03:31Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8716Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-03-04T05:03:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio |
title |
A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio |
spellingShingle |
A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio Costa, Andréa Leite da Filosofia - Estudo e ensino Filosofia antiga Epicuristas (Filosofia grega) CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA Carta a Meneceu Ensino de filosofia Epicuro Epicurismo Ética epicurista |
title_short |
A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio |
title_full |
A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio |
title_fullStr |
A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio |
title_full_unstemmed |
A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio |
title_sort |
A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio |
author |
Costa, Andréa Leite da |
author_facet |
Costa, Andréa Leite da http://lattes.cnpq.br/1128199983143742 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/1128199983143742 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Valcicléia Pereira da http://lattes.cnpq.br/2219072466269116 Baptista, Alexandre Jordão http://lattes.cnpq.br/1096965877017541 Costa, Deodato Ferreira da http://lattes.cnpq.br/1243908839023170 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Andréa Leite da http://lattes.cnpq.br/1128199983143742 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia - Estudo e ensino Filosofia antiga Epicuristas (Filosofia grega) CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA Carta a Meneceu Ensino de filosofia Epicuro Epicurismo Ética epicurista |
topic |
Filosofia - Estudo e ensino Filosofia antiga Epicuristas (Filosofia grega) CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA Carta a Meneceu Ensino de filosofia Epicuro Epicurismo Ética epicurista |
description |
A pesquisa utiliza os principais elementos da ética epicurista, verificando de que forma podem ajudar a pensar e propor estratégias e métodos para auxiliar a superar as dificuldades de leitura e de escrita vivenciadas, durante as aulas de filosofia no ensino médio. Sob o viés de uma revisão bibliográfica da obra de Epicuro de Samos - Carta sobre a Felicidade (a Meneceu), mostrou-se possível a proposição de relações pertinentes, bem como sua contribuição para o ensino de filosofia e para o debate ético contemporâneo. Utilizando a Carta sobre a felicidade (a Meneceu) como recurso didático e a proposta metodológica da sequência didática, pretende-se averiguar como a doutrina epicurista pode cultivar, nos alunos, não somente o interesse pela filosofia, como também se ela pode ajudar nas dificuldades na leitura, estimulando a produção de textos e se os temas postulados pelo epicurismo continuam sendo relevantes. Procurou-se ampliar propostas de atividades filosóficas metodológicas retomando o estudo da doutrina epicurista e suas concepções éticas, tendo como objetivo compreender o corpus epicurista e seus desdobramentos e de que forma o pensamento de Epicuro pode auxiliar a pensar estratégias para as aulas de filosofia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-23 2022-03-03T18:27:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Andréa Leite da. A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio. 2022. 101 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8716 |
identifier_str_mv |
COSTA, Andréa Leite da. A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio. 2022. 101 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Filosofia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Filosofia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732047964471296 |