Reflexões sobre a formação do professor de educação física em Parintins/AM: um confronto entre o PPC e o discurso dos egressos
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7116 |
Resumo: | Na presente dissertação abordamos sobre o processo de formação dos professores de Educação Física a partir da análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Educação Física de uma universidade pública federal em Parintins/AM. Analisamos as concepções que os egressos desse curso apresentaram sobre as experiências formativas e a relação delas com sua atuação profissional e destacamos as seguintes questões norteadoras direcionadas ao PPC do curso: Quais são as concepções sobre a formação docente nelas contidas? Quais são os objetivos, saberes e conhecimentos previstos? Qual o perfil de egresso descrito? Quais são as práticas educativas e a estrutura curricular que o curso oferece? E direcionada aos egressos: Qual a concepção que os egressos do curso de Licenciatura em Educação Física têm sobre sua formação docente? Como refletem atualmente, a partir da prática profissional docente, sobre a matriz curricular que tiveram no curso quando a data de sua realização? E quais as relações entre a formação inicial realizada e a atuação profissional dos egressos? A pesquisa desenvolveu-se em abordagem qualitativa (STAKE, 2011; GOLDENBERG, 2004) do tipo estudo de caso (ANDRÉ, 2005), para compreensão do processo de formação inicial citado. Na fundamentação teórica metodológica utilizamos de referências contextualizadas à temática da formação de professores e da formação em Educação Física, tais como Nóvoa (1992, 1995, 2017); Libâneo (1985) Saviani (1999, 2014), Contreras (2002), Luckesi (1994), Tardif (2012), Darido (2011), Oliveira (2011), Castellani Filho (1988), Moreira (1992), Faria Júnior (1992), Betti (1992) e Caparroz (2007). Utilizamos também das DCNs dos cursos de formação de professores e das DCNs dos cursos de formação em Educação Física. Os resultados demonstraram que a perspectiva do PPC do curso sobre a formação ofertada é crítico-transformadora com concepções atuais sobre a realidade educacional brasileira e sobre o perfil de egresso elencado para atuar na educação escolar enquanto profissional transformador da sociedade. A perspectiva dos egressos apresentou-se fundamentada na percepção da Educação Física Escolar esportivista (não-crítica), porém as experiências formativas relatadas voltadas para atuação na educação escolar demonstraram, em parte, concepções teóricas e práticas baseadas no modelo de professor reflexivo e do prático reflexivo. Dessa forma inferimos que os processos de formação dos professores de Educação Física em Parintins encontram-se em gradual desconstrução das perspectivas não-críticas para construção das perspectivas críticas. Demonstramos também que as experiências formativas foram, em parte, motivo principal para o alcance de experiências profissionais, tanto na própria universidade (organização de eventos esportivos e participação em projetos de extensão) quanto na cidade (estágios remunerados e participação em projetos), mas que após formados a busca por empregos formais na área apresenta-se como um desafio. Sugestionamos o aprofundamento sobre a práxis docente em Educação Física no contexto Amazônico, onde as concepções ora apresentadas poderão ser confrontadas com as práticas pedagógicas identificadas em seus respectivos ambientes de atuação profissional. |
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Reflexões sobre a formação do professor de educação física em Parintins/AM: um confronto entre o PPC e o discurso dos egressosReflections on the formation of the teacher of physical education in Parintins/AM: a confrontation between the PPC and the discourse of the graduatesFormação inicialProfessoresProjeto pedagógico do cursoEducação físicaParintinsCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃONa presente dissertação abordamos sobre o processo de formação dos professores de Educação Física a partir da análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Educação Física de uma universidade pública federal em Parintins/AM. Analisamos as concepções que os egressos desse curso apresentaram sobre as experiências formativas e a relação delas com sua atuação profissional e destacamos as seguintes questões norteadoras direcionadas ao PPC do curso: Quais são as concepções sobre a formação docente nelas contidas? Quais são os objetivos, saberes e conhecimentos previstos? Qual o perfil de egresso descrito? Quais são as práticas educativas e a estrutura curricular que o curso oferece? E direcionada aos egressos: Qual a concepção que os egressos do curso de Licenciatura em Educação Física têm sobre sua formação docente? Como refletem atualmente, a partir da prática profissional docente, sobre a matriz curricular que tiveram no curso quando a data de sua realização? E quais as relações entre a formação inicial realizada e a atuação profissional dos egressos? A pesquisa desenvolveu-se em abordagem qualitativa (STAKE, 2011; GOLDENBERG, 2004) do tipo estudo de caso (ANDRÉ, 2005), para compreensão do processo de formação inicial citado. Na fundamentação teórica metodológica utilizamos de referências contextualizadas à temática da formação de professores e da formação em Educação Física, tais como Nóvoa (1992, 1995, 2017); Libâneo (1985) Saviani (1999, 2014), Contreras (2002), Luckesi (1994), Tardif (2012), Darido (2011), Oliveira (2011), Castellani Filho (1988), Moreira (1992), Faria Júnior (1992), Betti (1992) e Caparroz (2007). Utilizamos também das DCNs dos cursos de formação de professores e das DCNs dos cursos de formação em Educação Física. Os resultados demonstraram que a perspectiva do PPC do curso sobre a formação ofertada é crítico-transformadora com concepções atuais sobre a realidade educacional brasileira e sobre o perfil de egresso elencado para atuar na educação escolar enquanto profissional transformador da sociedade. A perspectiva dos egressos apresentou-se fundamentada na percepção da Educação Física Escolar esportivista (não-crítica), porém as experiências formativas relatadas voltadas para atuação na educação escolar demonstraram, em parte, concepções teóricas e práticas baseadas no modelo de professor reflexivo e do prático reflexivo. Dessa forma inferimos que os processos de formação dos professores de Educação Física em Parintins encontram-se em gradual desconstrução das perspectivas não-críticas para construção das perspectivas críticas. Demonstramos também que as experiências formativas foram, em parte, motivo principal para o alcance de experiências profissionais, tanto na própria universidade (organização de eventos esportivos e participação em projetos de extensão) quanto na cidade (estágios remunerados e participação em projetos), mas que após formados a busca por empregos formais na área apresenta-se como um desafio. Sugestionamos o aprofundamento sobre a práxis docente em Educação Física no contexto Amazônico, onde as concepções ora apresentadas poderão ser confrontadas com as práticas pedagógicas identificadas em seus respectivos ambientes de atuação profissional.In this dissertation we approach the process of training of Physical Education teachers from the analysis of the Pedagogical Project of the Course (PPC) of Licenciatura in Physical Education of a federal public university in Parintins / AM. We analyze the conceptions that the graduates of this course presented about the formative experiences and their relation with their professional performance and we highlight the following guiding questions directed to the PPC of the course: What are the conceptions about the teacher training contained therein? What are the objectives, knowledge and predicted knowledge? What is the egress profile described? What are the educational practices and the curricular structure that the course offers? And directed the graduates: What is the conception that graduates of the Degree in Physical Education have over their teacher training? How do they currently reflect, from the professional practice of teachers, on the curricular matrix that they had in the course when the date of their realization? And what are the relations between the initial formation and the professional performance of the graduates? The research was developed in a qualitative approach (STAKE, 2011; GOLDENBERG, 2004) of the case study type (ANDRÉ, 2005), to understand the process of initial formation mentioned. In the theoretical methodological foundation we use contextualized references to the theme of teacher training and professional training in Physical Education, such as Nóvoa (1992, 1995, 2017); (1985), Saviani (1999, 2014), Contreras (2002), Luckesi (1994), Tardif (2012), Darido (2011), Oliveira (2011), Castellani Filho (1988), Moreira (1992), Faria Júnior 1992), Betti (1992) and Caparroz (2007). We also use the DCNs of the teacher training courses and the DCNs of the physical education training courses. The results showed that the perspective of the PPC of the course on the offered training is critical-transforming with current conceptions about the Brazilian educational reality and about the egress profile listed to act in school education as a transforming professional of the society. The perspective of the graduates was based on the perception of sports school Physical Education (non-critical), but the reported formative experiences aimed at acting in school education demonstrated, in part, theoretical and practical conceptions based on the model of reflective and practical teacher reflective Thus, we infer that the training processes of Physical Education teachers in Parintins are in gradual deconstruction of the non-critical perspectives for constructing critical perspectives. We also show that training experiences were, in part, the main reason for the achievement of professional experiences both in the university itself (organization of sporting events and participation in extension projects) and in the city (paid internships and participation in projects), but after graduating the search for formal jobs in the area presents itself as a challenge. We suggest the deepening of the teaching practice in Physical Education in the Amazonian context, where the conceptions presented here may be confronted with the pedagogical practices identified in their respective professional environments.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoBarros, João Luiz da Costahttp://lattes.cnpq.br/6129130317451083Victória, Cláudio Gomes dahttp://lattes.cnpq.br/6229766004579519Moreira, Wagner Weyhttp://lattes.cnpq.br/5798244047692726Leão, Lucas Diógeneshttp://lattes.cnpq.br/1884093443072025https://orcid.org/0000-0001-8354-96962019-04-30T21:45:03Z2019-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLEÃO, Lucas Diógenes. Reflexões sobre a formação do professor de educação física em Parintins: um confronto entre o PPC e o discurso dos egressos. 2019. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7116porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-05-01T05:03:48Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7116Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-05-01T05:03:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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