A pedagogia de projetos e a educação com tempo integral no ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lira, Yakamury Rebouças de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6539596838420473, https://orcid.org/0000-0002-2615-3115
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7542
Resumo: Esta pesquisa buscou identificar indícios dos coletivos a respeito do sistema de implementação e as atuais mudanças na educação básica com a implantação do Novo Ensino Médio, e qual é a perspectiva do aluno que participa da jornada de uma escola de tempo integral, enquanto seu funcionamento e qualidade de ensino. Do mesmo modo, procuramos analisar as ações e resultados trazidos pela proposta metodológica da Pedagogia de Projetos. Sobre essas ações, descreveu-se e refletiu-se a respeito do desenvolvimento destas práticas assistidas pelo uso de um objeto de aprendizado (Scratch), uma Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC), a respeito da temática “Queimadas na Amazônia”, enfatizando sua correlação com a base conceitual que envolve a Termoquímica. Essas ações foram abordadas durante um bimestre, embasados nas dimensões que a pesquisa-ação pôde favorecer para a implementação deste. Através da pedagogia de projetos as ações desenvolvidas por este trabalho visavam pôr em prática os preceitos legais, que garante aos alunos a apropriação das propostas que o Programa Ensino em Tempo Integral (PROETI), essas propostas tem como objetivo tornar o estudante protagonista do seu desenvolvimento intelectual, associado ao papel social que o mesmo venha a desenvolver na sociedade. As atividades foram realizadas com uma turma da 2º Série do Ensino Médio de uma escola localizada no município de Coari – AM. Os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada. A interpretação destes deu-se através das técnicas desenvolvidas por Bardin. Nesta análise observou-se que, os participantes compreendem a ideia de ensino integral, ligado a um aditivo (adaptação) que favoreça seu ingresso na vida acadêmica, onde o fator “tempo” extra nas dependências da escola favorece o aprendizado dos mesmos, ao mesmo tempo salientam que esse mesmo “tempo” possui um fator limitante que no processo de aprendizado, pois o excesso de componentes curriculares acarreta em um grande volume de atividades, levando-os ao cansaço físico e mental. Destacam-se que os possíveis coletivos, contribuam com a visão fragmentada sobre como está se implementando o modelo de educação integral, causadas pela ação narcisista nas transições governamentais em contra partida, salienta-se a Pedagogia de Projetos pode proporcionar um limiar que vem para contribuir substancialmente, com o processo de ensino-aprendizado em uma escola de tempo integral.
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Sobre essas ações, descreveu-se e refletiu-se a respeito do desenvolvimento destas práticas assistidas pelo uso de um objeto de aprendizado (Scratch), uma Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC), a respeito da temática “Queimadas na Amazônia”, enfatizando sua correlação com a base conceitual que envolve a Termoquímica. Essas ações foram abordadas durante um bimestre, embasados nas dimensões que a pesquisa-ação pôde favorecer para a implementação deste. Através da pedagogia de projetos as ações desenvolvidas por este trabalho visavam pôr em prática os preceitos legais, que garante aos alunos a apropriação das propostas que o Programa Ensino em Tempo Integral (PROETI), essas propostas tem como objetivo tornar o estudante protagonista do seu desenvolvimento intelectual, associado ao papel social que o mesmo venha a desenvolver na sociedade. As atividades foram realizadas com uma turma da 2º Série do Ensino Médio de uma escola localizada no município de Coari – AM. Os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada. A interpretação destes deu-se através das técnicas desenvolvidas por Bardin. Nesta análise observou-se que, os participantes compreendem a ideia de ensino integral, ligado a um aditivo (adaptação) que favoreça seu ingresso na vida acadêmica, onde o fator “tempo” extra nas dependências da escola favorece o aprendizado dos mesmos, ao mesmo tempo salientam que esse mesmo “tempo” possui um fator limitante que no processo de aprendizado, pois o excesso de componentes curriculares acarreta em um grande volume de atividades, levando-os ao cansaço físico e mental. Destacam-se que os possíveis coletivos, contribuam com a visão fragmentada sobre como está se implementando o modelo de educação integral, causadas pela ação narcisista nas transições governamentais em contra partida, salienta-se a Pedagogia de Projetos pode proporcionar um limiar que vem para contribuir substancialmente, com o processo de ensino-aprendizado em uma escola de tempo integral.This research sought to identify clues about the implementation system and the current changes in basic education with the implementation of New High School, and what is the perspective of the student who participates in the journey of a full-time school, while its functioning and teaching quality. Similarly, we seek to analyze the actions and results brought by the methodological proposal of Project Pedagogy. About these actions, it was described and reflected on the development of these practices assisted by the use of a learning object (Scratch), a Digital Information and Communication Technology (TDIC), on the theme “Burning in the Amazon”, Emphasizing their correlation with the conceptual basis surrounding Thermochemistry, these actions were addressed during a two-month period, based on the dimensions that action research could favor for its implementation. Through the pedagogy of projects, the actions developed by this work aimed to put into practice the legal precepts, which guarantees students the appropriation of the proposals that the Full-Time Education Program (PROETI), these proposals aims to make the student protagonist of its development. associated with its social role in society. The activities were carried out with a high school class from a school located in Coari - AM. Data were collected through a semi-structured interview. The interpretation of these was through the techniques developed by Bardin. In this analysis it was observed that the participants understand the idea of integral education, linked to an additive (adaptation) that favors their entry into the academic life, where the factor “extra time” in the school premises favors their learning, at the same time. time point out that this same “time” has a limiting factor that in the learning process, because the excess of curricular components entails a large volume of activities, leading them to physical and mental fatigue. It is noteworthy that the possible collectives contribute to the fragmented view on how the model of integral education is being implemented, caused by narcissistic action in the governmental transitions in counterpart, emphasizes the Project Pedagogy can provide a threshold that comes to contribute. substantially with the teaching-learning process in a full-time school.A pesquisa tem seus fundamentos na implementação das políticas públicas que fomentam o Novo Ensino Médio à luz das escolas de Tempo Integral, bem como também busca explorar e descrever como dar-se o processo de transição de um modelo educacional para outro.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaCavalcante, Marisa Almeidahttp://lattes.cnpq.br/7224775081434545Oliveira, Irlane Maia dehttp://lattes.cnpq.br/3156688483798707Frota, Vitor Bremgartner dahttp://lattes.cnpq.br/6100146230873494Lira, Yakamury Rebouças dehttp://lattes.cnpq.br/6539596838420473https://orcid.org/0000-0002-2615-31152019-12-03T19:58:57Z2019-10-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIRA, Yakamury Rebouças de. A pedagogia de projetos e a educação com tempo integral no ensino de química. 2019. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7542porhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-12-04T05:04:05Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7542Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-12-04T05:04:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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