A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Andréa Leite da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1128199983143742
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8716
Resumo: A pesquisa utiliza os principais elementos da ética epicurista, verificando de que forma podem ajudar a pensar e propor estratégias e métodos para auxiliar a superar as dificuldades de leitura e de escrita vivenciadas, durante as aulas de filosofia no ensino médio. Sob o viés de uma revisão bibliográfica da obra de Epicuro de Samos - Carta sobre a Felicidade (a Meneceu), mostrou-se possível a proposição de relações pertinentes, bem como sua contribuição para o ensino de filosofia e para o debate ético contemporâneo. Utilizando a Carta sobre a felicidade (a Meneceu) como recurso didático e a proposta metodológica da sequência didática, pretende-se averiguar como a doutrina epicurista pode cultivar, nos alunos, não somente o interesse pela filosofia, como também se ela pode ajudar nas dificuldades na leitura, estimulando a produção de textos e se os temas postulados pelo epicurismo continuam sendo relevantes. Procurou-se ampliar propostas de atividades filosóficas metodológicas retomando o estudo da doutrina epicurista e suas concepções éticas, tendo como objetivo compreender o corpus epicurista e seus desdobramentos e de que forma o pensamento de Epicuro pode auxiliar a pensar estratégias para as aulas de filosofia.
id UFAM_bec1c29b175cbd258d439cb0e21dac31
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8716
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médioFilosofia - Estudo e ensinoFilosofia antigaEpicuristas (Filosofia grega)CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIACarta a MeneceuEnsino de filosofiaEpicuroEpicurismoÉtica epicuristaA pesquisa utiliza os principais elementos da ética epicurista, verificando de que forma podem ajudar a pensar e propor estratégias e métodos para auxiliar a superar as dificuldades de leitura e de escrita vivenciadas, durante as aulas de filosofia no ensino médio. Sob o viés de uma revisão bibliográfica da obra de Epicuro de Samos - Carta sobre a Felicidade (a Meneceu), mostrou-se possível a proposição de relações pertinentes, bem como sua contribuição para o ensino de filosofia e para o debate ético contemporâneo. Utilizando a Carta sobre a felicidade (a Meneceu) como recurso didático e a proposta metodológica da sequência didática, pretende-se averiguar como a doutrina epicurista pode cultivar, nos alunos, não somente o interesse pela filosofia, como também se ela pode ajudar nas dificuldades na leitura, estimulando a produção de textos e se os temas postulados pelo epicurismo continuam sendo relevantes. Procurou-se ampliar propostas de atividades filosóficas metodológicas retomando o estudo da doutrina epicurista e suas concepções éticas, tendo como objetivo compreender o corpus epicurista e seus desdobramentos e de que forma o pensamento de Epicuro pode auxiliar a pensar estratégias para as aulas de filosofia.The research uses the main elements of Epicurean ethics, verifying how these elements can help to think and propose strategies and methods to help overcome the reading and writing difficulties experienced during philosophy classes in high school. Under the bias of a bibliographic review of the work of Epicurus de Samos - Letter on Happiness (a Meneceu), it proved possible to propose relevant relationships and their contribution to the teaching of philosophy and to the contemporary ethical debate. Using the Letter on Happiness (Meneceu) as a didactic resource and the methodological proposal of the didactic sequence, it is intended to find out how the Epicurean doctrine can cultivate an interest in philosophy in students, if it can help with reading difficulties, stimulate production of texts and whether the themes proposed by Epicureanism continue to be relevant. An attempt was made to expand proposals for methodological philosophical activities, resuming the study of Epicurean doctrine and its ethical conceptions, with the objective of understanding the Epicurean corpus and its developments and how Epicurus' thought can help to think about strategies for philosophy classes.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em FilosofiaCosta, Valcicléia Pereira dahttp://lattes.cnpq.br/2219072466269116Baptista, Alexandre Jordãohttp://lattes.cnpq.br/1096965877017541Costa, Deodato Ferreira dahttp://lattes.cnpq.br/1243908839023170Costa, Andréa Leite dahttp://lattes.cnpq.br/11281999831437422022-03-03T18:27:27Z2021-12-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Andréa Leite da. A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio. 2022. 101 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8716porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-03-04T05:03:31Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8716Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-03-04T05:03:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio
title A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio
spellingShingle A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio
Costa, Andréa Leite da
Filosofia - Estudo e ensino
Filosofia antiga
Epicuristas (Filosofia grega)
CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA
Carta a Meneceu
Ensino de filosofia
Epicuro
Epicurismo
Ética epicurista
title_short A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio
title_full A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio
title_fullStr A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio
title_full_unstemmed A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio
title_sort A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio
author Costa, Andréa Leite da
author_facet Costa, Andréa Leite da
http://lattes.cnpq.br/1128199983143742
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/1128199983143742
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Valcicléia Pereira da
http://lattes.cnpq.br/2219072466269116
Baptista, Alexandre Jordão
http://lattes.cnpq.br/1096965877017541
Costa, Deodato Ferreira da
http://lattes.cnpq.br/1243908839023170
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Andréa Leite da
http://lattes.cnpq.br/1128199983143742
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia - Estudo e ensino
Filosofia antiga
Epicuristas (Filosofia grega)
CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA
Carta a Meneceu
Ensino de filosofia
Epicuro
Epicurismo
Ética epicurista
topic Filosofia - Estudo e ensino
Filosofia antiga
Epicuristas (Filosofia grega)
CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA
Carta a Meneceu
Ensino de filosofia
Epicuro
Epicurismo
Ética epicurista
description A pesquisa utiliza os principais elementos da ética epicurista, verificando de que forma podem ajudar a pensar e propor estratégias e métodos para auxiliar a superar as dificuldades de leitura e de escrita vivenciadas, durante as aulas de filosofia no ensino médio. Sob o viés de uma revisão bibliográfica da obra de Epicuro de Samos - Carta sobre a Felicidade (a Meneceu), mostrou-se possível a proposição de relações pertinentes, bem como sua contribuição para o ensino de filosofia e para o debate ético contemporâneo. Utilizando a Carta sobre a felicidade (a Meneceu) como recurso didático e a proposta metodológica da sequência didática, pretende-se averiguar como a doutrina epicurista pode cultivar, nos alunos, não somente o interesse pela filosofia, como também se ela pode ajudar nas dificuldades na leitura, estimulando a produção de textos e se os temas postulados pelo epicurismo continuam sendo relevantes. Procurou-se ampliar propostas de atividades filosóficas metodológicas retomando o estudo da doutrina epicurista e suas concepções éticas, tendo como objetivo compreender o corpus epicurista e seus desdobramentos e de que forma o pensamento de Epicuro pode auxiliar a pensar estratégias para as aulas de filosofia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-23
2022-03-03T18:27:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Andréa Leite da. A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio. 2022. 101 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8716
identifier_str_mv COSTA, Andréa Leite da. A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio. 2022. 101 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Filosofia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Filosofia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732047964471296