Aprendizagem de conceitos físicos em sala de aula e o processo de aquisição do conceito de força inercial em alunos do 1° ano do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Glebson Moises Espindola da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9693037791291567
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6833
Resumo: Esta pesquisa buscou investigar quais são as características que favorecem o ensino e aprendizagem do conceito de força inercial em alunos do primeiro ano do ensino médio mediado por uma unidade de Ensino? Com a finalidade de responder a esta questão o estudo teve como objetivo geral: Analisar o processo de aquisição do conceito de força inercial pelos alunos da primeira série do Ensino Médio. Para tanto, buscou-se desenvolver uma proposta didática para o ensino e aprendizagem do conceito força inercial dentro do conteúdo de Dinâmica; identificar as concepções espontâneas dos alunos acerca do conceito de Referencial, movimento, repouso, força, força inercial; desenvolver um estudo diagnóstico do processo de ensino e aprendizagem através da prática docente e da dinâmica de sala de aula; caracterizar as aprendizagens construídas a partir da unidade de ensino para que sejam sistematizados os conceitos fundamentais necessários à compreensão e aprendizagem do conceito de força inercial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade experimental. Adotou-se como referencial teórico a teoria psicogenética de Jean Piaget, que concebe o sujeito como agente ativo da construção do conhecimento. A pesquisa teve como participantes 25 alunos da primeira série do Ensino Médio com idades entre 14 a 17 anos. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a observação estruturada, entrevista, questionários que foram aplicados ao professor e ao estudante e exercícios avaliativos. De acordo com os dados obtidos é possível afirmar que os sujeitos ancoram suas construções a partir da realidade concreta, principalmente em relação aos conceitos de força, referencial e movimento. Com relação a esse aspecto foi observado após a aplicação da unidade de Ensino uma evolução significativa em contraponto as concepções identificados na análise prévia. A respeito do conceito de força de inércia, constatou-se que este conceito mostra-se ausente das discussões nas salas do Ensino Médio, mesmo em conteúdos com os quais este relaciona-se. Assim, considera-se que a sequência utilizada pela unidade de Ensino é favorável a apreensão do conceito de Força de inércia, partindo-se de conceito chaves apontados nessa pesquisa.
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Para tanto, buscou-se desenvolver uma proposta didática para o ensino e aprendizagem do conceito força inercial dentro do conteúdo de Dinâmica; identificar as concepções espontâneas dos alunos acerca do conceito de Referencial, movimento, repouso, força, força inercial; desenvolver um estudo diagnóstico do processo de ensino e aprendizagem através da prática docente e da dinâmica de sala de aula; caracterizar as aprendizagens construídas a partir da unidade de ensino para que sejam sistematizados os conceitos fundamentais necessários à compreensão e aprendizagem do conceito de força inercial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade experimental. Adotou-se como referencial teórico a teoria psicogenética de Jean Piaget, que concebe o sujeito como agente ativo da construção do conhecimento. A pesquisa teve como participantes 25 alunos da primeira série do Ensino Médio com idades entre 14 a 17 anos. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a observação estruturada, entrevista, questionários que foram aplicados ao professor e ao estudante e exercícios avaliativos. De acordo com os dados obtidos é possível afirmar que os sujeitos ancoram suas construções a partir da realidade concreta, principalmente em relação aos conceitos de força, referencial e movimento. Com relação a esse aspecto foi observado após a aplicação da unidade de Ensino uma evolução significativa em contraponto as concepções identificados na análise prévia. A respeito do conceito de força de inércia, constatou-se que este conceito mostra-se ausente das discussões nas salas do Ensino Médio, mesmo em conteúdos com os quais este relaciona-se. Assim, considera-se que a sequência utilizada pela unidade de Ensino é favorável a apreensão do conceito de Força de inércia, partindo-se de conceito chaves apontados nessa pesquisa.This research aimed to investigate the characteristics that favor the teaching and learning of the concept of inertial force in first year students of high school mediated by a unit of Education? With the purpose of answering this question the study had as general objective: To analyze the process of acquisition of the concept of inertial force by the students of the first grade of High School. To do so, we tried to develop a didactic proposal for the teaching and learning of the inertial force concept within the Dynamic content; identify the students' spontaneous conceptions about the concept of Referential, movement, rest, Force, inertial force; to develop a diagnostic study of the process of teaching and learning through the teaching practice and the dynamics of the classroom; characterize the learning built from the teaching unit so that the fundamental concepts necessary to understand and learn the concept of inertial Force are systematized. This is a qualitative research in the experimental modality. As a theoretical reference, Jean Piaget's psychogenetic theory was conceived as the active agent of the construction of knowledge. The research had as participants 25 students of the first grade of the High School aged between 14 and 17 years. The structured observation, interview, questionnaires that were applied to the teacher and the student, and evaluation exercises were used as instruments of data collection. According to the data obtained it is possible to affirm that the subjects anchor their constructions from the concrete reality, mainly in relation to the concepts of Strength, referential and movement. With respect to this aspect was observed after the application of the Teaching unit a significant evolution in counterpoint to the conceptions identified in the previous analysis. Regarding the concept of Force of inertia, it was verified that this concept is absent from the discussions in the rooms of High School, even in contents with which it relates. Thus, it is considered that the sequence used by the Teaching unit is favorable to apprehension of the concept of Force of inertia, starting from the key concepts pointed out in this research.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaNicot, Yuri Expósitohttp://lattes.cnpq.br/8007807447496552Souza, Katiuscia dos Santos dehttp://lattes.cnpq.br/5474421431483167Zayas, Fidel Guerrerohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4234525E0Silva, Glebson Moises Espindola dahttp://lattes.cnpq.br/96930377912915672019-01-04T13:03:37Z2018-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Glebson Moises Espindola da. Aprendizagem de conceitos físicos em sala de aula e o processo de aquisição do conceito de força inercial em alunos do 1° ano do ensino médio. 2018. 176 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6833porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-11-14T14:45:45Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6833Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-11-14T14:45:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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